Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exemplo de como a condução afeta os consumos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
    assim como o usar uma mudança mais baixa e com o acelerador a meio, do que uma mudança mais alta e o acelerador a fundo.
    Essa parte até pode ser assim com Diesel, mas com Otto apostava mais no acelerador a fundo a uma rotação mais baixa.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
      Essa parte até pode ser assim com Diesel, mas com Otto apostava mais no acelerador a fundo a uma rotação mais baixa.
      Como assim ? é o acelerador que comanda a entrada de combustível.

      As rpms podem até ser 8.000, se fores com o pé fora do acelerador não gastas nada.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
        Os retrovisores, por exemplo, não ajudam nada. O barulho é mais que muito. E depois sentes no próprio carro uma enorme resistência, que ainda é ampliada pela parca insonorização.
        Os Mitsu são electrodomésticos honestos mas pouco sofisticados ou polidos.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
          Ultimamente tenho tido muito esse problema.

          Em nacionais em que é possível fazer 4/4.5l de CB (a andar a 90/100) tenho feito consumos de 6l, ou quase E chega a andar em 6.5l ou mais, mas nos primeiros e últimos kms resfrio os ânimos para estimar a caracoleta.

          Mas é claro, isto é de noite, sem trânsito algum com boas rectas e curvas e assim é difícil resistir e andar a 100 que ainda adormeço
          Tu sabes que eu não me preocupo com consumos, apenas me preocupo em estimar o carro e em algumas vezes, fazendo isso, consigo consumos razoáveis.

          Em cidade é quando isto mais se verifica, trajectos curtos e tal, procuro sempre fazer trocas suaves de caixa e andar a baixas rotações, dosear calmamente a pressão no acelerador e tal... Mas depois em AE vingo-me e lá se vão as médias boas lol Por exemplo, fazer 8l em cidade pura acho muito bom, mas com algumas preocupações para isso e atropelar uma velhinha ou outra que estão a atravessar na passadeira, para não ter de parar

          Fazes bem em esticar um pouco as pernas ao bicho, há que aproveitar a vida e não foste comprar um FR para andar nas calmas, para isso chegava-te o CR90

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
            Ultimamente tenho tido muito esse problema.

            Em nacionais em que é possível fazer 4/4.5l de CB (a andar a 90/100) tenho feito consumos de 6l, ou quase E chega a andar em 6.5l ou mais, mas nos primeiros e últimos kms resfrio os ânimos para estimar a caracoleta.

            Mas é claro, isto é de noite, sem trânsito algum com boas rectas e curvas e assim é difícil resistir e andar a 100 que ainda adormeço
            Como te disse no outro dia, também ando um bocado farto de fazer nacionais a 90/100km/h e nestas últimas 2 semanas tenho andado sempre acima dos 100km/h em nacional, sendo muito constante ir ali nos 110/120km/h, isto em condições que referes, noite e sem transito!

            Mas com uma pequena diferença face a ti e ao TopSpeed, o meu consumo ao invés dos 3.9L/100km a 4.2L/100km fruto dos 90km/h, com esta condução, dificilmente passo os 4.7L/100km, portanto não me parece mau.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
              Como te disse no outro dia, também ando um bocado farto de fazer nacionais a 90/100km/h e nestas últimas 2 semanas tenho andado sempre acima dos 100km/h em nacional, sendo muito constante ir ali nos 110/120km/h, isto em condições que referes, noite e sem transito!

              Mas com uma pequena diferença face a ti e ao TopSpeed, o meu consumo ao invés dos 3.9L/100km a 4.2L/100km fruto dos 90km/h, com esta condução, dificilmente passo os 4.7L/100km, portanto não me parece mau.

              Nas nacionais não dá para fugir muito do limite... porque normalmente, de cada vez que aparece uma recta onde dê para acelerar, o mais certo é estar na berma da estrada o carrinho descaracterizado com o radar escondido.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                No meu Vectra, quando desacelero, o CB mostra quase instantaneamente consumo 0,0.
                No Volvo, após tirar o pé do acelerador, demora sempre alguns segundos e vai diminuindo gradualmente o consumo até chegar ao 0.

                CumpS
                Estava a falar-se de CC com consumo de 0.0L/100Kms

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                  Tu sabes que eu não me preocupo com consumos, apenas me preocupo em estimar o carro e em algumas vezes, fazendo isso, consigo consumos razoáveis.

                  Em cidade é quando isto mais se verifica, trajectos curtos e tal, procuro sempre fazer trocas suaves de caixa e andar a baixas rotações, dosear calmamente a pressão no acelerador e tal... Mas depois em AE vingo-me e lá se vão as médias boas lol Por exemplo, fazer 8l em cidade pura acho muito bom, mas com algumas preocupações para isso e atropelar uma velhinha ou outra que estão a atravessar na passadeira, para não ter de parar

                  Fazes bem em esticar um pouco as pernas ao bicho, há que aproveitar a vida e não foste comprar um FR para andar nas calmas, para isso chegava-te o CR90
                  Sim, é verdade. Para andar sempre devagar a fazer médias de 5l chegava um 1.6 TDi, mas a verdade é que mesmo a andar devagar a diferença de agradabilidade de condução é enorme. Aliás a andar em baixas é mesmo onde se nota uma grande diferença.

