Anúncio

Collapse
No announcement yet.

xDrive. Importante em Portugal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    É preciso ver uma coisa, há ricos que o dinheiro não lhe custou/a a ganhar tipo, recebem sacos, luvas, tem tachos, etc... a esses não custa nada gastar o dinheiro, depois tens as pessoas que trabalharam para ter alguma coisa e esses podem ter a certeza que não o gastam mal gasto, dito isto e voltando ao topico, aqui em Portugal não é preciso ter carros AWD, se nos outros paises em que o inverno é muito mais rigoroso não é equacionado na compra do automovel aqui muito menos, agora se a pessoa tiver gosto em ter esse sistema porque não e na Alemanha não custa 80 000 euros custa menos.
    Cumps

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
      O problema é que essa sensação de segurança é uma ilusão. Sim o carro agarra mais quando esmagas o acelerador (ou pelo menos acelera mais até a electrónica o impedir de fugir), mas entra numa curva com velocidade excessiva e o resultado é exactamente o mesmo que se tivesse tracção traseira ou dianteira (possivelmente até pior devido ao acréscimo de peso), o carro vai em frente. As pessoas confundem muito estas duas situações, a tracção em aceleração vs aderência em curva.

      Já vi muitos TTs espetados de frente contra os rails se calhar porque quem ia lá dentro pensava que por aquilo ter tracção integral podia fazer aquela curva apertada a 150. Mas a coisa não funciona bem assim...
      Certíssimo, se andares com o carro desengatado a fazer curvas. A maneira como um 4x4 aborda uma curva, e a facilidade com que perdendo o controlo se apanha de novo o carro é diferente e podes verificar isso facilmente se conduzires um dos carros. Aliás, podes pegar num jipe qualquer e andar a passar das 2wd para as 4wd e experimentar nos mesmos trajectos, mesmas rotundas e vais verificar que tenho razão. Já tive esta experiência em 3 carros distintos e em todas elas tirei as mesmas conclusões...

      E eu também vejo muitos s2000 espetados contra os rails porque os donos acham que têm um 4x4 seguríssimo e não vejo como o meu olhómetro pode ser considerado um argumento neste contexto.

      Comentário


        #63
        O que dizes aplica-se depois de haver perda de tracção, o que não acontece com controlo de tracção.

        S2000?

        Comentário


          #64
          S2000 com tração as 4, essa é novidade para mim.

          Comentário


            #65
            presumo que sejam os 206 s2000, punto s2000 e etc

            Comentário


              #66
              só me apetece

              Comentário


                #67
                E diga-se, a razão de tantos RWD e mesmo 4x4 espetados nas curvas, é por não acelerarem na curva

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                  E diga-se, a razão de tantos RWD e mesmo 4x4 espetados nas curvas, é por não acelerarem na curva
                  Não obstante, é muito mais fácil para o comum dos mortais fazê-lo num tracção integral (independentemente do sistema adoptado) do que num rwd...

                  PS-Já os oiço a caminho...

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                    Não obstante, é muito mais fácil para o comum dos mortais fazê-lo num tracção integral (independentemente do sistema adoptado) do que num rwd...

                    PS-Já os oiço a caminho...

                    Sem dúvida. O freelander lá de casa ficou com os 4 pneus carecas no lado direito. Era rotundas a fundo e pra sair era tirar pé do acelerador e saía de lado e tudo. Enquanto não for eu a pagar é na boa

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                      O que dizes aplica-se depois de haver perda de tracção, o que não acontece com controlo de tracção.

                      S2000?


                      Eu tinha escrito um post que perdi, depois escrevi muito mais depressa faltou informação e pareceu um prego jeitoso. Era a este que me referia, dsculpa

                      Comentário


                        #71
                        Ah bom. Mas esses são um caso completamente diferente, até pela própria maneira como são conduzidos, o AWD aí não serve para não perder tracção porque aí eles até fazem de propósito para a perder...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Ah bom. Mas esses são um caso completamente diferente, até pela própria maneira como são conduzidos, o AWD aí não serve para não perder tracção porque aí eles até fazem de propósito para a perder...
                          Oi?! Então serve para quê?

                          Comentário


                            #73
                            Serve para agarrar à saída das curvas em piso escorregadio e conseguir acelerar mais em slide.

