Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Focus e os travões traseiros.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por petinga Ver Post
    Boas,

    Então mas digam-me uma coisa, é possível ter ESP com travões de tambor atrás? É que estou a achar estranho a versão de 115cv do Focus não ter ESP de série.
    A culpa pela confusão do ESP é minha, porque estava a confundir a Ford com a VW (antigamente na VW, Skoda e Seat quando se queria ESP, os carros vinham com discos atrás).

    É claro que pode haver carros com ESP e tambores, agora o sistema não é tão evoluido e eficaz como o que trás os 4 discos (isto foi o que me foi explicado), devido ao maior aquecimento dos travões de tambor e consequente perda de eficácia, também devido à propria eficácia dos sistemas de tambor a travar (mais lentos e com "menos" força a travar).
    Editado pela última vez por PSerra; 25 August 2011, 15:47.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
      Isso também depende muito dos pneus como podes ver (o que trava pior é o único que têm pneus 205 em jante 16")
      Também é o mais leve.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        Ok. Acredito então que possa haver diferenciação de mercado para mercado (como muitas vezes acontece).

        PeugeotSales por curiosidade, no caso do Focus 5 portas, se alguém pretender ter discos atrás, qual o extra que terá de adicionar (isto se tal fôr possivel)?

        Se achares por melhor, podes responder por PM.
        Não existe esse extra.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Que eu saiba, o Focus MK3 já trazem todos discos atrás.

          Agora o MK1 e Mk2 é que dependia dos extras.

          Sendo no entanto que o Focus 1.4, nunca teve "direito" a discos atrás.
          Obrigado pelo esclarecimento!

          Comentário


            #35
            É uma situaçao curiosa , será que o tambor traz assim tantas desvantagens ??

            Ainda ontem passei do meu honda para o focus mk1.5 com o 1.4 e tambor atrás e o carro trava estupidamente muito bem , muito mais que o meu civic .

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
              É uma situaçao curiosa , será que o tambor traz assim tantas desvantagens ??

              Ainda ontem passei do meu honda para o focus mk1.5 com o 1.4 e tambor atrás e o carro trava estupidamente muito bem , muito mais que o meu civic .
              Depende do que consideras "desvantagens"...

              Se acrescentar mais 1 metro que seja á travagem é desvantagem!

              Já nem falo que é uma "rafeirice" não vir mais isso são outras questões

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                Não existe esse extra.
                Ok, pensei que houvesse.

                Então e como já referido na página anterior (e como acontece em todas as marcas), há variações para os diferentes mercados.

                Isto porque na França, também o Focus de 95cv versão Trend, apresenta discos atrás.

                Já agora: http://www.auto-museum.net/vehicule/...i_95_2011.html
                Editado pela última vez por nto; 26 August 2011, 09:27.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                  Depende do que consideras "desvantagens"...

                  Se acrescentar mais 1 metro que seja á travagem é desvantagem!

                  Já nem falo que é uma "rafeirice" não vir mais isso são outras questões
                  Mas deve notar-se mais a velocidades grandes e em estradas onde queiras usufruir mais do carro não?

                  No dia-a-dia não deve fazer uma diferença assim tão significativa.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                    Mas deve notar-se mais a velocidades grandes e em estradas onde queiras usufruir mais do carro não?

                    No dia-a-dia não deve fazer uma diferença assim tão significativa.
                    Ando com carros com as duas modalidades (travões disco atrás vs tambores), e no carro que ando no dia a dia (focus) não se nota a diferença.


                    Aliás em ambos os carros ja tive que fazer travagens de emergência, e ambos portaram-se bem de igual modo.
                    Aliás nessa situação fiquei agradávelmente surpreendido com o focus, muito competente juntamente com o ABS.

                    Claro está que provavelmente ficas melhor servido com discos atrás, no entanto para o dia a dia, concordo ctg, a diferença será desprezável.

                    Comentário


                      #40
                      Penso até que a maioria dos veiculos pesado usa tambores. A grande desvantagem é a fadiga á travagem numa condução mais viva, no dia a dia não tras grandes diferenças

                      Comentário


                        #41
                        Cá em casa temos um Focus comercial de 2006 (é o 1.6 de 109cv) com tambores a trás e até não trava mal
                        O unico problema é mesmo o travão de mão que não tem força praticamente nenhuma, em subidas/descidas só agarra mesmo em cima e mesmo assim descai sempre alguma coisa (tem de ficar engatado).

