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Peugeot 205 1.8D GR-SR (Turbo) vs Fiesta 1.8D (Turbo)

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    #61
    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    Penso que o fiesta 1.8D, e o 1.8TD têm o bloco exactamente igual, e por isso deram problemas, pois o turbo era colocado à posteriori.
    O do Mondeo já é mais reforçado, nomeadamente as bielas.
    Depende do Fiesta.

    Se for o mk3 (comercializado entre 1989 e 1995), sim, será supostamente o que tem o turbo colocado à posteriori.

    Se for o mk4, já assim não será.

    Tanto no Mondeo, no Escort TD e Fiesta Mk4, já era reforçado.
    Editado pela última vez por nto; 14 September 2011, 15:12.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
      Sao motores iguais , so que tem turbo , o objectivo dele é meter turbo por isso ...

      abcs
      Na verdade não são iguais, tanto no Fiesta, como no 205. No caso do 205, o motor 1.8D difere do 1.8TD. Este último está mesmo preparado para levar o turbo que tem e algo mais.

      Ah, btw, o 205 XAD não é assim tão mais leve que os outros de 5 (e não 4, isso é um sedan) ou 3 portas, de 4/5 lugares. É só o peso dos bancos de trás... E depois ainda tem a chapa da divisória...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
        Beber mais bebe, mas dos projectos que tenho conhecimento bebem no máximo uns 9/10 L/100km. Isto se for para andar sempre a fundo, porque a andar normal bebem pouco. É essa a vantagem. Ainda ontem fiz uma viagem a fundo com um clio 1.2, e mamou meio depósito num instante, chegando com média final de 11 L/100km, isto sem andar muito rápido, pois a 140km/h já vai quase nas 6000 rpm. Além disso, turbinar um motor otto, é preciso mais cuidado com pressões e detonações...

        Para além do que já disse que tenho mais conhecimentos para lidar com motores diesel.
        Eu com um cicivc 1.5 faço medias de 6.5 e tenho 115cvs e metendo um turbo que faça pequenas pressoes fica bem melhor que um 205 ou um fiesta a diesel mas de longe mesmo .

        Mas como tens mais conhecimentos em diesel força

        Se bem que qualquer um dos 2 nao esperes tirar muita cavalagem e a ficarem a beber como bebem preferia sem duvida otto pois tem mais margem de progressao


        abcs

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
          Penso que o fiesta 1.8D, e o 1.8TD têm o bloco exactamente igual, e por isso deram problemas, pois o turbo era colocado à posteriori.
          O do Mondeo já é mais reforçado, nomeadamente as bielas.
          Exactamente

          A base sempre foi a mesma " endura-D " o que muda sao componentes internos , pistoes , bielas , e tambem as admissoes teem diferenças , passando do injector bomba para o comon rail do tdci ...

          Por isso falei do problema cronico dos fiestas boss turbo , pois era uma versao atmosferica no qual metiam turbo sem alterar nada interno .

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Depende do Fiesta.

            Se for o mk3 (comercializado entre 1989 e 1995), sim, será supostamente o que tem o turbo colocado à posteriori.

            Se for o mk4, já assim não será.

            Tanto no Mondeo, como no Escort já era reforçado.
            Pois, mas estive a ver no google, e pelos vistos ando a ver o modelo mk3 que é o que cabe no orçamento, e me permite ter margem de manobra para alterações.

            Comentário


              #66
              Lembrei-me agora que em tempo vendi um Renault 5 comercial para um projecto assim.

              Consistia na aplicação do motor e caixa do Clio DTI e o resta da mecânica do 5 GT turbo.

              Também me parece um bom chassis e aparecem a preços bastante simpáticos. Já o motor não sei a que preços aparecem...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                Eu com um cicivc 1.5 faço medias de 6.5 e tenho 115cvs e metendo um turbo que faça pequenas pressoes fica bem melhor que um 205 ou um fiesta a diesel mas de longe mesmo .

                Mas como tens mais conhecimentos em diesel força

                Se bem que qualquer um dos 2 nao esperes tirar muita cavalagem e a ficarem a beber como bebem preferia sem duvida otto pois tem mais margem de progressao


                abcs
                Mas é mesmo para aprender e brincar. A seu tempo há-de vir uma máquina a gasolina, mas essa vai andar com matrícula estrangeira.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                  Pois, mas estive a ver no google, e pelos vistos ando a ver o modelo mk3 que é o que cabe no orçamento, e me permite ter margem de manobra para alterações.

