Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Depois de um Corolla D-4D 2.0 um C30 DRIVe... pouco motor para um Volvo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
    Como ja disse, eu tenho um 2.0 D-4D, tenho um 1.6 Tdi e conduzo várias vezes um 1.6 Hdi

    Desses 3 para conduzir? 2.0 D-4D

    Melhor compromisso? 1.6 Hdi (no geral é o melhor diesel de baixa cilindrada do mercado)

    Melhores consumos? 1.6 Tdi (o Hdi gasta mais e vibra mais, mas atenção que ainda não tive contacto com o revisto de 8V)

    Qual preferia? 2.0 D-4D com zero quilómetros de novo e montado no Octavia
    Melhor que o 1.6d da BMW (que equipa o Mini Cooper D)? Não me parece. Pelo menos em ruído, vibrações, e suavidade de funcionamento, o BMW é melhor. Em prestações e consumos devem ser equivalentes.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
      Melhor que o 1.6d da BMW (que equipa o Mini Cooper D)? Não me parece. Pelo menos em ruído, vibrações, e suavidade de funcionamento, o BMW é melhor. Em prestações e consumos devem ser equivalentes.

      Por acaso lembro-me que um dos argumentos dos HDi sempre foi o silêncio de funcionamento.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
        Não sei, a caixa de 6 pode ser um pouco tipo o "downside", até já ouvi dizer que o anterior de 109cv era mais agradável em baixas, mas nesse aspecto não posso contestar porque não conheço este motor.
        Ainda mais linear em baixas (abaixo do regime de binário máximo) era o 1.6 HDI de 92cv.

        O motivo é simples: sendo estes motores turbo-dependentes, se são extraídos quase 20cv a menos, o turbo não precisa de ser tão grande, o que lhe dá uma vantagem do ponto de vista da rotação onde ele começa a ter uma presença notória (abaixo do de 110cv).

        Onde o de 110cv é melhor é precisamente nos regimes mais elevados (acima das 3000 rpm), mesmo face ao novo 1.6.

        Este novo 1.6 conseguiu ir buscar o binário máximo mais cedo, mas também acaba mais cedo, sendo algo asmático comparado com o 1.6 de 110cv no final do conta-rotações. Mas a caixa de 6 velocidades vem bem ajustada a essa resposta (pelo menos na Peugeot), melhorando um bocado os consumos em AE (ponto fraco do 1.6 HDI original com caixa de 5 nos PSA).

        Em termos gerais, é certo que a evolução do HDI trouxe um motor mais suave e sereno, sendo até cruel comparar as duas gerações do 1.6 HDI.

        Face ao D4D, terá certamente também uma melhoria em termos de suavidade de funcionamento (quer em som quer em vibrações), mas atenção que 2.0 D4D já era um bom motor nesse campo, e a cilindrada adicional e menores restrições ambientais facilmente o tornavam num motor mais interessante em termos de desempenho puro.

        A questão da resposta em baixas é logo ajudada pela cilindrada adicional, e não sendo um motor extremamente potente, também dificilmente teria um turbo gigantesco.

        Eu diria que é impossível sair de um Corolla para um C30 e ficar desiludido no global.
        É um carro mais recente com tudo o que isso acarreta.

        Eu só ajustaria as expectativas face a diferenças de desempenho e fiabilidade, pois se face ao desempenho se possa esperar algo não muito diferente, na fiabilidade é preferível assumir logo um pequeno downgrade (não me referindo especificamente ao motor).

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por tabua Ver Post
          Por acaso lembro-me que um dos argumentos dos HDi sempre foi o silêncio de funcionamento.
          É verdade, mas não nos esqueçamos que a evolução é contínua e os fabricantes não andam a dormir (excepto os que estão falidos ou perto disso).

          O 1.6 HDi montado no C4 I era incomparavelmente mais silencioso que o 1.9 TDI montado num Golf ou mesmo um 2.0d montado num E46 (que ao ralenti consegue ser pior que o TDI equivalente).

          Só que a evolução do 1.6 TDI transformou o 1.6 HDI (1ª versão) numa coisa rude (e digo isto tendo 126.000 km ao volante do HDI e saindo directamente de um para o outro)...
          ...sendo que depois o 1.6 HDI teve esta nova geração onde quase tudo mudou.

          Ou seja, não podemos olhar para uma afirmação sobre um motor como uma coisa estática e aplicável ao longo do tempo, pois isso seria como dizer que o iPod original é o leitor de mp3 de maior capacidade e compacto que existe.

          Não é...já foi!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Eu diria que é impossível sair de um Corolla para um C30 e ficar desiludido no global.
            É um carro mais recente com tudo o que isso acarreta.

            Eu só ajustaria as expectativas face a diferenças de desempenho e fiabilidade, pois se face ao desempenho se possa esperar algo não muito diferente, na fiabilidade é preferível assumir logo um pequeno downgrade (não me referindo especificamente ao motor).
            Exacto, na globalidade tenho a convicção que mudei para melhor (de outro modo não faria sentido a troca).

            Quanto a performance, continuo de acordo contigo... mudou-se para algo semelhante - talvez inferior nalguns aspectos, mas não drasticamente. Não espero grandes problemas de fiabilidade na Volvo (já lidei muito com esta marca, pois é a marca de eleição de um familiar meu, ainda que ele lide só com os modelos top), mas por vezes é um calhar.

            cpts
            Editado pela última vez por kashmir; 04 September 2011, 14:54.

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X