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    #31
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Engraçado, que a minha Vectra 1.9 vai a 2000 rpm a 120 km/h em 6.ª Acho estranho uma Astra 1.3 apresentar os mesmos valores.
    É muito bonito em AE andar a 2000 RPM num carro com apenas 90 CV, mas em cidade simplesmente não se pode andar em condições, é penoso.
    Ao menos o motor 1.9 de 150 CV (por sinal também é FIAT), é muito melhor em qualquer situação, uma caixa muito melhor.

    Sobre o tópico:
    Não há desgaste significativo da embraiagem se fores a 2M RPM no Astra a 120!
    Espetaram-te uma peta e acreditaste nela
    Editado pela última vez por Fahrenheit; 10 April 2012, 14:04.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Engraçado, que a minha Vectra 1.9 vai a 2000 rpm a 120 km/h em 6.ª Acho estranho uma Astra 1.3 apresentar os mesmos valores.
      Sem tomar partido de ninguém pois estou muito longe de estar por dentro, mas não me admirava se assim fosse, sei de carros a gasolina, mesmo modelo, motores diferentes, com diferenças de 30 / 40 cavalos em que o mais potente até faz um pouco de mais rotação (pouquinho mesmo). Pode ter a ver com a pouca potência do 1.3.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Altar Ver Post
        O meu antigo carro tinha apenas 5 mudanças, agora mudei para um de 6 mudanças

        Na AE se engato a 6ª velocidade e se for a menos de 120km/h as rotações descem para as 2000RPM...o que é perigoso porque desgasta muito a embraiagem submetendo-a a grandes esforços

        A 6ª é para andar a mais de 120km/h, ou então para usar em descidas

        em AE para andar a 100km/h tenho que andar em 5ª para se manter acima das 2000RPM

        porque fazem carros com a 6ª velocidade ? qual a utilidade disto afinal ?

        ---
        Astra H , 1.3 CDTI 90CV
        Meu deus, como é que se pode saber conduzir e ser-se tão entendido nestas matérias. Estou parvo.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
          É muito bonito em AE andar a 2000 RPM num carro com apenas 90 CV, mas em cidade simplesmente não se pode andar em condições, é penoso.
          Ao menos o motor 1.9 de 150 CV (por sinal também é FIAT), é muito melhor em qualquer situação, uma caixa muito melhor.

          Sobre o tópico:
          Não há desgaste significativo da embraiagem se fores a 2M RPM no Astra a 120!
          Espetaram-te uma peta e acreditaste nela
          Uma?! Só?!

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Engraçado, que a minha Vectra 1.9 vai a 2000 rpm a 120 km/h em 6.ª Acho estranho uma Astra 1.3 apresentar os mesmos valores.
            No GP às 2.000rpm não vai a 120. Talvez a 100/110.

            140 é cerca de 2500

            3000 - 160

            180 - 3500

            É mais ou menos isto.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
              No GP às 2.000rpm não vai a 120. Talvez a 100/110.

              140 é cerca de 2500

              3000 - 160

              180 - 3500

              É mais ou menos isto.
              E neste também deve ser... fizeram foi uma "repro"... ou seja,
              mexeram no rácio RPM vs Km/h.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                O meu antigo carro tinha apenas 5 mudanças, agora mudei para um de 6 mudanças

                Na AE se engato a 6ª velocidade e se for a menos de 120km/h as rotações descem para as 2000RPM...o que é perigoso porque desgasta muito a embraiagem submetendo-a a grandes esforços

                A 6ª é para andar a mais de 120km/h, ou então para usar em descidas

                em AE para andar a 100km/h tenho que andar em 5ª para se manter acima das 2000RPM

                porque fazem carros com a 6ª velocidade ? qual a utilidade disto afinal ?

                ---
                Astra H , 1.3 CDTI 90CV
                Oi ???

                Comentário


                  #38
                  O meu carro tambem é de 6 velocidades. Aliás acho que são todos. Tem o 1,2,3,4,5 e o R que é de Racing quando se quer andar muito rápido.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    E neste também deve ser... fizeram foi uma "repro"... ou seja,
                    mexeram no rácio RPM vs Km/h.
                    Estou a falar ponteiro.

