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    #31
    Originalmente Colocado por krendam Ver Post
    Fui procurar uma foto do Cobalt que eu tinha visto, supostamente este é de 2008:



    Vejam a diferença, o desta foto seria bem "vendível"
    O nome Cobalt surgiu originalmente para identificar o modelo de acesso da Chevy nos EUA. Foi o antecessor do Chevy Cruze.
    Não tem nada a ver com este Cobalt sul americano.
    Podem partilhar o nome, mas são realidades perfeitamente distintas.

    Este novo Cobalt é resultado da lógica de concepção automóvel na América do Sul. Continuam a reaproveitar bases já desactualizadas para manter custos em baixo.
    Por exemplo: o Punto brasileiro, apesar de aparentemente idêntico ao Punto europeu, são carros bastante distintos. O Punto brasileiro é construido com uma variante da plataforma do Palio, que por sua vez, é uma evolução da usada pelo primeiro Uno. O Punto europeu tem plataforma especifica, feita a meias com a GM, que também equipa o actual Corsa.

    Este estado de coisas não difere muito do que se passa actualmente na China. Lá ainda podem comprar o primeiro VW Jetta, que já vai no milionésimo restyling, ou o primeiro Seat Toledo, ou ainda as entranhas do Alfa 166 e mais uma série de modelos de gerações extintas na maior parte dos mercados.
    Na América do Sul, podemos ainda comprar a pão de forma, e uma série de modelos que, apesar de parecerem recentes, quando espreitamos por baixo das "saias" descobrimos que afinal não passam de derivados de coisas dos anos 80 e 90.
    Os standards acabam por ser bastante inferiores ao tipo de coisas que podemos encontrar na Europa, Japão e EUA, por exemplo.

    Conforme vou vendo este tipo de coisas a sair para a rua, cada vez sou mais adepto de um standard mundial no que toca a niveis de segurança e homologação.
    Permitiria uma poupança de custos enorme aos construtores, e todos poderiam ter acesso a carros mais recentes, sem estar a recauchutar para lá do tempo útil, estas velhas plataformas.
    Para conseguir carros mais acessiveis, sem comprometer aspectos essenciais do automóvel actual, como segurança ou motorizações mais eficientes, poderia seguir-se o exemplo do que a VW fez nos EUA. Soluções técnicas e acabamentos mais simples, como eixos semi-rigidos atrás e menos plásticos fofinhos, mas sem comprometer qualidade de execução ou niveis de segurança.

    Existem soluções que fazem mais sentido e que mais beneficiam o todo, mas continua-se a perpetuar este tipo de coisas, como o Cobalt.

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      #32
      Está espectacular!!!

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        #33
        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
        Exteriormente já foi tudo dito...

        Mas o tablier, pelo menos nesta foto, tem um desenho simples mas agradável.
        Mesmo, quando vi a primeira foto (a do interior) pensei que estava agradável tendo em conta o preço e segmento em que se insere...

        O exterior desilude muito mesmo, tem aquele aspecto frágil dos segmento B três volumes do mercado sul-americano, como o Corsa B

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          #34
          Originalmente Colocado por DIG Ver Post
          O Camaro, o Corvette, o Captiva, o Cruze, o Aveo. Ambos bons produtos para o preço que apresentam.

          Este sim, tem aspecto low-cost e em relação ao anterior já demonstrado... Jesus, o que fumaram?
          Se fosse Daewoo as pessoas tinham "vergonha" de andar com eles, mas com um simbolo pseudo-americano é um "Chevrolet"...!

          A Chevrolet tem os bons e maus produtos é certo! Os bons sao aqueles rebatizados ao longo da sua Historia que nunca lhes deu problemas (Suzuki, Subaru, Isuzu e agora os Daewoo) e depois tem os maus produtos produzidos pelos GM-American-Star para encher o olho aos Americanos e nao só.

          É a minha opiniao, nada mais.

          Este é horrivel, mas para certos mercados é um "mundo"!

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            #35
            Tristes são os que têm vergonha de conduzir o carro que possuem.

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              #36
              Originalmente Colocado por crash Ver Post
              Por exemplo: o Punto brasileiro, apesar de aparentemente idêntico ao Punto europeu, são carros bastante distintos. O Punto brasileiro é construido com uma variante da plataforma do Palio, que por sua vez, é uma evolução da usada pelo primeiro Uno. O Punto europeu tem plataforma especifica, feita a meias com a GM, que também equipa o actual Corsa.
              Ou seja, no Brasil, o Punto não é mais do que a estrutura e as entranhas de um Fiat Palio (que, por sua vez, é uma recauchutagem da do Uno de 1983), onde vestiram-lhe a carroçaria e o tablier do Punto europeu? Jezzz!
              E a Chevrolet não fez algo idêntico com o Meriva (ou foi com o Zafira?)?

