1. Segundo o Codigo da Estrada, existe uma tolerancia de 10% em relação á sinalização imposta. Logo, bastava reclamar e não pagava.
2. Alem disso, os radares para serem legais, têm que estar homologados. Se fosse caso disso, poderia pedir para a policia apresentar a homologação do radar, o que a policia não tem, como já foi várias vezes comentado na TV.
1. Qual é que é o artigo onde isso vem?
2. Isso é mais difícil do que parece. Quem é que tem o ónus de provar que o radar está quebrado? Suponho que seja o condutor, e, sendo assim, há que ir ao insituto de meteorologia requisitar o processo do radar em causa e verificar que está em dia. Não é simples, e dá trabalho.
Se foi dentro do A1, o limite penso que seja os 120 e não 100.
Mas essa descida tem um limite inferior (100 km/h), só que normalmente o pessoal não repara ou então carga nisso... até se aproveita é a tomar balanço para a curva e subida seguinte.
1. Segundo o Codigo da Estrada, existe uma tolerancia de 10% em relação á sinalização imposta. Logo, bastava reclamar e não pagava.
2. Alem disso, os radares para serem legais, têm que estar homologados. Se fosse caso disso, poderia pedir para a policia apresentar a homologação do radar, o que a policia não tem, como já foi várias vezes comentado na TV.
1. Qual é que é o artigo onde isso vem?
2. Isso é mais difícil do que parece. Quem é que tem o ónus de provar que o radar está quebrado? Suponho que seja o condutor, e, sendo assim, há que ir ao insituto de meteorologia requisitar o processo do radar em causa e verificar que está em dia. Não é simples, e dá trabalho.
Gostava de saber onde está isso no código da estrada... E não esquecer das estradas com tolerãncia zero... Nessas é mesmo zero...
1. Segundo o Codigo da Estrada, existe uma tolerancia de 10% em relação á sinalização imposta. Logo, bastava reclamar e não pagava.
2. Alem disso, os radares para serem legais, têm que estar homologados. Se fosse caso disso, poderia pedir para a policia apresentar a homologação do radar, o que a policia não tem, como já foi várias vezes comentado na TV.
1. Qual é que é o artigo onde isso vem?
2. Isso é mais difícil do que parece. Quem é que tem o ónus de provar que o radar está quebrado? Suponho que seja o condutor, e, sendo assim, há que ir ao insituto de meteorologia requisitar o processo do radar em causa e verificar que está em dia. Não é simples, e dá trabalho.
Gostava de saber onde está isso no código da estrada... E não esquecer das estradas com tolerãncia zero... Nessas é mesmo zero...
A "Tolerância Zero" acabou há muito tempo... porque era ilegal! Pois existe uma lei bem antiga que fala numa tolerância de 10km/h!
Como é obvio, o fim da "Tolerância Zero" não foi anunciado pois seria muito mau ter de devolver o dinheiro das multas ilegais! Eu só tomei conhecimento por acaso, porque saíu um artigo na época na revista Automotor!
1. Segundo o Codigo da Estrada, existe uma tolerancia de 10% em relação á sinalização imposta. Logo, bastava reclamar e não pagava.
2. Alem disso, os radares para serem legais, têm que estar homologados. Se fosse caso disso, poderia pedir para a policia apresentar a homologação do radar, o que a policia não tem, como já foi várias vezes comentado na TV.
1. Qual é que é o artigo onde isso vem?
2. Isso é mais difícil do que parece. Quem é que tem o ónus de provar que o radar está quebrado? Suponho que seja o condutor, e, sendo assim, há que ir ao insituto de meteorologia requisitar o processo do radar em causa e verificar que está em dia. Não é simples, e dá trabalho.
Gostava de saber onde está isso no código da estrada... E não esquecer das estradas com tolerãncia zero... Nessas é mesmo zero...
A "Tolerância Zero" acabou há muito tempo... porque era ilegal! Pois existe uma lei bem antiga que fala numa tolerância de 10km/h!
Como é obvio, o fim da "Tolerância Zero" não foi anunciado pois seria muito mau ter de devolver o dinheiro das multas ilegais! Eu só tomei conhecimento por acaso, porque saíu um artigo na época na revista Automotor!
Conseguem arranjar este artigo? é que um tio meu teve uma multa num IP qualquer onde ia a 93km/s... velocidade maxima de 90... Era um camião,e o policia foi ver o disco... 120€ de multa( grave).
citação:
Conseguem arranjar este artigo? é que um tio meu teve uma multa num IP qualquer onde ia a 93km/s... velocidade maxima de 90... Era um camião,e o policia foi ver o disco... 120€ de multa( grave).
Mas o limite de 90 é para os ligeiros!
Se for um camião simples ou semi-reboque é 80, se for com reboque é 70. Isto partindo do princípio que não existe limite diferente na zona em causa.
