Li hoje isto no Público online (atente-se na parte a bold) e confesso que fiquei surpreendido:
Inquérito do INE
Portugueses já gastam mais energia com os carros do que com a casa
Os hábitos de consumo de energia mudaram radicalmente na última década, revela o inquérito do INE. Portugueses já gastam mais energia nos transportes individuais do que no alojamento.
De acordo com os resultados preliminares do Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico, hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mais de metade (51 por cento) do consumo de energia foi, em 2010, absorvido pelos veículos de transporte individual. É a primeira vez, nos inquéritos do INE, que este valor é superior ao consumo de energia no alojamento.
O inquérito ao consumo de energia tem apenas duas outras edições – 1989 e 1996. Desde então, escreve o INE, “registaram-se profundas alterações nos hábitos de consumo de energia em Portugal”. A principal é os portugueses terem passado a gastar mais energia com os carros do que com a casa.
Em 1989, apenas 21,8 por cento do consumo total de energia dizia respeito aos transportes e, em 1996, esse valor era de 38,4 por cento. No ano passado, ultrapassou os 50 por cento.
O gasóleo é o principal combustível consumido nos veículos de transporte individual, com um peso superior a 60 por cento, que compara com 16,5 por cento em 1989 e com 27,7 por cento em 1996.
Ainda assim, destaca o INE, é notório “um número mais reduzido de alojamentos com veículos a gasóleo, quando comparado com os que têm veículos a gasolina, o que significa uma inversão nas preferências do tipo de combustível utilizado quando comparado com os resultados das edições anteriores do inquérito”.
Portugueses já gastam mais energia com os carros do que com a casa - Economia - PUBLICO.PT
Sendo este um inquérito do INE, até que ponto a amostra poderá servir de exemplo para o mercado português? Têm sido lançados novos e cada vez mais veículos turbo a gasolina, todos eles com performances superiores às versões diesel e com consumos deveras cumpridores.
Será que o encurtar do preço do gasóleo face ao da gasolina está a fazer com que este mercado (quase morto) se reactive?
Inquérito do INE
Portugueses já gastam mais energia com os carros do que com a casa
Os hábitos de consumo de energia mudaram radicalmente na última década, revela o inquérito do INE. Portugueses já gastam mais energia nos transportes individuais do que no alojamento.
De acordo com os resultados preliminares do Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico, hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mais de metade (51 por cento) do consumo de energia foi, em 2010, absorvido pelos veículos de transporte individual. É a primeira vez, nos inquéritos do INE, que este valor é superior ao consumo de energia no alojamento.
O inquérito ao consumo de energia tem apenas duas outras edições – 1989 e 1996. Desde então, escreve o INE, “registaram-se profundas alterações nos hábitos de consumo de energia em Portugal”. A principal é os portugueses terem passado a gastar mais energia com os carros do que com a casa.
Em 1989, apenas 21,8 por cento do consumo total de energia dizia respeito aos transportes e, em 1996, esse valor era de 38,4 por cento. No ano passado, ultrapassou os 50 por cento.
O gasóleo é o principal combustível consumido nos veículos de transporte individual, com um peso superior a 60 por cento, que compara com 16,5 por cento em 1989 e com 27,7 por cento em 1996.
Ainda assim, destaca o INE, é notório “um número mais reduzido de alojamentos com veículos a gasóleo, quando comparado com os que têm veículos a gasolina, o que significa uma inversão nas preferências do tipo de combustível utilizado quando comparado com os resultados das edições anteriores do inquérito”.
Portugueses já gastam mais energia com os carros do que com a casa - Economia - PUBLICO.PT
Sendo este um inquérito do INE, até que ponto a amostra poderá servir de exemplo para o mercado português? Têm sido lançados novos e cada vez mais veículos turbo a gasolina, todos eles com performances superiores às versões diesel e com consumos deveras cumpridores.
Será que o encurtar do preço do gasóleo face ao da gasolina está a fazer com que este mercado (quase morto) se reactive?
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