                            Era essa a limitação do RWD, em mau piso ou em slide o acelerador tem que ser muito mais doseado ou o carro vira ao contrário.

                            Acho que é óbvio que o sistema não está lá para dar estabilidade ou segurança aos carros, quando o próprio condutor em quase todas as curvas puxa o travão de mão. O AWD está lá para andar mais depressa, como tudo o resto. Em competição o que não for para andar mais depressa não está lá.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                              Serve para agarrar à saída das curvas em piso escorregadio e conseguir acelerar mais em slide.

                              Era essa a limitação do RWD, em mau piso ou em slide o acelerador tem que ser muito mais doseado ou o carro vira ao contrário.

                              Acho que é óbvio que o sistema não está lá para dar estabilidade ou segurança aos carros, quando o próprio condutor em quase todas as curvas puxa o travão de mão. O AWD está lá para andar mais depressa, como tudo o resto. Em competição o que não for para andar mais depressa não está lá.
                              Ou seja, ter tracção...


                              Quem disse que não era para ter tracção foste tu... e não foi há muito tempo:

                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                              o AWD aí não serve para não perder tracção porque aí eles até fazem de propósito para a perder...

                              Só passaram uns minutos.

                              Comentário


                                #75
                                Um 4x4 tem mais qualidades dinâmicas que um 4x2....

                                Seja lá em que piso for.

                                Nota-se mais em piso escorregadio, naturalmente...

                                E eu tenho um 4x4, confesso. Mas como o centro de gravidade é um pouco pró alto, não me sinto lá muito bem a fazer rotundas em power slide. Em especial, porque por aqui o pessoal não sabe muito bem o significado do triângulo invertido à entrada das mesmas....

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                  Ou seja, ter tracção...


                                  Quem disse que não era para ter tracção foste tu... e não foi há muito tempo:




                                  Só passaram uns minutos.
                                  Eu disse que não serve para não perder tracção, ou seja, as rodas nunca chegarem a escorregar.

                                  E de facto não é para isso que serve porque as rodas fartam-se de escorregar, o AWD é para conseguir acelerar mesmo quando elas o estão a fazer.

                                  O que não é o mesmo objectivo de 99% dos carros AWD de estrada (excluem-se EVOs e Imprezas WRX), cujo objectivo do sistema é nunca chegar a perder a tracção.

                                  De certeza que quem compra uma 535Xd Touring não é para andar a fazer percursos de terra batida de lado com os quatro pneus a atirar calhaus pelo ar

                                  Como parece que está a custar a "entrar" que o mesmo esquema de transmissão pode ser utilizado para fins distintos, achas que um tractor rodoviário tem RWD para andar a fazer tempos de pista ou rotundas de lado?
                                  Editado pela última vez por SRLA; 26 February 2012, 15:22.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                    Eu disse que não serve para não perder tracção, ou seja, as rodas nunca chegarem a escorregar.

                                    E de facto não é para isso que serve porque as rodas fartam-se de escorregar, o AWD é para conseguir acelerar mesmo quando elas o estão a fazer.

                                    O que não é o mesmo objectivo de 99% dos carros AWD de estrada (excluem-se EVOs e Imprezas WRX), cujo objectivo do sistema é nunca chegar a perder a tracção.

                                    De certeza que quem compra uma 535Xd Touring não é para andar a fazer percursos de terra batida de lado com os quatro pneus a atirar calhaus pelo ar

                                    Como parece que está a custar a "entrar" que o mesmo esquema de transmissão pode ser utilizado para fins distintos, achas que um tractor rodoviário tem RWD para andar a fazer tempos de pista ou rotundas de lado?
                                    Vamos lá ver se não perdemos tanto tempo em fait divers porque ás tantas esqueço-mo-nos da razão pela qual estamos há já algumas paginas a falar deste tema.

                                    O sistema AWD seja num S5, seja Superb seja Impreza dar-lhe-á mais tracção do que um sistema FWD e RWD, os ESP e afins diminuem a distancia destes ultimos para os que estao equipado com AWD mas mesmo assim, ficarão smp a uma distancia.

                                    Esta maior capacidade de tracção traduz-se inegavelmente em maior segurança.


