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Travagem: BMW M3 ou Clio 1.2: Nova questão!

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    Para mim tinham que ser desligáveis, nem que fosse preciso um outro
    curso de condução para aprendermos a desligá-los. Ou uma password
    mesmo muito complicada :D

    Voltando aos travões, e já que o processo de travagem não tem nada a
    ver (como muita gente pensa) com o abrandar das rodas por termos alguma
    coisa encostada aos discos que os abranda, mas sim com o transformar
    da energia cinética em energia térmica (dissipando, portanto, energia
    do "sistema", fazendo diminuir a energia cinética), pode dizer-se que
    um sistema de travagem melhor (discos maiores, maior área de contacto
    entre pastilhas e discos, etc...) tem uma diferença preponderante na
    capacidade de travagem.
    Mas também se pode dizer que, por si só, essa alteração pode não ser
    tão eficaz se, por exemplo, o carro tiver maus pneus ou se tiver
    uma suspensão muito branda. Ou até mesmo demasiado peso no eixo
    traseiro e pouco à frente, não?
    De acordo com a concepção do carro, se calhar até podemos piorar a
    travagem se montarmos uns travões mais eficazes.

    Comentário


      citação:Originalmente colocada por João Dias

      citação:Originalmente colocada por Boxer

      citação:Originalmente colocada por João Dias

      citação:Originalmente colocada por Boxer

      Então e a distribuição de pesos?
      Estou a falar, em concreto, das transferências de massa.
      Um carro que desloca mais "peso" para as rodas da frente em travagem,
      talvez fruto dumas suspensões mais brandas, trava em maior distância
      que um carro absolutamente igual mas, digamos... rebaixado? ;)
      Será, ou não, o "tuning" um aposta na segurança, desde que bem feito?
      Deixo aqui o repto.
      Claro que trava em menor distância ;), mas quanto mais ? Será quem um aumento da velocidade de 10% não anula, a alteração, seja ela qual for ?
      Será que as pessoas que fazem essas transformações têm noção disso ?
      Pelo que se vê por aí, e pelo que conheço neste "universo", há de
      facto um núcleo (ou vários pequenos núcleos) de pessoas que realmente
      tentam perceber (e fazem-no) estas coisas.
      Mas na grande generalidade não.

      Eu sou a favor de uma fiscalização das alterações, mas também sou a
      favor da possibilidade de homologação de alterações bem feitas.

      Há por aí muito "tuning" que, na verdade, de "tuning" não tem nada.
      O que se vê são carros demasiado rebaixados, com pneus sobredimensionados,
      plásticos por todo o lado, escapes ilegais, quilos de som na bagageira
      e uma série de outras alterações que mais não são do que aberrações
      dinâmicas e/ou mecânicas.

      Em suma: sou a favor do "tuning" bem feito e sou a favor de que haja
      uma fiscalização/orientação para garantir que as alterações são
      feitas de forma a melhorar realmente a dinâmica dos carros.

      Sou igualmente a favor dum ensino de condução que ensine a conduzir,
      e que não ensine apenas a passar num exame de condução que é uma
      anedota. E, como é óbvio, este é o ponto mais importante.

      Se eu pensar no panorama geral dos condutores nacionais, e não apenas
      em mim, quando se fala da temática dos ESP's e ABS's, até mudo a
      minha opinião para "sim, deviam ser obrigatórios, mas também devia
      ser obrigatório um ensino que contemplasse o manuseamento dessas
      engenhocas, <s>que poderiam ser desligáveis em opção</s>".

      Claro que o ideal era que fossem desenvolvidos carros que não fossem
      tão dependentes desse tipo de tecnologia, e que as pessoas soubessem
      de facto conduzir carros "como deve ser".

      [^][^][^]
      porque é que os sistemas não hão-de poder ser desligáveis?

