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E quando os (ESPECTACULARES) 7 anos de garantia são PAGOS "às prestações"?
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Esta semana apareceu-me uma pessoa a perguntar o que poderia ter um Mercedes que depois da revisão de oleo e filtro em 1000kms tinha consumido oleo, e a pressão do oleo mal deixava de acelerar baixava, quando a viatura até ali nunca tinha gasto oleo. Perguntei qual foi o oleo que tinham posto, resposta: "foi um oleo que comprei no Supermercado".
Um bom oleo sintetico custa dinheiro, e preserva o motor, quem quiser andar com oleos semi-sinteticos de qualidade duvidosa arrisca-se a comprometer a longevidade do motor, cada qual é livre de escolher o que deita para dentro do motor, os resultados é que a longo prazo são diferentes.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostEsta semana apareceu-me uma pessoa a perguntar o que poderia ter um Mercedes que depois da revisão de oleo e filtro em 1000kms tinha consumido oleo, e a pressão do oleo mal deixava de acelerar baixava, quando a viatura até ali nunca tinha gasto oleo. Perguntei qual foi o oleo que tinham posto, resposta: "foi um oleo que comprei no Supermercado".
Um bom oleo sintetico custa dinheiro, e preserva o motor, quem quiser andar com oleos semi-sinteticos de qualidade duvidosa arrisca-se a comprometer a longevidade do motor, cada qual é livre de escolher o que deita para dentro do motor, os resultados é que a longo prazo são diferentes.
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Originalmente Colocado por MGomes Ver PostQuero ver ires depois à marca com um problema grave (tipo mudar o motor, por exemplo) e teres depois que pagar do bolso ...
Se alguem tivesse de mudar um motor, é porque o bem que compraram não presta, e pagava do bolso se ficasse quieto e não se soubesse mexer.
É com essas ideias que as concessionárias contam, podemos dizer o que quisermos ao cliente, enrabá-lo, que ele fica mudo e faz o que quisermos.
Para se terem as revisões em dia, ninguem precisa ir á marca, basta ir ás oficinas que cumpram os requisitos da marca, como muito bem já disseram algumas pag atrás.
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostPergunto se nesse intervalo de valores colocados (175 a 215 euros) abrangem todos os concessionários Kia da dita zona Norte do país?, e outra curiosidade é que a dita revisão do automóvel que está em causa, é uma revisão anual de um veículo com motorização diferente da acima colocada também, coisa que se supõe ser mais abrangente na avaliação do estado do automóvel, e como deduzo que cada concessão tenha independência de avaliação técnica e de proposta de orçamento final dada ( como facilmente de observa pela disparidade de valores apresentados por diversos consumidores de um mesmo modelo de veículo) discutir preços finais fixos é algo de muito subjectivo.
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É importante não perder de vista que a utilização ou não de concessionários oficiais tem muito a ver com a idade do carro.
Num carro novo quase todos preferem pagar mais e ir à marca, ainda que não achem que ficam melhor servidos, mas há uma questão de garantias, responsabilidade e valorização do carro com carimbos "oficiais" no livrinho.
A partir dos 3, 4, 5 anos (já nem falo em charutos com 8, 10, etc.) quase toda a gente opta por sítios mais baratos, menos sofisticados mas eventualmente até melhores.
Até porque não é raro no inicio de vida de carros com algum nível de sofisticação, tecnologia que o Zé Manel da esquina não esteja actualizado sobre como fazer certas coisas.
Se alguém tiver ido à 1ª revisão de um carro novo fora da marca, ou se tiver um carro com 10 anos e for à marca regularmente levante o braço.
De resto esta defesa de uma ou outra situação alegando a diferença de preços não faz sentido nenhum.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostEu já vi uma oficina pagar uma reparação caríssima por terem deixado o filtro do óleo mal apertado. Ainda pagaram o transporte do utilizador e o carro alugado.
Se tentam fugir, estamos cá nós, o cliente, para os lembrar das suas obrigações. Já leste o teu livro de garantia? A maioria dos utilizadores nunca o leu.
Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostAinda não vi nenhum user defender os valores cobrados pelas oficinas oficiais.
Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostQuanto à margem de lucro, deixa-me dar-te ou relembrar-te um principio importante de pricing, um serviço/bem vale aquilo que alguém está disposto a pagar por ele. E se fosse a ti não comprava mais nada na vida. Porque se souberes a margem de lucro de muitas das coisas que compras todos os dias vais ficar louco.
...Neste ponto, a diferença entre nós dois, é que quando eu compro um carro ou vou a uma revisão sei o que estou a pagar e estou aqui a falar disso...já tu, apesar de aceitares que as margens são grandes, não estás interessado em desenvolver isso, mas sim, estás interessado em passar a ideia que, fazendo as revisões aftermark, poderemos não ter um serviço de qualidade ou poderemos vir a ter problemas com a garantia...ignorando mesmo o facto de que as marcas, neste ponto, tentam não cumprir a Lei.
Isso é FALSO...Há maus profissionais nas marcas e fora delas e há problemas na resolução de defeitos em garantia nas marcas e fora delas...
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostSendo que a taxa máxima de IVA (Imposto de valor acrescentado) praticada em Portugal é de 23%, compara-se directamente com a mesma taxa praticada por mero exemplo em Espanha, nesta avaliação inicial (sem avançar com outros pontos fiscais, contabilísticos e de gestão) some-se a taxa cambial necessária em diversas acções de negócio, e rapidamente os orçamentos dados em diversas áreas de negócio são esmagados pela concorrência europeia, não será mera coincidência a deslocação de sedes fiscais, acesso a fornecedores, linha de crédito e afins,
...E recursos humanos?...Queres falar?...É que uma recepcionista, um mecânico, um engenheiro, etc...não ganham em Portugal o que ganham pela Europa fora...e esse encargo (ou falta dele) dava para muitos pontos percentuais de Iva...
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Originalmente Colocado por TURBO Ver Post...discutir preços finais fixos é algo de muito subjectivo.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostDe resto esta defesa de uma ou outra situação alegando a diferença de preços não faz sentido nenhum.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostSimples, estão a comparar preços de revisões, um bom oleo sintetico tem um preço bem diferente de um semi-sintetico, mas a maior parte dos users diz que é igual!!!
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Originalmente Colocado por PedroF Ver Post...Sim em Portugal é...o forte não é a transparência...Em Espanha já há marcas em que colocas no site o modelo, a revisão, e a oficina e tens o valor a pagar pela revisão...mas pronto...o que é que isso interessa para um cliente?...
Já agora podes dar um exemplo ou dois de marcas com o preço das revisões no site, sff?
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Originalmente Colocado por Ilyushin Ver PostOs preços que eu apontei são estimativas de 3 concessionários antes da 1ª revisão, sendo que o valor pago acabou por ser exactamente 178,41€. Estou a falar da revisão anual, ou seja, eles recomendam 1 ano ou 20.000Km, e acabou por ser o primeiro caso. Não quero confirmar nem negar nada em relação ao post inicial, é apenas um termo de comparação. Suponho que tenha sido basicamente o mesmo serviço, apenas com a diferença da motorização neste caso ser Diesel 1.6, e ficou cerca de 72 Euros mais barato. Agora cada um conclui o que quiser ;)
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Originalmente Colocado por PedroF Ver Post(...) Portugal (...), o forte não é a transparência (...)
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Originalmente Colocado por v7 Ver Post
Se alguém tiver ido à 1ª revisão de um carro novo fora da marca, ou se tiver um carro com 10 anos e for à marca regularmente levante o braço.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostSimples, estão a comparar preços de revisões, um bom oleo sintetico tem um preço bem diferente de um semi-sintetico, mas a maior parte dos users diz que é igual!!!
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Originalmente Colocado por Shaft Ver PostSe tivermos a falar de uma revisão efectuada no grupo Santogal,
não me espanta.... e também não é por aí que o fabricante recupera
o custo adicional da garantia, já que o grosso da factura, lubrificante e
mão de obra, é fixado pela concessão! Parece-me uma falsa questão!
