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Encontrei um Tesouro: CELICA de 1992
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Antes de mais eu não disso que se começasse a andar com o carro regularmente não trocaria os pneus porque trocava! agora só por terem 19 anos não se podia dar uma volta acho que é um exagero embora perceba a preocupação. EU ja tive uns penus de 11anos no meu carro, comprei 4 novos ea nivel de aderência devo dizer que não notei grande coisa.
Quanto ao tempo de vida util o que queria dizer é que qualquer coisa que seja fabrica é feita tendo em conta um tempo de vida util, como disse esse é o tempo durante o qual a peça deve executar a sua função sem problemas mas não quer dizer que se excedermos esse tempo a peça já não cumpra a sua função.
Esse video que fala dos pneus, acredito que depois dessa marca dos 6anos os pneus mesmo parados já apresentem desgaste do próprio tempo agora dizer-se que depois de esse tempo têm que ser trocados...acho que isso depende de cada pneu, ha casos em que os pneus já têm gretas passados 3 anos outros em que demoram muito mais a chegar a esse estado, para mim os pneus deviam ser trocados tendo em conta se apresentam fissuras ou se tiverem o rasto muito baixo até um maximo de talvez 10anos. acredito que nem todos concordem mas cada um tem a sua opinião.
As vezes somos demasiado picuinhas nos carros, andam aí casos de quem nunca trata do carro alem do oleo e o carro anda como o meu que é bem tratado e se for preciso ainda vai durar mais mesmo assim prefiro tratar bem do meu.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post...esta informação está marcada no flanco dos pneus, trimestre e ano de fabrico .
Por exemplo: DOT 3611
Será um pneu que foi produzido, na trigésima sexta semana de 2011.
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Originalmente Colocado por LeonCupra Ver PostAntes de mais eu não disso que se começasse a andar com o carro regularmente não trocaria os pneus porque trocava! agora só por terem 19 anos não se podia dar uma volta acho que é um exagero embora perceba a preocupação. EU ja tive uns penus de 11anos no meu carro, comprei 4 novos ea nivel de aderência devo dizer que não notei grande coisa.
Quanto ao tempo de vida util o que queria dizer é que qualquer coisa que seja fabrica é feita tendo em conta um tempo de vida util, como disse esse é o tempo durante o qual a peça deve executar a sua função sem problemas mas não quer dizer que se excedermos esse tempo a peça já não cumpra a sua função.
Esse video que fala dos pneus, acredito que depois dessa marca dos 6anos os pneus mesmo parados já apresentem desgaste do próprio tempo agora dizer-se que depois de esse tempo têm que ser trocados...acho que isso depende de cada pneu, ha casos em que os pneus já têm gretas passados 3 anos outros em que demoram muito mais a chegar a esse estado, para mim os pneus deviam ser trocados tendo em conta se apresentam fissuras ou se tiverem o rasto muito baixo até um maximo de talvez 10anos. acredito que nem todos concordem mas cada um tem a sua opinião.
As vezes somos demasiado picuinhas nos carros, andam aí casos de quem nunca trata do carro alem do oleo e o carro anda como o meu que é bem tratado e se for preciso ainda vai durar mais mesmo assim prefiro tratar bem do meu.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostNão é o trimestre, mas sim a semana que em pneus foram produzidos.
Por exemplo: DOT 3611
Será um pneu que foi produzido, na trigésima sexta semana de 2011.
CORRECTO.
Claro que não podia ser trimestre, tinha que ser semanas, um ano só tem 4 trimestres, com numeros na casa das dezenas...
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostNão, actualmente vivo em Coimbra. Quanto aos pneus com muitos anos, se for só para voltinhas pequenas aguentam, se for para viagens longas cuidado, pelo menos não os coloquem à frente, para caso rebente um pneu não perderem o controle do automovel.
Vitor, então assim sendo, seria muito difícil para nos encontrarmos (obrigado na mesma).