                                    Se esse acréscimo, em climas como o de Portugal é algo que se nota com grande frequência? Não... Mas naquelas infimas vezes em que fôr necessário vai ser BOM e POSITIVAMENTE DIFERENCIADOR, tê-lo.

                                    POr esta razão é que aconselhei ao autor do tópico a escolher este extra caso, para o escolher, não tenha que abdicar de outros que, muito provavelemtne, irá utilizar com mairo frequencia.

                                    O resto, repito, são fait divers de quem adora ser do contra.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                      O sistema AWD seja num S5, seja Superb seja Impreza dar-lhe-á mais tracção do que um sistema FWD e RWD, os ESP e afins diminuem a distancia destes ultimos para os que estao equipado com AWD mas mesmo assim, ficarão smp a uma distancia.
                                      Eu aqui concordo.
                                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                      Esta maior capacidade de tracção traduz-se inegavelmente em maior segurança.
                                      Aqui é que já não.

                                      Isto porque a aderência extra do AWD só vem em aceleração, e em aceleração não havendo aderência suficiente um RWD/FWD com TC e ESP simplesmente não acelera. Logo não há perda de tracção, logo não há problema nenhum de segurança. Nesta situação a vantagem do AWD está na velocidade com que consegue sair da curva, e não na segurança com que a faz (porque se em ambos os casos o carro não escorrega são ambos igualmente seguros).

                                      Eu arrisco-me a dizer que a esmagadora maioria dos despistes não se devem ao condutor acelerar a meio da curva, mas porque entraram na curva com velocidade a mais. E nesta situação não há TC, nem ESP, nem AWD que lhe valha!

                                      O que dizes seria verdade se falássemos de carros sem controlo de tracção. Aí sim, sobretudo com carros RWD, havendo uma perda de tracção a meio da curva o carro rapidamente se torna instável, enquanto num AWD é muito mais difícil perder tracção e depois dela perdida é muito mais fácil controlar o carro e acelerar em slide (e é por este último factor que se utiliza AWD em competição, o que não tem nada a ver com o nosso caso).
                                      Editado pela última vez por SRLA; 26 February 2012, 16:25.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                        Eu aqui concordo.
                                        Alguma vez havia de acontecer.



                                        PS-Mas deixo a nota que essa posição não foi sempre assim desde o inicio ddesta nossa conversa.


                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                        Isto porque a aderência extra do AWD só vem em aceleração, e em aceleração não havendo aderência suficiente um RWD/FWD com TC e ESP simplesmente não acelera. Logo não há perda de tracção, logo não há problema nenhum de segurança. Nesta situação a vantagem do AWD está na velocidade com que consegue sair da curva, e não na segurança com que a faz (porque se em ambos os casos o carro não escorrega são ambos igualmente seguros).

                                        Eu arrisco-me a dizer que a esmagadora maioria dos despistes não se devem ao condutor acelerar a meio da curva, mas porque entraram na curva com velocidade a mais. E nesta situação não há TC, nem ESP, nem AWD que lhe valha!
                                        E em mudanças subitas das condiçoes de aderencia? Manténs a tua opinião?

                                        EU considero que um sistema AWD reage melhor e mais rapidamente a condições dessas, permitindo uma progressão ao contrário de um RWD ou FWD onde a reacção da electronica apenas actuara no sentido de atenuar reacçoes de uma forma menos reactiva e sem capacidades de progressão.

                                        Até porque eu estou a olhar para estes sistemas numa perspectiva de utilização normal/real nas nossas estradas e não em condições de pista ou rali, isso neste caso, não interessa para nada.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Em Portugal, chove, às vezes torrencialmente, faz geada, granizo, neva, há estradas sujas, com alcatrão polido, em mau estado, etc. Acho que o AWD é uma mais valia.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                            Alguma vez havia de acontecer.



                                            PS-Mas deixo a nota que essa posição não foi sempre assim desde o inicio ddesta nossa conversa.
                                            Eu acho que muitas vezes as pessoas ficam com a ideia errada de mim que sou "do contra", quando na verdade apenas gosto de ter os pontos bem assentes nos "i"s. Há muitos conceitos à partida fáceis de misturar e daí surgem muitos mal entendidos, eu às vezes dou por mim a dizer que não sobre um assunto em que fico sempre com a ideia que não estão a perceber bem o que eu quero dizer.

