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    #31
    Originalmente Colocado por cinciberlandia Ver Post
    O gás natural está em força na Europa, cá no burgo a nossa espécime politica esforça-se para que o tuga continue na ignorancia.
    Só continua "na ignorancia" quem quer!

    Para além da inexistência de postos de abastecimento público, o GN, ao contrário do GPL é armazenado em estado gasoso, o que resulta em depósitos demasiado avantajados para autonomias reduzidas. As vantagens, é que, para além de ser o combustível menos poluente à excepção do Hidrogénio, é igualmente mais abundante.

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      #32
      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
      o GN, ao contrário do GPL é armazenado em estado gasoso, o que resulta em depósitos demasiado avantajados para autonomias reduzidas
      É este o principal entrave, o facto de ser armazenado gasoso significa consumos altíssimos (em volume) e muito pouca autonomia.

      Já existe GN liquefeito, mas o custo de o produzir e armazenar não compensa face ao GPL (o GN tem que ser pressurizado a pressões altíssimas (+500bar) e refrigerado).

      O que é uma pena, porque o GN é, de todos os hidrocarbonetos, os mais limpo e mais "potente", e sabemos produzi-lo industrialmente.

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        #33
        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
        O que é uma pena, porque o GN é, de todos os hidrocarbonetos, os mais limpo e mais "potente", e sabemos produzi-lo industrialmente.
        O que queres dizer com "mais potente"? É dos combustíveis com menor densidade energética.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
          O que queres dizer com "mais potente"? É dos combustíveis com menor densidade energética.
          Densidade energética por massa. É isto que dita o potencial do combustível (a quantidade de combustível que uma quantidade de ar pode queimar é calculada com base na massa, não com base no volume). Quanto mais leve o hidrocarboneto (quanto mais elevada a relação entre átomos de hidrogénio e átomos de carbono), maior a sua densidade energética.

          Acontece que quando um combustível é pouco denso (em volume), é preciso injectar muito (volume) para atingir a mesma massa.

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            #35

            2011 volkswagen passat | New Cars Model
            1.4 TSI EcoFuel with 110 kW / 150 PS
            One of the lowest emitting models of the medium class is the Passat EcoFuel; in the new version, a combined fuel consumption of 6.6 m3 natural gas per 100 km has been determined (Estate: 6.7 m3 per 100 km); this corresponds to CO2 emissions of just 117 g/km

            6.6 m3 para 100km

            Custando 0.67 eur c/ iva , dá 4.42eur para 100km, num veiculo de 150cv. ( preço obtido em Estações de Abastecimento de GNV em Portugal )

            Se a realidade for esta acho interessante a nivel económico.

            Só agora reparei na capacidade do depósito de gás, parece que a autonomia é cerca de 420km a gás, mais 31 litros de gasolina. De facto armazenar o gás ocupa bastante espaço.
            Editado pela última vez por cinciberlandia; 29 October 2010, 16:31.

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              #36
              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
              É basicamente isto.

              Já agora a título de curiosidade, converter motores Diesel a GPL é ilegal, mas pelos vistos a GN já não. Os autocarros da STCP são híbridos GN/Diesel, julgo que com um sistema como o segundo mencionado.

              Ao relanti o motor funciona só ou quase só a gasóleo, mas à medida que se puxa por ele vai aumentando o débito de GN com pouco aumento de débito de gasóleo (só é preciso o suficiente para iniciar a combustão). Não poupa tanto como se fosse só a GN, mas ainda assim poupa certamente muito, e dispensa a conversão extremamente cara e complexa que seria necessária para andar só a GN (é preciso alterar praticamente toda a cabeça do motor e instalar um sistema todo novo de alimentação de combustível).
              Os autocarros da stcp nao sao hibridos . Os man sao todos a gas natural apenas . É um bloco diesel mas trabalhado para funcionar a gas apenas sem gasoleo pelo meio.

              Agora a parte do gasoleo com gpl ?? Mas é possivel meter gas de um motor de explosao num de combustao??

              E o distribuidor ?? as velas que sao necessarias para a explosao do gpl??

              Nao sei nao

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                Os autocarros da stcp nao sao hibridos . Os man sao todos a gas natural apenas . É um bloco diesel mas trabalhado para funcionar a gas apenas sem gasoleo pelo meio.

                Agora a parte do gasoleo com gpl ?? Mas é possivel meter gas de um motor de explosao num de combustao??

                E o distribuidor ?? as velas que sao necessarias para a explosao do gpl??

                Nao sei nao
                Pensa no que escreveste: se não fosse possível meter GPL num motor Diesel, muito menos seria possível meter GN, um combustível ainda mais leve, mais oposto na família dos hidrocarbonetos ao gasóleo.

                Comentário


                  #38
                  Esqueçam isso do GPL em motores diesel...
                  A menos que seja para camiões que só existem à venda com esses motores, mesmo no caso dos furgões mais vale comprar a versão a gasolina e utilizar GPL à semelhança do UK por exemplo.

                  LPG vans, Bio Methane & CNG vehicles & Pick-up's







                  Nos de passageiros quem compra a gasóleo, tem mesmo de andar a gasóleo...

                  Comentário


                    #39
                    ja ha empresas que transformam diesel para gpl -->MasterGs - GPL/Diesel - GPL/Gasoleo

                    pelo que li outra hipótese é o gpl não evasivo para diesel, ou seja a mistura vai ser ar,gasóleo e gpl o que permite poupar e mais rendimento

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                      #40
                      Num ligeiro não me acredito que o custo da conversão integral compense (será muito mais cara que a conversão num motor Otto). Em pesados compensa, mas compensará muito mais o GN do que o GPL.

                      Conversão parcial (gasóleo + GPL) poderá ser uma boa ideia em ligeiros mas penso que a poupança será baixa, a principal vantagem será o ganho de performance.

                      De qualquer das formas, duvido que em binómio custo/performance seja melhor que um tradicional Otto a GPL.

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