Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das Marcas Francesas Defuntas: Delahaye,Bugatti,Darracq,Panhard,Delage,Voisin

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    1100 era muito interessante e competitivo.

    O meu preferido é o 1200 S Coupé Bertone.
    1.2 de 80cv muito interessante e carro muito bonito.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
      1100 era muito interessante e competitivo.

      O meu preferido é o 1200 S Coupé Bertone.
      1.2 de 80cv muito interessante e carro muito bonito.

      Eu tive um 1000 (944cc/45cv) dos ultimos (1978), que era uma maquina. Gostei bastante do carrito.

      Comentário


        #63
        A Talbot e a Simca não são bem marcas como as que já postei. Foram marcas comerciais criadas por empresas para vender num determinado contexto de mercado. São bons carros mas a mim pessoalmente fascinam-e mais as marcas fundadas por génios e artistas, que partindo do zero conseguem fazer autênticas obras de arte.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Feelb Ver Post
          A Talbot e a Simca não são bem marcas como as que já postei. Foram marcas comerciais criadas por empresas para vender num determinado contexto de mercado. São bons carros mas a mim pessoalmente fascinam-e mais as marcas fundadas por génios e artistas, que partindo do zero conseguem fazer autênticas obras de arte.
          A mim por exemplo esse tipo de marcas não me dizem nada. Aprecio mais as marcas cujos os seus veiculos são mais acessiveis ao comum dos mortais.

          Comentário


            #65
            Temos que separar ambos os casos, uns queriam democratizar o automóvel outros criam mostrar luxo, arte e ultimas tecnologias sem que no primeiro caso não exista também um pouco destas características.

            Por exemplo a França é forte noutro tipo de áreas menos comerciais e menos relacionadas com o publico.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
              A mim por exemplo esse tipo de marcas não me dizem nada. Aprecio mais as marcas cujos os seus veiculos são mais acessiveis ao comum dos mortais.
              Nos anos 20 e 30 nenhum automóvel era acessível ao comum dos mortais. Carros baratos só apareceram no pós guerra.

              Eu dou valor àquilo que apenas um homem com a sua vontade conseguiu fazer há 100 anos atrás.

              E ainda dou mais valor sabendo que na altura não havia informação como há hoje, nada era informatizado, as parcerias entre empresas eram quase inexistentes. Todas estas marcas e são imensas como se pode ver pelo link do 1º post, surgiram e foram criadas do nada apenas com vontade e saber.

              Comentário


                #67
                A próxima é a famosa: Berliet

                Comentário


                  #68
                  Excelente tópico! Parabéns ao autor!

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Feelb Ver Post
                    Nos anos 20 e 30 nenhum automóvel era acessível ao comum dos mortais. Carros baratos só apareceram no pós guerra.

                    Eu dou valor àquilo que apenas um homem com a sua vontade conseguiu fazer há 100 anos atrás.

                    E ainda dou mais valor sabendo que na altura não havia informação como há hoje, nada era informatizado, as parcerias entre empresas eram quase inexistentes. Todas estas marcas e são imensas como se pode ver pelo link do 1º post, surgiram e foram criadas do nada apenas com vontade e saber.
                    Já estou como o Akagi. Então qual era o interesse de se construirem automoveis?

                    Comentário


                      #70
                      Eu por acaso sou apreciador do grupo Rootes, principalmente IMP e derivados, pena ter falido e pena depois os "restos" serem chamados de Talbot e terem acabado.
                      A PSA ai pronto, não gostei.
                      Mas penso que tenham o nome Talbot guardado.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                        1100 era muito interessante e competitivo.

                        O meu preferido é o 1200 S Coupé Bertone.
                        1.2 de 80cv muito interessante e carro muito bonito.

                        O meu voto vai para o primo Rally 2:



                        Já agora, refira-se que os Simca Rallye, particularmente os Rallye 2 e 3 dominaram a velocidade nacional na categoria 1300 nos anos 70.

                        Para além dos mais acessíveis 1000 coupé e 1200s, a associação com a Matra trouxe alguns desportivos bastante interessantes, os Matra-Simca Bagheera e Murena (este já apanhou a transição Simca-Talbot).

                        Estes carros tinham a particularidade de terem 3 lugares:

                        Bagheera







                        Murena





                        Estes últimos se calhar podiam ficar num tópico sobre a Matra mas acho que não é descabido colocá-los aqui. A dupla Matra-Simca teve ainda uma presença significativa no desporto automóvel inclusivé com uma equipa oficial na Fórmula 1 (Ken Tyrrel foi mesmo campeão do mundo com um chassis Matra mas equipado com motor Ford) e chegaram a vencer as 24h de Le Mans.

