Boa noite! A pergunta é mesmo essa. Existe algum sítio onde façam check-up's gratuitos? Seria para um Renault Clio. Recordo-me que há uns tempos a Renault fazia, mas não sei se continua em vigor... Obrigado!
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Onde fazer um check-up gratuito?
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Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Posthoje em dia a palavra gratuito esta praticamente em vias de extinção
Originalmente Colocado por Maraki Ver PostO que queres "checar" em específico?
Originalmente Colocado por TommyPT Ver PostAlmoços grátis?
Yeah right
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Originalmente Colocado por HoffmannF1 Ver PostOu como me perguntaram uma vez: Onde se faz o ket-chup? True story
Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postpor acaso agora que o meu chegou aos quase 205 mil era bom saber também. sei que há marcas que fazem isso, mas só no verão, para ver se conseguem arrecadar uns euros em revisões antes do pessoal ir de férias.
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A fiat custuma fazer no "cool day". O último que fui eles deram me um papel onde tinham especificado o que tinham visto. E eu acreditei claro . Achei que só não me "chekaram" a pressão do pneu suplente. Para o efeito teriam de haver sinais de se ter deslocalizado alguma "muita" sujidade alojada no porta bagagens.
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Quando o proprietário de um carro que anda com ele todos os dias,e que está atento a qualquer barulhinho anormal,que tem as revisões em dia,e que precebe um mínimo do funcionamento deste,para que é que precisa que um "palhaço"qualquer que nunca viu o carro de lado nenhum,lhe diga como é que ele está?
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Originalmente Colocado por PEDROM Ver PostQuando o proprietário de um carro que anda com ele todos os dias,e que está atento a qualquer barulhinho anormal,que tem as revisões em dia,e que precebe um mínimo do funcionamento deste,para que é que precisa que um "palhaço"qualquer que nunca viu o carro de lado nenhum,lhe diga como é que ele está?
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Originalmente Colocado por chicolaranja Ver PostQue achaste da Freemont?
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Originalmente Colocado por mcabral Ver PostClaro que será a sério.
Se tiver as revisões em dia, qualquer anomalia que surja entre elas será manifestada pelo carro (calços travão acende luz no tablier, etc...)
Também não preciso de nenhum "palhaço" que me diga como é que o carro está...
Se consegues isso conduzindo um carro apenas, então é um filão a explorar...tens negócio garantido.
Se é por conduzir o teu carro no dia-a-dia, nada mais falso, pois coisas como o estado dos amortecedores vão deteriorando-se aos poucos pelo que quem anda com o mesmo carro todos os dias nem vai dando por isso...é como a fábula da rã na água a ferver vs. a aquecer. E não damos pelo facto de que o comportamento do carro já está uma treta.
Mas se consegues melhor. Há muita gente que paga por isso
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostConsegues analisar a % de humidade no óleo dos travões só de conduzir? Consegues analisar o estado dos amortecedores, sinoblocos e demais elementos e a sua % de variação só de conduzir? E a taxa de compressão do motor? E velas? Etc, etc, etc.
Se consegues isso conduzindo um carro apenas, então é um filão a explorar...tens negócio garantido.
Se é por conduzir o teu carro no dia-a-dia, nada mais falso, pois coisas como o estado dos amortecedores vão deteriorando-se aos poucos pelo que quem anda com o mesmo carro todos os dias nem vai dando por isso...é como a fábula da rã na água a ferver vs. a aquecer. E não damos pelo facto de que o comportamento do carro já está uma treta.
Mas se consegues melhor. Há muita gente que paga por isso
A humidade do óleo de travões deve (devia) ser medida nas revisões, assim como o estado dos amortecedores, sinoblocos, velas, filtros, tubos dos sistemas de travagem, refrigeração, AC, etc.
O óleo de travões não vai ganhar 100% de humidade em 30k kms, assim como os amortecedores não vão passar de 80% de eficácia para 10% de eficácia, os sinoblocos não se vão desfazer, etc.
E caso, por exemplo, um amortecedor rebente, o condutor tem (devia ter) por obrigação de notar o comportamento erróneo do carro, assim como tem por obrigação notar pancadas secas devido á ruptura de um sinobloco, etc.
Efectivamente para mim estes check-up's das marcas são apenas e só para parecer bem, levar malta aos concessionários e meter o urso a alguns incautos.
Claro que, se me disseres que compraste um carro usado há 2 meses e queres levá-lo a um check-up desses, acho muito bem pois tu não conheces o carro em pormenor.
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostConsegues analisar a % de humidade no óleo dos travões só de conduzir? Consegues analisar o estado dos amortecedores, sinoblocos e demais elementos e a sua % de variação só de conduzir? E a taxa de compressão do motor? E velas? Etc, etc, etc.
Se consegues isso conduzindo um carro apenas, então é um filão a explorar...tens negócio garantido.
Se é por conduzir o teu carro no dia-a-dia, nada mais falso, pois coisas como o estado dos amortecedores vão deteriorando-se aos poucos pelo que quem anda com o mesmo carro todos os dias nem vai dando por isso...é como a fábula da rã na água a ferver vs. a aquecer. E não damos pelo facto de que o comportamento do carro já está uma treta.