Já agora os peritos em pneumáticos afirmam que os pneus em melhor estado devem estar sempre no eixo posterior (independemente do eixo/eixos motrizes) (o oposto do que aconselhas), qual a explicação: Porque é mais fácil um conductor "normal" controlar uma subviragem (fugir de frente), do que uma sobreviragem (fugir de traseira).
Mas como tu aqui referes-te mais ao rebentamento, neste caso preciso não sei se deverá ser assim como explico anteriormente.Editado pela última vez por SandroTrigo; 26 October 2011, 15:25.
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostVitor, então assim sendo, seria muito difícil para nos encontrarmos (obrigado na mesma).
Já agora os peritos em pneumáticos afirmam que os pneus em melhor estado devem estar sempre no eixo posterior (independemente do eixo/eixos motrizes) (o oposto do que aconselhas), qual a explicação: Porque é mais fácil um conductor "normal" controlar uma subviragem (fugir de frente), do que uma sobreviragem (fugir de traseira).
Mas como tu aqui referes-te mais ao rebentamento, neste caso preciso não sei se deverá ser assim como explico anteriormente.
Numa situação de rebentamento de um pneu, que é uma situação extrema, esperemos que nunca aconteça, num veiculo de tracção à frente, é sempre mais facil controlar se rebentar um pneu traseiro que um dianteiro, se for à frente perdes a direcção e tracção, se for um pneu de trás ficas com tudo só corriges a guinada que te der na traseira.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostNuma situação de rebentamento de um pneu, que é uma situação extrema, esperemos que nunca aconteça, num veiculo de tracção à frente, é sempre mais facil controlar se rebentar um pneu traseiro que um dianteiro, se for à frente perdes a direcção e tracção, se for um pneu de trás ficas com tudo só corriges a guinada que te der na traseira.
Obrigado pela informação.
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Em regra: os melhores pneus devem ser sempre colocados no eixo traseiro, especialmente no inverno. Exemplo: quem não faz a rotação dos pneus irá, na maioria dos carros, ter um degaste muito maior nos pneus da frente. Se se optar por comprar 2 pneus novos, esses devem ir para o eixo traseiro.
A explicação é simples.
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A explicação é muito simples mas está aplicada a carros de tração a trás. Num carro de tração a frente mete dois pneus novos atrás e dois gastos na frente e vez o resultado final, perdes grande parte do poder de travagem, direção e tracão. Tudo boas ideias exemplificadas na perfeição pelos camones nesse video!
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostNuma situação de rebentamento de um pneu, que é uma situação extrema, esperemos que nunca aconteça, num veiculo de tracção à frente, é sempre mais facil controlar se rebentar um pneu traseiro que um dianteiro, se for à frente perdes a direcção e tracção, se for um pneu de trás ficas com tudo só corriges a guinada que te der na traseira.
Os pneus novos devem ser colocados sempre no eixo traseiro, independentemente da tracção do carro, e em caso de rebentamento de um pneu, é muito mais "fácil" controlar se rebentar um dianteiro do que um traseiro. Ao rebentar um pneu traseiro a trajectória é completamente imprevisível e impossível de controlar!
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostLamento contrariar, mas essa informação é errada!
Os pneus novos devem ser colocados sempre no eixo traseiro, independentemente da tracção do carro, e em caso de rebentamento de um pneu, é muito mais "fácil" controlar se rebentar um dianteiro do que um traseiro. Ao rebentar um pneu traseiro a trajectória é completamente imprevisível e impossível de controlar!
Deves estar a sonhar!!!
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostEu acho que a grande questão não será necessariamente os pneus mas sim os fluidos.
Tubagens, desde que carro de garagem, não será problema também!
Tenho a certeza que está em excelente estado. E tubagens para quê trocar? Se estão como novas?
Não podemos ser tão extremistas...
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostDeves estar a sonhar!!!
E que nunca te rebente um pneu traseiro.
"Os pneus em melhor estado devem ser colocados atrás.