      Comentário


        Pois... eu também não entendo. É um bocado como a segurança das armas
        (a patilha que tranca o gatilho). Ela está lá para evitar acidentes,
        mas quem tem licença de porte de arma pode removê-la (e deve, se
        quiser disparar).
        Porque é que os carros têm que ser brinquedos para atadinhos, se os
        atadinhos têm carta? Talvez por a "carta" ser, neste nosso país, muito
        subjectiva?
        Mas mesmo assim... ajudas desligáveis, sempre.
        Podiam ligar-se sempre por defeito quando se dá à chave, para não
        haver esquecimentos, mas podia desligar-se depois, mediante a vontade
        do condutor (e a consciência de que o faz de livre vontade).

        Comentário


          Gabo-vos a pachorra para estas polls.

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

            e entao?

            o "segredo" está ai?

            os F1 teem ZERO, ve la...

            EliseLotus, importa sobretudo respeitar a Lógica quando se debate algo.

            Desde quando é que o sistema de travagem de um F1 é convencional como o dos BMW?!

            Comentário


              citação:Originalmente colocada por Murciélago

              Tenho impressão de que se fala do que não se sabe...

              Os M's não são os desportivos que vieram substituír Ferraris, os M's não foram pensados exactamente como carros de pista, os M's foram pensados como carros de altas performances para o dia-a-dia...

              Como tal, usam travões que podem não aguentar com os tratos de competição (i.e. sem que ardam) nem se pode exigir travagens espetaculares a 300kmh...

              Para travões convencionais, como a maioria das marca têm, BMW, Ferrari, Audi, etc. ou foncionam bem a altas velocidades, ou foncionam bem a baixas velocidades... É bem verdade, experimentem fazer manobras num Ferrari F40 ou num Cizeta... vão ver que o carro parece que não tem travões!

              E qual é que perferem num M5 ou M6 ou M3? Uns travões para sucessivas travagens a 300kmh ou para muitas travagens a 180kmh?

              Agora, é claro, há tecnologias muito avançadas que permitem ter ao mesmo tempo bons travões para pista e bons travões para estrada... Mas isso paga-se... e bem!!!


              Murciélago, não foi a 300 km/h (nem de perto nem de longe...) que a travagem do M6 (120 kg mais leve que o M5...) se foi abaixo numa estrada de montanha após 3 travagens a ritmo desportivo face ao Clio RS que não teve problema algum de travagem...

              Comentário


                Seria extremamente conveniente responderem à Questão colocada no tópico com dados exactos, mais especificamente o "dono" do tópico, porque deixar isto andar 7 páginas e continuar a enrolar.... [xx(]





                Obrigado

                Comentário


                  citação:Originalmente colocada por Johnny E.

                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                  e entao?

                  o "segredo" está ai?

                  os F1 teem ZERO, ve la...

                  EliseLotus, importa sobretudo respeitar a Lógica quando se debate algo.

                  Desde quando é que o sistema de travagem de um F1 é convencional como o dos BMW?!
                  tudo bem, entao qual é a importancia do numero pistons na fadiga da travagem? (é o que está aqui em causa, a resistencia à fadiga)

                  digo-te ja que é exactamente igual a...ZERO:D

                  o proposito do numero de pistons por pinça é bem conhecido. claro, é preciso é nao querer ignora-lo...
                  é como o ABS! tem um proposito bem definido, podes é inventar mais e ignorar o unico verdadeiro proposito. é tao só o que 90% das pessoas faz.

                  Comentário


                    citação:Originalmente colocada por Boxer

                    Pois... eu também não entendo. É um bocado como a segurança das armas
                    (a patilha que tranca o gatilho). Ela está lá para evitar acidentes,
                    mas quem tem licença de porte de arma pode removê-la (e deve, se
                    quiser disparar).
                    Porque é que os carros têm que ser brinquedos para atadinhos, se os
                    atadinhos têm carta? Talvez por a "carta" ser, neste nosso país, muito
                    subjectiva?
                    Mas mesmo assim... ajudas desligáveis, sempre.
                    Podiam ligar-se sempre por defeito quando se dá à chave, para não
                    haver esquecimentos, mas podia desligar-se depois, mediante a vontade
                    do condutor (e a consciência de que o faz de livre vontade).
                    Precisamente porque o ESP é para situações de emergência e ninguém sabe quando vão surgir! Além disso, numa situação de emergência fala sempre mais alto o coração do que a razão. Sei disse por experiência, um condutor diz que sabe como controlar a travagem sem bloquear as rodas, mas quando o carro em que se vai bater começa a aproximar-se, esqueçam é "prego a fundo" ! ;)

