entao mas e os SUBARU's com AWD ?? esses nao têm 3 diferenciais e andam na estrada...
que confusão!
O que não devem é andar com os diferenciais bloqueados!
Temos vários tipos de diferenciais: manuais, viscosos, haldex, torsen, etc.
Os que bloqueiam e desbloqueiam sozinhos, os usados em quase todos os carros 4x4, não têm problema nenhum em andar no alcatrão, os jipes que têm bloqueio manual é que não convém mas já são cada vez menos.
entao mas e os SUBARU's com AWD ?? esses nao têm 3 diferenciais e andam na estrada...
que confusão!
O Subaru (Forester, Legacy) não são 4x4 permanentes verdadeiros. São FWD que quando perdem tracção passam potencia para o eixo traseiro através de uma embraiagem, que julgo pode ser bloqueada manualmente também.
O Impreza por exemplo tem 3 diferenciais sendo o central auto blocante do tipo viscoso se a memoria não me falha.
Só sei que a tralha toda que está por debaixo do defender funciona. E é mesmo tralha, ainda me lembro quando olhei pela primeira vez lá para baixo, fiquei logo a saber que nunca ia ser eu a mexer naquilo.
Só sei que a tralha toda que está por debaixo do defender funciona. E é mesmo tralha, ainda me lembro quando olhei pela primeira vez lá para baixo, fiquei logo a saber que nunca ia ser eu a mexer naquilo.
3 Difs, o central bloqueavel manualemente! Nada demais. hehehe
No outro dia andei num Black Edition, muito novo, com a caixa do Discovery montada, e o jipe fica muito fixe em estrada. A 140 já não vais a matar o TD5.
3 Difs, o central bloqueavel manualemente! Nada demais. hehehe
No outro dia andei num Black Edition, muito novo, com a caixa do Discovery montada, e o jipe fica muito fixe em estrada. A 140 já não vais a matar o TD5.
Só trampa para avariar. mas a porcaria do carro põe me sempre bem disposto.
O Subaru (Forester, Legacy) não são 4x4 permanentes verdadeiros. São FWD que quando perdem tracção passam potencia para o eixo traseiro através de uma embraiagem, que julgo pode ser bloqueada manualmente também.
O Impreza por exemplo tem 3 diferenciais sendo o central auto blocante do tipo viscoso se a memoria não me falha.
Errado!!!!
Todos os subarus (excepto o Vivio que já nem é comercializado em Portugal) são AWD permanente. Nota, não escrevi 4x4.
Já tinha escrito isto. Todos tem tracção permanente. 50% em cada eixo. Em condições de perda de tracção, o sistema distibui mais binário numa roda ou num eixo.
Existia no Forester modelo anterior e no Outback, igualmente anterior modelo, e nos motores a gasolina, o bloqueio de diferencial.
Os Audi quatro, os VW 4motion, os skoda 4x4, os 4matic ou xdrive tem sistemas semelhantes, onde existe distribuição de força ás 4 rodas. Num 50% noutros mais à frente ou atrás. A minha skoda Superb tem 95% à frente e 5 atrás Permanente. Conforme as situações, os sistemas AWD distribuem a força.
Todos os subarus (excepto o Vivio que já nem é comercializado em Portugal) são AWD permanente. Nota, não escrevi 4x4.
Já tinha escrito isto. Todos tem tracção permanente. 50% em cada eixo. Em condições de perda de tracção, o sistema distibui mais binário numa roda ou num eixo.
Existia no Forester modelo anterior e no Outback, igualmente anterior modelo, e nos motores a gasolina, o bloqueio de diferencial.
Os Audi quatro, os VW 4motion, os skoda 4x4, os 4matic ou xdrive tem sistemas semelhantes, onde existe distribuição de força ás 4 rodas. Num 50% noutros mais à frente ou atrás. A minha skoda Superb tem 95% à frente e 5 atrás Permanente. Conforme as situações, os sistemas AWD distribuem a força.
Não têm nada 50% de tracção em cada eixo.
Se vires o video o Suba primeiro perde tracção nas rodas da frente. Demora um segundo, mas o sistema detecta que não há tracção, passa-a para o eixo de trás, porque tem lá a embraiagem que atraca. ;)
A diferença é que o sistema da Subaru é bom e os outros são mal feitos. Este sistema junto com os TC's é muito competente.
Nessa rampa qualquer jipe convencional com o 4x4 engrenado só parava na parede e nem pestanejava.