                                            O AWD dá mais tracção e disso não pode haver dúvida. É preciso é ter sempre em conta que uma coisa é a tracção motriz das rodas (o binário que transmitem ao chão quando se acelera) e outra bem distinta é a aderência das rodas contra uma forca centrífuga, em curva. Esta última não depende do sistema de transmissão, mas muita gente tem a ideia que sim, ao ter AWD esta melhora (o que é mentira, basta ver testes em skidpad para verificar que os carros que conseguem melhor aderência lateral até são geralmente RWD).

                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                            E em mudanças subitas das condiçoes de aderencia? Manténs a tua opinião?

                                            EU considero que um sistema AWD reage melhor e mais rapidamente a condições dessas, permitindo uma progressão ao contrário de um RWD ou FWD onde a reacção da electronica apenas actuara no sentido de atenuar reacçoes de uma forma menos reactiva e sem capacidades de progressão.

                                            Até porque eu estou a olhar para estes sistemas numa perspectiva de utilização normal/real nas nossas estradas e não em condições de pista ou rali, isso neste caso, não interessa para nada.
                                            Isso aí também é outro assunto, que é a qualidade do sistema AWD vs a qualidade do TC/ESP. Como em tudo, há bons e maus. Se me falares por exemplo num sistema torsen, acredito que seja capaz de reagir mais depressa que o controlo electrónico. Mas nem tudo o que é AWD usa torsen. Os BWM AWD por exemplo tenho ideia que usam diferenciais abertos em que o sistema de distribuição de potência e anti-bloqueio é feito...pelo ESP.
                                            Editado pela última vez por SRLA; 26 February 2012, 17:32.

                                            Comentário


                                              #82
                                              SRLA,

                                              Como já deves ter percebido, eu tenho um carro perfeitamente normal de estrada com 4x4. E não tenho o 4x4 só para arranques. Nem pensei nisso quando o comprei com o AWD.

                                              Foi sim para ter maior segurança e TRAÇÃO em pisos escorregadios. Seja chuva, neve, granizo ou até óleo. Porque há situações que nem o ESP ajuda e com o 4x4 é uma mais valia.

                                              Por isso, o AWD não é só para arranques. Não tenhas essa ideia.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Eu não disse que era.

                                                Aliás para arranques em carros de baixa potência RWD até é melhor, para além de ser sempre mais engraçado

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  Eu acho que muitas vezes as pessoas ficam com a ideia errada de mim que sou "do contra", quando na verdade apenas gosto de ter os pontos bem assentes nos "i"s. Há muitos conceitos à partida fáceis de misturar e daí surgem muitos mal entendidos, eu às vezes dou por mim a dizer que não sobre um assunto em que fico sempre com a ideia que não estão a perceber bem o que eu quero dizer.
                                                  Sim, não tenhas dúvidas que é uma imagem que espelhas com algumas frequência.

                                                  Não me parece um defeito, parece-me feitio.

                                                  Conheço algumas pessoas assim "lá fora" com as quais me dou lindamente e com as quais algumas vezes acabamos em "fúria" mas fazendo as contas, aprendemos ambos alguma coisa.

                                                  POr aqui por este canal e com pouco à vontade entre as partes, por vezes, é um bocadinho cansativo.


                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  O AWD dá mais tracção e disso não pode haver dúvida. É preciso é ter sempre em conta que uma coisa é a tracção motriz das rodas (o binário que transmitem ao chão quando se acelera) e outra bem distinta é a aderência das rodas contra uma forca centrífuga, em curva. Esta última não depende do sistema de transmissão, mas muita gente tem a ideia que sim, ao ter AWD esta melhora (o que é mentira, basta ver testes em skidpad para verificar que os carros que conseguem melhor aderência lateral até são geralmente RWD).
                                                  EU, posso estar enganado, mas toda a minha experiencia enquanto condutor, diz-me o oposto do que estás a referir.

                                                  Na minha experiencia pessoal, as capacidades 4x4 são proporcionalmente mais notórias conforme as condições de aderência do piso em que conduzo.

