Originalmente Colocado por FernandoAc
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Desculpa lá, mas não sabes o que estás a dizer. Nem digas isso num Forum de Toyota senão és "torcidado".
Vamos lá explicar: O modelo KE20 foi praticamente o modelo de lançamento da marca Toyota em Portugal e na Europa, não foi em absoluto pois houve ainda 1 ou 2 anos antes alguns, poucos 1100cm3, foi com este modelo 1200cm3 que a Salvador Caetano lançou em grande força a Toyota em Portugal, a publicidade do inicio do anos 70 referia que o veiculo tinha sido projectado para ser conduzido por uma senhora descalça, logo todos os comandos eram suaves.
Este modelo foi enviado em grande numero para Africa, para as ex-colonias Portuguesas, com uma campanha de lançamento em que levava uma mini-Honda na mala.
Devido ao grande sucesso do KE20, quer em Portugal, Angola, Moçambique, que permitiu à Toyota crescer imenso e ombrear com outras marcas à muito instaladas no mercado.
Houve imensos KE20 a regressar das ex-colonias, obvio que hoje a maior parte desses já desapareceu devido à corrosão.
Quanto aos motores 1200, faziam perfeitamente 350.000Kms sem abrir o motor, estamos a falar duma epoca em que se reparavam muitos motores, não é como hoje que substituiu-se por motores recondicionados em Espanha, a maior parte dos motores a gasolina dessa geração era habitual levar a primeira rectificação bastante antes, normalmente 200.000 a 250.000kms.
Foi à custa da excelente fiabilidade dos motores 1200 que a Toyota e também a Datsun se lançaram nos mercados Europeus.
Quanto a KE20 muito se pode falar mas nunca falta de fiabilidade mecânica, eu diria inclusivé que a Toyota nunca mais fez nenhum modelo tão simples e tão fiavel.
Uma das adptações que alguns mecânicos nos anos 80 faziam para modernizar, era montar caixa de 5 velocidades e alguns jantes 13", embora as 13" não trouxesse melhorias significativas.
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