Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nova pista para Fórmula 1 - Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    zona centro! pelo menos fica a meio caminho do porto e lisboa !

    Comentário


      #92
      citação:Originalmente colocada por Maguire

      F1???? O que é isso? Ainda existe??!!

      Pensei que tinha acabado há alguns anos...


      para quem anda distraído... ;)

      Comentário


        #93
        O dominio já esta registado www.parkalgarve.com

        O ruben Faria é patrocinado pela Parkalgarve, so por ele ter ganho uma etapa do Dakar eles deram-lhe 10000Euros de premios.

        A equipa do Miguel Praia é Patrocinada pelo Autodromo do Algarve

        Comentário


          #94
          Projecto Construção do Autódromo Internacional
          Algarve candidato a receber Fórmula 1


          josé manuel oliveira

          Portimão pretende candidatar-se à realização de Grandes Prémios de Fórmula 1. O repto foi lançado, ontem, pelo presidente da câmara local, Manuel da Luz, ao secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, na apresentação do projecto do Autódromo Internacional do Algarve, com capacidade para 80 mil espectadores e que deverá ficar concluído em 2008, na freguesia da Mexilhoeira-Grande.

          O espaço inclui, além de um kartódromo, um parque tecnológico e um outro de merendas, um hotel de cinco estrelas com 200 quartos e apartamentos turísticos de quatro estrelas, que deverão entrar em funcionamento na mesma altura do autódromo. Para avançar com a obra foram assinados protocolos entre os ministérios do Ambiente e da Economia, como reconhecimento de "interesse público" do projecto considerado estruturante e que representará um investimento de 130 milhões de euros e 1650 postos de trabalho.

          O administrador da Parkalgar (Parques de Tecnologia), Horácio Nunes, promotor do projecto, garantiu que o futuro autódromo estará preparado para a Fórmula 1. A Fórmula 3 e Fórmula 3000 são outras competições que ali terão lugar. "Não há, neste momento, nenhum circuito no mundo que tenha a dimensão de escapatórias que este tem, além da largura de pista e do nível de curvas", sublinhou, adiantando que se trata do "maior circuito da Europa" adaptado para as principais competições automobilísticas e de motos.

          O início das obras está previsto para Outubro de 2006, se entretanto for aprovado o Plano de Pormenor para aquela zona do concelho de Portimão.


          (este texto já pode ser antigo)


          Mais um texto

          Autódromo do Algarve arranca em 2006
          Primeiro projecto de PIN da região

          A construção do Parque de Desportos Motorizados de Portimão, que engloba o futuro Autódromo Internacional do Algarve, será iniciada no primeiro trimestre de 2006, depois da conclusão do Plano de Pormenor. O protocolo de reconhecimento do Potencial de Interesse Nacional (PIN) do projecto – o primeiro da região – foi assinado no dia 20 de Setembro, naquele concelho algarvio, numa cerimónia que serviu igualmente para a apresentação pública do complexo.

          Além do circuito de automobilismo, preparado para provas internacionais, o projecto inclui uma pista de karting, um hotel de cinco estrelas com 200 quartos, 160 apartamentos de luxo e um parque tecnológico.

          Situado na freguesia da Mexilhoeira Grande, o Autódromo do Algarve estará equipado para grandes eventos automobilísticos devido à sua capacidade de acolher 80 mil espectadores, numa área de 70 hectares. A pista de karting ocupará uma extensão de 20 hectares, enquanto o parque tecnológico abrangerá sete hectares do Parque de Desportos Motorizados.

          Recorde-se que o projecto esteve parado durante quase cinco anos, tendo sido desbloqueado pelo Governo no dia 8 de Setembro, na sequência de um despacho conjunto dos ministros do Ambiente e Ordenamento do Território, Nunes Correia, e da Economia, Manuel Pinho, no qual se reconheceu o interesse público daquele parque que implicará um investimento privado de cerca de 145 milhões de euros e criará 1500 postos de trabalho.

          Segundo o despacho, o equipamento "enuncia um conjunto de linhas orientadoras que se coadunam com os principais objectivos que se reconhecem para a região", entre os quais a diversificação da oferta, a redução da sazonalidade da actividade turística, a valorização dos recursos e da competitividade regional, a captação de investimento e a projecção internacional do Algarve.