                  Ok.

                  Mas como tinhas colocado inicialmente a imagem do MK4, só quis esclarecer.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Ok.

                    Mas como tinhas colocado inicialmente a imagem do MK4, só quis esclarecer.
                    Tens toda a razão. Mas eu não estava bem informado sobre os modelos dentro modelo, passando a redundância. Mas assim está tudo devidamente esclarecido.

                    Resumidamente, ao encontrar uma versão atmosférica acarreta mais dificuldade na aplicação de um turbo, mas por outro lado é com as dificuldades que aprendemos. Encontrar uma versão já turbinada seria mais fácil, pois o trabalhinho já está todo feito.

                    É que quem aprende num carro destes, passa a ter conhecimentos para intervencionar qualquer carro. E eu quero aprender mais, por gosto pessoal.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                      Já me estou a imaginar a preparar um bicho destes:



                      Falei com um amigo que turbinou o carro dele, um mercedes 190 a gasolina, e ele diz que não é difícil, mostrei-lhe o material que já tenho, e ele diz que se faz bem o trabalho. E aconselhou também a montar um manómetro da pressão do turbo, isso não tenho. Como o turbo que tenho não faz grandes pressões, não haverá necessidade de reforçar o bloco (bielas principalmente), portanto é ter preocupação com o sistema de refrigeração, nomeadamente com a colocação do IC, sistema de refrigeração limpo e líquido indicado, termostato a abrir mais cedo e talvez um radiador de óleo.

                      Depois é ver o sistema de travagem, mas isso arranja-se facilmente.
                      Esse da imagem já parece ser um MK4, não compres um MK3 sem conduzir ambos, vê as diferenças por ti mesmo.

                      Turbinar um otto penso eu que nada percebo do assunto ser algo complicado fazer um bom trabalho, se for a injecção geralmente é preciso injectores com maior débido, bomba de gasolina, centralina própria com sensor knock, regulador da pressão de injecção além do risco de derreter o motor todo caso não se saiba o que se esta a fazer.
                      Num diesel acho que é mais simples, mas sempre tens de arranjar colectores de escape e admissão. Numa sucata és capaz de arranjar de algum fiesta td.
                      Quanto aos consumos do diesel é possível até que baixem, o turbo casa particularmente bem com os diesel, segue quase a máxima de quanto mais ar melhor.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                        Mas é mesmo para aprender e brincar. A seu tempo há-de vir uma máquina a gasolina, mas essa vai andar com matrícula estrangeira.
                        Sendo assim tudo bem


                        Melhor compravas um fiesta com motor partido baratuxo , depois metias o motor do escort td de origem , e depois ic , debito , turbo , e revisoes na hora e ficas com uma maquina bem mais potente , depois é barra AA , barra estabilizadora frente , trás , uma rebaixadela e já fica um must

                        abcs

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                          Sendo assim tudo bem


                          Melhor compravas um fiesta com motor partido baratuxo , depois metias o motor do escort td de origem , e depois ic , debito , turbo , e revisoes na hora e ficas com uma maquina bem mais potente , depois é barra AA , barra estabilizadora frente , trás , uma rebaixadela e já fica um must

                          abcs
                          Vou vendo o que aparece, quando aparecer o "tal" eu vou saber identificá-lo!

                          Quanto à máquina a gasolina, se Deus quiser vem sim, de seu nome Mini Cooper S.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                            Esse da imagem já parece ser um MK4, não compres um MK3 sem conduzir ambos, vê as diferenças por ti mesmo.

                            Turbinar um otto penso eu que nada percebo do assunto ser algo complicado fazer um bom trabalho, se for a injecção geralmente é preciso injectores com maior débido, bomba de gasolina, centralina própria com sensor knock, regulador da pressão de injecção além do risco de derreter o motor todo caso não se saiba o que se esta a fazer.
                            Num diesel acho que é mais simples, mas sempre tens de arranjar colectores de escape e admissão. Numa sucata és capaz de arranjar de algum fiesta td.
                            Quanto aos consumos do diesel é possível até que baixem, o turbo casa particularmente bem com os diesel, segue quase a máxima de quanto mais ar melhor.
                            Exactamente por isso, já referi nuns posts atrás, o porquê de preferir um diesel para brincar e alterar. Claro que será sempre um carro barato, para no caso de a coisa correr mal, não haver grande prejuízo.
                            O MK4 (agora já sei do que falo ) já conduzi algumas vezes um, um tio meu tinha e cheguei a conduzi-lo. Era melhor que o MK3, pelo menos em "altas" a partir dos 140km/h ainda puxava mais ou menos, já o MK3 morre aí quase.
                            Mas o MK4 já sai do orçamento, e é mais pomposo e consequentemente mais pesado!

