Um usado bem investigado é um bom negócio. Um novo é sempre novo, mas passado 6 meses é tão usado como outro qualquer, já desvalorizou, e nos dias que correm não é por ser novo que vai deixar de dar dores de cabeça...
Ver bem o carro, se tem diferenças na pintura, se tem diferenças nas junções dos paineis, avaliar o trabalhar e a condução a frio e a quente, procurar fugas, procurar soldas estranhas, se possível levar um mecânico de confiança, levar o carro à marca para fazer um teste, averiguar se teve acidentes junto da seguradora, averiguar se tem penhoras nas finanças ou reserva de propriedade, dar preferência a um livro de revisões mas conferi-lo, averiguar a data da última inspecção, os kms e se teve alguma anomalia, e penso que depois disto há condições para comprar um usado com alguma segurança.
Em 2003 comprei um GTV novo. 0Km.
Neste momento tem 20.000Km.
Achas que eu martelei os Kms? Nem sequer está à venda.
Há pessoas que fazem mesmo poucos Kms. Ou porque têm outros carros (como eu),
ou porque estão aposentados (e só usam ao fim-de-semana e para ir às compras), ou
por muitas outras razões. Ainda por cima, em carros com apenas 3 anos, onde menos
de 50.000Km é mais usual que mais de 50.000Km.
Em 2003 comprei um GTV novo. 0Km.
Neste momento tem 20.000Km.
Achas que eu martelei os Kms? Nem sequer está à venda.
Há pessoas que fazem mesmo poucos Kms. Ou porque têm outros carros (como eu),
ou porque estão aposentados (e só usam ao fim-de-semana e para ir às compras), ou
por muitas outras razões. Ainda por cima, em carros com apenas 3 anos, onde menos
de 50.000Km é mais usual que mais de 50.000Km.
Qts kms costumas fazer por ano e de qt em qt mudas de carro?
O meriva parece-me também um bom negócio é um dos motivos para estar aqui, para além do motor, da versatilidade, semi-novo e da economia.
Claro que é menos carro que os outros dois e não tem um design tão criativo.
Não estou encontrar 159 e Deltas a preços mais baixos, o que facilitava a escolha.
Vou ver se consigo ir ver os três mas não me queria deixar para já influenciar por outros factores (stand, vendedores, família)
Tu compras aquele que achas melhor independentemente daquilo que os "outros" dizem.
A Meriva deve ser muito porreira, boa para trajectos mais pequenos (em comparação aos outros dois) e boa para a família.
Sendo um Mini-Monovolume o Meriva até consegue ser muito bonito.
Qts kms costumas fazer por ano e de qt em qt mudas de carro?
Nunca menos de 15.000Km por ano.
Não tenho planos para trocas de carros. Troco quando me apetece (há muito que não me apetece).
Tenho o 156 com o qual ando todos os dias, gosto do carro, e ainda não vi nada que me faça mudar.
Talvez o 4C (se não tiver a porcaria do BLUE&ME).
Em 2003 comprei um GTV novo. 0Km.
Neste momento tem 20.000Km.
Achas que eu martelei os Kms? Nem sequer está à venda.
Há pessoas que fazem mesmo poucos Kms. Ou porque têm outros carros (como eu),
ou porque estão aposentados (e só usam ao fim-de-semana e para ir às compras), ou
por muitas outras razões. Ainda por cima, em carros com apenas 3 anos, onde menos
de 50.000Km é mais usual que mais de 50.000Km.
Nunca menos de 15.000Km por ano.
Não tenho planos para trocas de carros. Troco quando me apetece (há muito que não me apetece).
Tenho o 156 com o qual ando todos os dias, gosto do carro, e ainda não vi nada que me faça mudar.
Talvez o 4C (se não tiver a porcaria do BLUE&ME).
Então o exemplo que deste é a exceção à regra no que toca a kms.
E qt aos ano tb parece que em PT poucas pessoas andam a trocar de carro a cada 3 anos. Nisso és a regra.
Ficam as gestoras de frotas e/ou kms martelados. Regra.