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                          Cá em casa temos um Focus comercial de 2006 (é o 1.6 de 109cv) com tambores a trás e até não trava mal
                          O unico problema é mesmo o travão de mão que não tem força praticamente nenhuma, em subidas/descidas só agarra mesmo em cima e mesmo assim descai sempre alguma coisa (tem de ficar engatado).
                          Olha que isso não me parece normal, o meu agarra ao fim do primeiro 'click' e fica preso sem problemas nenhuns.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por WM Ver Post
                            Olha que isso não me parece normal, o meu agarra ao fim do primeiro 'click' e fica preso sem problemas nenhuns.
                            O nosso tem 170 mil quilometros e a unica manutenção que foi feita nos tambores foi uma limpeza á cerca de meio ano e continuou igual (se bem que sempre foi assim). Mesmo depois de inumeras afinações continua igual, em plano trava, mas se for numa subida/descida não. Não sei ao certo quantos dentes tem o travão do focus, mas só mesmo no ultimo é que ele se segura e mesmo assim ao sair e a entrar ouve-se um rugir (como se as cintas estivessem a deslizar). Não tenho muita "confiança" neste sistema, deixo-o sempre engatado e mesmo assim...

                            aliás em plano se o travar só com dois ou três dentes, se o empurrar ele anda, com muito esforço, mas anda

                            Comentário


                              #44
                              Sei de uma MeganeII que mesmo engatada não se segura numa pequena rampa com pouca gravilha.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                aliás em plano se o travar só com dois ou três dentes, se o empurrar ele anda, com muito esforço, mas anda
                                O Focus lá de casa tem o mesmo "feitio".
                                Quando me der na telha, faço a afinação do travão de mão

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                  Ando com carros com as duas modalidades (travões disco atrás vs tambores), e no carro que ando no dia a dia (focus) não se nota a diferença.


                                  Aliás em ambos os carros ja tive que fazer travagens de emergência, e ambos portaram-se bem de igual modo.
                                  Aliás nessa situação fiquei agradávelmente surpreendido com o focus, muito competente juntamente com o ABS.

                                  Claro está que provavelmente ficas melhor servido com discos atrás, no entanto para o dia a dia, concordo ctg, a diferença será desprezável.
                                  Pois. Eu na Focus tenho discos. Mas no GP tenho tambores e trava bem, noto mais é quando vou a velocidades mais elevadas, o ruido e a maior dificuldade em aguentar muito tempo..
                                  Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                  Penso até que a maioria dos veiculos pesado usa tambores. A grande desvantagem é a fadiga á travagem numa condução mais viva, no dia a dia não tras grandes diferenças
                                  Tambem concordo.
                                  Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                  Cá em casa temos um Focus comercial de 2006 (é o 1.6 de 109cv) com tambores a trás e até não trava mal
                                  O unico problema é mesmo o travão de mão que não tem força praticamente nenhuma, em subidas/descidas só agarra mesmo em cima e mesmo assim descai sempre alguma coisa (tem de ficar engatado).
                                  Isso não é muito normal. No Polo tambem tenho de puxar mais o travão de mão. No GP nem por isso. Para alem disso tenho Hill Holder e o gajo funciona bem.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                    Sei de uma MeganeII que mesmo engatada não se segura numa pequena rampa com pouca gravilha.
                                    Mas nesse caso as rodas giram ou os proprios pneus é que não a seguram? isso sim parece ser estranho!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por 3BG Ver Post
                                      Mas nesse caso as rodas giram ou os proprios pneus é que não a seguram? isso sim parece ser estranho!
                                      Os pneus, mas muito lentamente. Segundo consta já aconteceu o mesmo lá a um MB C220 w203.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Eu fico com os meus discos atrás obrigado.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                          Os pneus, mas muito lentamente. Segundo consta já aconteceu o mesmo lá a um MB C220 w203.
                                          Se a inclinação for muita, é possivel. Aqui em casa na entrada para a garagem temos uma descida em calçada com bastante inclinação e que basta estar molhado para o passat escorregar. Ao sair a mesma coisa, muitas vezes patina

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                            Eu fico com os meus discos atrás obrigado.
                                            ninguém tos pediu

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              É uma situaçao curiosa , será que o tambor traz assim tantas desvantagens ??