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por EnginE

                      Seria extremamente conveniente responderem à Questão colocada no tópico com dados exactos, mais especificamente o "dono" do tópico, porque deixar isto andar 7 páginas e continuar a enrolar.... [xx(]





                      Obrigado
                      Está tudo na página 6. ;) Até posso acrescentar que com base no teste do AH, a distância de travagem para 130 km/h é de 65.18 metros, com base nas equaçõezitas. Ainda estou para me rir se elas não são válidas ou se os jornalistas do AutoHoje não sabem travar :D

                      Comentário


                        Ninguém arranja distâncias de travagem mais favoráveis para o M3 ? ;)

                        E ninguém adianta uma velocidade para o embate no "obstáculo" ?

                        Comentário


                          A BMW gosta de persistir nas patacoadas.

                          Quando saíu o M3 CSL, este M3 só vinha homologado com os muito especiais pneus Michelin Cup em jantes BBS específicas para estes pneus. A Michelin sublinhava que aqueles pneus tinham que usar precisamente 2º no ângulo de carrossagem , caso contrário, em uso desportivo ou mesmo circuito, a sua longevidade poderia não chegar aos 1000 km, para além das reacções brutais ao volante que um ângulo diferente proporcionaria... A BMW insistiu sempre em manter o ângulo em 1º25, o que deu lugar a ter que ser o cliente mais atento a regular fora da BMW o dito ângulo...

                          Alguns cilentes que rodavam durante todo o ano com o M3 CSL fizeram sentir que os Michelin Cup eram completamente desadequados (perigosos) para tempo frio e chuva. A BMW, em cima do joelho, homologou um outro pneu para o CSL fazendo de conta que não sabia que naquelas jantes BBS só podiam ser montados os Michelin Cup (por causa do fecho do rebordo do pneu para o qual a jante foi concebida). O resultado de tal brincadeira era a frequente dejantagem (!) dos novos pneus homologados para o inverno. Os clientes tiveram que comprar jantes normais para os novos pneus...

                          Escusado será dizer que no capítulo da travagem (de um modelo tipado para uso em circuito!), a generalidade dos compradores do CSL que dele queriam retirar o proveito desportivo expectável para um atal declinação do M3, tiveram que se socorrer de kits de travagem Brembo a 7000 euros após constatarem das atrozes limitações do sistema de travagem de série.

                          Num Aston Martin Vanquish S (520 cv, 1820 kg!) o sistema de travagem em uso desportivo em circuito só a partir da 5ª volta cede à fadiga; Num M5 (507 cv, &lt;1800 kg) ou M6 (-120 kg que o M5) o sistema cede à 3ª travagem a ritmo desportivo, fazendo com que um condutor do M6 com bom senso e sem tendências suicidas tenha que abdicar da perseguição a um Clio Trophy numa estrada de montanha...

                          Comentário


                            até te digo mais, é surpreendente como uma marca ASSASSINA como a BMW ainda é autorizada a fazer carros. deviam pelo menos ser obrigados a usar travoes de jeito, tipo os do clio.

                            é obvio que o M5 e Vanquish S sao concorrentes directos, feitos com objectivos exactamente iguais.

