E acrescento à questão da condução que uma pessoa com 18 anos e carta recente só ao fim de uns quantos milhares de quilómetros é que começa a ter calo nas mãos para a condução. E quando figo milhares de quilómetros, estou a falar em 50000Km a 100.000Km's. Era uma expressão muitas vezes referida pelo meu Avô, condutor desde os 18 anos até à altura em que faleceu, perto dos 85 anos e certamente com mais de 1 milhão de quilómetros nas mãos, tanto em carros como em camiões.
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Qual o melhor carro para ter aos 18 anos?
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Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver PostConheço gente que, na altura dos seus 18 anos, andava de 911 turbo, alguns V6 bem acima dos 200 cv, M3's, e nenhum deles fazia asneiras.
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Originalmente Colocado por Frecciarossa23 Ver PostTive um amigo meu q nessas idades até adormeceu a conduzir em cima duma mota, tamanha a bebedeira com q estava na altura. Alguma vez ele fazia uma dessas agora, nem sabe a sorte q teve na altura!
Olha lá se o teu amigo é o tipo de gajo que adormece em cima de motas qual é a diferença entre ser uma 600 ou uma 125? O perigo está nele, não vamos agora culpar a mota....
Comentário
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Originalmente Colocado por vindaloo Ver PostMais razão dás ao pessoal...
Olha lá se o teu amigo é o tipo de gajo que adormece em cima de motas qual é a diferença entre ser uma 600 ou uma 125? O perigo está nele, não vamos agora culpar a mota....
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Para variar o pessoal nem sabe ler o primeiro post...
Ele quer carro novo e não um Porsche com uns quantos anos, vai fazer muitos km e decerto que não é para meter a GPL...
Depois metem-se todos a dar conselhos (que não digam que não sejam certos) quando o que user nos pediu foi aconselhamento para a compra de um automóvel ponto.
Portanto o meu conselho vai para algum do segmento C com qualidade (para durar), bom aspecto (subjectivo eu sei) e diesel com uma potência de pelo menos 140/150cv, digo 140cv para poder "encaixar" um 2.0 TDi 140, 2.0 JTDm 140 um 18d etc etc.
Gostas do Scirocco e, de facto, parece-me uma boa escolha pois com o 2.0 TDi 140 encaixa bem no plafond e com ainda um ou outro extra.
É pena não dar para o 2.0 TDi 170 GTD (Golf ou Scirocco), mas o CR140 já é um motor suficiente para um andamento "rapidozinho" digamos.
Se precisares das 5 portas podes ir para o Golf ou então para um mais potente Alfa Giulietta 2.0 JTDm 170 que, com descontos, é capaz de encaixar no orçamento. Perde-se em qualidade, ganha-se na estética mais arrojada que o Golf e ganha-se também em performance. Perde-se é em consumos mas penso não ser algo muito grave.
O Série 1 também era interessante mas por 35k esquece, nem o 118d levas... Ok talvez leves mas só vem com volante, pedais e caixa
A não ser que compres a versão anterior em 3p, essa ainda se vende e com um grande desconto de certeza, nesse caso deve dar para o 118d de 3p com alguns opcionais que, para mim, são essenciais como o pack confort, pack sport, uma jantezinha "mais à maneira" de 17'' e xénon.
Podes também ver o novo GTC 2.0 CDTi como já disseram, o Leon FR 2.0 TDi 170 (é um pouco como o Alfa, perde-se em qualidade face a um Golf mas ganha-se em estética e performance) e só não digo também o RCZ pois o diesel ultrapassa os 35mil, já o 1.6 THP 200 encaixava aí que nem uma luva e até com alguns extras, desde que pouco onerosos.
Agora se entramos no mundo dos ottos abrem-se outras portas digamos, mas eu não aconselharia um Megane RS ou similares.
Bem, já ficou grande testamento, mas penso ter ajudado, nem que seja um pouquinho.
Cumps
EDIT:
Lá atrás aconselharam o Volvo C30 D4 R-Design, também é capaz de ser interessante, anda bem, tem bom aspecto e é um carro jovem, só não sei se encaixará no plafond....Editado pela última vez por ClioIIIRS; 07 October 2011, 14:57.
