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TDI deixa de ser marca do grupo VW?!?!?!?
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tonyV
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostSim, é uma questão de Física, visto que corpos mais leves têm mais facilidade em se mecherem...
Rodas de gente? O Impreza não "calça" as mesmas jantes 16'' que o Clio? Ah pois, bem me parecia...
Eu bem que referi, "experiencia própria", O clio ganhou, não adiantou de nada, chico-espero disse: "conduzir mais carros"
Como dizem as miudas da minha rua: "monta-te"
EDIT: se quiseres reportar por difamação, estás à vontade, estou farto destes "chico-espertimos" aqui pelo forum...
Se não achas ridículo afirmares que um clio diesel anda mais que um subaru 4x4, pouco mais tenho a dizer sobre o assunto. É que isso também não é nada de chico esperto...
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Estas coisas têm imensas variáveis pelo que não se deve fazer generalizações.
Vem-me à memória por exemplo o teste do JC a um EVO de topo, penso que com mais de 300cv, em que a dada altura vai buscar um Fiat 1.6 e põe os dois, lado a lado, à saída da última curva, em 6ª a andar muito devagar (para aí a 60 penso eu), e prego a fundo nos dois. E não é que o Fiat fez a recta toda, que penso que ainda são dois quilómetros, à frente do EVO?
Provavelmente no fim bastavam mais 100 metros para o turbo do EVO entrar e lá ia ele à sua vida, mas naquelas condições muito específicas aquele maquinão perdeu para um Fiat de aluguer. Perdeu porque ele estava a utilizar o carro de uma maneira que ele não foi feito para ser utilizado.Editado pela última vez por SRLA; 16 July 2011, 15:47.
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Isso foi um teste para demonstrar o lag do turbo. Propositado para demonstrar a falta de linearidade deste género de carros. Ou não?
Não vais querer comparar isso a um arranque num semáforo pois não? Onde arrancas com mais ou menos jeito dentro do regime forte do carro que por ter muito mais aderência e motor sai na frente, mantém-se na frente e ganha cada vez mais distância. Mais ainda, está-se aqui a comparar também um diesel de baixa cilindrada turbinado que também é completamente anémico em baixas.
Eu já começo a pensar que ando a comer gelados com a testa...
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Ainda hoje vi um volvo s70 tdi
Esses jornalistas sao de facto irrisórios , so tenho pena deles ...
Cada comparativo tambem mais ridiculo enfim.
TdI é que é bom , é referencia em tudo , e referencia no andamento super bom , daqui a nada comparam com um ferrari e dizem que tem melhor disparo , logo é melhor
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Originalmente Colocado por vindaloo Ver PostIsso foi um teste para demonstrar o lag do turbo. Propositado para demonstrar a falta de linearidade deste género de carros. Ou não?
Não vais querer comparar isso a um arranque num semáforo pois não? Onde arrancas com mais ou menos jeito dentro do regime forte do carro que por ter muito mais aderência e motor sai na frente, mantém-se na frente e ganha cada vez mais distância. Mais ainda, está-se aqui a comparar também um diesel de baixa cilindrada turbinado que também é completamente anémico em baixas.
Eu já começo a pensar que ando a comer gelados com a testa...
Claro que falamos de uma recuperação de um regime muito baixo, não de uma aceleração a fundo no regime ideal do motor, e penso que a comparação do Maserati com o Golf seria também essa. Porque se assim não for não faz qualquer sentido, numa aceleração pura regra geral ganha o que conseguir a melhor relação peso/potência - seja a que velocidade for, até pode ser desde parado, o Maserati mantido no seu regime de potência máxima salta logo para a frente e o Golf nunca mais o vê, excluindo questões de tracção (que neste caso também devem favorecer o Maserati por ser RWD).
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Originalmente Colocado por vindaloo Ver PostEu não reporto nada, não faço questão que ninguém vá embora até porque me dá vontade de rir a brigada dos utilitários que acham que são as máquinas da estrada.
Se não achas ridículo afirmares que um clio diesel anda mais que um subaru 4x4, pouco mais tenho a dizer sobre o assunto. É que isso também não é nada de chico esperto...
Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostOriginalmente Colocado por Xkoviak Ver PostCusta um bocado a acreditar, mas se dizes acredito...
O Impreza tem tudo do lado dele menos o peso.