                            alias, basta olhar para as 4 portas do Vanquish S para se ver as semelhanças:D

                            as jantes do CSL foram concebidas para aqueles pneus só. se o dono quer usar outros com aquelas jantes, o otario é ele, nao a BMW. nao deixa de ser curioso que a BMW vendia jantes para pneus de inverno para o CSL a preço de custo, e alguns stands chegaram a ter um sistema tipo aluguer para as tais jantes. todos os clientes sabiam dessa opçao quando compraram o CSL (informaçao da lista de opçoes do M3CSL + Evo + site da bmw)

                            uma pequena busca, facilmente indica que os alinhamentos do M3 estao disponiveis para o M3CSL exactamente ao mesmo preço ja que o trabalho de afinaçao é....o mesmo:D (informaçao EVO + site da BMW)
                            o inverso idem. alias, uma das razoes da criaçao do M3CSL foi a existencia de um grupo de "entusiastas" a pedir upgrades para os M3 para serem praticamente só para trackdays (informaçao EVO, Autocar e AutoBild)

                            chegou-se a um ponto que, para se dizer mal de uma marca, fazem-se comparativos ridiculos e inventam-se factos!
                            essa dos travoes a 7000€ é a mais brutal de todas:D
                            mas vamos continuar a discutir este tipo de "noticias", gosto muito de ver o que as pessoas inventam e a forma como distorcem a informaçao.

                            Comentário


                              Sem entrar nos pormenores de informação técnica que visivelmente desconheces sobre estes casos realcionados com o departamento M da BMW, depreendo que tomas por natural que num GT como o M6 de 507 cv a travagem ceda ao fim de 3 travagens a ritmo desportivo (não podendo acompanhar um Clio Trophy numa descida de montanha por tal limitação!), enquanto a travagem do Vanquish (outro GT) com 520 cv suporte 5 voltas (várias dezenas de travagens) de circuito a ritmo desportivo.

                              É que potências de 500 cv nos automóveis actuais mas sem travões para eles, pode não parecer crime mas é no mínimo omissão grave e negligência grosseira.

                              A BMW está avisada desde há vários anos, mas insiste na manutenção da travagem medíocre. Hoje em dia há já revistas de automóveis desportivos que definem os modelos testados no capítulo da travagem em 2 níveis: os que infelizmente travam como os BMW, e os outros...

                              Comentário


                                sem duvida!

                                felizmente ha gajos num forum que percebem e teem mais informaçao sobre os carros que a propria marca. parabens

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                  sem duvida!

                                  felizmente ha gajos num forum que percebem e teem mais informaçao sobre os carros que a propria marca. parabens


                                  Então tu pensas que a BMW disponibilizaria informação que lhe é prejudicial?!... Quando muito poderá informar que detectou tal problema e o pretende resolver... Mas para isso é preciso assumir o problema, querer e saber resolver o dito problema... Ora aBMW vai preferindo negar o problema... O problema é do mundo, não é da BMW...

                                  Estes engulhos vão-se sabendo através de testes cada vez mais exigentes que algumas publicações vão fazendo aos veículos (não se ficando pelo mero contacto, mas ficando com os veículos vários dias para que eles sejam seriamente testados) e através de clientes M que ficam desgostosos pela incapacidade da BMW em resolver problemas técnicos inaceitáveis numa época em que até os Mercedes (marca não desportiva por excelência) apresenta travões de betão (e soluções verdadeiramente válidas como os travões cerâmicos) nas versões mais potentes dos seus modelos.

                                  Enquanto isso a BMW, numa atitude autista, prefere pensar que tudo está bem e que os problemas são dos clientes e dos testers...

                                  Comentário


                                    a BMW faz o que entende.

                                    como o teu post demonstra, ha uma enorme falta de vontade de ler os artigos publicados pela BMW e as noticias nas mais variadas revistas.
                                    é pena que tenhas ignorado o que pus no post anterior. é que até a propria EVO que tanto veneras ja publicou artigos que vao CONTRA o que dizes, tanto acerca dos 7000€, como qt aos motivos da existencia do CSL, como das afinaçoes dos M3, das jantes, dos pneus.....