                                              Ainda ontem passei do meu honda para o focus mk1.5 com o 1.4 e tambor atrás e o carro trava estupidamente muito bem , muito mais que o meu civic .
                                              Na prática e para um uso no dia-a-dia...não.

                                              Especialmente em piso seco e com condução dita "normal" julgo que ninguém deverá conseguir notar a diferença se forem tambores apenas atrás. A grande fragilidade dos tambores é manter a performance a temperaturas muito elevadas...coisa a que os discos também não escapam (dependendo dos travões), mas sofrem menos.

                                              A conduzir como um anormal ou numa pista, nota-se o curso do pedal a aumentar...uma crescente falta de acutilância. Mas de novo, se forem travões de tambor atrás e discos à frente vais notar perdas dinâmicas apenas em travagens fortes feitas em curva, especialmente na estabilidade. Mas aqui estamos a falar de um abuso muito para além do que se deve fazer em condução simplesmente "apressada".

                                              De qualquer forma, em carros com discos às 4 rodas também podes experimentar mais ou menos fadiga, pedais mais ou menos esponjosos em circunstâncias semelhantes. Já conduzi carros com tambores que me pareceram travar muito melhor que outros que mais pareciam ter bases de copos como travões. Portanto, ignorando a estética, para mim, o que o construtor decidiu é com certeza porque se adequa.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Isso é relativo tambores ou discos, o mk1 com tambores trava melhor do que alguns concorrentes com discos atrás...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Depois de muita coisa já ter sido escrita, volto á pergunta:

                                                  Se a montagem de travões de disco no eixo traseiro, é mais onerosa para os construtores, e se o aumento de eficácia não se faz notar e se mesmo com tambores pode ter ESP. Porquê então, automoveis da mesma gama terem essa diferença. Altruismo da VW, Renault, Citroen etc etc.? Não me parece.

                                                  Cumprimentos

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Seja como for, o focus não é o unico do seu segmento com travão tambor atrás...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                      Seja como for, o focus não é o unico do seu segmento com travão tambor atrás...
                                                      Olha que neste momento não há muitos mais. Na verdade não me lembro de mais nenhum .

                                                      Mas não o deixava de comprar por isso..

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Tiro e Queda Ver Post
                                                        Depois de muita coisa já ter sido escrita, volto á pergunta:

                                                        Se a montagem de travões de disco no eixo traseiro, é mais onerosa para os construtores, e se o aumento de eficácia não se faz notar e se mesmo com tambores pode ter ESP. Porquê então, automoveis da mesma gama terem essa diferença. Altruismo da VW, Renault, Citroen etc etc.? Não me parece.

                                                        Cumprimentos
                                                        Não deve haver uma razão apenas para explicar isso...mais uns milhares se calhar.

                                                        Desde o projecto e das intenções do marketing e diferentes versões para aquele carro...à pura e fria análise de vantagens, custos, fornecedores, stock, performances, durabilidade, patentes, standardizações, manutenção e rede de suporte e até mesmo estética....etc etc etc etc etc etc...de certeza que são muitas e variadas razões.

                                                        Só conhecendo o caso específico por dentro (e bem por dentro) deve ser possível enunciar todas...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Tiro e Queda Ver Post
                                                          Depois de muita coisa já ter sido escrita, volto á pergunta:

                                                          Se a montagem de travões de disco no eixo traseiro, é mais onerosa para os construtores, e se o aumento de eficácia não se faz notar e se mesmo com tambores pode ter ESP. Porquê então, automoveis da mesma gama terem essa diferença. Altruismo da VW, Renault, Citroen etc etc.? Não me parece.

                                                          Cumprimentos
                                                          Como referido, haverá milhentas variáveis.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                            Olha que neste momento não há muitos mais. Na verdade não me lembro de mais nenhum .

                                                            Mas não o deixava de comprar por isso..
                                                            Peugeot?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                              Peugeot?
                                                              Pensava que tinha, tenho de estar atento.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X