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Aumento de velocidade baixa sinistralidade

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    #31
    citação:Originalmente colocada por fernas

    citação:Originalmente colocada por kitt

    o exemplo da alemanha é exelente no aspecto da velocidade, é tudo uma questão de civismo, andar a 250km na A2 num dia de semana ás 3h da manhã não tem perigo absolutamente nenhum é talvez mais perigoso andar a 50km dentro de certas ruas estreitinhas do Porto, por exemplo, do que a 250km na A2. Acho que see aumentassemos a velocidade nas autoestradas para 160km os acidentes não aumentariam talvez acontecesse o contrário....
    Acho que é devido a pensamentos deste tipo que existem tantos acidentes...[8)]
    E a propósito será que as Autobahns são assim tão boas ;)
    http://lcvr.npdc.free.fr/dossier/autobahn.htm

    e essa dos 250 de noite será onde ? Será alguma Autobahn ?

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por Axxantis

      As conclusões tiradas pelos autores deste artigo são um disparate pegado. Não quero dizer que não seja possível existir, em determinadas condições, uma correlação negativa entre o limite de velocidade legal e a sinistralidade, mas não há absolutamente nada nos dados revelados que nos possa levar a concluir isso.
      Uma simples notícia de jornal só para encher papel e chamar a atenção.
      Isto é o tipico caso de uma correlação que não foi submetida a testes de significância estatística, onde não foi tido em conta o efeito de outras variáveis, enfim, isto num exame de estatística era zero absoluto!

      Com base nestes mesmo dados nada me impede de dizer que o efeito é o contrário, ou seja, foi por causa da redução da sinistralidade que as autoridades resolveram aumentar a velocidade máxima permitida.

      Independentemente de tudo isto, é necessário ter em atenção alguns pormenores:
      - Aumentou-se os limites de velociade legal mas nada se diz sobre a velocidade efectivamente praticada antes e pós aumento;
      - Estamos a falar de auto-estradas americanas (uma data de faixas, rectas enormes e curvas muiti suaves)
      - O limite máximo aplicado por alguns estados foi 80mph (mais ou menos 130kmh), ou seja, não me parece nada de especial
      - Ao que parece as pessoas já andavam todas a infringir a lei quando esta estipulava 55mph como máximo, portanto é bem possível que ninguém tenha aumentado efectivamente a velocidade (estou a especular).
      - E atenção que estas coisas não são lineares, isto é, o aumento da velocidade de 90km/h para 130km/h não tem o mesmo impacto do aumento de 120km/h para 160 km/h, portanto não vale a pena começar a extrapolar conclusões.
      Mauzinho ;).
      Então estiveram os autores a esforçarem-se por demonstrar algo, e vê logo alguém desse país perto de Fátima estragar tudo ;)

      Comentário


        #33
        citação:
        citação:Originalmente colocada por João Dias

        Mas abriu mão da relação velocidade-acidentes.
        Já é uma evolução[^].
        Como é uma evolução, passado os exageros fundamentalistas, a velocidade e seus limites estarem, finalmente, a aumentar um pouco por todo o mundo.
        Hum, interessante. Então isso quer dizer que a mesma pessoa, no mesmo veículo, na mesma via à mesma hora, etc. etc. ir a 50, 100, 200 é a mesma coisa, porque não existe relação entre velocidade e acidentes ;):D
        Não é isso[8D].
        Quer dizer que dependendo das condições... ir a 100 pode ser mais seguro que ir a 50. Por exemplo;).
        Ou ir a 200 pode ser mais SEGURO que ir a 100.....

        Ou então quer simplesmente dizer isto: Os limites absurdos de velocidade estão a acabar... DEVAGAR... DEVAGARINHO:D.

