Originalmente Colocado por PetrolHead019
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Um M diesel se vier a acontecer no fundo até se compreende.
Os M têm vindo a evoluir num sentido de algum aburguesamento, maiores, mais pesados e mais dóceis.
Por outro lado a evolução nos motores diesel tem sido notável e a BMW vai à frente na corrida aos cavalos na generalidade das categorias de motores.
A intersecção destas duas linhas, pode de facto dar origem a algo deste tipo.
Carros mais puristas e radicais como o M3 E30 começam a ser uma espécie em vias de extinção, em parte porque os carros actualmente andam tanto que sem ajudas as coisas simplesmente começam a passar-se demasiado rápido para a generalidade dos mortais
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Por partes...
Se esses números se confirmarem, 500cv extraídos de um 3000cc a diesel, sem que o motor estoire ao fim de uma prova de drag (aposto que vão aparecer imensos videos no youtube de M5d's a baterem em super-ottos) é notável, goste-se ou não do combustível que o alimenta.
Por outro lado, mais uma vez, tem a letra M.
Como vimos no 1M, o pormenor de trazer um motor "de série" já deu polémica suficiente, mas acabou por ser pormenor atenuado pelo "fun factor" do carro, graças ao hardware extraído directamente do M3.
Mas analisemos a coisa...
3.0 litros diesel com número indiscriminado de turbos... tendo em conta os números especulados, para aguentar toda essa força tem de ser reforçado a todos os niveis.
Junte-se uma embraiagem e uma caixa capaz de lidarem com o binário do tijolo. Devem ter de recorrer a máquinas industriais para isso.
E, para pôr tudo no chão eficazmente, tracção às 4.
Ora, o M5 já pesa 1900kg, este deverá ir para quanto???
Conseguirá a M dar pés de bailarina a um bisonte destes? Os X5 e X6M foram um flop dinâmico, com a tracção às 4 dos mesmos a não contribuirem para um apuramento da experiência de condução.
Acabo por ver este futuro modelo mais como o sucessor espiritual do Audi Rs6... autobahn crusher! É sem dúvida o palco de eleição para qualquer mega-diesel. Regimes estabilizados e elevadas velocidades de cruzeiro...
O factor "fun" será sempre associado a coisas mais ligeiras e rotativas.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostUm M diesel se vier a acontecer no fundo até se compreende.
Os M têm vindo a evoluir num sentido de algum aburguesamento, maiores, mais pesados e mais dóceis.
Por outro lado a evolução nos motores diesel tem sido notável e a BMW vai à frente na corrida aos cavalos na generalidade das categorias de motores.
A intersecção destas duas linhas, pode de facto dar origem a algo deste tipo.
Carros mais puristas e radicais como o M3 E30 começam a ser uma espécie em vias de extinção, em parte porque os carros actualmente andam tanto que sem ajudas as coisas simplesmente começam a passar-se demasiado rápido para a generalidade dos mortais
Por isso a solução para brinquedos do futuro, é largar a luta de pilinhas que são a obtenção de cavalos apenas para se dizer que temos mais que o outro e adoptar a via anorética com modesto número de equideos.
O e30 M3 demonstra essa permissa melhor que nenhum outro.
Performance ao nivel de um supercar resulta apenas numa criatura frustrante de usar, já que mesmo usando uma pequena parte do potencial do carro, já vamos depressa demais.
Cavalagens mais modestas com pesos mais comedidos, permite usar mais do potencial do carro durante mais parte do tempo.
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Originalmente Colocado por Cobra Ver PostUma coisa é chamar um carro de ///M, outra coisa é esse carro ser um ///M.
Mas ainda terá qualquer coisa que o tornará especial, a BMW é especialista nisso.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostConcordo.
Por isso a solução para brinquedos do futuro, é largar a luta de pilinhas que são a obtenção de cavalos apenas para se dizer que temos mais que o outro e adoptar a via anorética com modesto número de equideos.
O e30 M3 demonstra essa permissa melhor que nenhum outro.