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Se vires o video o Suba primeiro perde tracção nas rodas da frente. Demora um segundo, mas o sistema detecta que não há tracção, passa-a para o eixo de trás, porque tem lá a embraiagem que atraca. ;)
A diferença é que o sistema da Subaru é bom e os outros são mal feitos. Este sistema junto com os TC's é muito competente.
Nessa rampa qualquer jipe convencional com o 4x4 engrenado só parava na parede e nem pestanejava.
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Depois de explicar as vantagens, vem uma referência aos vários modelos e tipos de caixa. No caso do Boxer Diesel e no qual estive interessado no ano passado quando ponderei entre a Skoda Superb Break e a Subaru Outback, o sistema de tracção é PERMANENTE 50% em cada eixo. Lê o último parágrafo.
"
Viscous centre differential AWD
(Legacy, Outback, Impreza and Forester 5MT/6MT models)
An AWD system for manual transmissions with a simple layout consisting of a centre differential and viscous LSD. A 50:50 front and rear torque distribution is set under normal conditions. This maximises traction and provides driving backed with stability. When the front or rear wheels slip and traction is lost, the viscous LSD maintains optimum torque distribution between the front and rear. It links the flexible gear shifting of the manual transmission to deliver sporty driving that always maximises the available traction.
"
Eu suponho que aquele suba seja o auto e nesse caso estás a citar a caixa manual. Pode surgir a duvida mas os sistemas são direntes, e até fala nisso no site da Subaru.
Para teimso e meio 2 teimosos e meio! :P
Já agora o quote do site:
Active torque split AWD
(Legacy, Outback, Impreza and Forester 4AT/Lineartronic models)
An AWD system developed exclusively for 4-speed automatic transmission, E-4AT (with manual mode) and Lineartronic models to maximise the reliable driving performance of AWD models under any driving conditions. The system usually distributes torque 60:40 front and rear. Sensors constantly monitor the vehicle's condition in areas such as changes in grip of the front and rear tyres or vehicle speed. The electronically controlled MP-T (Multi Plate Transfer) adjusts torque distribution to the front and rear tyres in real-time to suit driving conditions. This further increases the stability of the AWD system to deliver a safe and agile driving experience.
Editado pela última vez por SenhorVX; 14 July 2011, 23:09.
O primeiro veículo a aparecer no video é a anterior versão do Subaru Forester.
aparece com a simulação das rodas dianteiras em gelo. E quando elas derrapam não quer dizer que tenha tracção só à frente. As de trás estão a puxar. Só quando o sistema da subaru detecta a perda de tracção passado uns instantes transfere mais potencia para as de trás e o carro sobe.
Entendido??
No caso do honda é mostrado que o sistema não é lá muito bom, porque o sistema deveria passar o binário para as rodas de trás e não consegue.
Como tinha referido, o link do site da subaru fala nos vários modelos e com várias caixas.
No caso de alguns modelos a tracção é permanente 60-40. Noutros já é 45-55. No caso dos carros de caixa manual é 50-50.
Qual é a dúvida???
Calma amigo! Não estamos aqui pra guerrear.
A duvida é que o funcionamento do Subarus AWD de caixa manual e automática, é muito diferente. Como o video é nos EUA, e como todos sabemos eles não sabem conduzir carros manuais, calculei que o exemplo do video fosse auto.
É essa info que esta no site, e que eu já sabia por acaso, pelo facto de conhecer o geeks dos jipes e afins e já ter discutido com eles e perdido.
E desta troca de argumentos, pode-se concluir que o melhor sistema 4x4 do mundo é........ 3 diferenciais sendo o central autoblocante (tipo torsen por exemplo), em conjunto com um bom controlo de tracção que possa ser desligado completamente, é sem duvida o melhor sistema do mundo.
Tudo o resto são "coisas" que na maioria das vezes aquando precisamos delas não funcionam.
Para sistemas de tracção integral para performance em estrada/terra batida penso que serão melhores aqueles que permitem distribuição em tempo real do binário, como um sistema torsen central e nos dois eixos, e/ou um sistema electrónico MUITO bom (haverá poucos destes), idealmente favorecendo a tracção traseira e permitindo algum deslize das rodas no limite.
Para sistemas TT os torsen e os controlos electrónicos também poderão ter o seu lugar, mas para o TT mesmo hardcore penso que os sistemas mais simples e robustos serão mesmo os melhores: bloqueio mecânico manual nos três diferenciais, permitindo a situação extrema das quatro rodas bloqueadas em sincronia.
Editado pela última vez por SRLA; 15 July 2011, 10:04.
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