No caso do Kia Ceed, o primeiro veículo a oferecer 7(5+2) anos de
garantia, a marca recupera parte do esforço adicional ou criar um plano
de manutenção que "obriga" o consumidor final a visitar a oficina a cada
15k km ou 20k km. (Quanto alguns concorrentes fazem-no em 30k km)
Se depois a parte variável da factura está inflacionada, isso não é
culpa do fabricante mas sim da concessão, que está a majorar o custo da
da mão de obra, do lubrificante e de outros "consumíveis variáveis".
Se ela é defacto tua amiga, diz-lhe para procurar outra concessão!Editado pela última vez por MrCeedSW; 27 May 2012, 13:51.
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostEu nunca vi isso e muito menos ouvi falar...NUNCA uma marca se vai responsabilizar por o motor perder o óleo e gripar...Pq a obrigação de ler o livro?...A marca não deverá informar o cliente do que tem direito?...Sim...é o que acontece sempre...
Então lê bem outra vez...podem não o dizer directamente, mas o que dizem e no contexto que é, estão a defender esses preços...
Relembro-te tambem que já postei atrás que percebo muito bem o que dizes......Uma coisa é perceber uma boa gestão...outra é não querer falar de como se consegue esse "mérito"...
...Neste ponto, a diferença entre nós dois, é que quando eu compro um carro ou vou a uma revisão sei o que estou a pagar e estou aqui a falar disso...já tu, apesar de aceitares que as margens são grandes, não estás interessado em desenvolver isso, mas sim, estás interessado em passar a ideia que, fazendo as revisões aftermark, poderemos não ter um serviço de qualidade ou poderemos vir a ter problemas com a garantia...ignorando mesmo o facto de que as marcas, neste ponto, tentam não cumprir a Lei.
Isso é FALSO...Há maus profissionais nas marcas e fora delas e há problemas na resolução de defeitos em garantia nas marcas e fora delas...
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Originalmente Colocado por Shaft Ver PostNão sei se sabe mas o fabricante do veículo está obrigado, leia bem, obrigado
a ceder toda a informação técnica sobre o veículo. Posto isto, a oficina
independente só não sabe se não quiser! Aliás, na área dos sistemas de injecção
diesel, os laboratórios diesel independentes estão 1000x mais habilitados que
qualquer oficina oficial! Lembre-se de uma coisa, os componentes são fabricados
por terceiros e, essas companhias, estão presentes no mercado pós-venda,
formando oficinas independentes, ao ponto de serem estas a prestar alguns serviços
à rede oficial.
Existem maus profissionais em todos os segmentos do nosso tecido empresarial,
não é nenhuma novidade! Partindo do principio que se trata de um profissional
sério e com a devida formação, o facto de ser independente não implica ser menos
conhecedor/competente! Repare numa coisa, os profissionais independentes também
estão mais que familiarizados com processos de garantia rígidos, pois os fabricantes
de componentes que populam o mercado pós-venda, não dão garantias só por dar!
Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer no que toca a uniformizar a qualidade
das oficinas independentes mas actualmente já existem imensos profissionais
independentes que têm equipamento de diagnóstico e acesso a informação técnica
capaz de invejar muitas concessões. Neste momento o mercado pós-venda está no
processo de se capacitar para efectuar actualizações de firmware aos veículos, algo
que esteve "bloqueado" durante anos! Este processo só foi possível
com o apoio das marcas (óbvio que com custos) e com a nova legislação.
Voltando atrás. Não sei se percebeu mas a rede oficial está obrigada a intervir
no caso de um recall. Isto é, mesmo que o veículo tenha sido intervencionado
fora da rede, é o concessionário oficial que está obrigado a efectuar o serviço
de recall. Contudo, este passa a estar isento de utilizar peças ditas oficiais.
Se uma concessão arranjar desculpas para negar uma garantia, vai ter que provar
que a garantia teve origem nos componentes utilizados ou no prestador do serviço.
Como lhe disse anteriormente, se for um profissional sério terá o apoio de uma multi-nacional
fabricante de componentes para fazer valer a sua posição. Se for um intruja, fica
entalado pelo fabricante do veículo e do(s) componente(s).