A infracção é grave fora das localidades quando se supera o limite em 30 (ligeiros e motociclos) ou 20 (pesados,...). Portanto deduzo que circulava com um reboque a +23 que o limite. Teve azar.
Se foi dentro do A1, o limite penso que seja os 120 e não 100.
Mas essa descida tem um limite inferior (100 km/h), só que normalmente o pessoal não repara ou então carga nisso... até se aproveita é a tomar balanço para a curva e subida seguinte.
1. Segundo o Codigo da Estrada, existe uma tolerancia de 10% em relação á sinalização imposta. Logo, bastava reclamar e não pagava.
2. Alem disso, os radares para serem legais, têm que estar homologados. Se fosse caso disso, poderia pedir para a policia apresentar a homologação do radar, o que a policia não tem, como já foi várias vezes comentado na TV.
1. Qual é que é o artigo onde isso vem?
2. Isso é mais difícil do que parece. Quem é que tem o ónus de provar que o radar está quebrado? Suponho que seja o condutor, e, sendo assim, há que ir ao insituto de meteorologia requisitar o processo do radar em causa e verificar que está em dia. Não é simples, e dá trabalho.
Gostava de saber onde está isso no código da estrada... E não esquecer das estradas com tolerãncia zero... Nessas é mesmo zero...
Começando pela tolerancia zero, é falso o que dizes. A tolerancia pode ser o que for; o que conta é a lei. E a tolerancia que estou a dizer, estou a dize-lo porque sei o que estou a dizer.
Há de facto uma tolerancia de 10%. Onde diz, vou ver e colocar aqui. Não sei de cor.
E em relação ao controlo dos sinais, mais uma vez informem-se. Estou a dizer porque estou por dentro e porque já contestei multas.
Ontem quando fui abastecer observei uma cena curiosa: um senhor de um passat a dirigir-se a uma caixa multibanco depois de uma conversa com dois agentes da GNR num Subaru WRX prodrive.
Resolvi meter conversa com os Srs. Agentes e perguntei-lhes a partir de que velocidade habitualmente multavam. Depois de conseguir quebrar algum gelo inicial lá me disseram que normalmente é a partir dos 150 em AE, mas que dependia do sitio. Na A5 disseram que multavam antes.
No inicio da conversa ainda insistiram nos 120, mas eu lá fui dizendo que sabia que não era assim e que hoje mesmo sem querer ultrapassamos os 120, etc. enfim pelo menos em AEs como a A1 e a A2 serão os 150 reais que equivalerão a perto de "160" no velocimetro.
Referiram ainda que o erro dos velocimetros era variavel e que em carros "bons" e exemplificaram com o Impreza em que iam, quase não havia erro.
Uma última nota para o magnifico "ronronar" ao ralenti do WRX prodrive. Deve ser engraçado andar a fazer este trabalho, principalmente na companhia destes 250 cv.
:DE principalmente quando parar numa área de serviço para abastecer não ter que pagar a fatura da gasosa[^][^][^]
Normalmente quando vejo um carro da BT não me assusto, ao contrario de muito boa gente que vem na esgalha e depois trava para se meter atrás deles ( como se os senhores fossem totos e não tivessem espelhos). Mantenho o meu ritmo porque tenho consciencia daquilo que faço e não sou de fugir com o rabinho à seringa. A minha média de AE é de cerca de 140km/h e é com essa velocidade de os ultrapasso. Até agora nunca tive problemas e espero nunca vir a ter.
Por acaso de manha quando ia para o trabalho caguei-me todo...ia na VCI a cerca de 120 (limite 90) e quando olho para trás vinha uma mota da bt a querer ultrapassar!!
Conheci em tempos um amigo do meu mano mais velho que era condutor da brigada da BT à civil (isto já deve ir para aí há uns 10 anos ou mais) e o carro "dele" era habitualmente um Peugeot 405 MI 16 (penso que não me enganei no nome) e ele passava os dias para cima de Lisboa (tipo até Santarém) e para baixo (em direcção aos Algarves). Ele contava que havia carros que o Pug pura e simplesmente não acompanhava, mesmo estando artilhado! às vezes ainda dava para sacar a foto do dito, outras nem isso!
Ainda, segundo ele, faziam regularmente acções de formação para aperfeiçoar a condução e quem partisse o carro numa perseguição (parece que era corrente) era severamente castigado (do género de voltar para as patrulhas de rua).
Lembro ainda que ele adorava contar a "perseguição" que fizeram a um Porsche (não sei o modelo) e que não tiveram hipótese, mas como havia um acidente mais à frente o Porsche estava lá paradinho e eles chegaram ao pé dele, identificaram-se e ele disse:
- Senhor condutor, isso é que foi andar depressa?
Parece que o condutor respondeu algo do género:
- É verdade, mas vocês também lhes dão bem, precisam é de carros a sério!