                                    mas aceito a tua opiniao, a BMW ignora os clientes e vende-lhes kits de upgrade dos travoes que custam 7000€. tas é sozinho nessa luta, é que as informaçoes em contrario sao...mais que evidentes!
                                    mas enfim, o mundo é livre, a informaçao é publicada, cabe a cada um escolher o que quer ler.
                                    n vale a pena discutir mais, porque manipulando a informaçao e ignorando outras com tens feito, tudo se obtem.

                                    Comentário


                                      NOTA: O Tópico em causa não tem nada a ver com a qualidade dos travões do Clio e do M3. O Clio e o M3 forma escolhidos (e não fui eu ;)) por serem dois carros de segmentos diferentes, utilitários e desportivos. Se fosse um Punto, 206, Corsa, Polo, etc "contra" um Porsche GT2 ;) o resultado era o mesmo, .

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                                        citação:Originalmente colocada por João Dias

                                        citação:Originalmente colocada por Boxer

                                        citação:Originalmente colocada por João Dias

                                        citação:Originalmente colocada por Boxer

                                        Então e a distribuição de pesos?
                                        Estou a falar, em concreto, das transferências de massa.
                                        Um carro que desloca mais "peso" para as rodas da frente em travagem,
                                        talvez fruto dumas suspensões mais brandas, trava em maior distância
                                        que um carro absolutamente igual mas, digamos... rebaixado? ;)
                                        Será, ou não, o "tuning" um aposta na segurança, desde que bem feito?
                                        Deixo aqui o repto.
                                        Claro que trava em menor distância ;), mas quanto mais ? Será quem um aumento da velocidade de 10% não anula, a alteração, seja ela qual for ?
                                        Será que as pessoas que fazem essas transformações têm noção disso ?
                                        Pelo que se vê por aí, e pelo que conheço neste "universo", há de
                                        facto um núcleo (ou vários pequenos núcleos) de pessoas que realmente
                                        tentam perceber (e fazem-no) estas coisas.
                                        Mas na grande generalidade não.

                                        Eu sou a favor de uma fiscalização das alterações, mas também sou a
                                        favor da possibilidade de homologação de alterações bem feitas.

                                        Há por aí muito "tuning" que, na verdade, de "tuning" não tem nada.
                                        O que se vê são carros demasiado rebaixados, com pneus sobredimensionados,
                                        plásticos por todo o lado, escapes ilegais, quilos de som na bagageira
                                        e uma série de outras alterações que mais não são do que aberrações
                                        dinâmicas e/ou mecânicas.

                                        Em suma: sou a favor do "tuning" bem feito e sou a favor de que haja
                                        uma fiscalização/orientação para garantir que as alterações são
                                        feitas de forma a melhorar realmente a dinâmica dos carros.

                                        Sou igualmente a favor dum ensino de condução que ensine a conduzir,
                                        e que não ensine apenas a passar num exame de condução que é uma
                                        anedota. E, como é óbvio, este é o ponto mais importante.

                                        Se eu pensar no panorama geral dos condutores nacionais, e não apenas
                                        em mim, quando se fala da temática dos ESP's e ABS's, até mudo a
                                        minha opinião para "sim, deviam ser obrigatórios, mas também devia
                                        ser obrigatório um ensino que contemplasse o manuseamento dessas
                                        engenhocas, <s>que poderiam ser desligáveis em opção</s>".

                                        Claro que o ideal era que fossem desenvolvidos carros que não fossem
                                        tão dependentes desse tipo de tecnologia, e que as pessoas soubessem
                                        de facto conduzir carros "como deve ser".

                                        [^][^][^]
                                        porque é que os sistemas não hão-de poder ser desligáveis?

                                        Comentário


                                          EliseLotus, espero que um dia possas perceber completamente as estratégias comunicacionais das grandes marcas automóveis: elas não têm pro prioridade informar, mas sim controlar a informação no modo mais vantajoso para a imagem da marca.

                                          Se achas que um mero anónimo como eu pode manipular e distorcer informação, espera até conheceres verdadeiramente o potencial de manipulação e desinformação do departamento de comunicação de uma marca automóvel da dimensão da BMW.

