Mesmo tendo em conta a caixa mais longa o Diesel tem uma faixa mais curta.
Os Otto atmosféricos costumam ter uma oscilação relativamente baixa do binário com a rotação, e mesmo os turbinados não fazem tanta diferença de dentro para fora do regime de binário máximo porque funcionam a pressões inferiores.
Hoje em dia os melhores TD com TGV conseguem manter um binário aceitável em altas mas continuam a sofrer do lag em baixas.
Por exemplo um 2.0TDI vai precisar de mais trocas de mudança do que um 2.0TFSI porque se a rotação vai muito abaixo das 2000 não há motor para ninguém, enquanto no TFSI tens binário máximo às 1500rpm e até podes ir ao relanti que (devido à caixa mais curta) a rotação sobe tão depressa que o comportamento abaixo disto acaba por não ter importância.
Se falarmos do 3.2FSI então ainda melhor, tens binário quase máximo desde o relanti e podes andar o dia todo em 6ª (em teoria só tens que reduzir quando a velocidade for tão baixa que obriga o motor a funcionar abaixo do relanti).
Os Otto atmosféricos costumam ter uma oscilação relativamente baixa do binário com a rotação, e mesmo os turbinados não fazem tanta diferença de dentro para fora do regime de binário máximo porque funcionam a pressões inferiores.
Hoje em dia os melhores TD com TGV conseguem manter um binário aceitável em altas mas continuam a sofrer do lag em baixas.
Por exemplo um 2.0TDI vai precisar de mais trocas de mudança do que um 2.0TFSI porque se a rotação vai muito abaixo das 2000 não há motor para ninguém, enquanto no TFSI tens binário máximo às 1500rpm e até podes ir ao relanti que (devido à caixa mais curta) a rotação sobe tão depressa que o comportamento abaixo disto acaba por não ter importância.
Se falarmos do 3.2FSI então ainda melhor, tens binário quase máximo desde o relanti e podes andar o dia todo em 6ª (em teoria só tens que reduzir quando a velocidade for tão baixa que obriga o motor a funcionar abaixo do relanti).
Comentário