Performance ao nivel de um supercar resulta apenas numa criatura frustrante de usar, já que mesmo usando uma pequena parte do potencial do carro, já vamos depressa demais.
Cavalagens mais modestas com pesos mais comedidos, permite usar mais do potencial do carro durante mais parte do tempo.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostQuanto a ser um drivers car naquele sentido mais purista, não será ! Com o hardware em causa, concordo com o Crash será mais um TGV de Autobah.
Mas ainda terá qualquer coisa que o tornará especial, a BMW é especialista nisso.
Com o 1M até se toleram os turbos, que acrescentaram alguma racionalidade e virilidade à coisa pelo menos em baixos e médios regimes...
Já o diesel é algo que não dá para contornar por muitos turbos que se metam à mistura...
Mas a ver vamos, na prática é um balão de ensaio, vamos ver como corre!
Já ameaçam a mesma solução para o futuro M3 a gasolina...
E nota que o M5 nunca foi um drivers car puro, tem sempre um grande compromisso atrás!
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostNão me parece de todo ser um diesel a passar. Não tem uma nuvem de fumo atrás. Portanto não é diesel....
Oh GPL tu e a mania da fiabilidade dos diesel. Por acaso já reparaste que o intervalo das revisões dos diesel é bm mais alargado que dos otto? Ahhh pois, é da fiabilidade...
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Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver PostApenas uma nota sobre as revisões...Depende...o meu M leva quase o dobro de kms para ir à revisão do que o normal Leon TDi...e não troca a corrente...mas o Leon troca a correia...e o óleo XPTO dos Ms fica-me mais barato que o óleo para os TDi PD...
Também não vamos exagerar.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostMas sabes perfeitamente que os turbodiesel actuais (o teu penso que ainda não usa os sistemas piezoeléctricos que agora estão a entrar na moda) têm muito mais coisas para avariar que um típico Otto atmosférico e muito mais caras de substituir.
E mesmo os Otto turbinados embora tenham muita complexidade não usam componentes tão caros.
Por acaso no teu DCI não avariou nada, mas se calhar bastava ter avariado um injector ou o turbo (das peças que avariam mais frequentemente nos TD) que o custo de manutenção somado até à data já ultrapassava o do Astra.
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Muitos de nós consideram um sacrilégio um desportivo diesel.
Uma espécie de filho bastardo vindo das fauces do inferno.
Talvez seja, pura e simplesmente, um sinal do fim dos tempos...
...Mas não tenho dúvidas que um M diesel venderá melhor cá do que um M otto... mesmo que os donos se entretenham a arrancar os "d" junto à sigla "M"!
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Originalmente Colocado por To Ver PostMuitos de nós consideram um sacrilégio um desportivo diesel.
Uma espécie de filho bastardo vindo das fauces do inferno.
Talvez seja, pura e simplesmente, um sinal do fim dos tempos...
...Mas não tenho dúvidas que um M diesel venderá melhor cá do que um M otto... mesmo que os donos se entretenham a arrancar os "d" junto à sigla "M"!
O preço e o consumo...
Pelo menos para o tipo de cliente que vejo a comprar um M5d.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostEm minha opinião um exemplo actual de drivers car, excelente, comedido, e puro é o cayman R
no caso de coisas como o M5, apesar do M na denominação, seria sempre o GT da familia. Muita performance, excelência dinâmica, mas também conforto para longas tiradas.
A meu ver, o pico foi atingido com o e39, numa relação harmoniosa entre dinâmica, performance e conforto.
Ainda relativamente simples e ainda muito capaz. Já agora, na penúltima EVO, saíu um comparativo entre o Panamera V8 RWD e com cx manual, Vauxhall VXR8 GTS e... M5 e39. Ainda aí para as curvas, e mostra, que para se ter o melhor carro, não é necessário complicar muito.
Apesar dos portentos tecnológicos que estes super-sedans são e até cada vez mais, toda esta complicação excessiva, como este futuro M5 diesel triturbo e tracção total, parece-me esforço a mais para se alcançar um objectivo que já foi alcançado com coisas tão mais simples.