              Comentário


                #37
                Credo...

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                  #38
                  Bem eu nem sabia que o Punto do Brasil era assim! Nem sabia que isso era possivel! Mias exemplos há?

                  Comentário


                    #39
                    O Fiat Idea segue a mesma fórmula. Não tem nada a ver com o europeu.
                    Compreendo a estratégia de poupar uns trocos, e como são todos produzidos na mesma fábrica, gerar o máximo de modelos da mesma base é uma medida eficiente.
                    O novo Uno e o Palio 2 pelo menos já recorrem a uma base bem mais recente, tratando-se da evolução da plataforma Small da Fiat, usada no 500 e no novo Panda 3.
                    É provável que o novo Punto traga também uma nova plataforma, e dado que terá um papel bastante mais global (agora que a Chrysler está a bordo), o mais certo é que, tal como a plataforma do Panda, encontre lugar nos sucessores sul-americanos do Punto e companhia.

                    A VW por exemplo, ainda tem a Pão de forma à venda, mas o Fox e o Gol, já recorrem a hardware mais recente, usando a PQ24 do grupo VW, que apesar de já estar a ser descontinuada, substituida pela PQ25, é bastante mais recente que aquela que a Fiat usa no Punto/Idea
                    A GM também comercializa o Celta, que não é mais que um Corsa B.

                    Acho que nesta altura do campeonato, com a flexibilidade das plataformas actuais, não há necessidade de recorrer a estas medidas economicistas algo rudimentares. Pode-se extrair de uma mesma base não só diferentes tipologias, como distâncias entre-eixos, e até soluções técnicas distintas, como esquemas de suspensão ou travões, dado a modularidade que as caracteriza. E isso permite diferenças de preço expressivas nos produtos finais.

                    Pelo menos o consumidor final poderia obter carros com superior integridade estrutural e até mais seguros, se os construtores não forem mais sovinas que o habitual.

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                      #40
                      Não há um ângulo que se aproveite...

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                        #41
                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                        É provável que o novo Punto traga também uma nova plataforma, e dado que terá um papel bastante mais global (agora que a Chrysler está a bordo), o mais certo é que, tal como a plataforma do Panda, encontre lugar nos sucessores sul-americanos do Punto e companhia.
                        A VW por exemplo, ainda tem a Pão de forma à venda, mas o Fox e o Gol, já recorrem a hardware mais recente, usando a PQ24 do grupo VW, que apesar de já estar a ser descontinuada, substituida pela PQ25, é bastante mais recente que aquela que a Fiat usa no Punto/Idea
                        A GM também comercializa o Celta, que não é mais que um Corsa B.
                        Será que o substituto do actual Punto vai usar a plataforma do 500/Panda/Palio 2? Eu sei que a plataforma foi reforçada na passagem do Panda II para o 500, mas passar de uma plataforma como a actual do Punto para a do 500/Panda/Palio, não soa a downgrade? Não seria preferível, tendo em conta a multiplicidade da oferta da Fiat nos segmentos pequenos, fazer do Punto IV uma espécie de segmento B+, o que o actual Punto já é na verdade, e usando uma estrutura distinta da dos mais pequenos?

                        Penso que já li algures, algumas vezes, nomeadamente, aquando do lançamento dos actuais Ibiza e Polo, que a PQ25 é, na verdade, uma evolução profunda da PQ25 e não uma estrutura feita a partir do zero... Mais ou menos como a plataforma dos actuais Corsa D e Punto é uma evolução profunda da plataforma do Corsa C... Is that true?

                        Até mesmo o recente Chevrolet Agile (do qual deriva este Cobalt) é baseado no Corsa B... E melhor não omitir que o Corsa B tinha por base a plataforma evoluída do.. Corsa A de 1983!

                        Comentário


                          #42

                          Comentário


                            #43
                            Gosto. Menos da traseira.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                              Será que o substituto do actual Punto vai usar a plataforma do 500/Panda/Palio 2? Eu sei que a plataforma foi reforçada na passagem do Panda II para o 500, mas passar de uma plataforma como a actual do Punto para a do 500/Panda/Palio, não soa a downgrade? Não seria preferível, tendo em conta a multiplicidade da oferta da Fiat nos segmentos pequenos, fazer do Punto IV uma espécie de segmento B+, o que o actual Punto já é na verdade, e usando uma estrutura distinta da dos mais pequenos?

