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Eu penso que 500€ em 10 anos, independentemente da kilometragem feita, nao é um valor excessivo por uma revisao/manutencao a uma caixa automatica.
Uma caixa manual, tambem tem os seus custos de manutencao e caso necessite de levar uma embraiagem com toda a certeza que o valor ira ultrapassar os 500€ em menos de 10 anos.
Eu ate a pouco tempo nao era apreciador de caixas automaticas. Sempre me meteu confusao faltar ali um pedal e depois vinha sempre o mito da fiabilidade das caixas auto a "baila".
Foi ate ter experimentado uma caixa auto e de ter provas e relatos de alguem credivel que verifiquei que uma caixa auto nao é o bicho de 7 cabeças que a maior parte das pessoas fazem ser.
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Originalmente Colocado por Ribeiros Ver PostEu penso que 500€ em 10 anos, independentemente da kilometragem feita, nao é um valor excessivo por uma revisao/manutencao a uma caixa automatica.
Uma caixa manual, tambem tem os seus custos de manutencao e caso necessite de levar uma embraiagem com toda a certeza que o valor ira ultrapassar os 500€ em menos de 10 anos.
Eu ate a pouco tempo nao era apreciador de caixas automaticas. Sempre me meteu confusao faltar ali um pedal e depois vinha sempre o mito da fiabilidade das caixas auto a "baila".
Foi ate ter experimentado uma caixa auto e de ter provas e relatos de alguem credivel que verifiquei que uma caixa auto nao é o bicho de 7 cabeças que a maior parte das pessoas fazem ser.
Os 500€ (foi menos uns pozinhos) foram para uma revisão/manutenção da caixa. Também não me pareceu elevado o valor cobrado em função da intervenção. Foi substituído o óleo e filtro da caixa assim como foram substituídas as eletro-válvulas. A caixa andava com um "lag" longo entre as mudanças que não era o esperado. Apesar de tudo, o orçamento da marca foi o mais barato dos que obtive. O Clio é o daily car da minha mulher, faz 90% dos km em cidade, tem consumos elevados (comparando com o meu 206 Hdi), mas é o carro que ela gosta, e isso é o mais importante. A mim também dá um grande prazer conduzir aquele carro com a caixa automática, quanto mais não seja pelo "conforto" que a caixa proporciona.
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Originalmente Colocado por Ribeiros Ver PostSem duvida. Principalmente quando tem uma utilizacao maioritariamente citadina, a caixa auto traz nos bastante conforto.
O Clio, presumo ser a gasolina nao?
Ando diariamente com o motor 1.5 Dci Renault e acho um motor extremamente economico.
É um 1.4 16v de 98cv
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Relativamente ao óleo 'misterioso', deve ser um do tipo com base de silicone. Estes óleos, num carro ou camioneta comuns, duram a vida inteira. Têm um senão, são extremamente caros. São normalmente usados na aviação civil e militar.
A caixa automática, propriamente dita, pode ter uma duração infinita, caso seja bem comandada e feitas as revisões que forem necessárias, se tiverem que ser feitas.
A caixa é comandada por um computador e é aqui que surgem os principais problemas, de software. Tal como os nossos computadores em casa, também aquele pode entrar em crash. É claro se se não atender logo à avaria, a parte mecânica pode sair danificada. Contudo, para estes casos, a caixa entra em modo de emergência e é possível conduzir o carro em marcha lenta. Se o crash for total, o que é raro, o carro não anda. Portanto, a parte mecânica está protegida o mais possível se forem cumpridos os preceitos do fabricante. Este tipo de avaria pode aparecer de modo imprevisível.
A manutenção da caixa deve ser sempre feita num concessionário da marca, pois, teoricamente, só eles têm conhecimentos para tal. E só podemos pedir responsabilidades a eles.Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 03 June 2012, 15:01.
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Originalmente Colocado por 206Hdi Ver PostEu percebi o que disseste. Não percebo é como dissocias uma embraiagem da manutenção e uma caixa manual.
Disseste que pagaste 500€ pela 1ª manutenção de uma caixa automática, e que até nem achaste muito. E eu disse que percebi o teu ponto de vista e concordo com ele, mas que em 10 anos numa caixa manual, a manuteção esperada seria apenas a troca por 3 ou 4 vezes do seu óleo que poderia rondar, no total, um valor inferior a 100€.
Depois estamos a misturar a manutenção correctiva, caixas que partem, subsituições de embraiagem, etc. E, por muito que, quem tenha caixa automática não goste de ouvir, essa manutenção correctiva é bem mais cara que a da manual.
Qual avaria mais? Não faço a menor ideia. A minha experiência com caixas manuais não pode ser melhor. Zero problemas e em todas elas passei a barreira dos 100 mil Kms, outra a dos 230mil Kms e a actual tem quase 180 mil Kms. Todas elas com apenas a troca do respectivo óleo.
Se vamos introduzir as variáveis todas, não saimos daqui na próxima semana.
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Originalmente Colocado por Ribeiros Ver PostEu penso que 500€ em 10 anos, independentemente da kilometragem feita, nao é um valor excessivo por uma revisao/manutencao a uma caixa automatica.
Uma caixa manual, tambem tem os seus custos de manutencao e caso necessite de levar uma embraiagem com toda a certeza que o valor ira ultrapassar os 500€ em menos de 10 anos.
Eu ate a pouco tempo nao era apreciador de caixas automaticas. Sempre me meteu confusao faltar ali um pedal e depois vinha sempre o mito da fiabilidade das caixas auto a "baila".
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