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Originalmente Colocado por Frecciarossa23 Ver PostEstas a brincar ou q ? Adormeceu em cima duma TZR 50, achas q se tivesse adormecido em cima duma CBR900RR a 200km/h ainda estava cá para contar? Claro q a potencia e o tipo de carro importa. Se bateres a 50km/h achas q é o mesmo se bateres a 200? Se um dia fores pai de filhos como eu quero ver se pensas da mesma maneira!
Então e não achas que a mota mais rápida do mundo não anda também a 50? E a tzr também não anda a 100 ou 110. A diferença é que numa desportiva dos 100-0km/h é mesmo uma distância de travagem curtíssima, ja na tzr se não for o dobro anda lá perto... Porque uma mota melhor ou neste caso um carro melhor oferece sempre mais.
Eu já percebi o que queres dizer, mas o elemento de perigo é sempre o condutor.
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Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver PostPara variar o pessoal nem sabe ler o primeiro post...
Ele quer carro novo e não um Porsche com uns quantos anos, vai fazer muitos km e decerto que não é para meter a GPL...
Depois metem-se todos a dar conselhos (que não digam que não sejam certos) quando o que user nos pediu foi aconselhamento para a compra de um automóvel ponto.
Portanto o meu conselho vai para algum do segmento C com qualidade (para durar), bom aspecto (subjectivo eu sei) e diesel com uma potência de pelo menos 140/150cv, digo 140cv para poder "encaixar" um 2.0 TDi 140, 2.0 JTDm 140 um 18d etc etc.
Gostas do Scirocco e, de facto, parece-me uma boa escolha pois com o 2.0 TDi 140 encaixa bem no plafond e com ainda um ou outro extra.
É pena não dar para o 2.0 TDi 170 GTD (Golf ou Scirocco), mas o CR140 já é um motor suficiente para um andamento "rapidozinho" digamos.
Se precisares das 5 portas podes ir para o Golf ou então para um mais potente Alfa Giulietta 2.0 JTDm 170 que, com descontos, é capaz de encaixar no orçamento. Perde-se em qualidade, ganha-se na estética mais arrojada que o Golf e ganha-se também em performance. Perde-se é em consumos mas penso não ser algo muito grave.
O Série 1 também era interessante mas por 35k esquece, nem o 118d levas... Ok talvez leves mas só vem com volante, pedais e caixa
A não ser que compres a versão anterior em 3p, essa ainda se vende e com um grande desconto de certeza, nesse caso deve dar para o 118d de 3p com alguns opcionais que, para mim, são essenciais como o pack confort, pack sport, uma jantezinha "mais à maneira" de 17'' e xénon.
Podes também ver o novo GTC 2.0 CDTi como já disseram, o Leon FR 2.0 TDi 170 (é um pouco como o Alfa, perde-se em qualidade face a um Golf mas ganha-se em estética e performance) e só não digo também o RCZ pois o diesel ultrapassa os 35mil, já o 1.6 THP 200 encaixava aí que nem uma luva e até com alguns extras, desde que pouco onerosos.
Agora se entramos no mundo dos ottos abrem-se outras portas digamos, mas eu não aconselharia um Megane RS ou similares.
Bem, já ficou grande testamento, mas penso ter ajudado, nem que seja um pouquinho.
Cumps
EDIT:
Lá atrás aconselharam o Volvo C30 D4 R-Design, também é capaz de ser interessante, anda bem, tem bom aspecto e é um carro jovem, só não sei se encaixará no plafond....
O post #60 escrito por mim era neste sentido.
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Obrigado a todos mas gostavas de fechar este tópico já tirei boas ideias e pensava que iam falar de carros pessoal...
Só queria deixar aqui o meu ponto de vista...
Porquê que em vez de dizer que vou ter acidentes e que vou fazer tolices não dizem que vou ter juízo?
Não julguem antes de conhecer por favor!
Para que saibam eu tenho mota à dois anos... Quando tive a mota não fiz como os meus colegas a fazer cavalos e corridas (que acabaram todos com acidentes), resolvi andar devagar sem passar do 50 "conhecer a moto" que é muito importante e passando um ano é que fiz o primeiro esticão e numa estrada deserta...
Concordo que é a idade da "parvoeira", que é quando a probabilidade de ter um acidente é maior mas não pode-mos generalizar nem julgar!