Dos 3 que estão em consideração, escolhia o Meriva.
Não pq seja o que goste mais, mas pq me parece mais confiavel.
Qd se compra um carro usado nao se pode comprar so o que se gosta.
E qd se procura carros em que se ponderam sempre os ultimos das listas....é preciso ir com cuidado.
Então o exemplo que deste é a exceção à regra no que toca a kms.
E qt aos ano tb parece que em PT poucas pessoas andam a trocar de carro a cada 3 anos. Nisso és a regra.
Ficam as gestoras de frotas e/ou kms martelados. Regra.
Não concordo.
Actualmente a regra é:
- Pessoal que perde o emprego
- Pessoal que não pode pagar o empréstimo do carro
- Pessoal que tem de vender para pagar as contas
- Pessoal cujo banco se apropriou do carro porque não pagou o leasing
Portanto, a excepção do tempo das vacas gordas é a regra do tempo das
vacas magras.
Actualmente existem razões demais para os carros serem vendidos com
poucos anos e poucos quilómetros (infelizmente).
Sim, a decisão final é sempre minha, mas gostava de saber a v/. Apesar das questões técnicas a subjectividade está sempre presente. A família também pesa na tomada de decisão. Mas sem ver não vou decidir muita coisa.
Dos 3 que estão em consideração, escolhia o Meriva.
Não pq seja o que goste mais, mas pq me parece mais confiavel.
Qd se compra um carro usado nao se pode comprar so o que se gosta.
E qd se procura carros em que se ponderam sempre os ultimos das listas....é preciso ir com cuidado.
Editado pela última vez por NVIL; 22 January 2012, 21:21.
Não concordo.
Actualmente a regra é:
- Pessoal que perde o emprego
- Pessoal que não pode pagar o empréstimo do carro
- Pessoal que tem de vender para pagar as contas
- Pessoal cujo banco se apropriou do carro porque não pagou o leasing
Portanto, a excepção do tempo das vacas gordas é a regra do tempo das
vacas magras.
Actualmente existem razões demais para os carros serem vendidos com
poucos anos e poucos quilómetros (infelizmente).
Há 5 anos qd comprei carro vi o mesmo que o ano passado que comprei carro. Mta oferta naquelas carrinhas que toda a gente quer, todas com os mesmo kms. E dentro disso os preços variavam mto conforme a honestidade do negocio.
Vi de tudo.
Carros batidos que nao eram, mas conforme ia apontando os defeitos o gajo la ia dizendo que afinal...
Carros que só tinham 1 registo, mas depois havia uma historia qq para nao saber dos docs.
Livros de revisoes com uma pagina rasgada
Livros de revisoes em que a ultima revisão tinha sido feita há 2 ou 3 anos e depois o carro so fez "meia duzia" de kms.
Ou seja, o negicio da china aparece às vezes.
A regra é que preço da china tem historia.
Pelo menos foi o que eu vi.
Mas tb acho que agora há mais oportunidades tendo em conta o que disseste.
À uns tempos atrás um vendedor da Fiat convidou-me para um test drive a um Feemont, num Sábado daqueles em que ofereçem o check-up à viatura e está lá o staff comercial todo, apareceu um individuo para trocar um Linea com 4 anos e 32000kms, e queria a viatura bem valorizada por ter poucos kms, o vendedor lá disse que ia ver o que se podia fazer, mas que havia mais Linea com essa kilometragem e citou o da minha esposa que tinha 30000kms, mas não está para venda, no entanto o individuo diz que ia trocar eventualmente por outra marca do Grupo porque troca todos os 4 anos !
Pelos vistos ainda há quem troque todos os 4 anos!
E depois existe o oposto que é aqueles a quem vão buscar as viaturas por falta de pagamento das prestações, enfim os contrastes de um Pais em crise.
(...)
Mas tb acho que agora há mais oportunidades tendo em conta o que disseste.
Eu também não disse que não havia carros martelados.
Apenas estava a dizer que bons negócios também existem... e cada vez mais
são possíveis de encontrar.