Só um pormenor, quando dizes primeiros metros referes-te a uns 2/3 metros certo? Ou é mais?
Diria assim, nos 1ºs 10 metros o Clio vai à frente (devido ao peso), depois quando o Subaru mete a segunda e acelera ficam tipo ao lado, depois ao final de 20, 25 metros no máximo, entrando o Turbo do Impreza em acção é tipo "hasta lá vista, baby"...
EDIT: O Impreza tem tudo do lado dele, menos o peso e o turbo que entra a rotações mais altas (2500 para cima)Editado pela última vez por Fahrenheit; 16 July 2011, 16:39.
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O que eu li nesse post é que só aos 25metros é que um subaru passa um clio num arranque, e continuas convencido que tens razão enquanto me chamas chico esperto, mandas-me voltar para a escola primária etc.
Não era mais fácil assumires que mandaste uma patacoada de todo o tamanho, e pronto, não voltares a perder outra oportunidade para estar sossegado
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É que vou-te explicar fisicamente já que é a linguagem que tu entendes:
O peso do carro ou a massa neste caso reflecte-se em aceleração e sem dúvida nenhuma é um parâmetro a ter muito em conta... mas é mais notório em outros aspectos que não os arranques no semáforo até porque se esquecer a condução de um utilitário e começares a falar de carros num arranque tens outro problema muito maior que é o atrito. É a maneira como consegues pôr esses cavalos no chão. Num arranque parado essa é a tua maior limitação. E normalmente qualquer carro de tracção às 4 rodas encosta a um canto em arranque imediato os seus equivalentes (mesmo mais leves sem o diferencial), diferença essa que se esbate à medida que aumenta a velocidade. Mas não, tu vieste comparar com um clio que é um carro sem saída nenhuma ainda por cima... com uma diferença grande de cavalos e com uma resposta super cheia. Aliás, não deve haver muitos carros fwd a sair mais rápido que o subaru, o que não faltam são os que realmente têm mais potência e em 2ª,3ª seguem a sua vida até que o subaru se torna apenas um pontinho no espelho.
Se viste um arranque assim foi porque o condutor do subaru foi frouxo ou acelerado demais. Mas eu até estou convencido que pela literacia dos insultos que me mandas que isso só existiu na tua cabeça.
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Originalmente Colocado por vindaloo Ver PostÉ que vou-te explicar fisicamente já que é a linguagem que tu entendes:
O peso do carro ou a massa neste caso reflecte-se em aceleração e sem dúvida nenhuma é um parâmetro a ter muito em conta... mas é mais notório em outros aspectos que não os arranques no semáforo até porque se esquecer a condução de um utilitário e começares a falar de carros num arranque tens outro problema muito maior que é o atrito. É a maneira como consegues pôr esses cavalos no chão. Num arranque parado essa é a tua maior limitação. E normalmente qualquer carro de tracção às 4 rodas encosta a um canto em arranque imediato os seus equivalentes (mesmo mais leves sem o diferencial), diferença essa que se esbate à medida que aumenta a velocidade. Mas não, tu vieste comparar com um clio que é um carro sem saída nenhuma ainda por cima... com uma diferença grande de cavalos e com uma resposta super cheia. Aliás, não deve haver muitos carros fwd a sair mais rápido que o subaru, o que não faltam são os que realmente têm mais potência e em 2ª,3ª seguem a sua vida até que o subaru se torna apenas um pontinho no espelho.
Se viste um arranque assim foi porque o condutor do subaru foi frouxo ou acelerado demais. Mas eu até estou convencido que pela literacia dos insultos que me mandas que isso só existiu na tua cabeça.
Podia ser o Subaru 1.6i com o kit do WRX. E aí sim, o clio ganha em arranque.
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostJá pensaram que porventura podem estar ambos certos?
Podia ser o Subaru 1.6i com o kit do WRX. E aí sim, o clio ganha em arranque.
Reposta:
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostEstou a ver que o fenómeno TDI ainda mexe com muitas gente, o artigo mencionado está atroz/ridículo...
Acho que um vulgar TDI (nem é preciso ir para os 130/150 CV), um 90 ou 100 CV, tem uma resposta em regimes baixos superior ao Maseratti, isto porque nesse comparativo é tudo favorável ao TDI, tanto o peso do carro (que conta muito mesmo), como o regime de rotações em que o Turbo entra nos TDI...