Obrigado a todos
Topic off
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Originalmente Colocado por JoelDS Ver PostObrigado a todos mas gostavas de fechar este tópico já tirei boas ideias e pensava que iam falar de carros pessoal...
Só queria deixar aqui o meu ponto de vista...
Porquê que em vez de dizer que vou ter acidentes e que vou fazer tolices não dizem que vou ter juízo?
Não julguem antes de conhecer por favor!
Para que saibam eu tenho mota à dois anos... Quando tive a mota não fiz como os meus colegas a fazer cavalos e corridas (que acabaram todos com acidentes), resolvi andar devagar sem passar do 50 "conhecer a moto" que é muito importante e passando um ano é que fiz o primeiro esticão e numa estrada deserta...
Concordo que é a idade da "parvoeira", que é quando a probabilidade de ter um acidente é maior mas não pode-mos generalizar nem julgar!
Obrigado a todos
Topic off
Aqui estão os 18 anos a falar.... é preciso ter calma e paciência.
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Originalmente Colocado por asjesus Ver Posté preciso ter calma e paciência.
O rapaz já disse que faz intenções de ter juízo com o carro. Assusta-me bem mais aqueles gajos que vão herdar um ax 1.1 mas antes de lhe porem as mãos já estão todos contentes a dizer que quando tiverem carro é que vai ser, os piões e atravessadelas que vão fazer e etc...
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por Frecciarossa23 Ver PostQ coisa tão idiota, a experiência de condução nunca deve ser desprezada!!! à pala de *****S dessas perdi eu 4 (quatro) amigos meus só numa passagem de ano! Mas siga a banda, pq ficar-se apenas nos 200cv, dê logo ao rapaz um Ferrari de 400cv, pq isso da história da experiência n passa de inveja de velhos...
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por JoelDS Ver PostObrigado a todos mas gostavas de fechar este tópico já tirei boas ideias e pensava que iam falar de carros pessoal...
Só queria deixar aqui o meu ponto de vista...
Porquê que em vez de dizer que vou ter acidentes e que vou fazer tolices não dizem que vou ter juízo?
Não julguem antes de conhecer por favor!
Para que saibam eu tenho mota à dois anos... Quando tive a mota não fiz como os meus colegas a fazer cavalos e corridas (que acabaram todos com acidentes), resolvi andar devagar sem passar do 50 "conhecer a moto" que é muito importante e passando um ano é que fiz o primeiro esticão e numa estrada deserta...
Concordo que é a idade da "parvoeira", que é quando a probabilidade de ter um acidente é maior mas não pode-mos generalizar nem julgar!
Obrigado a todos
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Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver PostPerdeste 4 amigos não por causa de um carro mas sim de quem ia entre o volante e o banco. Por muito que te custe a admitir
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por Frecciarossa23 Ver PostN queres perceber nem À bomba, se calhar é por teres 18 anos, mas eu explico. Há coisas, vulgo "disparates", q se fazem aos 18-20 anos q já n se fazem aos 30 e mto menos aos 40. Em regra é assim o comportamento humano, gostes ou n. Dai q dar uma "bomba" a um tipo com 18-20 anos é mto mais perigoso do q o mesmo tipo nesse carro aos 40 anos. Percebes? Claro q há excepções à regra. Mas esta É a regra. N duvido q pelo menos alguns dos amigos q perdi, se tivessem a idade q eu tenho hoje já n fariam as brincadeiras q os levaram para a quinta das tabuletas.
Na situação dos teus amigos a culpa foi do carro, dos pais que lho deram ou foi do condutor? Eu sei perfeitamente o que queres dizer e, se leres um post que escrevi atrás, percebes que não discordo. O problema é que nem toda a farinha vem do mesmo saco.
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Eu acho que por ser tão óbvio que cada pessoa é como cada qual, e é tão fácil de perceber isso ao ponto de não se poder generalizar, que se o fazem, como têm feito desde que o tópico começou, é mesmo só para se acharem superiores.
"Eu sou cota pah, tenho 50 anos, tens muito a aprender ainda" Curioso é que se outra pessoa de 80 anos disser o mesmo a este de 50 anos, vai haver a mesma guerra como entre estes de 18 vs 50 (ou 30 ou whatever, desde que se seja mais velho, já chega para vir dar moral)
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Com "amigos" destes, quem precisa de inimigos.