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                              Exactamente por isso, já referi nuns posts atrás, o porquê de preferir um diesel para brincar e alterar. Claro que será sempre um carro barato, para no caso de a coisa correr mal, não haver grande prejuízo.
                              O MK4 (agora já sei do que falo ) já conduzi algumas vezes um, um tio meu tinha e cheguei a conduzi-lo. Era melhor que o MK3, pelo menos em "altas" a partir dos 140km/h ainda puxava mais ou menos, já o MK3 morre aí quase.
                              Mas o MK4 já sai do orçamento, e é mais pomposo e consequentemente mais pesado!
                              De motor nem me lembro se era melhor ou pior, são todos maus, diesel atmosféricos... enfim tu percebes.
                              A questão é que o Mk4 já dá para brincar numas curvas enquanto que o Mk3 com aquela suspensão, caixa e direcção...

                              De qualquer forma tar a mexer em carros velhos... mas pelo teu historial ja sabes bem no que te vais meter.
                              No fim de semana passado fui mudar uns discos de travão com um amigo num carro com alguma idade (Bmw Compact), ele tinha um jogo de chaves de qualidade duvidosa e estragou logo várias, tivemos de recorrer a um jogo de qualidade profissional e mesmo assim para desapertar um parafuso já velho que nunca de lá tinha saido foi preciso soldar lá uma chave porque já estava a moer e não saia. A mecânica por vezes é mesmo um desespero, é nessas alturas que dou valor aos mecânicos pela paciência que têm.

                              Comentário


                                #75
                                Eu tive um turbo boss de 97 ou 98, não me lembro bem...

                                Posso dizer que o carro era muito porreiro de conduzir, e em prestações dava baile a um polo tdi (75cvs) de um amigo...

                                Contudo, tinha problemas graves de aquecimento. Em estrada, se pisasse a fundo, uns 10/15 segundos depois estava o ponteiro da temperatura a saltar para os 3/4 e a ventoinha a trabalhar.

                                Acabou depois por partir o turbo, por culpa de má assistência do mecânico onde ía

                                Já este bloco montado numa carrinha escort, portou-se sempre à altura, nunca dando sequer sinais de sobreaquecer.

                                Atenção que estes motores comem juntas da tampa das válvulas quase como pastilha elástica (tipo uma por ano), o que pode explicar o estarem babados

                                É uma questão que se resolve anualmente por meia dúzia de trocos, mais o trabalho de desapertar/apertar os respectivos parafusos

                                O 205 não conheço.


                                Cump.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                  De motor nem me lembro se era melhor ou pior, são todos maus, diesel atmosféricos... enfim tu percebes.
                                  A questão é que o Mk4 já dá para brincar numas curvas enquanto que o Mk3 com aquela suspensão, caixa e direcção...

                                  De qualquer forma tar a mexer em carros velhos... mas pelo teu historial ja sabes bem no que te vais meter.
                                  No fim de semana passado fui mudar uns discos de travão com um amigo num carro com alguma idade (Bmw Compact), ele tinha um jogo de chaves de qualidade duvidosa e estragou logo várias, tivemos de recorrer a um jogo de qualidade profissional e mesmo assim para desapertar um parafuso já velho que nunca de lá tinha saido foi preciso soldar lá uma chave porque já estava a moer e não saia. A mecânica por vezes é mesmo um desespero, é nessas alturas que dou valor aos mecânicos pela paciência que têm.
                                  Nem me digas nada, ainda no outro dia mudei as pastilhas de travão traseiras a um carro de casa e tive que fazer uma ferramenta. Quando tiras os calços velhos, tem que se colocar aquela chapinha outra vez para baixo, e não havia maneira de ela ir, ia rodando em falso. Então soldei um parafuso de uma cama velha a um batente metálico e o parafuso passava pelo batente e fazia tipo saca rolhas. Lá funcionou...

