Boa noite companheiros, gostaria de saber se a caixa de velocidades automática que equipa o volvo s60 t5 de 2002 é fiável? O carro em si tem 160 mil com livro de revisões . Fiável ? cuidados? Algum ponto que tenha em atenção quando for experimentar o carro?
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Caixa de velocidades automática
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Eu sei, se algum dia te der problemas, que infelizmente acontecem, gastas para cima de um dinheirão a repará-la, e normalmente não fica muito tempo em condições. Está directamente relacionado com o óleo que colocam depois de aberta. É muito diferente do óleo de origem, este é excepcional e o outro nem tanto. Um conselho muito válido: se por acaso comprares o carro e tiveres problemas na caixa, nada de mecânicos particulares, acredita que é demasiado complicado o processo de desmontagem, troca de óleo, etc. Isto é de tal ordem que os tipos da Volvo sempre que vêm alguém a comprar o óleo da caixa, dizem-lhe até breve (por norma 6 meses). Essa caixa não tem manutenção e por norma faz 200mil Kms ou mais sem problemas. É, sensivelmente o tempo de duração do tal óleo especial que vem de origem. Se quiseres arriscar.....
P.S. uma caixa dessas nova, deve ficar quase ao preço do valor comercial do carro (actualmente).
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostEu sei, se algum dia te der problemas, que infelizmente acontecem, gastas para cima de um dinheirão a repará-la, e normalmente não fica muito tempo em condições. Está directamente relacionado com o óleo que colocam depois de aberta. É muito diferente do óleo de origem, este é excepcional e o outro nem tanto. Um conselho muito válido: se por acaso comprares o carro e tiveres problemas na caixa, nada de mecânicos particulares, acredita que é demasiado complicado o processo de desmontagem, troca de óleo, etc. Isto é de tal ordem que os tipos da Volvo sempre que vêm alguém a comprar o óleo da caixa, dizem-lhe até breve (por norma 6 meses). Essa caixa não tem manutenção e por norma faz 200mil Kms ou mais sem problemas. É, sensivelmente o tempo de duração do tal óleo especial que vem de origem. Se quiseres arriscar.....
P.S. uma caixa dessas nova, deve ficar quase ao preço do valor comercial do carro (actualmente).
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Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver PostEntão e não existe óleo de origem para colocar?
Atenção que é uma caiza excelente de funcionamento, mas tem este senão.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostEpá não te sei responder, mas digo-te o que sei. Na Volvo em Portugal eles só têm uma especificação de óleo para a caixa de velocidades automática (nem sei se é o mesmo para a manual) e esse óleo não é igual ao de origem. E se lhes perguntares, vão dizer-te (com sinceridade) que nem sabem do que estás a falar, porque na realidade, só conhecem aquele. Não sei se na net se encontra ou até em Espanha, ou até tentar na Volvo casa mãe. Essa troca de óleo custa cerca de 400 € (só a troca de óleo), que por norma vem associada a uma avaria que, dependendo do que seja, terás mais uma conta para pagar. O litro de óleo custa 28 € e leva cerca de 6 litros, o outros 4 é para lavar a caixa para limpar o óleo antigo, de modo a que não haja contaminação, depois juntas a mão de obra e tens um preço exorbitante. Facilmente passa os 1000€ com a reparação da avaria.
Atenção que é uma caiza excelente de funcionamento, mas tem este senão.
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Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver PostComo posso verificar que ela está em excelente estado ? Ou melhor quando dizes que é de excelente funcionamento, o que é que quando está para avariar poderá dar o berro ? Sintomas?
Eu vou dizer-te outra coisa que não perguntaste: é um excelente carro, um motor excepcional a toda a linha (consumos não vale a pena referir), mas a manutenção é do mais caro que existe. A caixa é só mais uma.......
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostCaro amigo, parece-me que salvo raras excepções, não há simtomas até "berrar", infelizmente.
Eu vou dizer-te outra coisa que não perguntaste: é um excelente carro, um motor excepcional a toda a linha (consumos não vale a pena referir), mas a manutenção é do mais caro que existe. A caixa é só mais uma.......
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Originalmente Colocado por Ribeiros Ver PostTodas as caixas automaticas sao de manutencao cara independente da marca porque nao é para as maos de qualquer um.
Uma caixa automatica desde que tenha as ditas revisoes atempadas e cuidadas tem uma vida quase ilimitada.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostÉ uma decisão financeiramente correcta, mas a emoção costuma sobrepor-se à razão. Aquele motor é um monstro, não sei se já o experimentaste, mas é de loucos.
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Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver PostSim já, o problema seria mesmo a caixa automática, se o carro no estado que está fosse manual, já estava fechado á muito ! Mas alguém tem opinião em relação a caixa ?