Partindo do principio que se trata de um profissional sério, diga-me qual é a concessão
capaz de fazer frente à Bosch, Valeo, TRW, Luk, Delphi, Denso, etc.. se uma destas
disser que o componente foi bem aplicado e que não existe nenhuma relação
causa-efeito.
Como lhe disse, são alguns dos clientes independentes destes gigantes que prestam
alguns serviços às redes oficiais. O caso dos sistemas de injecção é cabal!
Desculpa que te diga mas tu dizes muitas vezes que os construtores estão obrigados e pela lei devem. Mas se toda a gente respeitasse a lei o mundo era rosa e os tribunais estavam vazios.
Queres um exemplo de como escrever um instrução técnica de forma a que apenas os concessionários as leiam?
Para efectuar a troca da peça y deve usar o procedimento 4,12 de Outubro de 2006, com a ferramenta x cuja afinação está no procedimanto 0.16 de Novembro de 2007, para afinar o ponto deve ser efectuado de acordo com o procedimento 2.37 de Setembro de 2009.
E a informação técnica tem que ser fornecida de borla?
A questão do recall não me expliquei convenientemente se calhar. Se levares a uma oficina independente e fizerem uma operação em que já exista uma info a manifestar o desejo da marca que seja efectuada de forma diferente à habitual?
As concessões não fazem frente à Bosch ou afins, todas as reparações ao abrigo da garantia são "julgadas" pelo importador, e é este que julga se está ao abrigo ou não em último caso. As empresas que citas só vivem porque alguém fabrica automóveis, caso contrario não existiam.
Cada um vai onde se sentir mais confortável. Eu dependendo da reparação a efectuar, escolherei a oficina que julgar apropriada. Sempre que tive que reclamar, com maior ou menor esforço as minhas queixas foram atendidas.
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostO meu penultimo carro era a gasolina.
Um 2.0l com 160cvs atmosferico... Era um mazda e, creio naõ estar a mentir se disser que nenhuma revisão chegou a passar os 200euros...
O leon 2.0Tdi só nas revisões intermédias passava dos 230/250 euros, nas outras, ficava-se por algo abaixo dos 200euros...
Ficam 2 exemplos...
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostÉ importante não perder de vista que a utilização ou não de concessionários oficiais tem muito a ver com a idade do carro.
Num carro novo quase todos preferem pagar mais e ir à marca, ainda que não achem que ficam melhor servidos, mas há uma questão de garantias, responsabilidade e valorização do carro com carimbos "oficiais" no livrinho.
A partir dos 3, 4, 5 anos (já nem falo em charutos com 8, 10, etc.) quase toda a gente opta por sítios mais baratos, menos sofisticados mas eventualmente até melhores.
Até porque não é raro no inicio de vida de carros com algum nível de sofisticação, tecnologia que o Zé Manel da esquina não esteja actualizado sobre como fazer certas coisas.
Se alguém tiver ido à 1ª revisão de um carro novo fora da marca, ou se tiver um carro com 10 anos e for à marca regularmente levante o braço.
De resto esta defesa de uma ou outra situação alegando a diferença de preços não faz sentido nenhum.
Mas ok, é muito raro.
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Originalmente Colocado por Ilyushin Ver PostA primeira revisão para o Ceed 1.6 Crdi aqui pelo Norte varia entre os 175€ e os 215€ , dependendo da Zona. falo comOriginalmente Colocado por TURBO Ver PostTrês concessionários não é de todo o universo da rede oficial da marca na dita zona Norte, deduzo , coisa que atrás foi escrito,
Mas onde foi que eu disse que era todo o universo da rede oficial? Eu só falei daquilo que conheço. Dos preços que eu conheço, variam entre os 175 e os 215.. nunca disse que conheço tudo
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostNão distorcemos o contexto e o seguimento do post em que tal foi escrito (convinha se for possível)...
Originalmente Colocado por TURBO Ver Post...o custo fiscal mantém-se mais elevado em Portugal com o dito IVA, é objectivo.
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