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por J.R.

          citação:
          citação:Originalmente colocada por João Dias

          Mas abriu mão da relação velocidade-acidentes.
          Já é uma evolução[^].
          Como é uma evolução, passado os exageros fundamentalistas, a velocidade e seus limites estarem, finalmente, a aumentar um pouco por todo o mundo.
          Hum, interessante. Então isso quer dizer que a mesma pessoa, no mesmo veículo, na mesma via à mesma hora, etc. etc. ir a 50, 100, 200 é a mesma coisa, porque não existe relação entre velocidade e acidentes ;):D
          Não é isso[8D].
          Quer dizer que dependendo das condições... ir a 100 pode ser mais seguro que ir a 50. Por exemplo;).
          Ou ir a 200 pode ser mais SEGURO que ir a 100.....

          Ou então quer simplesmente dizer isto: Os limites absurdos de velocidade estão a acabar... DEVAGAR... DEVAGARINHO:D.
          Estão a acabar onde ? [}][}]

          Na Austria, em Itália ou na Alemanha ?

          Estranho é o exemplo dos USA. O seu comportamento nalguns estados dos Estados Unidos daria prisão, além de saída do carro de mãos na nuca, deitado no chão, etc. etc.

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por kitt
            andar a 250km na A2 num dia de semana ás 3h da manhã não tem perigo absolutamente nenhum
            é por pensarem assim ue os acidentes entre as 0 e 6 da manhã são os de maior índice de gravidade em portugal.

            em 2005:

            entre as 3 e 6 da manhã
            acidentes com vítimas : 1258
            mortos: 93
            indice de gravidade: 7.4

            entre as 15 e 18
            acidentes com vítimas: 7306
            mortos: 194
            índice de gravidade: 2.7

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

              citação:Originalmente colocada por kitt
              andar a 250km na A2 num dia de semana ás 3h da manhã não tem perigo absolutamente nenhum
              é por pensarem assim ue os acidentes entre as 0 e 6 da manhã são os de maior índice de gravidade em portugal.

              em 2005:

              entre as 3 e 6 da manhã
              acidentes com vítimas : 1258
              mortos: 93
              indice de gravidade: 7.4

              entre as 15 e 18
              acidentes com vítimas: 7306
              mortos: 194
              índice de gravidade: 2.7
              Mas grande parte desses acidentes de madrugada devem-se a condutores bêbados, apesar de grande parte das pessoas pensar que a essa hora na AE, sendo um dia de semana, não vai encontrar ninguém a circular e por isso abusa na velocidade.

              Comentário


                #37
                Quanto maior a velocidade, mais perigoso é(senão as corridas de automoveis eram todas a 40 para ser mais espetacular).

                As estatisticas podem sempre ser manipuladas para parecerem o que não são.

                Quanto á questão dos limites de velocidade parece-me secundária, porque se toda a gente numa determinada estrada circular a 140 será mais seguro(idependentemente dos limites de velocidade) do que numa estrada aonde haja viaturas a circular desde 80 a 180.

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por Axxantis

                  - Ao que parece as pessoas já andavam todas a infringir a lei quando esta estipulava 55mph como máximo, portanto é bem possível que ninguém tenha aumentado efectivamente a velocidade (estou a especular).
                  Tem piada que não são poucas as pessoas que afirmam que em Portugal o aumento do limite só serviria para as pessoas continuarem com os 'x' Km/h acima do limite e assim ainda andavam mais depressa!

                  Devem viver num país muito triste, pelo menos aos olhos dessas pessoas!?

                  É que eu hoje vou a 160Km/h e se calhar vou aos 180, porque penso perdido por dez perdido por mil (em termos de multa). Se o limite fosse por exemplo 150 (falando genericamente) se calhar não passava dos 160, porque sabia que a multa caso fosse apanhado era baixa, e a diferença de andar a 180 não é assim tão grande que compense andar a essas velocidades.

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por joao

                    citação:Originalmente colocada por Axxantis

                    - Ao que parece as pessoas já andavam todas a infringir a lei quando esta estipulava 55mph como máximo, portanto é bem possível que ninguém tenha aumentado efectivamente a velocidade (estou a especular).
                    Tem piada que não são poucas as pessoas que afirmam que em Portugal o aumento do limite só serviria para as pessoas continuarem com os 'x' Km/h acima do limite e assim ainda andavam mais depressa!

