Para já parece que estamos a ver apenas imagens da versão japonesa.
Pelo que li, parece que a versão europeia deverá ser um pouco melhor, pelo menos em apresentação, ao nivel dos interiores. Esperar para ver...
Pegando na minha citação ao concept
Meeeedo... Tire-se o volume de plástico extra a fazer lembrar um qualquer preparador japonês, e temos o carro de série.
Receio que vamos apanhar um susto quando retirarem a maquilhagem ao show-car
Medo e susto foram palavras algo fortes.
Mas o resultado final é algo desapontador como seria expectável na transição.
Comparando com o actual, nota-se tentativa de dinamizar o desenho, com uma de tal Squash Line a ser a protagonista na lateral, gerando uma superfície que parece ter sido o resultado de uma prensa que inadvertidamente encontrou a lateral do Note.
Perfeitamente contemporâneo, agradável, até consensual, mas estranhamente banal.
Apesar de perfeitamente distintos, nota-se alguns ecos de Jazz nos contornos desta criatura. Ao contrário do toyota verso-s, esse sim, sem medo de mostrar que o Jazz foi o modelo que serviu de base, com resultados duvidosos.
O Micra já tinha sido uma desilusão grande, dado o foco do modelo passar a ser mercados asiáticos entre outros emergentes, pelo que adoptou uma postura mais low-cost, que acabou por ter como consequência um empobrecimento visual bastante significativo. Enquanto o Juke vender como pipocas, não existe necessidade por parte da Nissan em apostar num segmento B clássico na Euroland, rival das propostas europeias e, agora, também coreanas.
Este Note, não está tão focado no tipo de mercados que o Micra pretende atingir, pelo que se nota maior cuidado e sofisticação nas linhas.
Mas mesmo assim, o resultado final desilude. Por todo o dinamismo apresentado existe uma clara sensação de dejá vu, integrando-se perfeitamente no que outros construtores andam a fazer.
Talvez tenha a ver com o target destes carros.
O Jazz encontrou uma grande fatia da sua audiência na faixa senior do mercado.
Parece que o Note não quer ficar atrás, dado os seniores serem um grupo em expansão.
E por isso, mais vale não levantar muitas ondas para não assustar a clientela.
Após analisar as fotos da versão japonesa, reparei nos seguintes pontos:
- Não tem as luzes diurnas LED (agora obrigatórias na CE);
- Não tem comandos no volante;
- O GPS não é o 'europeu' Nissan Connect
- A bagageira não tem chapeleira
Espero que a versão europeia 'made in UK' tenha estes pontos revistos!
Um facto é que as versões nipónicas são diferentes das europeias (ver nissan.co.jp) - lá o Qashqai chama-se Dualis
Nota: Gostei das JLL 16" com pneus 195/55R16.
Depois de ter sido apresentada no Japão e nos EUA (com o nome Versa Note), a segunda geração do Nissan Note chega à Europa. Herdando quase na íntegra as caraterísticas do concept Invitation, este modelo do segmento B começará por ser mostrado no Salão de Genebra, dentro de cerca de duas semanas, e estará à venda entre nós no próximo outono. Feito com base na mesma plataforma do Renault Modus, o novo Note, que até aqui encaixava nos pequenos monovolume e que agora, graças a formas um pouco mais ambíguas se aproxima de um utilitário, dá início a uma série de novos lançamentos da marca nipónica. Neste caso, o Note pretende seguir a peugada dos compactos maiores Juke e do Qashqai (bem sucedidos na Europa).
Mantendo as dimensões do modelo que era comercializado desde 2005 (4,1 metros de comprimento) o Note terá três motores à escolha: os tricilíndricos a gasolina o 1.2 de 80 cv às 6000 rpm e 110 Nm de binário às 4000 rpm (anunciando 4,7 l/100 km de consumo e 109 g/km de emissões de CO2) e o 1.2 DIG-S (turbo) com 98 cv às 5600 rpm e 142 Nm de binário às 4400 rpm (com 4,3 l/100 km e 95 g/km de CO2); e o Diesel 1.5 turbodiesel de quatro cilindros com 90 cv, de origem Renault (com 3,6 l/100 km e 95 g/km de CO2). Tem em opção uma caixa automática de variação contínua CVT.