Falando por experiência própria, quem ganha numa aceleração entre semáforos, um Clio dCi de 85 CV (de +/- 1300 Kg) ou um Impreza 2.0 GT Turbo de 215 CV (de +/- 1700 Kg)? basta pensar um pouco, o peso do Clio é muito inferior, logo os primeiros metros são dele, depois o Turbo do Clio entra muito mais cedo, portanto numa aceleração de 20/30 metros quem ganha é o Diesel mas é um regime em que tudo é favorável ao Diesel...
Não se lembram daquele embate entre Schumacker e um Eurofighter? Quem ganhou a distancia mais pequena? E quem ganhou a maior?
Já nem é uma questão de conhecimento de carros, é Física...Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostSim, é uma questão de Física, visto que corpos mais leves têm mais facilidade em se mecherem...
Rodas de gente? O Impreza não "calça" as mesmas jantes 16'' que o Clio? Ah pois, bem me parecia...
Eu bem que referi, "experiencia própria", O clio ganhou, não adiantou de nada, chico-espero disse: "conduzir mais carros"
Como dizem as miudas da minha rua: "monta-te"
EDIT: se quiseres reportar por difamação, estás à vontade, estou farto destes "chico-espertimos" aqui pelo forum...
Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post2, 3 metros não é nada, nesse espaço não se consegue apurar nada...
Diria assim, nos 1ºs 10 metros o Clio vai à frente (devido ao peso), depois quando o Subaru mete a segunda e acelera ficam tipo ao lado, depois ao final de 20, 25 metros no máximo, entrando o Turbo do Impreza em acção é tipo "hasta lá vista, baby"...
EDIT: O Impreza tem tudo do lado dele, menos o peso e o turbo que entra a rotações mais altas (2500 para cima)
Olha, vou combinar com um gajo que eu conheço, que tem um Porsche 911 4x4, e eu vou fazer um picanço com ele no meu Peugeot 106 1.1. Ele permite que eu me adiante a ele alguns metros no início e então já posso sair todo orgulhoso do meu 106 e dizer: "Já viste pah! Nos primeiros metros dei-te corda. Sabes, é tudo uma questão de Física: o meu carro é mais leve que o teu, e mesmo tendo o teu tracção integral, mesmo tendo o teu 6 ou 7 vezes a potência do meu, e tudo o mais, eu como sou mais leve dei-te corda!"
Aliás, eu até vou fazer um picanço contra ele mas montado na minha bicicleta , que é mais leve ainda e tem jantes de 20"! Está mais do que ganho... nos primeiros centímetros o gajo nem me vê!!!Editado pela última vez por LinoMarques; 16 July 2011, 20:30.
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Originalmente Colocado por vindaloo Ver PostÉ que vou-te explicar fisicamente já que é a linguagem que tu entendes:
O peso do carro ou a massa neste caso reflecte-se em aceleração e sem dúvida nenhuma é um parâmetro a ter muito em conta... mas é mais notório em outros aspectos que não os arranques no semáforo até porque se esquecer a condução de um utilitário e começares a falar de carros num arranque tens outro problema muito maior que é o atrito. É a maneira como consegues pôr esses cavalos no chão. Num arranque parado essa é a tua maior limitação. E normalmente qualquer carro de tracção às 4 rodas encosta a um canto em arranque imediato os seus equivalentes (mesmo mais leves sem o diferencial), diferença essa que se esbate à medida que aumenta a velocidade. Mas não, tu vieste comparar com um clio que é um carro sem saída nenhuma ainda por cima... com uma diferença grande de cavalos e com uma resposta super cheia. Aliás, não deve haver muitos carros fwd a sair mais rápido que o subaru, o que não faltam são os que realmente têm mais potência e em 2ª,3ª seguem a sua vida até que o subaru se torna apenas um pontinho no espelho.
Se viste um arranque assim foi porque o condutor do subaru foi frouxo ou acelerado demais. Mas eu até estou convencido que pela literacia dos insultos que me mandas que isso só existiu na tua cabeça.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostOra bem. Então tu viste (e acredito, não estou a pôr isso em causa!) um Clio a ficar com algum avanço num despique com um Subaru Impreza Turbo 4x4. Vai daí, a tua brilhante conclusão é que o Clio é mais poderoso durante esses metros que o Subaru, e (mais espectacular ainda!!!) dizes que isso é tudo resultado da Física! Porque o mais leve tem vantagem. Sim senhora...