                        Já agora, noutro dia num tópico qualquer discutia-se qual teria sido o primeiro SUV do género "Allroad". O mais antigo que conheço é o Matra-Simca Rancho, baseada no Simca 1100:

                        Editado pela última vez por TILT; 06 August 2011, 15:21.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                          Eu por acaso sou apreciador do grupo Rootes, principalmente IMP e derivados, pena ter falido e pena depois os "restos" serem chamados de Talbot e terem acabado.
                          A PSA ai pronto, não gostei.
                          Mas penso que tenham o nome Talbot guardado.
                          Este modelo IMP da Hillman nas versões de duas portas e coupe com a desigação de "California"foi bastante popular nos 60 e 70. Disponha de um motor de 840cc/45cv totalmente construido em aluminio colocado á traseiro (era moda nos 60). Havia uma versão mais luxuosa que foi comercializada com a marca "Singer"

                          Duas portas


                          Coupe California
                          Editado pela última vez por Akagi; 06 August 2011, 15:33.

                          Comentário


                            #73
                            Singer Chamois e Sunbeam Imp e Imp Coupé.

                            Já meti fotos desses carros no fórum.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                              Singer Chamois e Sunbeam Imp e Imp Coupé.

                              Já meti fotos desses carros no fórum.
                              Um pouco offtopic mas já que se fala do grupo Rootes e da Sunbeam, sempre gostei bastante deste:

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                Um pouco offtopic mas já que se fala do grupo Rootes e da Sunbeam, sempre gostei bastante deste:

                                O Grupo Rootes tinha carros bonitos (para a época) e não eram maus

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                  Um pouco offtopic mas já que se fala do grupo Rootes e da Sunbeam, sempre gostei bastante deste:

                                  Não será OT porque é Alpine

                                  Comentário


                                    #77
                                    PANHARD - Marca que fabricava viaturas militares, mas que tambem teve sucesso nos aos 50 e 60, com alguns modelos como estes:

                                    PL 17


                                    PL 24



                                    Nos finais dos 60 deixou a produção automovel, e concentrou-se no fabrico de viaturas blindadas para fins militares.

                                    BRM

                                    Autometralhoras como esta, estiveram no cerco ao Qtl: do Carmo no 25/4/74

                                    AML

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                      Não será OT porque é Alpine
                                      Olha que eu acho que a Alpine francesa não tem nada a ver com os Sunbeam Alpine (e mais tarde Chrysler Alpine) mas não tenho a certeza

                                      Comentário


                                        #79
                                        Esse Panherd PL 24 é belíssimo, pena que seu desenho ficou à sombra do Citroen DS... mas dizem que o PL24 inspirou redesenho do DS ainda mais lembrando que Chapron ou Heuliez modificavam os DS equipandos-os com os faróis do PL 24. A impressão que tenho é que a Citroen nunca se interessou muito pela marca depois de adiquiri-la deixando-a agonizar,

                                        Mas a ironia é que vendo agora esta fotos do Panhard, acho que o novo DS3 tem mais a ver com o PL24 do que com o DS propriamente

                                        Comentário


                                          #80








                                          Berliet foi um construtor francês de automóveis, autocarros, camiões e outros veículos utilitários, baseada em Vénissieux, nos arredores de Lyon, França.

                                          Tudo começa com Marius Berliet, de família humilde e originária do norte de Dauphiné – França, onde seu pai estabeleceu um pequeno atelier de tecido, era o mais velho de uma família de 7 filhos, foi aprendiz tecedor junto ao seu pai. De noite tinha aula de mecânica e de inglês. Aos 24 anos de idade, a pedido do seu pai inventa uma máquina para repuxar couro, foi em 1894, quando constrói então seu primeiro motor.


                                          Marius Berliet começou as suas experiências com automóveis em 1894. Alguns carros de cilindro único foram construídos em 1900 e foram seguidos por um modelo de dois cilindros. Em 1902, Berliet comprou a fábrica da empresa francesa de automóveis Audibert & Lavirotte em Lyon. Berliet começou a construir carro de quatro cilindros com destaque para o radiador tipo colmeia e chassis em aço em vez do habitual em madeira. No ano seguinte, um modelo similar ao seu contemporâneo Mercedes foi lançado. Em 1906, Berliet vendeu a sua licença de fabrico desse modelo à empresa americana American Locomotive Company.

                                          Antes da World War I, A Berliet oferecia uma série de modelos desde 8 CV até 60 CV. A maioria dos modelos tinha motores de 4 cilindros (2412 cc e 4398 cc, respectivamente) e um modelo de 6 cilindros com 9500 cc. de cilindrada. Um modelo com 1539 cc (12 CV) foi produzido entre 1910 e 1912. A partir de 1912, os modelos de 6 cilindros eram fabricados apenas a partir de encomendas individuais.


