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    #31
    E eu a julgar que só havia atmosféricos a gasolina
    Muito mais esclarecido agora

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      #32
      As diferenças de peso entre um carro com alguns anos e um recente também se fazem notar na aceleração, sendo que o mais antigo é muito menos filtrado, poderá inclusivé ter uma relação de caixa mais curta e parece que disponibiliza tudo mais rápido, mas na realidade não é isso que se passa.

      Comentário


        #33
        Acontece-me a mesma coisa com a carrinha do serviço que por vezes conduzo, uma Express com uns 15/20 anos, mas a gasolina. Não faço ideia qual a cilindrada ou a cavalagem que tem, mas é o carro que tem o acelerador (e embraiagem tb) mais sensível que já conduzi, quem pega naquilo e arranca sem muitas preocupações de fazer o ponto de embraiagem com jeitinho, ou deixa ir abaixo ou arranca a chiar pneu. é pena que aquela força só dure "meia dúzia de rotações" mas gostava de ter aquela resposta instantânea no meu carro.
        Editado pela última vez por gleal; 29 November 2011, 14:34.

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          #34
          Olha... bom tópico. Já agora talvez me possam tirar uma dúvida, o meu pai teve a dada altura um Saab 900 Turbo de 1982. Grande máquina. (Tinha a particularidade de beber na cidade cerca de 15/16l. :S ) Era preciso algum jeito a pressionar no acelerador por causa do coice que o turbo dava. Se não tivesse cuidado ficava colado ao banco Mais tarde conduzi outro Saab, penso que um 9000 (foi um test drive), e fiquei desapontado. A resposta era muito mais filtrada e a partir de certa altura o turbo cortava. Qual a razão das diferença nos carros? O 9000 até era mais potente... mas faltava-lhe a emoção do 900.

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            #35
            Originalmente Colocado por dfacd93 Ver Post
            Boas.
            Este é mais um comparativo que para alguns pode ser considerado estúpido, mas que para mim acho interessante desfazer esta curiosidade.
            Uma vez mais, tal como no outro tópico que criei, vou me basear numa Renault Express 1.9 D de 1994 e numa Ford Focus C-Max 1.6 TDci 109 cvs de 2004.
            Quanto vario a pressão no acelerador na Renault, a resposta é instantânea, mal carrego ela dá tudo o que tem, e mal tiro, corta logo a ordem de aceleração.
            Já na C-Max se fizer o mesmo, a ordem parece muito mais demorada, existe menos brutalidade na resposta do acelerador, a que se deve isto?
            Cumps.
            Não me leves a mal e desculpa a franqueza, mas estou aqui disposto a receber de braços abertos a C Max, apesar dos defeitos face à Express...

            ...podias ter comprado uma Scenic...

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              #36
              O tempo de resposta do acelerador até se nota em tecnologias mais antigas, carburador vs injecção monoponto. Eu tenho um Clio 1.2 60cv monoponto, e quando ando no mesmo carro com um 1.1 50cv a carburador noto a diferença. A resposta do acelerador é praticamente instantanea, tanto no arranque (mais brusco) como em aceleração a média rotação. Dá a sensação que o carro é mais leve e ágil, apesar do peso ser quase o mesmo, e a potência inferior.

              Quando andei uns meses com uma Kangoo 1.5 DCI 68cv também se notava bem todo este lag da electrónica/turbo. Basicamente após premir o acelerador, o motor apenas se mexia depois de 1 segundo (ou quase). Numa subida, por exemplo, era necessário dar alguma aceleração antes largar a embraiagem, visto o motor não subir a rotação instantaneamente (nem ter muita potência em baixas).

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                #37
                Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                Não me leves a mal e desculpa a franqueza, mas estou aqui disposto a receber de braços abertos a C Max, apesar dos defeitos face à Express...

                ...podias ter comprado uma Scenic...

                A Express está cá em casa há um ano, a C-Max está há 7, e não tem deixado ficar mal até ver

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                  #38
                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                  É claro que é influenciado pela pressão. Se a uma dada rotação do motor queres 1.5 bar o turbo tem que acelerar até às 100000rpm (por ex.), se queres 2 bar ele tem que acelerar até às 150000rpm. A aceleração do turbo é igual nos dois casos (porque depende das características físicas do turbo e do caudal de ar do motor) mas no segundo demora mais tempo até a pressão estabilizar porque tem que atingir uma velocidade superior.

                  O tamanho do turbo define sobretudo o boost threshold (mas também interfere com o lag uma vez que quanto maior geralmente maior o momento de inércia), que é basicamente a que rotação do motor há caudal suficiente para o turbo gerar uma pressão superior à atmosférica, o que é diferente de lag.

                  Certo.A questão aqui é o que se entende por lag.Nos actuais otto turbinados de injecção directa,numa zona de rotação onde já haja caudal suficiente,tu não consegues perceber diferença no tempo de resposta,a usar 0,7b,ou a usar mais 400 gr.Tu sabes que ele está lá,mas não o consegues perceber.

                  Concluíndo,influência muito mais o lag as características físicas do turbo e do motor,do que própriamente o boost utilizado.

                  Quanto há lentidão de resposta do acelerador,isso é uma questão de mapeamento do acelerador,não tem nada a ver com o tempo que a unidade de comando demora a processar dados,pelo menos nas mais actuais.

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