                                                  Não consigo discutir isto de outra forma nem tão pouco espetar aqui uma fórmula marada para provar o que afirmo... não sou engenheiro, fui por outro caminho.



                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  Isso aí também é outro assunto, que é a qualidade do sistema AWD vs a qualidade do TC/ESP. Como em tudo, há bons e maus. Se me falares por exemplo num sistema torsen, acredito que seja capaz de reagir mais depressa que o controlo electrónico. Mas nem tudo o que é AWD usa torsen. Os BWM AWD por exemplo tenho ideia que usam diferenciais abertos em que o sistema de distribuição de potência e anti-bloqueio é feito...pelo ESP.
                                                  AWD é AWD, FWD ou RWD com TCS+ESP são FWD ou RWD com TCS + ESP... Repito, na minha experiÊncia pessoal, é diferente.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    Eu não disse que era.

                                                    Aliás para arranques em carros de baixa potência RWD até é melhor, para além de ser sempre mais engraçado
                                                    Se queres engraçado elevado a 100, olha esquece a baixa potência e arranca com um Viper!

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post

                                                      E em mudanças subitas das condiçoes de aderencia? Manténs a tua opinião?

                                                      EU considero que um sistema AWD reage melhor e mais rapidamente a condições dessas, permitindo uma progressão ao contrário de um RWD ou FWD onde a reacção da electronica apenas actuara no sentido de atenuar reacçoes de uma forma menos reactiva e sem capacidades de progressão.

                                                      Até porque eu estou a olhar para estes sistemas numa perspectiva de utilização normal/real nas nossas estradas e não em condições de pista ou rali, isso neste caso, não interessa para nada.
                                                      Aqui vejo mais um papel fundamental dos pneus que propriamente do AWD porque se apanhar um lençol de agua grande, o AWD pouco me ira ajudar se os pneus nao tiverem em contacto com o asfalto, ou se de repente apanhar gelo.

                                                      O AWD ajuda fundamentalmente em aceleraçao, ja me aconteceu estar a chover e acelerar demais no meio da curva e senti claramente uma perca da frente por patinagem, um AWD nao acontecia isso porque eram as 4 rodas a obter potencia.

                                                      Agora fazer uma curva com chova a uma velocidade maior, apanhar um grande lençol de agua, gelo a meio curva e coisas do genero o trabalho é maior dos pneus que propriamente do AWD.

                                                      Para alem que claro, numa subida com gelo um AWD arranca sem espinhas, um RWD ou FWD fica la e isto é muito importanto nos paises nordicos.

                                                      Ja agora, aconselho o ultimo episodio do Top Gear (da semana passada) que o Jeremy aborda esta tematica ao de leve.
                                                      Editado pela última vez por Drifter; 26 February 2012, 22:08.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Ter tração integral não evita acidentes...........................
                                                        Audi RS4 Crash - Castle Combe - YouTube

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Já agora, aqui fica o comparativo entre a reacção de um FWD, RWD e 4WD, colocado pelo GTTDI num outro tópico:


                                                          Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                                          Comparativo-Comportamento: AWD-Seat Leon Mk1 Fase 2 vs FWD-Fiat Stilo vs RWD-Mercedes Classe C Sport Coupe













                                                          in: http://forum.autohoje.com/road-book/...post1066385960

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            O problema desse teste é que compara três modelos diferentes, um de cada tipo, mas bem distintos. Não é surpresa nenhuma que o Stilo tenha ficado em último, e nem é por ser FWD. Compara os preços deles...

                                                            Isto para tirar alguma conclusão não se podia estar a comparar Fiats com Mercedes, e o ideal era mesmo procurar modelos todos concorrentes no mesmo segmento e para cada estilo de transmissão ter vários carros e daí ver a tendência.

                                                            Por exemplo no segmento D acho que isto não era difícil de fazer, falando até dos 2.0 turbodiesel da praxe não faltam modelos FWD, RWD e AWD a preços semelhantes.
                                                            Editado pela última vez por SRLA; 27 February 2012, 23:14.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Em Portugal nao acho necessário ter AWD num série 5. A morar-se no interior, onde haja frequencia de gelo/neve, mais vale ter uns pneus de inverno, que melhoram nao so a traccao, mas tambem a travagem e grip em curva.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X