Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IUC - Duvida (urgente)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Se fores a um balcão das finanças, mesmo não sendo o carro teu, podes pagar. Em 2010 comprei um carro, fiz o registo na conservatória e poucos minutos depois paguei o IUC, sem apresentar qualquer comprovativo de que o carro era meu.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
      Podes, ao balcão das finanças, desde que tenhas o nº do NIF do antigo proprietário.
      Exacto, mas não tenho esses dados. Apenas tenho comigo o livrete do carro e o título de registo de propriedade.


      Em jeito de conclusão não gostei da atitude dele, porque parecia que eu é que o estava a tentar enganar e ele é que era o tipo sério a impor-me uma coisa que para todos os efeitos não tenho nada a ver com isso.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
        Exacto, mas não tenho esses dados. Apenas tenho comigo o livrete do carro e o título de registo de propriedade.


        Em jeito de conclusão não gostei da atitude dele, porque parecia que eu é que o estava a tentar enganar e ele é que era o tipo sério a impor-me uma coisa que para todos os efeitos não tenho nada a ver com isso.
        E nesse título não tem o NIF do anterior dono?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
          E nesse título não tem o NIF do anterior dono?
          Não.

          Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
          Exacto, mas não tenho esses dados. Apenas tenho comigo o livrete do carro e o título de registo de propriedade.


          Em jeito de conclusão não gostei da atitude dele, porque parecia que eu é que o estava a tentar enganar e ele é que era o tipo sério a impor-me uma coisa que para todos os efeitos não tenho nada a ver com isso.
          Não tens a declaração de venda em nome do antigo proprietário? Está lá o NIF.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
            E nesse título não tem o NIF do anterior dono?
            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
            Não.



            Não tens a declaração de venda em nome do antigo proprietário? Está lá o NIF.
            Certo, estava a pensar no requerimento de registo automóvel para apresentar na conversatória. Nesse tem de estar.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post

              Não tens a declaração de venda em nome do antigo proprietário? Está lá o NIF.
              Não.
              Mas o vendedor tem lá concerteza o NIF do Sr.

              Comentário


                #37
                Apagar.
                Editado pela última vez por ; 12 June 2013, 01:00.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por sylva Ver Post
                  Recebi uma carta das finanças para pagar o IUC e juros de mora de 2009 por não ter sido pago, o carro tinha a matricula estrangeira de 2000, e foi registado portugues em 2008 mas penso que não paguei nada somente no ano seguinte 2009 todos os anos foram pagos, não vi nenhum comprovativo e pensei que houvesse isenção nessa altura de um ano, logo após o registo e legalização da matricula para portuguesa, queria saber se houve isenção ou tinha também que ser pago ?
                  Eh pá... perguntar num só sítio chega, não?

                  Comentário


                    #39
                    Boas,

                    Desenterro este topico para uma ajudinha rapida.
                    Vou comprar, quase de certeza na proxima semana um carro usado. É de 06/2013.

                    Como já vou comprar no mês 7 o imposto deverá ser pago pelo anterior propietario, certo?

                    E se não estiver pago e posteriormente for notificado para pagar, a razão está do meu lado?

                    Obrigado e Cumprimentos.

                    Comentário


                      #40
                      ora se já estás no mês 7 e o limite era até ao dia de ontem (30/6) para o pagar, é facil de perceber... o IUC tem de estar pago, se fosse a ti, antes de avançar para a compra pedia a prova de pagamento do IUC deste ano. Caso ele não tenha feito (isso para mim era negocio desfeito) deves de insistir para o fazer, porque depois da data limite o preço não é o mesmo.


                      Espero ter ajudado

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por facpf Ver Post
                        Boas,

                        Desenterro este topico para uma ajudinha rapida.
                        Vou comprar, quase de certeza na proxima semana um carro usado. É de 06/2013.

                        Como já vou comprar no mês 7 o imposto deverá ser pago pelo anterior propietario, certo?

                        E se não estiver pago e posteriormente for notificado para pagar, a razão está do meu lado?

                        Obrigado e Cumprimentos.
                        A partir do momento esta em teu nome a responsabilidade é tua portanto, é pedir o comprovativo de pagamento antes de fazer o negocio senão tens de o pagar.

                        Comentário


                          #42
                          As obrigações fiscais são da responsabilidade do vendedor até à data da mudança de nome.
                          No entanto, o IUC é agora para pagamento até ao primeiro dia do mês seguinte ao de matrícula.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por MRMaia Ver Post
                            A partir do momento esta em teu nome a responsabilidade é tua portanto, é pedir o comprovativo de pagamento antes de fazer o negocio senão tens de o pagar.
                            Não é assim. A responsabilidade é dele a partir do momento em que o carro está em nome dele.
                            Ora se o carro é do mês 6, e já estamos no mês 7, ele não tem nada a ver com isso.

                            Eu tive as mesmas dúvidas à três anos, como perguntei aqui na altura.
                            Liguei para as finanças e expus a situação e disseram-me para eu não estar preocupado, se bem que no meu caso ainda era pior. Aconteceu tudo no mesmo mês.