Olha, vou combinar com um gajo que eu conheço, que tem um Porsche 911 4x4, e eu vou fazer um picanço com ele no meu Peugeot 106 1.1. Ele permite que eu me adiante a ele alguns metros no início e então já posso sair todo orgulhoso do meu 106 e dizer: "Já viste pah! Nos primeiros metros dei-te corda. Sabes, é tudo uma questão de Física: o meu carro é mais leve que o teu, e mesmo tendo o teu tracção integral, mesmo tendo o teu 6 ou 7 vezes a potência do meu, e tudo o mais, eu como sou mais leve dei-te corda!"
Aliás, eu até vou fazer um picanço contra ele mas montado na minha bicicleta , que é mais leve ainda e tem jantes de 20"! Está mais do que ganho... nos primeiros centímetros o gajo nem me vê!!!
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostEste post explica tudo. Mas duvido que o nosso amigo Fahrenheit esteja à altura de perceber! Ele que nem sabe calcular os consumos de um carro... Triste, mas verdade.
‪Subaru impreza GT vs Citroen saxo VTS 16V‬‏ - YouTube
Agora se o Subaru é Kit Estectico isso não sei, não conheço nem o dono e muito menos o carro...
O Clio conheço, é do meu irmão.
De resto não digo mais nada, como disse o nosso amigo LinoMarques "eu nem calcular os consumos de um automóvel sei", para vossa tristeza essa é a vossa verdade...
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Puseste um vídeo em andamento, antes falaste em arranque de semáforo como queres ter alguma credibilidade?
Mas mesmo que haja um vídeo de uma chocolateira de 85cv diesel seja renault, opel, ford tanto faz a sair à frente dum subaru é porque queimou o arranque ou o gajo do subaru falhou qualquer coisa. Eu já conduzi um subaru, já andei montes de vezes à pendura sei bem o que te estou a dizer...
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"Porém, abaixo das 5000 rotações o V8 4.7 revela alguma dificuldade para mover o GranCabrio com a celeridade esperada. Esmagando o acelerador às 3000 rpm a resposta obtida é bem inferior à de um vulgar TDI. Com a caixa automática ZF em D esta tenta ir buscar motor onde for preciso, reduzindo uma, duas, três ou quatro relações de uma assentada. Já se estivermos em modo manual, a solução passa por esperar (e deixar o TDI dar-nos corda), ou dar ao gatilho até que a agulha do conta-rotações fique acima das 5000 rotações."
Como é que em modo automático se roda a 3000rpm e se consegue pisar o acelerador a fundo e este não fique instantaneamente acima das referidas 5000rpm?
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostO TDI da VW significa Turbocharged Direct Injection.
Aliás não sei se os primeiros TDI tinham intercooler.
Sigla essa que surgiu no grupo VAG no Audi 100, no 2.5 TDI de 88kw (120cv) com o código de motor 1T, isto em 1990/1991.
Todos os TDI sempre tiveram intercooler.
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostSempre tiveram intercooler sim, mas TGV é que se não me engano foi mais tarde.
Salvo erro, no grupo VAG, foi quando o Audi passou a ter o 2.5 com 140cv.
Mas por exemplo, o TGV (surgiu em 1990 e terá sido o primeiro carro de estrada a o usar) já existia no Croma 1.9 TDid, que para final da sua vida e num dos últimos restyling (1993 salvo erro), passou a ser denominado de 2.0TDI (apesar de continuar a ter o motor de 1929cc e 92cv).Editado pela última vez por nto; 17 July 2011, 14:45.
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Originalmente Colocado por Leeth Ver PostEna estou a aprender algo
Ja agora uma questão um bocado offtopic, o HDI do Xsara 2.0 110CV é de geometria fixa ou variável?
O 2.0 HDI de 90cv (código motor DW10 TD), tinha TGFEditado pela última vez por nto; 17 July 2011, 16:56.
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Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver PostO 2.0 HDI 110cv não tinha TGV. Em relação ao de 90cv tinha mais intercooler, turbo com válvula wastegate, gestão electrónica mais sofisticada e pelo duplo volante de motor.
TGV só apareceu com o 136cv. Assim como as 16v.
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