Mas já agora um off topic, na zona do porto já se veem pessoas que compraram a amarok e andam com ela como fosse um citadino e um carro familiar para ir buscar os filhos á escola. Onde a loucura pela vw já chegou...
O sistema da Range Rover não precisa de ter nome como todas as marcas tem. É pelo seu conjunto todo. Um Range Rover ou até um Defender 90, são muito bem conhecidos pelo tracção total.
Mas já agora um off topic, na zona do porto já se veem pessoas que compraram a amarok e andam com ela como fosse um citadino e um carro familiar para ir buscar os filhos á escola. Onde a loucura pela vw já chegou...
Qual a pessoa que nao usa um SUV, ou neste caso um SUT, com a mesma finalidade?
O sistema da Range Rover não precisa de ter nome como todas as marcas tem. É pelo seu conjunto todo. Um Range Rover ou até um Defender 90, são muito bem conhecidos pelo tracção total.
Ainda está para nascer a verdade sobre o que realmente valem esses sistemas a mais numas marcas e não noutras, há por ai muita sigla que se mantêm a mesma (na mesma marca) mas na realidade o que está montado pode ser bem distinto de modelo para modelo. O marketing apodera-se de tudo o que não é tangível para criar falsas convicções e mascarar o sistemas realmente usados.
Ainda está para nascer a verdade sobre o que realmente valem esses sistemas a mais numas marcas e não noutras, há por ai muita sigla que se mantêm a mesma (na mesma marca) mas na realidade o que está montado pode ser bem distinto de modelo para modelo. O marketing apodera-se de tudo o que não é tangível para criar falsas convicções e mascarar o sistemas realmente usados.
Este jipe é o único que eu conheço com bloqueio independente a cada uma das rodas. Podem estar 3 no ar, sem tracção etc basta uma estar no chão que ele anda para a frente. Quaisquer 3. Para quem faz todo o terreno sabe bem a vantagem que isto representa.
Este jipe é o único que eu conheço com bloqueio independente a cada uma das rodas. Podem estar 3 no ar, sem tracção etc basta uma estar no chão que ele anda para a frente. Quaisquer 3. Para quem faz todo o terreno sabe bem a vantagem que isto representa.
Hoje em dia qualquer sistema electrónico faz isso sem problemas.
Pelo menos, BMW xDrive faz, os 4x4 Subaru também, os Audi penso que também, Range Rover também, etc.
E depois se nos desviarmos dos Todo-Terreno e falamos de desportivos, temos um Mundo onde a complexidade dos sistemas aumenta. É que em Todo-Terreno, no limite, aplica-se um bloqueios às 4 rodas e pronto. Em carros de estrada já não é assim tão simples.
Quando falamos de desportivos.. Uii... Aí acho, sem certezas, que os melhores estarão algures nos sistemas da Porsche, Nissan, Audi e talvez Mitdubishi/Subaru.
No entanto os sistemas mais evoluídos que existem devem ser feitos pela Ford/Citroen/Subaru aplicados nos WRC. Duvido que exista melhor que isso, só a programação electrónica dos diferenciais é um Mundo à parte. (penso que os novos WRC já não são assim..)
Este jipe é o único que eu conheço com bloqueio independente a cada uma das rodas. Podem estar 3 no ar, sem tracção etc basta uma estar no chão que ele anda para a frente. Quaisquer 3. Para quem faz todo o terreno sabe bem a vantagem que isto representa.
Se estiver com 3 rodas no ar, duvido que vá a algum lado eheheh
Há no youtube um video americano onde numa plataforma de ensaios inclinada, com um rolos a simular gelo, ensaiam vários modelos, tipo Subaru Legacy, subaru forester, toyota rav4 (ou o similar americano), honda CRV e o Passat 4motion.
E quando fazem o teste onde 3 rodas estam nos rolos e só um puxa, os únicos a sairem dessa situação foram os subaru. Procurem por subaru symmetrical drive.