Pois, eu não quero que seja esse o principal motivo da escolha senão já estava ( o que eu gosto mais). Daí ter pedido ajuda.
Quais as razões porque escolhias o meriva?
Ou melhor porque não escolhias a 159 ou o delta?
Todos são FIAT, basicamente, por isso no que toca a motor acho que tas bem, o JTD é bom.
COmo negocio, daqui a 4 anos tens um carro com 4 anos, no 159 tens 8, por isso colocava de lado.
Entre os outros dois, como querias o Croma imagino que queiras um carro prático e com espaço. Por isso o Meriva deve ser melhor nisso. O Delta....não me "chama". Mas se fores ao Delta pergunta a proveniencia do carro.
Eu tenho um carro que veio de um leilão, mas qd o comrpei já o sabia, por isso não tenho nada contra carros de leilão de gestoras de frota etc.
Mas uma coisa é vir de um leilão e ser de uma rent a car, outra é ser de uma empresa em que o carro é usado sempre pela mesma pessoa.
Sim, a decisão final é sempre minha, mas gostava de saber a v/. Apesar das questões técnicas a subjectividade está sempre presente. A família também pesa na tomada de decisão. Mas sem ver não vou decidir muita coisa.
Experimenta os carros e diz o que pensas depois disso.
À uns tempos atrás um vendedor da Fiat convidou-me para um test drive a um Feemont, num Sábado daqueles em que ofereçem o check-up à viatura e está lá o staff comercial todo, apareceu um individuo para trocar um Linea com 4 anos e 32000kms, e queria a viatura bem valorizada por ter poucos kms, o vendedor lá disse que ia ver o que se podia fazer, mas que havia mais Linea com essa kilometragem e citou o da minha esposa que tinha 30000kms, mas não está para venda, no entanto o individuo diz que ia trocar eventualmente por outra marca do Grupo porque troca todos os 4 anos !
Pelos vistos ainda há quem troque todos os 4 anos!
E depois existe o oposto que é aqueles a quem vão buscar as viaturas por falta de pagamento das prestações, enfim os contrastes de um Pais em crise.
Eu não digo que isso nao existe, mas isso não é a regra e qd se procura um carro usado não se pode ir atrás da historia da carochinha.
Quando pergunto aqui por bons negócios aparecem-me só sugestões de carros sem garantia e de particulares que não o são e de stands de estrada.
Bom preços realmente... mas sem transparência nenhuma.
Eu também não disse que não havia carros martelados.
Apenas estava a dizer que bons negócios também existem... e cada vez mais
são possíveis de encontrar.
Editado pela última vez por NVIL; 22 January 2012, 21:50.
(...)
COmo negocio, daqui a 4 anos tens um carro com 4 anos, no 159 tens 8, por isso colocava de lado.
(...)
Eu vejo isso de modo oposto:
- No MERIVA estás a comprar um carro que ainda não desvalorizou tudo, pelo que daqui a 4
anos vai valer muito menos
- No ALFA já desvalorizou bastante, pelo que irás vender por um preço não muito inferior daqui
a 4 anos
- A MERIVA daqui a 4 anos e mais 120.000Km (30.000Km por ano) não deverá estar em muito
boas condições, e deverá ter muito pouca procura
- A ALFA daqui a 4 anos terá cerca de 10 anos e 200.000Km, e continuará a ser apelativa e
estará em condições (basta ver as 156 com 10 anos).
Entre MERIVA e 159... eu ia para a 159. Até porque, se o objectivo é comprar um familiar...
a 159 SW cumpre melhor que a MERIVA.
De qualquer modo, se a paixão é DELTA... acho que acabará por ser a melhor opção. Não
acho que um carro se deva comprar apenas com a razão.
Sim, o croma era o ideal, é pena agora não encontrar nada de jeito.
O Meriva é um carro que me parece muito bom para o segmento. Disseram-me que provinha da opel. Não sei porque é que não é a opel a vender directamente??? O stand comprou à opel por quanto 15000? Na opel estaria a um preço mais elevado. É só o que me intriga no Meriva.