Repetissem eles a fórmula e39 e acho que ficaríamos melhor servidos. Tendo em conta a evolução das técnicas de construção e materiais, e aumento generalizado da eficiência dos motores, acredito que fosse possivel criar um sucessor para o e39 mais leve e "verdinho", que poderia revalidar a fórmula para os tempos que correm. O Panamera V8 que referi, spec por spec, é quase uma cópia do que foi o e39 M5. E não deixa de ser um bocado triste, que seja confinado a uma das raridades da gama, apesar de ser o que melhor encaixa como driver's car.
Para show-off, o turbo com PDK e 4wd, sem dúvida deve impressionar mais. Mas acaba por parecer um exercicio de pura ostentação, quando a versão mais simples se superioriza em tantos aspectos, a meu ver, mais importantes que a performance apenas pela performance. Claro que sou uma minoria e o mercado gosta de comer com números, coisa que o futuro M5d deverá dar com fartura
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostO problema é confundirem os números com o tempo que demora desde o relantim até ao red line. Se eu tenho um carro que demora por hipótes 5 segundos das 2000 as 4000 e outro que demora o mesmo tempo das 1000 as 7000, com o mesmo resultado de velocidade, qual delees é que tem a faixa de utilização mais curta? Todos dizem o 1º caso por ser 2000 rpm. Mas está errdo. uma vez que demora exactamente o mesmo tempo a fazer as rotações a faixa é igual. Sempre assumindo resultados idênticos em termos de velocidade e aceleração. Até podemos ter um carro a fazer 10000rpm, mas se demora o mesmo tempo a lá chegar que um que faz 5000.....
No dia à dia o Alfa é mais interessante de conduzir e estou apenas a focar-me no motor. Em termos de performance, o Alfa é mais rápido no que toca a performance pura mas em algumas recuperações o Leon é mais forte. Não deixam de ser ambos relativamente rápidos, apesar de actualmente valores destes já serem bastante comuns.
A puxar por eles, qual o mais interessante de conduzir? O Alfa...e continuo a focar-me apenas no motor...!
O motor diesel, mesmo os mais refinados actualmente, ainda não escondem uma certa "rugosidade", menor à vontade em variar constante de carga (acelerador, caixa, reduções e reacelerações) tornado o processo menos agradável do que é no otto. Por outro lado temos a sonoridade e aqui a diferença é abissal...mas é verdade que um é 6cil e outro 4cil...mas podia vir o 3.0 da BMW ou da Audi, que ainda assim a diferença de sonoridade é muito grande...tanto na quantidade e riqueza de sons, como na intensidade com que o som é transmitido e na "fidelidade" com que nos chega aos ouvidos.
Por fim, o facto de podermos fazer mais rpms numa mudança, permite, quando necessário, aguentar mais tempo o carro numa dada mudança, sem ter que recorrer à caixa em situações em que não dá tanto jeito ou em que tecnicamente não é benéfico para o carro e o seu equilíbrio.
Ah, apesar do superior binário do Leon, este obriga a usar muito mais a caixa do que o Alfa. O tamanho do motor favorece o Alfa neste sentido, sem dúvida, mas também a concepção. Aqui aproveito para dizer que acho um conceito muito interessante, do ponto de vista da agradabilidade de condução, a utilização de turbos em sequência, 4cil diesel.
Seja como for eu gosto de conduzir tanto carros a gasolina como a gasóleo...mas à partida gosto mais dos motores a gasolina...! É claro que entre um 1.2 Otto da Fiat por exemplo, e um 2.0D da BMW, venha o diesel...
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostSe meteres o 10W60 recomendado não te fica. E a última vez que comprei óleo ficou-me por 30€ 5L. Ou seja o motor leva 4L e ainda fico com um de sobra. E o motor do teu carro quantos litros leva? 8, 9, 10?
Também não vamos exagerar.
No Leon meto o óleo que a casa que me trata do carro usa e que tem que ser aquele tb xpto que só dá para os PD...e leva 4 ou 4,5 e fica-me sempre mais caro do que o M...e troco mais vezes...!