                                          Em 1917, a Berliet começou a construir camiões para o exército francês. Nesta altura a empresa fabricava cerca de 40 camiões por dia.


                                          A seguir à guerra, 12 CV (2613 cc), 15 CV (3308 cc) e 22 CV (4398 cc) foram produzidos. Um novo 7 CV (1159 cc) foi apresentado em 1924. Novos modelos de 6 cilindros se seguiram em 1927. A partir de 1933, apenas modelos de 4 cilindros (1600cc and 2000cc) eram oferecidos.


                                          O último Berliet sedan de 1936 foi o Berliet Dauphine propulsionado por um motor de 2-litros e utilizando o corpo do Peugeot 302B com pormenores em madeira e radiador na grelha. A produção regular de automóveis terminou em 1939 e a seguir à World War II, a empresa apenas produziu camiões. Apesar disso, mais de 20 novos sedans estavam na fábrica quando os alemães a requisitaram em Junho de 1940, e foram imediatamente colocados ao serviço. A seguir à libertação, do final de 1944 até ao inicio de 1945, cerca de 50 sedans foram montados à mão, em em 1946, os últimos 15 sedans foram acabados per concessionários de Genebra.


                                          Berliet fabricou o maior camião em 1957, o T100 com 600 hp (447 kW). Foi desenhado em 10 meses na fábrica de Courbevoie, nos arredores de Paris. Berliet também fabricou e construiu o VXB-170 com rodas blindadas de transporte pessoal para o exército francês e outros.
                                          Editado pela última vez por Feelb; 07 August 2011, 16:29.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Citroën, Renault e o falecimento




                                            Em Agosto de 1967, foi relatado que a Berliet tinha sido comprada pela Citroën, os accionista da Berliet receberam acções da Citroën em troca da sua participação na Berliet.[2] Em 1966, o último ano da Berliet como empresa independente, eles produziram aproximadamente 17,000 unidades.[2] A seguir à compra a empresa Citroën-Berliet comandava em cerca de 58% do mercado francês de veículos comerciais acima de 6 toneladas.[2] A Citroen na altura era detida pela Michelin desde 1934 devido a uma crise financeira.


                                            Nesta altura, a Michelin era proprietária tanto da Citroën como da Berliet. Contudo, a seguir à 1973 oil crisis, a Michelin decidiu vender estas duas empresas de modo a concentrar-se totalmente do seu negócio principal, os pneus. Assim, em 1974 Berliet foi vendida à Renault, enquanto a Citroen foi vendida à Peugeot. Renault se seguida procedeu à fusão da Berliet com a Saviem para formar a RVI.


                                            A seguir à fusão, o nome Berliet foi substituído e outra grande e histórica empresa francesa acabou.

                                            Comentário


                                              #82
                                              1910 Berliet Type M


                                              Editado pela última vez por Feelb; 07 August 2011, 15:36.

                                              Comentário


                                                #83
                                                1915 Berliet CBA





                                                Editado pela última vez por Feelb; 07 August 2011, 16:34.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Um Berliet conduzido por Jean Porporato na corrida Targa Florio de 1908

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    1903 Berliet 20 CV Demi-Limousine





                                                    Editado pela última vez por Feelb; 07 August 2011, 15:55.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      1904 Berliet 4-cylinder 40hp



                                                      Berliet Type C2


                                                      Editado pela última vez por Feelb; 07 August 2011, 16:17.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        1907 Berliet Curtiss Racer







                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          1912 Berliet Type L14


                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            1913 Berliet AK4



                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Berliet GBC-8KT - Camião tactico 6X6 para uso militar que dispunha de um motor multifuel de 8000cc/125cv, que foi fabricado em Portugal pela MDF (Metalurgia Duarte Ferreira no Tramagal - Abrantes), e que foi o camião tactico por excelencia utilizado pelo Exercito durante a guerra do Ultramar. Ainda hoje existem alguns poucos camiões destes ao serviço em algumas unidades militares.
                                                              Tambem existiu uma versão destinada para o serviço de bombeiros, principalmente para o combate aos fogos florestais. Com o fim da guerra devido a falta de encomendas por parte de Estado, pouco a pouco a sua produção foi diminuindo até ao encerro da produção nos inicios dos anos 80 do seculo passado.
                                                              Hoje esta fabrica pertence a Mitsubushi, onde são fabricados os camiões do modelo "Canter", para a Europa.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X