          04.11.2005


          Mais um texto

          Mãos à obra !
          Por Paulo Moreno / P&M

          Finalmente, nos últimos dias, surgiram duas boas notícias relacionadas com o sector automóvel, que são importantíssimas para o país, uma delas mais especi-ficamente para o Algarve, que certamente irá dignificar o país além fronteiras.

          Primeiro, foi com particular satisfação que se soube que a construção em Portugal, mais concretamente na Autoeuropa, do novo SUV da Volkwagen, está garantida, o que, por um lado vai criar mais umas centenas de postos de trabalho e, consequentemente contribuir para o crescimento da economia nacional.

          O outro assunto, este relacionado directamente com o Algarve, é naturalmente o Autódromo Internacional de Portimão, que, há muito esperava pela declaração de reconhecimento de interesse público do projecto do Parque de Desportos Motorizados de Portimão, Autódromo Internacional de Portimão, que finalmente já foi publicada no “Diário da República”, cujo despacho conjunto dos ministros do Ambiente e Ordenamento do Território, Nunes Correia, e da Economia, Manuel Pinho, atesta a importância daquele projecto que implicará um investimento privado na ordem dos 100 milhões de euros e criará 1.500 postos de trabalho, mais uma forte contribuição para a redução do desemprego em Portugal.

          Refira-se que, o Autódromo Internacional do Algarve integra um autódromo, um kartódromo, um parque tecnológico, um hotel de 4 ou 5 estrelas e 160 apartamentos turísticos, uma infrastrutura que, tão depressa seja executada, tão depressa começará a fazer com que muitas equipas de todo o mundo rumem ao Algarve para testes e, espero eu, no mais curto espaço de tempo, algumas competições de alto nível, como por exemplo a Formula 1, o Moto GP, o Mundial de Superbikes, etc., etc., etc...

          Perante os factos a que aqui fiz referência, que me deixam particularmente satisfeito, só me resta dizer: Mãos à obra !

          Comentário


            #95
            Mais um texto

            Regional

            Autódromo de Portimão quer ser exemplo ambiental


            barlavento Ver Fotos »

            Local do projectado Autódromo de Portimão
            Promotor quer cumprir todas as recomendações do Estudo de Impacte Ambiental. Tudo, para alcançar cer

            TEMAS: Empresas, Ambiente, Turismo

            O promotor do Autódromo Internacional do Algarve garante cumprir todas as medidas de minimização previstas pelo Estudo de Impacte Ambiental, cuja consulta pública está a decorrer até 24 de Agosto.

            A perspectiva da empresa Parkalgar é fazer do projecto, que irá nascer na freguesia da Mexilhoeira Grande (Portimão), um modelo ambiental e, por isso, afirma estar a fazer tudo para, além de obter o parecer positivo das autoridades do Ambiente, certificar o projecto de nascença, respeitando a norma ISO14001, de carácter ambiental.

            «Queremos ser o primeiro projecto de autódromo do mundo a conseguir obter essa certificação», refere o director do projecto Paulo Pinheiro. Segundo este responsável, o modelo de gestão ambiental adoptado permite ter a garantia de respeito pelas mais exigentes normas ambientais, quer no que se refere ao tratamento de águas, de resíduos e de poluentes, quer no que respeita à qualidade do ar e aos níveis de ruído.

            É precisamente para prevenir e corrigir impactes relacionados com estes aspectos que o Estudo de Impacte Ambiental dá algumas orientações. A principal preocupação dos técnicos da IPA, a empresa que elaborou o estudo, incide sobre o ruído. Com base numa simulação efectuada por um conceituado gabinete de engenharia acústica, concluiu-se que, em fase de exploração, «o ruído proveniente do autódromo pode ser significativo, atingindo valores que podem causar incómodo às populações de Pereira e Folga».

            A proposta dos especialistas é que sejam adoptadas barreiras acústicas e modelações de terreno que reduzam o ruído para os limites conformes com a legislação.

            Paulo Pinheiro vai mais além da garantia de adopção da medida minimizadora e disse ao «barlavento» que o projecto da Parkalgar já prevê uma barreira arbórea à volta do circuito e mais duas barreiras físicas de material absorvente no final da meta e na curva parabólica. «Segundo o estudo, com a construção dessas barreiras, não haverá garantidamente ruído em nenhuma das zonas sensíveis identificadas», assegura o director do projecto.