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Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver PostMeto 10w60 TWS...! Meto 5,5 litros! E nem digo o preço para não acharem que é mentira.
No Leon meto o óleo que a casa que me trata do carro usa e que tem que ser aquele tb xpto que só dá para os PD...e leva 4 ou 4,5 e fica-me sempre mais caro do que o M...e troco mais vezes...!
Imagina que tens um problema no teu M, seja caixa de velocidades, motor, ou qualquer outra coisa, fica muito caro, pois são carros mais raros. Quanto custam uns discos, calços, pneus, etc etc... Não vamos comparar.
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostEntão estas a pagar barato o 10W60 e caro o 5W40. Esse teu exemplo serve de pouco. Normalmente o 10W60 é muito mais caro que o 5W40.
Imagina que tens um problema no teu M, seja caixa de velocidades, motor, ou qualquer outra coisa, fica muito caro, pois são carros mais raros. Quanto custam uns discos, calços, pneus, etc etc... Não vamos comparar.
O óleo que referes para o Leon, é o que cumpre a norma para os 1.9 PD? O que se passa quanto à TWS é que a marca não tem como me dizer que não aceita o óleo porque é exactamente o mesmo por isso mando vir de fora a bom preço. Das pesquisas que fiz, o preço do litro a que consegui para o Leon cá fora, ficava idêntico ao do TWS, mas não é aquele com a oficina a que levo o Leon trabalha e porque eles não pedem um valor absurdo pelo óleo, não vale a pena a chatice...até porque depois eles podem sempre "mexer" nas horas/homem e ganhar o seu na mesma...
Voltando ao tema - manutenção - O M não me fica caro face ao Leon. Nada disso.
Em caso de avarias, é claro que se for algo que seja da parte M, digamos, fica caro. Mas por exemplo, caixa não fica mais cara que a do Leon, embraiagem também não...
Caro mesmo...é o combustível e nisso o M bebe bem mais...e o selo também é mais caro...mas mesmo assim ainda são ambos contidos, pois pagam valores da lei "antiga"...!
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Originalmente Colocado por crash Ver PostPara show-off, o turbo com PDK e 4wd, sem dúvida deve impressionar mais. Mas acaba por parecer um exercicio de pura ostentação, quando a versão mais simples se superioriza em tantos aspectos, a meu ver, mais importantes que a performance apenas pela performance. Claro que sou uma minoria e o mercado gosta de comer com números, coisa que o futuro M5d deverá dar com fartura
Os turbos a gasolina é uma cena que não me assiste (muito) e já andei nalguns dos melhores como o 4.8 porsche de 500 cv, o 3.6 de 420 cv, o 2.0 mitsu de 280 cv, o 3.0 bmw de 306 cv ou o recente 2.5 audi de 340 cv.
Mas vejo que as pessoas gostam muito e alguns até os apreciam pela facilidade com que ainda podem ter mais cv.
Eu ver-me-ia mais facilmente com um 535d + Cayman R do que com um M5d
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostO problema é que mesmo avariando um turbo ou um injector, a manutenção ainda ficava mais barata no clio. O clio vai de 30000 em 30000 ou 2 anos a revisão. O astra tem de ser de anualmente (não faz a quilometragem) e sempre que lá vai até me benzo.
E provavelmente estás a ser roubado na Opel. Faz as contas ao custo do material.
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Curioso que a Astra cá de casa (também 1.4 a gasolina) muda óleo, filtro de óleo e filtro de ar por 50€ no instalador de gás.
Carooooooo! Agora sim, quando se ia à marca era um assalto à mão armada, mas isto sejam a gasóleo ou a gasolina.
Só vai à marca quem quer, já foi tempo. Nunca teve qualquer problema de motor e anda perfeitamente. Mas os Manel GT estragam os carro pá, há que alimentar a marca!
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Originalmente Colocado por Two Ver PostO Grande Maestro Von Karajan (Herbert von Karajan) disse uma ocasião ao Enzo Ferrari que a harmonia do som do seu V12 jamais poderia ser recriado por nenhum maestro.
Ele lá sabe e era musico.
Comparar música com som de carros...
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