Eu refiro-me ao melhor sistema electronico que se adapta a qualquer tipo de solo: A MITSUBISHI diz que faz os melhores veículos todo-o-terreno (não me admira, ganharam mais de 5 Rally Dakar!) e a NISSAN diz que o All-Mode 4x4-i é o melhor sistema 4X4 do mercado. Agora, a LAND ROVER/RANGE ROVER não sei o que dizer...
Eu refiro-me ao melhor sistema electronico que se adapta a qualquer tipo de solo: A MITSUBISHI diz que faz os melhores veículos todo-o-terreno (não me admira, ganharam mais de 5 Rally Dakar!) e a NISSAN diz que o All-Mode 4x4-i é o melhor sistema 4X4 do mercado. Agora, a LAND ROVER/RANGE ROVER não sei o que dizer...
Eu não sei que idade terás, mas existia uma prova mundial muito famosa pela sua exigência, quer de veículos, quer humano.
Trata-se do Camel Trophy, onde participavam Land Rover discover e outros modelos da marca. Fazendo uma pesquisa no google aparem inúmeras páginas e fotos deste evento. E pergunto, quem tenha 35-40 anos, nunca sonhou em ter um relógio da Camel Trophy, com as suas famosas caixas e autocolante????
Eu não sei que idade terás, mas existia uma prova mundial muito famosa pela sua exigência, quer de veículos, quer humano.
Trata-se do Camel Trophy, onde participavam Land Rover discover e outros modelos da marca. Fazendo uma pesquisa no google aparem inúmeras páginas e fotos deste evento. E pergunto, quem tenha 35-40 anos, nunca sonhou em ter um relógio da Camel Trophy, com as suas famosas caixas e autocolante????
Sim, lembro-me dessa prova, muito exigente, e quase sempre tinham veículos Land/Range Rover. Mas, para mim, essa não é a prova mais exigente, mas sim o Dakar
Nem mais, são coisas completamente diferentes, o melhor sistema de 4x4 para estrada não será o mais eficiente para o mato e vice-versa.
Para mato/lama/tudo o que se quiser imaginar como dificil de passar o melhor acho eu que será o que puder ter 3 bloqueios manuais, isto é, ao critério do condutor sem ser uma máquina a querer decidir
Para estrada em sistema 4x4 acho eu que um sistema electronico poderá "decidir" mais rápido e com mais eficiencia que qualquer condutor a repartição entre as rodas e eixos.
O Top Gear USA diz que "os donos de Subarus que pensam que o Evolution é um carro de asfalto, esqueçam: isto é do melhor!" e Tanner Foust diz que ao conduzir parece que "estou no paraíso!".
Sim, lembro-me dessa prova, muito exigente, e quase sempre tinham veículos Land/Range Rover. Mas, para mim, essa não é a prova mais exigente, mas sim o Dakar
Estás a comparar o incomparável. No Camel são utilizados veículos de dia-a-dia, enquanto no Dakar têm muito pouco de carro de dia-a-dia.
Falando em termos de TT, na minha opinião não podemos cingir-nos ao melhor sistema de tracção, mas sim à fiabilidade de todo o conjunto. Pois sem esta é impossível retirar todo o potencial do sistema.
De que me serve ter um sistema XPTO num Range, Land Cruiser, X5, Tuareg, se depois não lhe consigo dar os tratamentos que se vêm nessas imagens?
Eu não sei que idade terás, mas existia uma prova mundial muito famosa pela sua exigência, quer de veículos, quer humano.
Trata-se do Camel Trophy, onde participavam Land Rover discover e outros modelos da marca. Fazendo uma pesquisa no google aparem inúmeras páginas e fotos deste evento. E pergunto, quem tenha 35-40 anos, nunca sonhou em ter um relógio da Camel Trophy, com as suas famosas caixas e autocolante????
Eu acho que aqui trata de se saber qual o melhor sistema 4x4 e não qual o melhor 4x4....