Atenção a uma coisa, apesar de achar muito bem que peças mais opiniões sobre esta caixa (não sei se terás muita sorte), tudo o que referi é informação priveligiada e correcta. Se te aparecer alguém a dizer que tem um carro com essa caixa com mais de 300mil kms e nunca deu problemas, podes acreditar que deve ser verdade, mas não é o mais comum, infelizmente.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostConcordo contigo, sempre prefiro a caixa manual.
Atenção a uma coisa, apesar de achar muito bem que peças mais opiniões sobre esta caixa (não sei se terás muita sorte), tudo o que referi é informação priveligiada e correcta. Se te aparecer alguém a dizer que tem um carro com essa caixa com mais de 300mil kms e nunca deu problemas, podes acreditar que deve ser verdade, mas não é o mais comum, infelizmente.
Amanha vou falar com o meu mecanico para ver o que é que ele me diz ... Entretanto se alguém souber mais alguma coisa diga sff
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Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver PostNão querendo estar a chamar mentiroso a alguém, mas já li na internet uma com 315mk de origem. outra com 260 na qual mudou o oleo e ficou boa...
Amanha vou falar com o meu mecanico para ver o que é que ele me diz ... Entretanto se alguém souber mais alguma coisa diga sff
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostEsta caixa não tem manutenção, nem tão pouco troca de óleo. Só quando avaria é que vão mexer nela.
Quando ao que dizes, nao tenho bem conhecimento de causa mas se é assim a Volvo meteu bem a pata na poça, entao uma caixa que so tem um oleo? Nao faz qualquer sentido, nao te estou a desmentir mas regra geral a valvulina nao é exclusiva e facilmente se encontra na marca. Mas isso é caso unico ou execpçao.
No meu caso, a Easytronic num Corsa C, a manutençao nao esta no manual (que me lembre) mas ja fui a Opel e eles tem fazem a manutençao e tem tudo o que é preciso, a revisao foi-me aconselhada a ser feita aos 120.000, estou a planear fazer aos 80.000km por usar muito em cidade logo o desgaste é maior. O custo anda à volta dos 450€.
A DSG tambem tem intervalos de manutençao de 120 em 120.000km pelo que me foi dito por um mecanico da VW.
Depois ha o pessoal que nao sabe fazer manutençao à caixa e muitos manuais nem falam disso, o caso da minha cunhada que tem uma Golf com a Tiptronic, o carro ja leva 260.000km sem problemas.
Quanto à avaria, a caixa da sempre sinal, so se for algo repentino, o normal é ela em Park ou Neutral (o ponto morto) ouvir barulhas vindos da caixa.
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Algumas caixas destes carros, Aisin em particular, são partilhadas com outras marcas, como a Lexus.
Desconheço como é a manutenção nessa marca, mas como nenhum lubrificante é eterno, o óleo da caixa terá de ser mudado alguma vez na vida. Já ouvi dizer que após a renovação do óleo a caixa precisa de uma afinação electrónica dos parâmetros de utilização, e aqui poderá estar uma parte do problema.
Volvo é carro caro, pela que a aposta num modelo destes tem de ser bem sustentada.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostComo não te conheço estou-me nas tintas para o aches de mim, mas só um retardado mental é que estaria aqui a perder o seu tempo a criar falsidades para "queimar" a compra de um qualquer carro. Tu perguntaste pela fiabilidade da caixa e eu disse-te a verdade baseada na experiência real. Não deves ter gostado de saber disto (compreende-se) e agora queres encontrar casos de longevidade. Já te disse que os vais achar, mal seria se não achasses, mas estás a arriscar quando compras um carro com essa caixa com 160 mil Kms. E repito, se o comprares e tiveres problemas na caixa, vai à Volvo, quase ninguém cá fora sabe mexer nisso.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostTodas as caixas têm manutençao, la por nao vir no manual nao quer dizer que nao se deva fazer a devida manutençao, ainda à umas ediçao da AHO vinha uma artigo sobre a manutençao de caixas auto e eles ate recomendam de 60 em 60.000km mudar o oleo etc (acho bastante exagero, mas de 120 em 120.000 razaovel).
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Originalmente Colocado por Ribeiros Ver PostNo alto da minha ignorancia tambem penso que seja assim.... So assim se explica o factor longevidade das caixas auto. Com manutencao a tempo e a horas e feita por quem sabe.... Mas nao quero dizer que a Volvo nao tenha dado um tiro no proprio pe ao criar algo sem manutencao regular e frequente pondo a imagem da marca em causa.......
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Às vezes fico com a sensação que andamos todos aqui às cabeçadas uns com os outros. Li aqui muitas "verdades absolutas" baseadas nas outras marcas (não misturem alhos com bogalhos), mas as caixas Auto da Volvo, em Portugal, pelo menos daquela geração, não têm manutenção prevista, por 2 grandes motivos:
1 - o óleo de origem é qualquer coisa de extraordinário, e não há em Portugal a comercialização do mesmo, sendo que o substituto é muito inferior em qualidade. Não sei, nem os tipos da Volvo sabem, porque é que é assim, mas cá é.