                    Mas achas que está errado? Posso ver hoje isso e estar enganado mas acho que não.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                      Estou a falar ponteiro.

                      Mas achas que está errado? Posso ver hoje isso e estar enganado mas acho que não.
                      Sim, eu também estou a falar de ponteiro.

                      Mas acho que não compreendeste... ele foi fazer uma "REPRO".

                      Ou seja, acho que a "repro" foi apenas alterar o rácio entre RPM e Km/h,
                      de modo a que o cliente fique a pensar que o carro passou realmente a
                      andar mais.

                      Portanto, o que eu estou a dizer é que o carro mostra 120Km/h onde outros
                      carros iguais (sem "repro") mostrariam 100Km/h também de ponteiro.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Engraçado, que a minha Vectra 1.9 vai a 2000 rpm a 120 km/h em 6.ª Acho estranho uma Astra 1.3 apresentar os mesmos valores.
                        Acontece que num motor 1.9 especialmente se for CDTI de 150CV a caixa de 6 velocidades é muito bem aplicada e tira-se rendimento dela, pois consegue em 6ª puxar pela carroceria da Astra, num motor de 1248cm3 com a mesma carroceria da Astra é sofrivel, só embalada e para economizar pois para o motor puxar pela viatura tem de reduzir para outra mudança.

                        Aliás por esse motivo a Fiat no Linea só equipava com caixa de 5 velocidades e no Grand Punto com a carroceria mais leve tinha 6 velocidades.

                        Na Astra com 1248cm3 e 90CV a 6ª velocidade é apenas um argumento comercial ou para quem conduz em AE com a viatura leve e vai em 6ª sem ter que ultrapassar nada.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          Uma?! Só?!
                          Umas quantas

                          Realmente...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                            Sim, eu também estou a falar de ponteiro.

                            Mas acho que não compreendeste... ele foi fazer uma "REPRO".

                            Ou seja, acho que a "repro" foi apenas alterar o rácio entre RPM e Km/h,
                            de modo a que o cliente fique a pensar que o carro passou realmente a
                            andar mais.

                            Portanto, o que eu estou a dizer é que o carro mostra 120Km/h onde outros
                            carros iguais (sem "repro") mostrariam 100Km/h também de ponteiro.
                            Ah pronto .

                            Pensei que eu é que estava errado. Podia estar mas tinha quase a certeza de estar certo.

                            Pois, 120km/h às 2.000rpm só se for como quem diz 2250, anda por ali o ponteiro vá, não sejas picuinhas .

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                              Acontece que num motor 1.9 especialmente se for CDTI de 150CV a caixa de 6 velocidades é muito bem aplicada e tira-se rendimento dela, pois consegue em 6ª puxar pela carroceria da Astra, num motor de 1248cm3 com a mesma carroceria da Astra é sofrivel, só embalada e para economizar pois para o motor puxar pela viatura tem de reduzir para outra mudança.

                              Aliás por esse motivo a Fiat no Linea só equipava com caixa de 5 velocidades e no Grand Punto com a carroceria mais leve tinha 6 velocidades.

                              Na Astra com 1248cm3 e 90CV a 6ª velocidade é apenas um argumento comercial ou para quem conduz em AE com a viatura leve e vai em 6ª sem ter que ultrapassar nada.
                              A 6ª dá para ultrapassar bem desde que acima das 2.000 e claro se não for a subir muito.

                              Pelo menos no GP.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                Ah pronto .

                                Pensei que eu é que estava errado. Podia estar mas tinha quase a certeza de estar certo.

                                Pois, 120km/h às 2.000rpm só se for como quem diz 2250, anda por ali o ponteiro vá, não sejas picuinhas .
                                Não estou a ser picuinhas... Estou a ser realista.
                                É bem possível ser "papado" nessas "repros" com esquemas destes.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  E neste também deve ser... fizeram foi uma "repro"... ou seja,
                                  mexeram no rácio RPM vs Km/h.
                                  Era a promoção do dia, na compra de repro ao motor ofereciam repro á caixa de velocidades.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Não estou a ser picuinhas... Estou a ser realista.
                                    É bem possível ser "papado" nessas "repros" com esquemas destes.
                                    Eu estava no gozo não te estava a chamar realmente picuinhas .