E mesmo que fosse isso... Essa prova era muito exigente sim e tenho algumas edições em VHS e era um sonho fazer algo idêntico (já não se faz) mas também é verdade que a organização tinha um helicóptero para distribuir material via ar, e mais não digo...
Eu não sei que idade terás, mas existia uma prova mundial muito famosa pela sua exigência, quer de veículos, quer humano.
Trata-se do Camel Trophy, onde participavam Land Rover discover e outros modelos da marca. Fazendo uma pesquisa no google aparem inúmeras páginas e fotos deste evento. E pergunto, quem tenha 35-40 anos, nunca sonhou em ter um relógio da Camel Trophy, com as suas famosas caixas e autocolante????
Mas sabes que o sistema de tracção desses Land Rover não era nada de muito sofisticado certo?
Basicamente usavam tracção permanente com a possibilidade de bloquear o diferencial central. Como não tinham bloqueio nem do diferencial da frente nem no de trás, bastava um cruzamento de eixos mais forte para não sairem mais do sítio.
Depois tinhamos o sistema usado pelo Patrol Gr onde basicamente era um tracção atrás com 4x4 inserível através de uma alavanca. Tinha ainda bloqueio no diferencial traseiro o que já o safava de muitas situações manhosas.
Por fim, a Mitsubishi brindava-nos com o excelente Super-Select. Para mim o melhor sistema a par do da Mercedes.
O super-select permitia rolar só com tracção atrás, com 4x4 sem diferencial central bloqueado e 4x4 com diferencial central bloqueado. Também contava com o bloqueio no eixo traseiro. Este sistema era muito versátil porque podíamos escolher se andavamos só com tracção atrás (factor diversão ), e permitia andar em 4x4 na estrada coisa que por exemplo no Gr não é possível.
Eu não sei que idade terás, mas existia uma prova mundial muito famosa pela sua exigência, quer de veículos, quer humano.
Trata-se do Camel Trophy, onde participavam Land Rover discover e outros modelos da marca. Fazendo uma pesquisa no google aparem inúmeras páginas e fotos deste evento. E pergunto, quem tenha 35-40 anos, nunca sonhou em ter um relógio da Camel Trophy, com as suas famosas caixas e autocolante????
Acho que não é uma questão de idade, essa corrida é intemporal!
Este jipe é o único que eu conheço com bloqueio independente a cada uma das rodas. Podem estar 3 no ar, sem tracção etc basta uma estar no chão que ele anda para a frente. Quaisquer 3. Para quem faz todo o terreno sabe bem a vantagem que isto representa.
O mundo automovel estava lixado se esse fosse o único carro a conseguir fazer isso. Não exagerem as coisas.
existe alguma razao em particular para algumas viaturas equipadas com sistemas 4x4 nao poderem ser utilizadas em estradas asfaltadas?
Hoje em dia penso que não há motivos mas nas jipes mais antigos as próprias marcas recomendavam expressamente para não utilizar a tracção 4x4 em estrada. Obviamente, veículos como os Land Rover (a maioria deles pelo menos), não dava para desligar o sistema.
Mas nos outros, mesmo sem bloqueios de diferenciais, o eixo frontal sofre sempre com a utilização em terrenos duros. O melhor exemplo é tentar dar uma volta de 360º (direcção toda "trancada"), além de ficar mais pesada a direcção nota-se o eixo frontal a fazer travão ao andamento. E não é pouco.
existe alguma razao em particular para algumas viaturas equipadas com sistemas 4x4 nao poderem ser utilizadas em estradas asfaltadas?
É sabido que ao fazer uma curva as rodas da frente e de trás não andam à mesma velocidade. Se o carro não tiver diferencial central, caso do Patrol Gr (imaginem um diferencial sempre bloqueado se quiserem), não é possível circular em asfalto porque, como as rodas são obrigadas a andar sempre a mesma velocidade, nas curvas umas rodas vão arrastar as outras, o que não é muito saudável
Comentário