Todos são FIAT, basicamente, por isso no que toca a motor acho que tas bem, o JTD é bom.
COmo negocio, daqui a 4 anos tens um carro com 4 anos, no 159 tens 8, por isso colocava de lado.
Entre os outros dois, como querias o Croma imagino que queiras um carro prático e com espaço. Por isso o Meriva deve ser melhor nisso. O Delta....não me "chama". Mas se fores ao Delta pergunta a proveniencia do carro.
Eu tenho um carro que veio de um leilão, mas qd o comrpei já o sabia, por isso não tenho nada contra carros de leilão de gestoras de frota etc.
Mas uma coisa é vir de um leilão e ser de uma rent a car, outra é ser de uma empresa em que o carro é usado sempre pela mesma pessoa.
Eu vejo isso de modo oposto:
- No MERIVA estás a comprar um carro que ainda não desvalorizou tudo, pelo que daqui a 4
anos vai valer muito menos
- No ALFA já desvalorizou bastante, pelo que irás vender por um preço não muito inferior daqui
a 4 anos
- A MERIVA daqui a 4 anos e mais 120.000Km (30.000Km por ano) não deverá estar em muito
boas condições, e deverá ter muito pouca procura
- A ALFA daqui a 4 anos terá cerca de 10 anos e 200.000Km, e continuará a ser apelativa e
estará em condições (basta ver as 156 com 10 anos).
Entre MERIVA e 159... eu ia para a 159. Até porque, se o objectivo é comprar um familiar...
a 159 SW cumpre melhor que a MERIVA.
De qualquer modo, se a paixão é DELTA... acho que acabará por ser a melhor opção. Não
acho que um carro se deva comprar apenas com a razão.
Eu vejo isso de outra forma. Tu escolhes sempre Alfa Romeo
Quando pergunto aqui por bons negócios aparecem-me só sugestões de carros sem garantia e de particulares que não o são e de stands de estrada, bom preços realmente mas sem transparência nenhuma.
Aquilo que procuras não está onde procuras.
Imagina que tinhas comprado um DELTA novo.
Imagina que querias trocar de carro.
O que fazias?
Não o entregavas para troca na compra de outro novo?
Ora, esses estão à venda nos concessionários.
Os que estão nos STANDS são na maioria comprados em leilões de carros que não foram
pagos, ou de pessoas que trocaram carros usados (muito usados) por carros usados (menos
usados).
Não quero ir muito pela paixão, será mais um caso de amor, porque como as coisas estão não vou fazer parte, como dizia o outro, dessa "imensa minoria" que troca carro de três em três anos, o meu último já vai 13 anos. Não é que tenha nada contra só que não quero e não o posso fazer.
Eu vejo isso de modo oposto:
- No MERIVA estás a comprar um carro que ainda não desvalorizou tudo, pelo que daqui a 4
anos vai valer muito menos
- No ALFA já desvalorizou bastante, pelo que irás vender por um preço não muito inferior daqui
a 4 anos
- A MERIVA daqui a 4 anos e mais 120.000Km (30.000Km por ano) não deverá estar em muito
boas condições, e deverá ter muito pouca procura
- A ALFA daqui a 4 anos terá cerca de 10 anos e 200.000Km, e continuará a ser apelativa e
estará em condições (basta ver as 156 com 10 anos).
Entre MERIVA e 159... eu ia para a 159. Até porque, se o objectivo é comprar um familiar...
a 159 SW cumpre melhor que a MERIVA.
De qualquer modo, se a paixão é DELTA... acho que acabará por ser a melhor opção. Não
acho que um carro se deva comprar apenas com a razão.
Eu vejo isso de outra forma. Tu escolhes sempre Alfa Romeo
Eu vejo de outra forma:
Eu dificilmente escolheria MERIVA entre muitas outras opções mesmo que não
incluíssem carros do grupo FIAT (desde que se mantivessem os segmentos).
MERIVA é um CORSA insuflado.
DELTA é segmento C.
159 é segmento D.
Para quem diz querer um familiar, um MERIVA vai saber a muito pouco.
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