A experiência tem provado que os pneus sofrem frequentemente desgaste a níveis diferentes, por isso a ADAC aconselha que sejam colocados atrás os pneus novos e os menos gastos à frente. Experiências práticas de condução têm provado que a aderência dos pneus traseiros é crucial para obter uma boa estabilidade direccional. Se um pneu rebentar na traseira, tal pode ter como resultado uma perda de controlo da direcção do veículo.
A perda de aderência na frente, por outro lado, significa que o veículo continua a derrapar em linha recta. Não é obviamente uma situação muito agradável, mas é comparativamente menos perigosa. Um desgaste irregular do pneu é principalmente um problema dos veículos com tracção nas rodas da frente uma vez que, neste caso, as forças de direcção, travagem e de tracção têm todas um efeito conjunto sobre as rodas. Para compensar este facto, a ADAC recomenda que as rodas dianteiras e traseiras sejam trocadas a cada 10.000 quilómetros. Isto significa que os quatro pneus se desgastam de forma regular e que podem, consequentemente, ser todos substituídos ao mesmo tempo."
by: firststop Portugal
Firststop Portugal
Espero ter-te ensinado algo útil.Editado pela última vez por Maraki; 26 October 2011, 17:02.
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Originalmente Colocado por PenduluM Ver PostA explicação é muito simples mas está aplicada a carros de tração a trás. Num carro de tração a frente mete dois pneus novos atrás e dois gastos na frente e vez o resultado final, perdes grande parte do poder de travagem, direção e tracão. Tudo boas ideias exemplificadas na perfeição pelos camones nesse video!Editado pela última vez por cuto; 26 October 2011, 17:09.
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostEsse tipo de argumentação é genial, mas roça o insulto. Eu quando digo uma coisa, faço-o com base em provas, portanto aí tens a experiência.
E que nunca te rebente um pneu traseiro.
"Os pneus em melhor estado devem ser colocados atrás.
A experiência tem provado que os pneus sofrem frequentemente desgaste a níveis diferentes, por isso a ADAC aconselha que sejam colocados atrás os pneus novos e os menos gastos à frente. Experiências práticas de condução têm provado que a aderência dos pneus traseiros é crucial para obter uma boa estabilidade direccional. Se um pneu rebentar na traseira, tal pode ter como resultado uma perda de controlo da direcção do veículo.
A perda de aderência na frente, por outro lado, significa que o veículo continua a derrapar em linha recta. Não é obviamente uma situação muito agradável, mas é comparativamente menos perigosa. Um desgaste irregular do pneu é principalmente um problema dos veículos com tracção nas rodas da frente uma vez que, neste caso, as forças de direcção, travagem e de tracção têm todas um efeito conjunto sobre as rodas. Para compensar este facto, a ADAC recomenda que as rodas dianteiras e traseiras sejam trocadas a cada 10.000 quilómetros. Isto significa que os quatro pneus se desgastam de forma regular e que podem, consequentemente, ser todos substituídos ao mesmo tempo."
by: firststop Portugal
Firststop Portugal
Espero ter-te ensinado algo útil.
Tens que aprender a ler, eu falei numa situação extrema de rebentamento de um pneu num veiculo de tracção dianteira, e justifiquei porquê.
O veiculo em questão é um tracção dianteira sem autoblocante.
Quanto a rebentamento de um pneu atrás, já me aconteceu à muitos anos atrás com um pneu Goodyear novo, num Talbot novo, nas rectas em paralelo antes de Evora vinha do Algarve e o carro controla-se bem, a chatice foi mudar pneu, e ter desaparecido a aba do para-choques e estar atrasado para chegar a Santarém.
O video que colocaste está correcto mas não refere a situação que falávamos.
Por isso vê lá se aprendes antes de desdizeres quem sabe muito mais que tu.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostTens que aprender a ler, eu falei numa situação extrema de rebentamento de um pneu num veiculo de tracção dianteira, e justifiquei porquê.
O veiculo em questão é um tracção dianteira sem autoblocante.