            Para se certificar que assim acontecerá, foi definido um plano de monitorização que prevê o acompanhamento das diversas fases do projecto por especialistas que certificam a correcta implementação das medidas implantadas. Aspectos como as terras escavadas, os recursos hídricos, a qualidade das águas, o ruído e a qualidade do ar vão estar constantemente sob a lupa.

            Foi ainda elaborado um programa de acompanhamento ambiental para a fase de construção e foram definidas as linhas do sistema de gestão ambiental de todo o complexo.

            O projecto prevê o recurso a energias renováveis, tanto no aquecimento de água, como na produção de energia eléctrica. «Vamos ter uma central de produção de energia eléctrica através de painéis fotovoltaicos, com capacidade para produzir 200 kW, que já está licenciada pelo Ministério da Economia», refere. Além disso, estima o promotor que mais de metade da energia consumida pelas empresas que se fixem no parque tecnológico seja produzida por painéis fotovoltaicos dedicados.

            Há ainda um sistema de tratamento de águas residuais inovador para estas indústrias e um sistema de decantação e separação de hidrocarbonetos para o autódromo, que prevê o reaproveitamento de águas tratadas para a rega.

            «É um investimento inicial mais elevado, mas dá-nos garantias de que não vamos ter problemas, quer com os nossos vizinhos, quer com os nossos utilizadores», justifica Paulo Pinheiro, para quem este cariz ambiental também representa uma mais-valia comercial e uma política de gestão com benefícios a médio prazo.

            O Autódromo Internacional do Algarve aguarda há três anos aprovação, que tem estado dependente de despacho governamental de interesse nacional. O secretário de Estado do Turismo Bernardo Trindade revelou, há duas semanas, a existência de um acordo com a Secretaria de Estado do Ordenamento do Território que garante esse despacho.

            O projecto fica agora dependente da aprovação da Avaliação de Impacte Ambiental, para poder ver o plano de pormenor da área viabilizado.


            AUTARQUIA ACREDITA NO PROMOTOR

            O presidente da Câmara de Portimão Manuel da Luz considera que o projecto do Autódromo Internacional «é tão caro e importante nas perspectivas turística, desportiva e económica, que a autarquia não iria deixar que fosse posto em causa por desrespeito ambiental». «Seria desastroso para o promotor não cuidar do aspecto ambiental», reforça. O autarca diz que a empresa Parkalgar sabe da «sensibilidade ambiental» da Câmara e dos organismos regionais e, como tal, «sabe que não iríamos aceitar de ânimo leve qualquer remedo de estudo de impacte ambiental que não previsse a solução das questões levantadas». Manuel da Luz diz, porém, estar convencido de que o promotor partilha dessa sensibilidade ambiental, «até porque abordou por várias vezes inúmeras organizações não governamentais da área do ambiente».

            (Pormenores do EIA na edição impressa)

            4 de Agosto de 2005 | 11:37
            joão tiago


            Mais um texto

            Tiago Monteiro quer autódromo no Algarve
            20-11-2006 6:40:00


            O piloto já conhece o projecto do Autódromo Internacional do Algarve e mostrou-se disponível para “colaborar no que for preciso”.


            “É uma boa oportunidade para Portugal voltar a estar na Fórmula 1”, disse Tiago Monteiro ao Observatório do Algarve, à margem do Rali Casinos do Algarve, que decorreu este fim-de-semana em Portimão.

            O piloto, que foi convidado para conduzir o ‘carro 0’ da prova, admitiu estar “por dentro” daquele que considera ser um “excelente projecto” e mostrou-se disponível para dar uma ‘mãozinha’.

            “Estou disponível para ajudar no que for preciso. Não há melhor presente do que correr no perante o nosso público. Seria um bónus enorme”, sublinhou.

            O projecto do Autódromo Internacional do Algarve, no Sítio do Escampadinho, próximo da Mexilhoeira Grande, aguarda agora a fase de discussão pública.

            Trata-se de um investimento “prioritário” para a Câmara de Portimão, que, para além do autódromo, inclui um kartódromo, um complexo turístico, com hotel de cinco estrelas e 140 apartamentos turísticos, e um parque tecnológico para investigação e desenvolvimento de componentes de automobilismo e motociclismo de competição.