                              Penso que já li algures, algumas vezes, nomeadamente, aquando do lançamento dos actuais Ibiza e Polo, que a PQ25 é, na verdade, uma evolução profunda da PQ25 e não uma estrutura feita a partir do zero... Mais ou menos como a plataforma dos actuais Corsa D e Punto é uma evolução profunda da plataforma do Corsa C... Is that true?

                              Até mesmo o recente Chevrolet Agile (do qual deriva este Cobalt) é baseado no Corsa B... E melhor não omitir que o Corsa B tinha por base a plataforma evoluída do.. Corsa A de 1983!

                              A plataforma mini da Fiat ficará, na Europa, limitada aos citycars. O maior carro que deveremos ver dela, deverá ficar pelo Lancia Y.
                              Existem 2 rumores para o Punto. Um, que o novo modelo assentará numa evolução da plataforma actual e outro que a Fiat conceberia uma plataforma 100% nova.
                              E a plataforma do actual Punto/Corsa tem uma história longa.
                              Começaram com a plataforma Gamma da GM, a GM4300, a qual o Corsa C usava. O Corsa D e Punto usam uma variante da mesma, que necessitou de sofrer muitas alterações para poder comportar grupos de módulos bastante distintos.

                              Entretanto a GM já apresentou a Gamma II, da qual o Corsa E fará uso, e já a podemos encontrar no Chevy Aveo. Esta é 100% nova, tendo sido desenvolvida na Coreia do Sul.
                              Presumo que a Fiat também enverede por uma plataforma 100% nova, que melhor se integre com os seus módulos.

                              não é dificil encontrar info acerca das plataformas GM e Fiat, e até encontrar a origem das mesmas, que às vezes espanta o quanto para trás temos de ver no tempo.
                              A plataforma GM4200 que apareceu com o Corsa A em 1983, é basicamente a mesma do Corsa B. E a GM4300, a sucessora, que o Corsa C trouxe, não é 100% nova, ao ter partido inicialmente da 4200. E mesmo assim, evoluiu para a que o Corsa D usa agora. Não sei até que ponto a actual do Corsa D tenha alguma coisa em comum com a do Corsa A. De evolução em evolução, o que normalmente implica redesenhar certas secções, o que temos agora deve ser fundamentalmente diferente da que foi usada inicialmente. Não sei até que ponto, a partir de certa altura, não seria mais vantajoso começar do zero.
                              É como a C-Evo da Fiat, que pega na base do Bravo, mas levou com tantas alterações e até novas secções, que podemos dizer que é plataforma 100% nova, dado que apenas partilha com a anterior 2 secções do chão. Seja pequenas mudanças na geometria da mesma, seja os materiais que a constituem, acabam por influenciar a sua performance.
                              Ou então para ver como uma evolução de uma plataforma pode dar origem a resultados distintos, basta comparar os crash-tests entre o Panda de 2004 e o 500 de 2007. O reforço da secção frontal permitiu ganhos consideráveis.

                              No entanto, seria interessante saber até que ponto, modelos chineses, sul-americanos e indianos, em que parte do catálogo dos construtores são de bases que já foram extintas em mercados mais maduros, por serem obsoletas, são alteradas ou não nessa sua 2ª vida.
                              Tendo em conta a forte condicionante de custos associadas a estes modelos, duvido que sofram as alterações necessárias para continuar a serem válidas, sobretudo em questões relacionadas com segurança.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por LUSITANER Ver Post
                                Gosto. Menos da traseira.

                                Comentário


                                  #46
                                  Pelo menos este (Ford Fiesta Sedan), não sendo bonito, não ficou tão mau como este Chevrolet:



                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Deltabiturbo Ver Post
                                    Pelo menos este (Ford Fiesta Sedan), não sendo bonito, não ficou tão mau como este Chevrolet:



                                    Curioso como em Portugal, estes carros de três volumes "são grandes demais, não se consegue estacionar..." e noutros países acham os 2 volumes (hatchback) "pequenos demais, são carros "cortados" atrás, têm mala pequena..."

                                    Comentário


                                      #48
                                      O Ford Fiesta Sedan não é tão mau quanto o Cobalt... Por causa da dianteira. A resolução do acrescento de um terceiro volume não deixa de ser mázinha... Diria mesmo que, do pilar B para trás, é tão feio quanto os Fiesta Sedan que antecederam.

                                      Comentário

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