                            Sei que dois ou três meses depois de eu ter comprado o carro, a referência ao IUC desse ano ainda me apareceu no portal das finanças.
                            Nunca recebi nenhuma carta em casa, nem e-mail a pedir para pagar nem nada.
                            Depois desses meses, em nova consulta ao site, esse IUC já não estava lá. Não sei o que se passou, se o anterior dono acabou por pagar, mas o certo é que nada me foi pedido.

                            Comentário


                              #44
                              Não sei como se resolveram as situações deste tópico com o passar dos anos, mas aconteceu uma parecida a um amigo meu e acho bem relatar podendo auxiliar futuros casos.

                              O carro é do dia 03 de Julho, e foi comprado no dia 20 deste mesmo mês. O anterior proprietário não estava no país, tendo o negócio sido feito por um intermediário que não fez referência alguma ao IUC, tendo assim o meu amigo deduzido que o mesmo estava pago.
                              Supostamente, hoje, o anterior proprietário recebeu carta para pagar o imposto em atraso, tendo o mesmo questionado ao meu amigo se tinha feito algo acerca disto.
                              O que foi transmitido pelas finanças é que o imposto vence no dia da matrícula do carro, sendo neste caso o proprietário nessa data o sujeito passivo obrigado a pagar. Tem até ao dia 31 para liquidar o imposto, e caso venda o carro no presente mês, tem a obrigação de tirar a referência MB previamente e liquidar até dia 30/1 do presente mês em que vence. Quem compra o carro mesmo que seja no dia a seguir ao da data de matrícula, não tem essa responsabilidade.
                              Em caso de não pagamento, o fisco vai atrás de bens/rendimentos do dito anterior proprietário e não atrás da viatura ou actual dono.

                              Comentário


                                #45
                                quem devia ter-se informado disso tudo era o teu amigo no acto da compra, logo quem deveria ter pago o IUC que vencia a dia 3 era o dono anterior, visto que não pagou e transitou para novo dono, logo quem tem de regularizar a situação é o anterior dono e não o teu amigo, mas se o que vendeu o carro armar em esperto e não fazer as coisas a bem o fisco ainda pode vir a apreender o carro, até a situação estar regularizada, até porque o teu amigo numa operação stop pode meter-se em cargas de trabalho por não ter o IUC em dia...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                  quem devia ter-se informado disso tudo era o teu amigo no acto da compra, logo quem deveria ter pago o IUC que vencia a dia 3 era o dono anterior, visto que não pagou e transitou para novo dono, logo quem tem de regularizar a situação é o anterior dono e não o teu amigo, mas se o que vendeu o carro armar em esperto e não fazer as coisas a bem o fisco ainda pode vir a apreender o carro, até a situação estar regularizada, até porque o teu amigo numa operação stop pode meter-se em cargas de trabalho por não ter o IUC em dia...

                                  A a polícia não tem autoridade para o controle do IUC, isso é da responsabilidade das finanças.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ffg Ver Post
                                    A a polícia não tem autoridade para o controle do IUC, isso é da responsabilidade das finanças.
                                    andas um bocado desactualizado...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Mea culpa, tinha ideia que seria da competência das finanças.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                        quem devia ter-se informado disso tudo era o teu amigo no acto da compra, logo quem deveria ter pago o IUC que vencia a dia 3 era o dono anterior, visto que não pagou e transitou para novo dono, logo quem tem de regularizar a situação é o anterior dono e não o teu amigo, mas se o que vendeu o carro armar em esperto e não fazer as coisas a bem o fisco ainda pode vir a apreender o carro, até a situação estar regularizada, até porque o teu amigo numa operação stop pode meter-se em cargas de trabalho por não ter o IUC em dia...
                                        E informou, mas supostamente estava pago pois o carro não foi vendido pelo dono, mas sim por intermediário.

                                        A questão é que o fisco não brinca em serviço, se há dívida a cobrar, cobra-se e neste caso o sujeito passivo responsável pela dívida é o anterior dono. Caso se arme em esperto e não pague com o aviso, terá de pagar depois com multas agravadas ou de outra forma, seja com penhora de bens, ordenado etc ou terá graves problemas a acumular. Não acredito que se arme em esperto com o fisco.

                                        Segundo as informações que foram transmitidas do que falas, no caso da GNR mandar encostar numa operação stop, o que faz é identificar se o condutor/actual dono é o titular da dívida. Caso seja poderá pagar a coima voluntariamente num prazo estipulado (Se não pagar nesse prazo, aí sim é emitido um mandado de apreensão da viatura), caso não seja o actual dono o titular da dívida (como o caso), será competência da AT liquidar a dívida ao titular da mesma.
                                        Isto, porque o IUC do próximo ano cairá, e será pago pelo meu amigo. Mesmo que o anterior dono não queira pagar este, é problema dele e será dívida dele, pois não há qualquer divida fiscal associada ao carro em nome do meu amigo.
                                        Editado pela última vez por Avantgarde220; 08 September 2016, 23:54.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por ffg Ver Post
                                          Mea culpa, tinha ideia que seria da competência das finanças.
                                          E tens toda a razão. Nas operações STOP já nem pedem esse documento.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X