Quanto a rebentamento de um pneu atrás, já me aconteceu à muitos anos atrás com um pneu Goodyear novo, num Talbot novo, nas rectas em paralelo antes de Evora vinha do Algarve e o carro controla-se bem, a chatice foi mudar pneu, e ter desaparecido a aba do para-choques e estar atrasado para chegar a Santarém.
O video que colocaste está correcto mas não refere a situação que falávamos.
Por isso vê lá se aprendes antes de desdizeres quem sabe muito mais que tu.
Não me vou alongar mais, as provas falam por si, e a tua arrogância também. Fica bem.
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Em caso de rebentamento de pneu a regra continua válida. O rebentamento à frente tem sempre mais hipóteses de controlo por parte do condutor. Sempre. Conheço alguém a quem rebentou um pneu frontal em recta a cerca de 100 km hora e a descrição foi do tipo " parecia que tinha passado por um buraco, a direcção abanou e o carro foi abrandando " . Se fosse um pneu traseiro, provavelmente tinha perdido a traseira. A diferença é óbvia.
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Originalmente Colocado por cuto Ver PostEm caso de rebentamento de pneu a regra continua válida. O rebentamento à frente tem sempre mais hipóteses de controlo por parte do condutor. Sempre. Conheço alguém a quem rebentou um pneu frontal em recta a cerca de 100 km hora e a descrição foi do tipo " parecia que tinha passado por um buraco, a direcção abanou e o carro foi abrandando " . Se fosse um pneu traseiro, provavelmente tinha perdido a traseira. A diferença é óbvia.
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostMas não é esse o entendimento do nosso entendido vitorpatricio. Ele é que está certo, nós e os especialistas estamos errados.
Já que entendes tanto de pneus, dá-me lá a tua teoria sobre uns pneus que tenho à 20 anos, tenho uns slicks Pirelli P7 Corsa medida 165/55 VR13 com os quais fiz umas provas à muitos anos, agora tem estado guardados no canto da garagem à cerca de 10 anos, achas que posso ir fazer umas provas de classicos no Kartodromo, devem ser duas mangas de 6 a 10 voltas cada, cronometradas.
slicks.jpg
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostJá que entendes tanto de pneus, dá-me lá a tua teoria sobre uns pneus que tenho à 20 anos, tenho uns slicks Pirelli P7 Corsa medida 165/55 VR13 com os quais fiz umas provas à muitos anos, agora tem estado guardados no canto da garagem à cerca de 10 anos, achas que posso ir fazer umas provas de classicos no Kartodromo, devem ser duas mangas de 6 a 10 voltas cada, cronometradas.
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Portanto faz dos pneus o que bem entenderes, não tenho nada a ver com isso, nem é o que se debate aqui.
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostVai perguntar isso aos mesmos especialistas que fizeram os testes. É que com as tuas teorias não me estás a contrariar a mim, estás a contrariar as indicações de especialistas.
Portanto faz dos pneus o que bem entenderes, não tenho nada a ver com isso, nem é o que se debate aqui.
Curioso no video que citas não existe rebentamento de nenhum pneu.
Se tivesses lido a minha resposta foi a uma pergunta que dizia o mesmo que está no video e eu nunca o contradisse, ora vai lá atrás ler.
Eu falei dum rebentamento e tu respondes com utilizar os melhores pneus à frente ou atrás, bonito.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostNão, actualmente vivo em Coimbra. Quanto aos pneus com muitos anos, se for só para voltinhas pequenas aguentam, se for para viagens longas cuidado, pelo menos não os coloquem à frente, para caso rebente um pneu não perderem o controle do automovel.Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostNuma situação de rebentamento de um pneu, que é uma situação extrema, esperemos que nunca aconteça, num veiculo de tracção à frente, é sempre mais facil controlar se rebentar um pneu traseiro que um dianteiro, se for à frente perdes a direcção e tracção, se for um pneu de trás ficas com tudo só corriges a guinada que te der na traseira.Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostCurioso no video que citas não existe rebentamento de nenhum pneu.