Além de um design mais dinâmico e agressivo, onde mais se faz notar a nova geração deste modelo (fabrica simultaneamente no Reino Unido e no Japão) é precisamente a panóplia tecnológica. Disponível em três níveis de equipamento (Visia, Acenta e Tekna) o novo Note traz de série o sistema start & stop, seisairbags e cruise control. A versão intermédia conta com ar condicionado, ligação Bluetooth e vidros traseiros elétricos. O topo de gama conta com Escudo de Segurança Nissan, o Nissan Connect, o Monitor de Vídeo de 360º, parte do interior em couro e sistema de entrada sem chave inteligente i-key. Visualmente, este novo concorrente do Ford Fiesta conta com duas versões com acabamento estético (uma delas, a Dynamic Styling, com para-choques dianteiro mais desportivo com detalhes cromados, saias laterais, para-choques traseiro com difusor de ar, aileron e jantes exclusivas.
Por dentro, o Nissan Note 2013 europeu apresenta o mesmo aspeto do japonês, destacando-se a ótima aparência do painel de instrumentos, o display do climatizador e do sistema de áudio, com ecrã de LCD. O volante em «V» é semelhante aos dos modelos mais recentes da marca. Na Europa terá o sistema modular de ajuste dos bancos traseiros, a fim de ampliar o espaço e o conforto.
A partir das informações e das fotos a minha 1ª avaliação é a seguinte:
Refiro-me à Versão sem o kit estético desportivo 'Dynamic Styling'.
Pontos positivos:
- Estética 'dinâmica'
- Equipamento completo com 'Escudo de Segurança Nissan', o Nissan Connect com Google, o Monitor de Vídeo de 360º, parte do interior em couro e sistema de entrada sem chave inteligente i-key, etc...
- JLL 16" (195/55VR16)
- Espaço interior no banco traseiro (com banco regulável sobre calhas)
- Motor DiG-S (tenho um micra com esse motor e é )
- piscas nos espelhos
Pontos negativos:
- Design do volante 'V'. Seria mais agradável um volante tipo 'micra/juke'...
- não tem luzes diurnas LED
- as mesas nas costas dos bancos da frente...
La oferta de productos Nissan con apellido Nismo acaba de recibir un nuevo integrante: el Note. Este pequeño polivalente destacará principalmente por su estética más agresiva y dinámica reconocible al primer vistazo.
La preparación del Note se ofrecerá en dos niveles, Nismo y Nismo S. El primero incluirá muchas modificaciones entre las que podemos destacar los nuevos paragolpes con ópticas diurnas por LEDS, detalles en negro lacado y rojo, llantas de aleación pintadas en negro, difusor posterior en negro con cola de escape cromada, alerón sobre el portón, faldones laterales, cristales tintados, máscara de faros delanteros oscurecidas, etc.
En el interior la decoración es específica y recibe un nuevo tapizado para los asientos en piel/tela, pedales deportivos en aluminio, detalles en rojo para las salidas de aire y un nuevo volante forrado en piel. En el esta versión el motor no recibe modificaciones y conserva el bloque 1.2 DIG-S con 98 CV y el cambio automático de tipo CVT.
En cuanto al Nismo S, recibe asientos específicos, llantas de aleación más grandes, reglajes de suspensión exclusivos, frenos sobredimensionados, una parrilla diferenciada y un motor potenciado aunque de momento Nissan no ha querido dar más detalles. Lo que sí se ha confirmado es que llevará una caja manual de cinco velocidades con ajustes específicos para esta versión. El lanzamiento de ambas versiones tendrá lugar el próximo otoño.
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