2 - Sempre que se mexe nestas caixas é muito dificil que não fiquem "resticios" do óleo original, nem que seja nas tubagens (absorção) e afins. O que acontece é que se mistura o óleo antigo com o novo e o resultado não é dos melhores. Por isso é que se lava com 4 litros, toda a caixa, com o novo óleo, na tentativa de minimizar esta contaminação. Mas ela existe sempre, ainda que pequena. A grande maioria dos mecânicos "cá fora" não sabem disto e por isso não se recomenda este tipo de serviço fora da Volvo.
E para quem acha que a caixa pode dar sinal, antes de avariar, só posso dizer que na larga maioria das vezes quando há esse sinal já está avariada e nada há a fazer. Pelo que percebi o autor do tópico gostaria de ser preventivo neste capitulo, mas não é fácil.
As boas noticias são: há por aí muitos com 300 mil Kms, sem problemas de caixa. Esperamos sempre que não nos calhe a nós, mas.....Nova e com montagem custa cerca de 7000 € (se não estou em erro) e num ferro velho é possivel comprá-la por um 1/3 desse valor, mas depois gasta-se mais 1000€ na Volvo para a montar. Isto claro "números redondos" e variam de casa para casa.
As caixas das outras marcas terão as suas especificações, estas são as da Volvo daquele tipo de caixa.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostÀs vezes fico com a sensação que andamos todos aqui às cabeçadas uns com os outros. Li aqui muitas "verdades absolutas" baseadas nas outras marcas (não misturem alhos com bogalhos), mas as caixas Auto da Volvo, em Portugal, pelo menos daquela geração, não têm manutenção prevista, por 2 grandes motivos:
1 - o óleo de origem é qualquer coisa de extraordinário, e não há em Portugal a comercialização do mesmo, sendo que o substituto é muito inferior em qualidade. Não sei, nem os tipos da Volvo sabem, porque é que é assim, mas cá é.
2 - Sempre que se mexe nestas caixas é muito dificil que não fiquem "resticios" do óleo original, nem que seja nas tubagens (absorção) e afins. O que acontece é que se mistura o óleo antigo com o novo e o resultado não é dos melhores. Por isso é que se lava com 4 litros, toda a caixa, com o novo óleo, na tentativa de minimizar esta contaminação. Mas ela existe sempre, ainda que pequena. A grande maioria dos mecânicos "cá fora" não sabem disto e por isso não se recomenda este tipo de serviço fora da Volvo.
E para quem acha que a caixa pode dar sinal, antes de avariar, só posso dizer que na larga maioria das vezes quando há esse sinal já está avariada e nada há a fazer. Pelo que percebi o autor do tópico gostaria de ser preventivo neste capitulo, mas não é fácil.
As boas noticias são: há por aí muitos com 300 mil Kms, sem problemas de caixa. Esperamos sempre que não nos calhe a nós, mas.....Nova e com montagem custa cerca de 7000 € (se não estou em erro) e num ferro velho é possivel comprá-la por um 1/3 desse valor, mas depois gasta-se mais 1000€ na Volvo para a montar. Isto claro "números redondos" e variam de casa para casa.
As caixas das outras marcas terão as suas especificações, estas são as da Volvo daquele tipo de caixa.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post....................... Li aqui muitas "verdades absolutas" baseadas nas outras marcas (não misturem alhos com bogalhos), mas as caixas Auto da Volvo, em Portugal, pelo menos daquela geração, não têm manutenção prevista, por 2 grandes motivos:.......
.......................As caixas das outras marcas terão as suas especificações, estas são as da Volvo daquele tipo de caixa.
Afinal as caixas tem ou nao manutencao?
A manutencao so nao é possivel de fazer em Portugal porque nao se consegue arranjar o oleo e por ser extremamente complicado de fazer??? Nesse caso é um problema da Volvo Portugal e nao da caixa em si.
Mas pronto, nao vale a pena remexer mais ate porque o autor do topico ja mencionou que meteu o carro de parte.....
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Originalmente Colocado por Ribeiros Ver PostSem querer ser chato, teimoso e nem tao pouco chamar nada a ninguem, mas agora fiquei intrigado....
Afinal as caixas tem ou nao manutencao?
A manutencao so nao é possivel de fazer em Portugal porque nao se consegue arranjar o oleo e por ser extremamente complicado de fazer??? Nesse caso é um problema da Volvo Portugal e nao da caixa em si.
Mas pronto, nao vale a pena remexer mais ate porque o autor do topico ja mencionou que meteu o carro de parte.....
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