                                    Ou seja, na verdade aumentam o erro de velocimetro é isso?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                      Eu estava no gozo não te estava a chamar realmente picuinhas .

                                      Ou seja, na verdade aumentam o erro de velocimetro é isso?
                                      Existe alguma "repro" mais fácil de fazer?
                                      É um parâmetro da centralina (para permitir várias medidas de pneus).
                                      Ou seja, basta mudar esse valor, e o carro passa a chegar aos 300Km/h
                                      com uma simples "repro". Tããããããããooooooooooo simples...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                        Sempre pensei que este motor só tinha havido com caixa auto de 5v.
                                        Não, ainda há bastantes com cx manual... Diria que 50% dos que conheço são cx manual.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                          Existe alguma "repro" mais fácil de fazer?
                                          É um parâmetro da centralina (para permitir várias medidas de pneus).
                                          Ou seja, basta mudar esse valor, e o carro passa a chegar aos 300Km/h
                                          com uma simples "repro". Tããããããããooooooooooo simples...
                                          Bem já vi de tudo.

                                          É uma questão de comparar com outro de motor igual.

                                          Em alguns casos basta um 75cv para dar dores de cabeça como já me aconteceu, o que uma caixa bem escalonada faz

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                            No GP às 2.000rpm não vai a 120. Talvez a 100/110.

                                            140 é cerca de 2500

                                            3000 - 160

                                            180 - 3500

                                            É mais ou menos isto.
                                            O C 270 a 140km/h em 6a faz 2100rpm... e consumos na ordem dos 6L.

                                            O Pug 206 1.4 hdi também cá de casa, a 110km/h vai nas 2500 rpm... Consumos nos 5.5L. Apesar dos seus 70 cavalitos, em plano e a descer não lhe acentava mal uma 6a velocidade

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                              Também há desgaste em andamento se não estou em erro. Mas não será assim tanto, pelo menos às 2.000rpm..
                                              Só há desgaste da embraiagem se esta estiver accionada. Como pode ter desgaste em andamento se não está accionada?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                A 6ª dá para ultrapassar bem desde que acima das 2.000 e claro se não for a subir muito.

                                                Pelo menos no GP.

                                                Um GP com "apenas" 4 pessoas, sem carga, a direito a 2000rpm em 6ª, ultrapassa "bem" um veiculo a que velocidade?

                                                Só pode ser um veiculo que vá devagar senão ultrapassa mas leeennnntamente.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                  A 6ª dá para ultrapassar bem desde que acima das 2.000 e claro se não for a subir muito.

                                                  Pelo menos no GP.
                                                  Só podes estar a brincar, não?

                                                  Essas ultrapassagens em 6a devem demorar 20min...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                    Um GP com "apenas" 4 pessoas, sem carga, a direito a 2000rpm em 6ª, ultrapassa "bem" um veiculo a que velocidade?

                                                    Só pode ser um veiculo que vá devagar senão ultrapassa mas leeennnntamente.
                                                    Originalmente Colocado por MeloAntunes Ver Post
                                                    Só podes estar a brincar, não?

                                                    Essas ultrapassagens em 6a devem demorar 20min...
                                                    Já fiz tanta viagem só fiquei mal uma vez, a 160 a subir. Já ultrapassei em nacionais em 6ª. Convem é estar entre as 2.000 e as 3.000 e sem subidas ingremes.

                                                    Conhecem a radial da ramada? o ic22? Consigo chegar lá cima em 6ª ... a morrer é certo mas já no final.

                                                    A 80km/H se reduzires para 5ª consegues chegar lá cima entre os 100 ou 120. Conseguindo antes da ultima parte da subida ultrapassar os 120. A ultima parte é mais ingreme e não perdoa.

                                                    Mas estou a comparar com carros da mesma gama de potencia, claro que se forem carros com mais 100nm e 30 cv e por aí fora não dá hipoteses..

                                                    Já a baixas rotações deve ser dos piores motores no mercado... Só não digo o pior porque não conduzi todos..