                    Devem viver num país muito triste, pelo menos aos olhos dessas pessoas!?

                    É que eu hoje vou a 160Km/h e se calhar vou aos 180, porque penso perdido por dez perdido por mil (em termos de multa). Se o limite fosse por exemplo 150 (falando genericamente) se calhar não passava dos 160, porque sabia que a multa caso fosse apanhado era baixa, e a diferença de andar a 180 não é assim tão grande que compense andar a essas velocidades.
                    Não, não vai lá com multa. Vai tirando a carta e responsablizando as pessoas como, por exemplo, na Alemanha ;)

                    Comentário


                      #40
                      Haver correlação não significa que haja relação.

                      Sobre a velocidade, voltei de férias da Holanda, Bélgica e Alemanha, onde fiz 3500 km quase todos em autoestradas. Este fim de semana fiz um trajecto na A1 (Coimbra-Torres Novas-Coimbra), e a conclusão que tiro é que em Portugal se anda muito mais depressa que lá fora. Aliás, mais depressa que nas autoestradas alemãs, isso do limite dos 120 cá deve ser um mito. Ao mesmo tempo, também aparecem carros estupidamente vagorosos. O resultado só pode ser um risco de acidente bastante mais elevado.

                      Em vez de andarem aí uns teóricos a propor baixar a velocidade por causa das alterações climáticas, mais valie era fazerem efectivamente cumprir o limite de velocidade, e subir a velocidade mínima em AE para um valor bastante mais alto. Assim baixavam os acidentes e diminuía-se as emissões de CO2.

                      Comentário


                        #41
                        cá mesmo que pusessem 150 de limite nc andaria a tal... so o que o carro ia gastar a +... é raro passar os 140 mas tb é raro andar abaixo... lol

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por LuisNeves

                          Haver correlação não significa que haja relação.

                          Sobre a velocidade, voltei de férias da Holanda, Bélgica e Alemanha, onde fiz 3500 km quase todos em autoestradas. Este fim de semana fiz um trajecto na A1 (Coimbra-Torres Novas-Coimbra), e a conclusão que tiro é que em Portugal se anda muito mais depressa que lá fora. Aliás, mais depressa que nas autoestradas alemãs, isso do limite dos 120 cá deve ser um mito. Ao mesmo tempo, também aparecem carros estupidamente vagorosos. O resultado só pode ser um risco de acidente bastante mais elevado.

                          Em vez de andarem aí uns teóricos a propor baixar a velocidade por causa das alterações climáticas, mais valie era fazerem efectivamente cumprir o limite de velocidade, e subir a velocidade mínima em AE para um valor bastante mais alto. Assim baixavam os acidentes e diminuía-se as emissões de CO2.
                          [^]

                          E que tal precisamente como na Alemanha as pessoas terem a penalização dos pontos e ficarem efectivamente sem carta por um determinado periodo quando excedem grosseiramente os limites.

                          E mais do que execederem é não terem nocção do perigo. Então nas zonas em obras acho simplesmente fabuloso, além de nas localidades em zonas com risco para peões. [8)]

                          Comentário


                            #43
                            Vou deitar mais uma acha na fogueira....

                            IP5 velocidade do troco 90 km/h, os acidentes ja se sabe era o pão nosso de cada dia, estranho era nao haver acidentes sem mortos.

                            Exactamente o mesmo troco agora com o nome de A25, mas com 4 faixas e separador central.... Raro é o dia em que vejo um acidente.

                            E esta? Eu fazia a IPG na ordem dos 100 km/h e achava perigoso, agora faço o memso troço na ordem dos 180Km.

                            Mesmo carro memso condutor... O que mudou? Será que a estrada tb conta?

                            Digam de vossa justiça.

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