                                  E são estas coisas que nos puxam pela imaginação. Quantas vezes já encontrei parafusos completamente vulcanizados, parece que estão ali soldados, porque as poeiras, óleos, temperaturas altas e ferrugem formam uma espécie de cola duríssima e para tirar um parafuso desses é muito difícil e é quase pela certa que remoem, é preciso muita paciência.

                                  Outra coisa difícil, as rótulas da suspensão, sem saca rótulas, é a martelada, é muito difícil, é preciso muita paciência.

                                  Com os carros velhos é assim, sempre uma aventura a cada intervenção, mas dá gosto vê-los a rejuvenescer!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                    Nem me digas nada, ainda no outro dia mudei as pastilhas de travão traseiras a um carro de casa e tive que fazer uma ferramenta. Quando tiras os calços velhos, tem que se colocar aquela chapinha outra vez para baixo, e não havia maneira de ela ir, ia rodando em falso. Então soldei um parafuso de uma cama velha a um batente metálico e o parafuso passava pelo batente e fazia tipo saca rolhas. Lá funcionou...

                                    E são estas coisas que nos puxam pela imaginação. Quantas vezes já encontrei parafusos completamente vulcanizados, parece que estão ali soldados, porque as poeiras, óleos, temperaturas altas e ferrugem formam uma espécie de cola duríssima e para tirar um parafuso desses é muito difícil e é quase pela certa que remoem, é preciso muita paciência.

                                    Outra coisa difícil, as rótulas da suspensão, sem saca rótulas, é a martelada, é muito difícil, é preciso muita paciência.

                                    Com os carros velhos é assim, sempre uma aventura a cada intervenção, mas dá gosto vê-los a rejuvenescer!
                                    Exacto , com estes carritos uma pessoa está a vontade e mexe em tudo , eu tambem tenho um fiesta mk3.5 1.3 mas está a espera de um 2.0 :P

                                    Comentário


                                      #78
                                      a fiesta ainda da para fazer umas coisas engraçadas, mas se tiver o bloco do mondeo ( RFN ) que sao os melhores motores turbo, da para meter injectores de uma transit mais a bomba da mesma, um bom turbo para acabar com o gasoleo e um ic ja devias ter um bom mas um bom andamento, depois o resto vem por acrescimo, como radiador de oleo e um radiador de agua com um maior caudal de agua para arrefecimento.
                                      quanto ao transformar o d em td fica quase no orçamento de um td, porque tens de mudar bomba de oleo, bomba de gasoleo, injectores e fazer a aplicaçao do turbo.
                                      digo isto porque a bomba e injectores nao tem caudal de gasoleo para altas, e mesmo o t2 de origem na aplicaçao na D nao tem gasoleo suficiente para as altas, portanto tens de mudar a bomba e injectores se quiseres ter gasoleo suficiente em todos os regimes.
                                      a nivel de suspensao podes ir biscar as barras estabilizadoras ao fiesta rs turbou ou ao XR2I mais os siniblocos da frentes e ja tens um bom comportamento em curva.
                                      sistema de travagem podes ir buscar o do rs turbo e meter uns bons discos e conbinar com uns bons calços e meter a tras a conversao de tambores em disco e ficas ja com um bom sistema.
                                      quanto ao resto em termos de estetica e conforto sao coisas que uma pessoa faz ou nao, mas era uma coisa que eu fazia nesta carrinha era mudar a estetica para o rs turbo, como queres uma coisa para brincar e andar de vez em quando era um bom investimento caso seja para durar, porque passavas a ter uma carrinha vistosa e ainda ficavas com mais gosto na carrinha, este tipo de investimento pode ser longo medio prazo nao precisas de por logo a estetica do rs turbo mas ir melhorando o corpo dela aos poucos de maneira a ficar bonita e ao teu gosto.

                                      Comentário


                                        #79
                                        quanto ao fiesta ainda da para brincar um bocado, se tiver o bloco do mondeo ( RFN ) entao ainda da para brincar mais porque sao os melhores motores, neste motor da para meteres os injectores da transit e a bomba da mesma, a conbinar com um bom turbo e um ic para eliminar o fumo e ja ficas com uma coisa muito mas muito engraçada de andamento e deixar algumas pessoas envergunhadas. nao quer dizer que o motor D nao de para meter os compunentes que disse mas ias ter muitos prob. de aquecimento.

                                        quanto ao tranformar um D em TD o orçamento ainda e grande porque tens de meter bomba de oleo do TD, bomba injectora e injectores do TD e secalhar ate mesmo a junta da colaça.