                                          Quem te poderia informar bem disto era Norbert Haug, ex-jornalista e agora um dos directores da F1 na Mercedes.

                                          Mas é como dizes: cada um que fique com o que lhe parece.

                                          A minha informação vem da leitura de revistas de automóveis francesas, alemãs, inglesas, italianas, espanholas e norte-americanas que leio regularmente desde há vários anos. Os comunicados informativos das marcas fazem sorrir demasiadas vezes...

                                          Comentário


                                            johnny E., a informaçao que eu colhi vem EXACTAMENTE das mesmas revistas.

                                            a juntar à informaçao transmitida pelas tais revistas, poderias juntar uma visita à BMW (um qqr stand) onde terias PROVA da venda das tais jantes, da facilidade com que se mudam os alinhamentos do M3CSL pros do M3 e vice-versa.
                                            uma visita ou telefonema a preparadores INDEPENDENTES, tens uma ideia bem nitida das alteraçoes que os donos fazem aos seus M3 e M3CSL.

                                            por isso disse e reforço, nao quiseste foi ler nem procurar outras fontes.

                                            curioso como la atras de desviaste do assunto dos travoes do SLR:D
                                            a 1ª vez que li sobre o problema dos travoes dos mercedes foi na Autocar, numa carta do leitor. pouco tempo depois, lá estava a noticia sobre o assunto e a respectiva reacçao da mclaren. tambem vi a mesma noticia numa revista francesa e numa espanhola. atitudes diferentes?
                                            NAO. a bmw fez o mesmo perante os problemas. o leitor assiduo de à varios anos é que teve uma atitude que mais lhe interessou.

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por João Dias

                                              citação:Originalmente colocada por RPM

                                              Neste momento o M3 e o Clio estão empatados com 13 votos.
                                              Acho impressionante que num fórum sobre automóveis como este as pessoas não terem uma noção clara de como varia a distância de travagem com a velocidade.

                                              Continuem a votar no M3 sff... [}]
                                              Ora uma afirmação muitissimo interessante [^]

                                              Ora o "saber conduzir" não deveria passar por saber esse tipo de coisas ? E já não digo "uma ideia clara" bastava "uma ideia" ...;)
                                              o "saber conduzir" passa por saber esse tipo de coisas! E por outras também. Como é o caso de saber o que é ponta-tacão. E já não digo "uma ideia clara" bastava "uma ideia"...

                                              ...Conclusão?

                                              O número de pessoas que não "sabe conduzir" aqui, é igual a 73+1!

                                              Comentário


                                                Ninguém se acusa ;)

                                                Uma ajuda

                                                http://www.ltsa.govt.nz/advertising/speed/slo-mo.mpg
                                                (5 MB Internacional)

                                                Comentário


                                                  Impressionante... uma diferença de apenas 8 km/h...

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por CL

                                                    Impressionante... uma diferença de apenas 8 km/h...
                                                    Mas o mais impressionante é que as pessoas tiram a carta de condução sem fazerem uma ideia disso, colocam pneus xpto, suspensões xyz, compram carros com fabulosos sistemas de travagem, mas ..., no final o que conta é mesmo a "energia" ;)

                                                    E se eu adiantasse um valor ... ;) Quando o Clio se imobiliza o M3 ainda vai "quase" a 100 km/h ;). Correcto ou impossível ?