Mas se consegues melhor. Há muita gente que paga por isso
Eu não sei que carros vocês têm mas nunca tive necessidade de verificar compressão de motor ou humidade no líquido dos travões, após a sa vida útil, muda-se e pronto.
Parece que estão a falar de carros de competição e que qualquer tretazinha vai provocar o maior desastre da história...
Mas vão lá fazer revisões a torto e a direito que alguém há-de agradecer.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostEle referiu "se tiver as revisões em dia", e isso faz, de facto, toda a diferença.
A humidade do óleo de travões deve (devia) ser medida nas revisões, assim como o estado dos amortecedores, sinoblocos, velas, filtros, tubos dos sistemas de travagem, refrigeração, AC, etc.
O óleo de travões não vai ganhar 100% de humidade em 30k kms, assim como os amortecedores não vão passar de 80% de eficácia para 10% de eficácia, os sinoblocos não se vão desfazer, etc.
E caso, por exemplo, um amortecedor rebente, o condutor tem (devia ter) por obrigação de notar o comportamento erróneo do carro, assim como tem por obrigação notar pancadas secas devido á ruptura de um sinobloco, etc.
Efectivamente para mim estes check-up's das marcas são apenas e só para parecer bem, levar malta aos concessionários e meter o urso a alguns incautos.
Claro que, se me disseres que compraste um carro usado há 2 meses e queres levá-lo a um check-up desses, acho muito bem pois tu não conheces o carro em pormenor.
A questão é que eu não adivinho o estado de tudo (os exemplos que dei) e opto normalmente por trocar e mai nada. Não falo é claro de rupturas graves...isso claro que temos obrigação (se bem que o estado com que vemos alguns carros chegamos à conclusão que nem isso é verdade) de notar
Já percebi é que falam aqui de check-ups que não são o mesmo conceito que eu tenho - eu falava do que é feito por exemplo em Centros Bosch, tipicamente o que é feito nos testes ao usado no Guia do Automóvel que conheço bem...o que é testado lá são muitas coisas (não é o check dos xpto-day), níveis de bateria, capacidade de carga do alternador...aquilo é uma bateria de testes estáticos, dinâmicos e também a "olhómetro" ao estado do chassis, etc. Não são amadores...
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostJá percebi é que falam aqui de check-ups que não são o mesmo conceito que eu tenho - eu falava do que é feito por exemplo em Centros Bosch, tipicamente o que é feito nos testes ao usado no Guia do Automóvel que conheço bem...o que é testado lá são muitas coisas (não é o check dos xpto-day), níveis de bateria, capacidade de carga do alternador...aquilo é uma bateria de testes estáticos, dinâmicos e também a "olhómetro" ao estado do chassis, etc. Não são amadores...
PS: Aproveito para perguntar; o mecânico que costuma realizar os teste do GA é o Pedro, não é?
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostA forma mais cara de fazer um check-up é precisamente quando ele é anunciado como gratuíto.
Será que alguém acredita que alguma empresa se propõe a trabalhar de graça?
Claro que não!
Esses check-up's têm de gerar despesa posterior!
Prefiro não pagar o check up e ser informado que tenho de mudar a correia de distribuição (lá está o gratuito mascarado) do que não o fazer e vir a pagar a reparação.
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Originalmente Colocado por zerenau5 Ver PostPor quanto fica fazer um teste desses na BCS, igual ao do GA? Seria algo que, caso não fosse muito caro, gostaria de fazer.
Respondo aos restantes amanhã, uma vez que estou no telemóvel. Obrigado!
Já agora: Bosch Car Service - Exame de veculos usados
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Originalmente Colocado por RodrigoFernandes Ver PostMas ficas com o check up feito!
Prefiro não pagar o check up e ser informado que tenho de mudar a correia de distribuição (lá está o gratuito mascarado) do que não o fazer e vir a pagar a reparação.
Algo que tenho verificado é que a noção de "necessita de ser substituído" é um termo excessivamente vasto...
Por outro lado, um check-up gratuíto é como ir fazer um check-up a um médico que só veja a tensão arterial e peso.
Um carro ao fazer um check-up gratuíto deixa montes de coisas por ver.
Cada vez mais é necessário desmontar algumas coisas para se conseguir ver minimamente com olhos de ver alguma coisa debaixo do capôt, devido não só a resguardos como também à localização de diversos componentes - muitas vezes 'entalados' no meio de outros.
Um simples babar de óleo no compartimento de motor pode exigir bastante m.o. para identificar, nem que seja para o tornar acessível para tentar perceber de onde o óleo vem, e isto considerando que não haja mais do que um ponto sujo, caso contrário pode ser necessário limpar o compartimento todo para fazer um "reset" ao que está babado e tentar perceber a origem antes de se começar a demontar coisas à toa.
Outros testes podem necessitar de ser feitos com máquinas de diagnóstico, por vezes até em estrada ou, no limite, com componentes medidos fora do motor/carro.
Entre um check-up exaustivo e uma análise básica da segurança (como é feita na IPO) há um mundo de coisas, e não me parece que um check-up gratuito venha trazer um grande benefício a quem faça a manutenção preconizada e minimamente correcta.Editado pela última vez por rca33; 07 December 2011, 18:53.
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