Então o nosso colega Joel vem pedir ajuda e tudo o que vejo é gente a gastar o dinheiro todo e muitos, ainda por cima, em carros usados de outros segmentos!
Bem sei que o tuga por natureza é um «bom gestor», mas brincar assim com o dinheiro dos outros.. dá para rir. É com bacoradas destas que a maioria não passa de pobre...
Adiante.
Joel pá, como tens oportunidade, penso que deves optar por um carro novo ou semi-novo e a gasóleo.
Se estivesse na tua posição, não gastaria todo o orçamento que tens disponível. (ao contrário do resto da populaça, que é chapa ganha, chapa gasta, poupar é para otários)
Se gostas de automóveis, condução e estilo e tens essa oportunidade (que muitos jovens na tua idade não têm), podes caprichar um pouco aqui. Posto isso, a minha escolha iria para um Mini D ou um Alfa Mito JTD.
Se estivesse numa de austeridade, não teria dúvidas: VW Polo TDI.
Isto seriam as minhas escolhas.
Como tens 18 anos, aproveito e aceita um concelho (dá para carros e para a vida): não ligues ao que os outros dizem nem orientes as tuas escolhas por paranóias colectivas. Se pensares pela tua cabeça, no longo prazo estão todos pior que tu. Acredita
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Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver PostNão tenho 18 anos mas já os tive e andava com um carro mais potente que 80% do parque automóvel nacional (contas feitas por baixo) e não tive nenhum acidente. Chama-me mentiroso, tou nem aí...
Na situação dos teus amigos a culpa foi do carro, dos pais que lho deram ou foi do condutor? Eu sei perfeitamente o que queres dizer e, se leres um post que escrevi atrás, percebes que não discordo. O problema é que nem toda a farinha vem do mesmo saco.
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Quem quer generalizações, é vir aqui! Só porque tem 18 anos já vai andar a rasgar, com o volante numa mão, caneca noutra e charro na boca... Deixem-se dessas coisas, mas que tem a ver a idade? Tem a ver a experiência, isso sim. E podem haver pessoas com 18 anos que tenham mais experiência que pessoas com 30 ou 40. Só porque alguns o são, não significa que assim sejam todos. Faz-me lembrar este tópico: http://forum.autohoje.com/off-topic/...de-actual.html
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Originalmente Colocado por zerenau5 Ver PostQuem quer generalizações, é vir aqui! Só porque tem 18 anos já vai andar a rasgar, com o volante numa mão, caneca noutra e charro na boca... Deixem-se dessas coisas, mas que tem a ver a idade? Tem a ver a experiência, isso sim. E podem haver pessoas com 18 anos que tenham mais experiência que pessoas com 30 ou 40. Só porque alguns o são, não significa que assim sejam todos. Faz-me lembrar este tópico: http://forum.autohoje.com/off-topic/...de-actual.htmlEditado pela última vez por Frecciarossa23; 08 October 2011, 08:56.
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DiogoSilva
Originalmente Colocado por Frecciarossa23 Ver PostConcordo inteiramente contigo, conheci alguns casos em q as pessoas tiveram juízo ao longo da vida e se mantiveram afastados de sarilhos na estrada. No entanto a larga maioria simplesmente n funciona assim. Na generalidade dos casos, qdo se mete um carro potente nas mãos em idades baixas, pensam sempre q tem unhas para tocar aquela guitarra. Infelizmente alguns casos acabam em tragédia como já descrevi. Por isso qdo vejo pessoal mais novo a passar por fazes q eu já passei aconselho sempre precaução em vez de os incentivar a "atirar-se de cabeça". Por isso, desaconselho a aquisição de viaturas de elevadas cilindradas em idades tão baixas.
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Sabes que, apesar de ser proibido conduzir antes dos 18, há quem o faça, e, por exemplo, num terreno privado, podes conduzir à vontade porque a polícia não pode pegar. Já vão começar que a experiência se ganha na estrada, e não digo o contrário, mas lá por uma pessoa ter 18 anos, não quer dizer que não tenha conduzido antes disso.
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