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por João Dias

                                                      citação:Originalmente colocada por Boxer

                                                      Pois... eu também não entendo. É um bocado como a segurança das armas
                                                      (a patilha que tranca o gatilho). Ela está lá para evitar acidentes,
                                                      mas quem tem licença de porte de arma pode removê-la (e deve, se
                                                      quiser disparar).
                                                      Porque é que os carros têm que ser brinquedos para atadinhos, se os
                                                      atadinhos têm carta? Talvez por a "carta" ser, neste nosso país, muito
                                                      subjectiva?
                                                      Mas mesmo assim... ajudas desligáveis, sempre.
                                                      Podiam ligar-se sempre por defeito quando se dá à chave, para não
                                                      haver esquecimentos, mas podia desligar-se depois, mediante a vontade
                                                      do condutor (e a consciência de que o faz de livre vontade).
                                                      Precisamente porque o ESP é para situações de emergência e ninguém sabe quando vão surgir! Além disso, numa situação de emergência fala sempre mais alto o coração do que a razão. Sei disse por experiência, um condutor diz que sabe como controlar a travagem sem bloquear as rodas, mas quando o carro em que se vai bater começa a aproximar-se, esqueçam é "prego a fundo" ! ;)
                                                      Já agora, quem é o condutor?

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por João Dias

                                                        citação:Originalmente colocada por CL

                                                        Impressionante... uma diferença de apenas 8 km/h...
                                                        Mas o mais impressionante é que as pessoas tiram a carta de condução sem fazerem uma ideia disso, colocam pneus xpto, suspensões xyz, compram carros com fabulosos sistemas de travagem, mas ..., no final o que conta é mesmo a "energia" ;)

                                                        E se eu adiantasse um valor ... ;) Quando o Clio se imobiliza o M3 ainda vai "quase" a 100 km/h ;). Correcto ou impossível ?
                                                        Mas não se esqueça que os "fabulosos sistemas de travagem" ajudam a dissipar(com maior eficacia) essa "energia".

                                                        Imagine-se então, se o M3 não tivesse uns belos travões[xx(]


                                                        Quanto ao correcto ou impossível. É capaz de não andar muito longe dos 100km/h pois, nos ~40m iniciais o Clio já está imobilizado e o M3 ainda nem deve ir a meio da travagem...[xx(]
                                                        ( O M3 ia a 150km/h, não é ? )

                                                        Já agora, o M3 tem que dissipar mais energia dos 150km/h aos 100km/h que o Clio dos 100km/h ao 0 [xx(]

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por Grolubao

                                                          Mais um tópico da velocidade...

                                                          Epah para teres metido essa poll só pode ser o Clio
                                                          sem querer pensar muito, e olhando apenas ao autor do tópico....só pode ser o Clio:D

                                                          Comentário


                                                            citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                                                            citação:Originalmente colocada por Grolubao


                                                            Epah para teres metido essa poll só pode ser o Clio

                                                            era o que eu ia dizer...
                                                            nem era preciso saber nada sobre dinâmica automóvel. Basta ver quem colocou esta poll.
                                                            ups....disse o mesmo que tu...porque será?:D

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por Julius Caeser

                                                              citação:Originalmente colocada por João Dias

                                                              citação:Originalmente colocada por Boxer

                                                              Pois... eu também não entendo. É um bocado como a segurança das armas
                                                              (a patilha que tranca o gatilho). Ela está lá para evitar acidentes,
                                                              mas quem tem licença de porte de arma pode removê-la (e deve, se
                                                              quiser disparar).
                                                              Porque é que os carros têm que ser brinquedos para atadinhos, se os
                                                              atadinhos têm carta? Talvez por a "carta" ser, neste nosso país, muito
                                                              subjectiva?
                                                              Mas mesmo assim... ajudas desligáveis, sempre.
                                                              Podiam ligar-se sempre por defeito quando se dá à chave, para não
                                                              haver esquecimentos, mas podia desligar-se depois, mediante a vontade
                                                              do condutor (e a consciência de que o faz de livre vontade).
                                                              Precisamente porque o ESP é para situações de emergência e ninguém sabe quando vão surgir! Além disso, numa situação de emergência fala sempre mais alto o coração do que a razão. Sei disse por experiência, um condutor diz que sabe como controlar a travagem sem bloquear as rodas, mas quando o carro em que se vai bater começa a aproximar-se, esqueçam é "prego a fundo" ! ;)
                                                              Já agora, quem é o condutor?
                                                              :D:D

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