Se tivesses lido a minha resposta foi a uma pergunta que dizia o mesmo que está no video e eu nunca o contradisse, ora vai lá atrás ler.
Eu falei dum rebentamento e tu respondes com utilizar os melhores pneus à frente ou atrás, bonito.
Falas de rebentamento e que é mais fácil controlar o carro em caso de rebentamento de um pneu traseiro, o que está intrinsecamente relacionado com a colocação dos pneus novos e o video acaba por demonstrar também o que acontece em caso de perca de aderência traseira. E para reforçar a ideia ainda coloquei as indicações da firststop baseadas em testes feitos pela ADAC.
Vá lá continua a tentar...
Por mim ficamos por aqui, chega de offtopic e de estragar este magnífico tópico de um belo exemplar.Editado pela última vez por Maraki; 26 October 2011, 19:03.
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Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostVitor, então assim sendo, seria muito difícil para nos encontrarmos (obrigado na mesma).
Já agora os peritos em pneumáticos afirmam que os pneus em melhor estado devem estar sempre no eixo posterior (independemente do eixo/eixos motrizes) (o oposto do que aconselhas), qual a explicação: Porque é mais fácil um conductor "normal" controlar uma subviragem (fugir de frente), do que uma sobreviragem (fugir de traseira).
Mas como tu aqui referes-te mais ao rebentamento, neste caso preciso não sei se deverá ser assim como explico anteriormente.
A minha resposta foi a este post pelos vistos o Maraki só lê o que lhe dá jeito.
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Ainda assim, se os pneus à frente estiverem maus (situação com a qual tenho convivido diariamente, infelizment€, mas para tal ando muito devagar!) se a frente começar a escorregar não são os de trás que vão agarrar o carro.
Sei que te estás a referir ao controlo entre um fugir de frente e de traseira, o que com esta última não há controlo a fazer, mas já me sucedeu um par de vezes a frente fugir e não sentir qualquer melhoria por ter a traseira "presa", pois acaba por começar tudo a escorregar no azeite.
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Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver PostAinda assim, se os pneus à frente estiverem maus (situação com a qual tenho convivido diariamente, infelizment€, mas para tal ando muito devagar!) se a frente começar a escorregar não são os de trás que vão agarrar o carro.
Sei que te estás a referir ao controlo entre um fugir de frente e de traseira, o que com esta última não há controlo a fazer, mas já me sucedeu um par de vezes a frente fugir e não sentir qualquer melhoria por ter a traseira "presa", pois acaba por começar tudo a escorregar no azeite.
O conceito geral de os melhores pneus serem montados atrás está correcto, independentemente de ser tracção traseira ou dianteira.
È obvio que depois existem os casos particulares, por exemplo um Porsche 911 dos anos 70 com pneus carecas à frente e pneus novos atrás é inguiável, simplesmente não vira.
Depois existem pessoas que gostam mais de subviragem e outros de sobreviragem e isso leva-nos para a eterna discussão de tracção à frente ou atrás.
Depois existem coisas diferentes mas que alguns teimam em dizer que é igual, falava à alguns dias com um colega e ele referia que o Punto mk1 foge de traseira primeiro e só depois de frente, já o mk2 tem a traseira sempre segura e sai de frente, isto porque a suspensão traseira é diferente entre o mk1 e o mk2, mas é normal ouvir que os puntos são todos iguais e que os tracção à frente fogem todos de frente, enfim é o pais das generalizações.
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Originalmente Colocado por To Ver Post
E também não percebo isto: se já mudaram a bateria, porque carga de água não fazem o mesmo aos fluidos (motor, radiador, travões e direcção) e aos pneus (19 anos! devem dar cá uma segurança!)?
As pessoas são realmente espantosas.
Originalmente Colocado por JBPinto Ver Postexcelente exemplar, a toyota ainda te contacta para ficarem com o carro,abc
Originalmente Colocado por Ribsan Ver PostVou tentar responder um pouquinho a todos.
(...)
Ainda bem que maioria gostou deste Tesourinho
bem, amanhã leio o resto. divirtam-se.
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