                                                    Já agora o GP 1.3 90cv faz cerca de 21 segundos dos 80-120 em 6ª. Quase o dobro da versão de 130cv. Isto segundo o km77.

                                                    O corsa com o mesmo motor faz 24.

                                                    Recuperación de 80 a 120 km/h (s) en 6ª
                                                    Seat Ibiza 1.9 FR TDI 130 CV 10,8
                                                    Fiat Grande Punto 1.9 M-Jet 130 CV 13,0
                                                    Renault Clio 1.5 dCi 106 CV (2006) 14,2
                                                    Fiat Grande Punto 1.3 M-Jet 90 CV 21,8
                                                    Opel Corsa 5p 1.3 CDTi 90 CV 24,5
                                                    Editado pela última vez por JoelM; 10 April 2012, 16:27.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                      Só há desgaste da embraiagem se esta estiver accionada. Como pode ter desgaste em andamento se não está accionada?
                                                      Porque fez uma "repro", e agora tem tanta potência que estraga a
                                                      embraiagem por esta não estar preparada para o novo e massivo
                                                      binário produzido a baixas RPM pela "repro"...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                        Já fiz tanta viagem só fiquei mal uma vez, a 160 a subir. Já ultrapassei em nacionais em 6ª. Convem é estar entre as 2.000 e as 3.000 e sem subidas ingremes.

                                                        Conhecem a radial da ramada? o ic22? Consigo chegar lá cima em 6ª ... a morrer é certo mas já no final.

                                                        A 80km/H se reduzires para 5ª consegues chegar lá cima entre os 100 ou 120. Conseguindo antes da ultima parte da subida ultrapassar os 120. A ultima parte é mais ingreme e não perdoa.

                                                        Mas estou a comparar com carros da mesma gama de potencia, claro que se forem carros com mais 100nm e 30 cv e por aí fora não dá hipoteses..

                                                        Já a baixas rotações deve ser dos piores motores no mercado... Só não digo o pior porque não conduzi todos..

                                                        O Grand Punto pesa perto de 1200kgs em 6ª velocidade a 2000rpm as recuperações são sofriveis.


                                                        A minha esposa tem um Linea com caixa de 5 vel. sei bem o que ele anda, anda bem para um 1248cm3 mas comparado com uma carrinha Opel com o motor Fiat 1.9 de 150CV e 6 velocidades é uma lesma.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                          O Grand Punto pesa perto de 1200kgs em 6ª velocidade a 2000rpm as recuperações são sofriveis.


                                                          A minha esposa tem um Linea com caixa de 5 vel. sei bem o que ele anda, anda bem para um 1248cm3 mas comparado com uma carrinha Opel com o motor Fiat 1.9 de 150CV e 6 velocidades é uma lesma.
                                                          Já conduzi o vectra 150cv e nem vale a pena comparar.. É naturalmente uma lesma. São menos 60cv..

                                                          O GP sport pesa 1220, pelo menos o meu no livrete tem isso.

                                                          Deixei os tempos de recuperação em 6ª lá em cima.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            O que faz mal é calcar o acelerador a fundo abaixo das 2000 RPM, sobretudo num carro reprogramado, pois vai submeter a embraiagem a um grande esforço devido ao binário disponível nessa faixa de regime, que tradicionalmente num diesel é bastante elevado.

                                                            Podes perfeitamente andar em 6ª a 120 ou até a menos, desde que o motor aguente.

                                                            Cumprimentos.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                              É muito bonito em AE andar a 2000 RPM num carro com apenas 90 CV, mas em cidade simplesmente não se pode andar em condições, é penoso.
                                                              Ao menos o motor 1.9 de 150 CV (por sinal também é FIAT), é muito melhor em qualquer situação, uma caixa muito melhor.

                                                              Sobre o tópico:
                                                              Não há desgaste significativo da embraiagem se fores a 2M RPM no Astra a 120!
                                                              Espetaram-te uma peta e acreditaste nela
                                                              Se a memória não me falha, o Vectra do LinoMarques é o 1.9 de 120cv e não o de 150cv.

                                                              Comentário

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