            De acordo com Paulo Pinheiro, da empresa Parkalgar, responsável pelo projecto, a obra pode ficar concluída em 18 meses, após receber ‘luz verde’ para avançar.



            Pedro Maia



            Comentário


              #96


              encontrei esta foto num forum estrangeiro

              http://www.sportnetwork.net/boards/r...&t=350&sid=495

              Comentário


                #97
                Devia ser feito na Zona litoral Norte... o sul ja tem oferta de eventos em demasia...

                Comentário


                  #98
                  Mansores

                  Comentário


                    #99
                    Em relação ao Estadio do Algarve, aquilo é um elefante branco porque alguem o quer assim.
                    Aqulele estadio integrado num complexo desportivo poderia ser um dos melhores centros de estagio da Europa. Com o clima unico e equipamentos desportivos e tecnicos á altura seria uma aposta vencedora.

                    Quanto ao autodromo de Portimão, tenho ideia de na altura ser falado que Bernie Ecclestone seria um dos principas prometores e investidor do projecto.

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                      Mas o Algarve interessa para alguma coisa [?]

                      Mas tu utilizas a cabeça para alguma coisa ? [:0]

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                        citação:Originalmente colocada por alfamaniaco

                        No norte.. tinham os autodromos sempre cheias...
                        Basta comparar o numero de publico presente no estoril historic festival cars e o grande prémio da boavista, no porto.
                        Eu estive nos dois eventos e a diferença de publica foi abismal....O porto tinha as ruas cheias!
                        Agora há uma coisa que foi feita no porto, que não vejo ser feita em lisboa aquando as corridas no estoril.. Publicidade!
                        O facto de a maior parte das pessoas não te de se deslocar a determinado ponto ajuda, e o simples facto de ser dentro de uma metrópole ajuda e muito.

                        Não compares.
                        Ponto 1: -A pista foi pensada para ser rentável sem a F1 ( por enquanto a F1 nem esta nos planos )
                        Ponto 2: -Se alguma vez existir F1, será no Verão, onde a população no Algarve é superior à da metrópole.
                        Ponto 3: -As infra-estruturas hoteleiras do Algarve permitem alojamentos de melhor qualidade aos turistas e equipas da F1
                        Ponto 4: -A pista será um parque tecnologico com exploração anual e não sasonal, tal como sempre aconteceu no Estoril.
                        Ponto 5: -As condições climatericas do Algarve permitem que qualquer equipa ou fabricante teste durante todo o ano, com custos muito mais reduzidos.
                        Ponto 6: -A meros quilometros está projectado um dos maiores centros de estágio de alta competição; alguma vez feito na Europa/Mundo.
                        Ponto 7: -O investimento será privado ao contrario do estádio do Algarve!

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por ARDav

                          citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                          ideal é onde está...
                          já está feita

                          aqui nas mãos de quem sabe fazia-se ali uma coisa fixe.

                          Estive lá no paddock a ver os GT's e entendi pq raio é que a F1 não vem cá.
                          exacto, ninguém aproveita o Estoril! é mau [8)]
                          Ninguém aproveita porque não deixam aproveitar....( há quem prefira perder dinheiro )
                          Além disso o Estoril é deplorável, em termos de condições[|)]
                          É uma pobreza comparar aquele autodromo com os da actual F1[|)]

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por 3com

                            citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                            Mas o Algarve interessa para alguma coisa [?]

                            Mas tu utilizas a cabeça para alguma coisa ? [:0]
                            x2 ;)

                            Que frase mais triste essa do Algarve...

                            Em relação ao tópico, para mim já era bom que a fórmula 1 voltasse a Portugal... seja onde fôr que eu não sou esquisito... :D

                            Comentário


                              já ouvi falar de um projecto para um grande Parque de diversões (da qualidade dos Espanhois) para os Terrenos do Autodromo do Estoril, esse Parque teria como tematica os descobrimentos.

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por Phanter

                                já ouvi falar de um projecto para um grande Parque de diversões (da qualidade dos Espanhois) para os Terrenos do Autodromo do Estoril, esse Parque teria como tematica os descobrimentos.
                                Realmente faz mais sentido do que um autódromo ali... :D

                                Comentário


                                  Leio aqui com cada barbaridade!!! [8][8][8][8]

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X