                                        quanto ao resto tens um bom carro para ir buscar varias peças para a carrinha basta so procurares um fiesta rs turbo ou um XR2I e podes ir buscar sistema de suspensao ( barras estabilizadoras e sinoblocos da frente) e o sistema de travagem e combinar com uns bons discos e calços e fazer a transformaçao de tambores para discos a tras.

                                        isso da estetica se fosse carro para bincar e para durar na tua mao era uma coisa que eu fazia era meter os kits rs turbo ou XR2I ( sao iguais ) nao e preciso fazer tudo a preça cada coisa ao seu tempo, mas ficava com uma carrinha vistosa e bonita e com mais gosto nela.

                                        mas isto e so uma opiniao minha mas era uma coisa que tambem gostava de fazer porque tambem gostava de ver um carro deste com o material que mencionei e ver o andamentodo do mesmo porque sao carros em que poucas ou nenhuma pessoas mexem e depois quando veem estes carro a andar ficam de boca aberta a ver aquilo a andar tanto

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Fordrs Ver Post
                                          quanto ao fiesta ainda da para brincar um bocado, se tiver o bloco do mondeo ( RFN ) entao ainda da para brincar mais porque sao os melhores motores, neste motor da para meteres os injectores da transit e a bomba da mesma, a conbinar com um bom turbo e um ic para eliminar o fumo e ja ficas com uma coisa muito mas muito engraçada de andamento e deixar algumas pessoas envergunhadas. nao quer dizer que o motor D nao de para meter os compunentes que disse mas ias ter muitos prob. de aquecimento.

                                          quanto ao tranformar um D em TD o orçamento ainda e grande porque tens de meter bomba de oleo do TD, bomba injectora e injectores do TD e secalhar ate mesmo a junta da colaça.

                                          quanto ao resto tens um bom carro para ir buscar varias peças para a carrinha basta so procurares um fiesta rs turbo ou um XR2I e podes ir buscar sistema de suspensao ( barras estabilizadoras e sinoblocos da frente) e o sistema de travagem e combinar com uns bons discos e calços e fazer a transformaçao de tambores para discos a tras.

                                          isso da estetica se fosse carro para bincar e para durar na tua mao era uma coisa que eu fazia era meter os kits rs turbo ou XR2I ( sao iguais ) nao e preciso fazer tudo a preça cada coisa ao seu tempo, mas ficava com uma carrinha vistosa e bonita e com mais gosto nela.

                                          mas isto e so uma opiniao minha mas era uma coisa que tambem gostava de fazer porque tambem gostava de ver um carro deste com o material que mencionei e ver o andamentodo do mesmo porque sao carros em que poucas ou nenhuma pessoas mexem e depois quando veem estes carro a andar ficam de boca aberta a ver aquilo a andar tanto
                                          Bom post!

                                          Modificações estéticas estão fora de questão (a não ser um rebaixamento e jantes mais largas para dar estabilidade), mas mexer é na mecânica. E eu já adquiri a máquina, mas ainda não lhe mexi, fui para o 1.8D da ford. Os peugeots que vi estavam todos escafiados.

                                          Comentário


                                            #81
                                            E como meteram aquela foto do motor , passo entao a descrever esse mesmo projecto:

                                            Ford fiesta mk3.5 1.8 TD







                                            Editado pela última vez por Miguelspc; 03 January 2012, 00:31.

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                                              #82
                                              desculpa mas esta carrinha nao era de um user do FORDPT.COM???
                                              Editado pela última vez por Fordrs; 03 January 2012, 18:31.

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                                                #83
                                                tens aqui um bom mapa de ajuda nesta carrinha que ta bem estimada e com um bom nivel de carga

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                                                  #84
                                                  que material tas a pensar meter???

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Fordrs Ver Post
                                                    desculpa mas esta carrinha nao era de um user do FORDPT.COM???
                                                    Sim , Fdpower amen , saudades

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                                                      #86
                                                      ta muito bem conseguida, tive a ver o projecto dela e ainda tava bem mexida e ainda deu algumas dores de cabeça mas tambem sem elas nao chegava a onde chegou

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        tens aqui dois sites para aquilo que queres
                                                        My Mondeo TDI engine conversion in pics : Member's Gallery - Page 2 | Fiesta Forums
                                                        fiesta mk3 Turbo Diesel conversion engine, pic's UPDATE 29-3 : Member's Gallery - Page 2 | Fiesta Forums

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