Normalmente quando vejo um carro da BT não me assusto, ao contrario de muito boa gente que vem na esgalha e depois trava para se meter atrás deles ( como se os senhores fossem totos e não tivessem espelhos). Mantenho o meu ritmo porque tenho consciencia daquilo que faço e não sou de fugir com o rabinho à seringa. A minha média de AE é de cerca de 140km/h e é com essa velocidade de os ultrapasso. Até agora nunca tive problemas e espero nunca vir a ter.
desde wue nao traves bruscamente ou coisas assim estás à vontade. eles desde que te vejam a dar os piscas e a nao fazer manobras bruiscas nao se metem contigo, só se fores a 150 pra cima e a mandar sinais de luzes pró carro da frente ou a buzinares ou assim.
ainda onteontem ia na estrada e vejo o pessoal a travar. ia um carro da BT à frente que depois seguiu caminho por uma parte da via rápida enquanto eu segui por outro e eles todos a travarem. até parece que indo a 90 numa zona de 120 a polícia os vai mandar parar pra agradecer, nao? [8]
Conheci em tempos um amigo do meu mano mais velho que era condutor da brigada da BT à civil (isto já deve ir para aí há uns 10 anos ou mais) e o carro "dele" era habitualmente um Peugeot 405 MI 16 (penso que não me enganei no nome) e ele passava os dias para cima de Lisboa (tipo até Santarém) e para baixo (em direcção aos Algarves). Ele contava que havia carros que o Pug pura e simplesmente não acompanhava, mesmo estando artilhado! às vezes ainda dava para sacar a foto do dito, outras nem isso!
Ainda, segundo ele, faziam regularmente acções de formação para aperfeiçoar a condução e quem partisse o carro numa perseguição (parece que era corrente) era severamente castigado (do género de voltar para as patrulhas de rua).
Lembro ainda que ele adorava contar a "perseguição" que fizeram a um Porsche (não sei o modelo) e que não tiveram hipótese, mas como havia um acidente mais à frente o Porsche estava lá paradinho e eles chegaram ao pé dele, identificaram-se e ele disse:
- Senhor condutor, isso é que foi andar depressa?
Parece que o condutor respondeu algo do género:
- É verdade, mas vocês também lhes dão bem, precisam é de carros a sério!
Eles riram-se e não multaram o homem!!!
Acredito que quem anda nessa profissão deva ter boas histórias para contar. Quantos km farão estes carros ? pelo menos uns 1.000 por dia.
Acho engraçado algus comentários do genero "ah, reclamem que os radares não estão homulgados", ou "aquilo não é legal, vão para tribunal que não pagam nada", etc e outras coisas que tal. Sinceramente acho que este tipode mentalidade portuga é que nos lixa a todos.
Esta semana estou de férias em casa de uma familiares aqui na Suiça e cá o pessoal é todo muitos mais "normal" a conduzir, não há aceleras malucos, pessoal a fazer manobras perigosas, etc.
Se calhar o facto de se saber que quem excede a velocidade e passa pelos radares fixos (que parece que aqui são em grande quantidade, e que funcionam!!!), já sabe: dois ou tres dias depois está a receber a multa. E não vale a pena andar a reclamar que é ilegal, que não paga, etc. É pagar e bufar pouco.
E depois as multas são "à séria". Segundo percebi podem ser percentagem do salário, para que aqueles que dizem "ah, sim 250€? pegue lá os meus trocos sr. guarda" sentirem o efeito. Se o sr. do BMW ganha 10,000€, pode levar com 1,000€ de multa...
Pessoalmente também acho que 120kms/h para uma AE é "pouco". Nos carros de hoje parece-me que continua a ser seguro andar-se a 140 ou 150. Mas tá-se mesmo a ver que se mudassem oficialmente o limite para 150, era logo "oh sr. guarda, eu só ia 160, isso não tem 10% de tolerância? Ora 150+10% são 165 e eu só ia a 160". Ou então "ah, o limite é 150, a até 180 a multa é pequena, toca a dar-lhe gaz".
Os erros dos velocimetros "ajudam" alguma a andar mais devagar. A mentalidade de que "eh pah, tenho um grande carro, sou um grande condutor, vou a 160", com os erros PROPOSITADOS com que são construidos os velocimetros, "ajudam" o pessoal a andar um bocadinho mais devagar pois na verdade vão a 150 e tal quando o velocimetro já marca 160.
Fiz a semana passada cerca de 1.100 km na Bélgica e na Holanda e a principal diferença que me pareceu haver na forma como conduzem é a maior "tranquilidade". Se vamos em AE na esquerda e se alguém se chega a nós, espera que nos desviemos não começando logo a fazer pressão com aproximações, buzinadelasou faróis. Este comportamento mais civilizado de não pressionar os outros é contagiante e torna a condução mais educada e respeitadora.
Quanto a velocidades vê-se muita gente a 140/150 alguns a 160 e quase nada para além disto. Em média há mais trânsito nas AEs, pelo menos nos sitios por onde andei
Comentário