                  Sim, eu percebo-te, se temos 143cv são para ser usados com alguma regularidade e não andar sempre a 100km/h e abaixo das 2000rpm como faço de vez em quando.

                  Este depósito está em 5.4l, se tivesse andado mais tranquilo estaria abaixo dos 5l pois houve muito EN alguma acompanhado em que andei tranquilo. Caso contrário andaria aí pelos 6.0l, o que real é capaz de ser uns 6.5l.


                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                  Como te disse no outro dia, também ando um bocado farto de fazer nacionais a 90/100km/h e nestas últimas 2 semanas tenho andado sempre acima dos 100km/h em nacional, sendo muito constante ir ali nos 110/120km/h, isto em condições que referes, noite e sem transito!

                  Mas com uma pequena diferença face a ti e ao TopSpeed, o meu consumo ao invés dos 3.9L/100km a 4.2L/100km fruto dos 90km/h, com esta condução, dificilmente passo os 4.7L/100km, portanto não me parece mau.

                  Se ontem tivesses atrás de mim não tinhas feito 4.7l, isso de garanto

                  Provavelmente até terias dificuldade em te manter abaixo dos 6.0l, isto para não falar que em certas circunstancias não conseguirias acompanhar e aqui incluo quer rectas quer curvas porque um 6J curva melhor que um 6L e um 6J FR ainda melhor face um 6L "civil".

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Como assim ? é o acelerador que comanda a entrada de combustível.

                    As rpms podem até ser 8.000, se fores com o pé fora do acelerador não gastas nada.
                    Mas se fores com o pé fora do acelerador também não andas nada!

                    A questão era entre ir por exemplo em 6ª a fundo ou em 4ª a mais ou menos metade do acelerador (o que corresponder à mesma potência e ao carro circular à mesma velocidade e com a mesma aceleração). Num motor Otto aposto que em 6ª fazes melhores consumos porque é quando o motor funciona à eficiência máxima.

                    Claro que o problema é conseguir andar a fundo, o carro vai acelerar até velocidades muito altas (e com a velocidade aumentam as perdas e lá se vai a eficiência). Por isso mesmo motores mais pequenos fazem consumos melhores a fazer uma condução estradista normal: por serem mais pequenos para a mesma potência produzida é preciso ir a carregar mais no acelerador. Um V8 de 500cv também consegue andar a 50, mas tens que ir às 1500rpm a 1/10 do acelerador e nessas condições qualquer motor Otto tem uma eficiência completamente deplorável.
                    Editado pela última vez por SRLA; 15 June 2012, 21:59.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Poderás comprovar que nem todos são assim se experimentares vários modelos diferentes. Depende de como estejam "calibrados".
                      Por aqui o da Vectra B não acelera a fundo, aliás é bem progressivo a retomar a velocidade.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                        Por aqui o da Vectra B não acelera a fundo, aliás é bem progressivo a retomar a velocidade.
                        É como a minha Astra H, já há alguns carros que é o mais rápido possivel a chegar à velocidade programada.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          A velocidade é determinante de qualquer forma.

                          Se fizeres uma viagem sempre a 120 e outra sempre a 180, na segunda provavelmente gastarás muito próximo do dobro da primeira.
                          Credo que exagero, no meu carro a 120 faço 6 instantaneos e a 180 faço 8, muito longe do dobro!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                            Credo que exagero, no meu carro a 120 faço 6 instantaneos e a 180 faço 8, muito longe do dobro!
                            Obviamente que isso não pode ser.

                            Os consumos aumentam exponencialmente e não de forma linear.

                            Aliás tendo em conta o que referes nem sequer era linear o aumento. Portanto disparate total !

                            Os consumos instantaneos são muito pouco fiáveis e não sei se haverá algum carro que só gaste 8 litros a 180

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                              Credo que exagero, no meu carro a 120 faço 6 instantaneos e a 180 faço 8, muito longe do dobro!
                              A 180 fazes 8? Da próxima vez faz assim: reset do CB, mantém 180Km/h de velocidade média durante o máximo de tempo possível e depois vês o consumo médio.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                Credo que exagero, no meu carro a 120 faço 6 instantaneos e a 180 faço 8, muito longe do dobro!
                                Nem um Diesel moderno XPTO fará 8 litros a 180 Km/h de MÉDIA. O instantâneo vale 0 nessas situações e não corresponde minimamente a realidade.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  Todos aqui comparamos os consumos dos carros, dizendo que A é mais económico do que B, e ficamos espantados quando vemos consumos tão díspares para o mesmo carro.

                                  Recentemente, numa viagem com malta amiga, tive a oportunidade de verificar que o tipo de condução faz mesmo toda a diferença.

                                  Protagonistas: Mitsubishi ASX 1.8 DI-D 150 vs BMW 320d 150cv Touring (E46)
                                  Ambos os carros transportaram quatros pessoas e alguma bagagem.

                                  Computadores de bordo colocados a zero na partida e seguem-se duzentos e tal quilómetros pela A1, sempre com o BMW a marcar o ritmo, que rondou os 150/160 km/h. A única diferença é que o ASX ia com o cruise-control ligado, ao contrário do Bimmer.

                                  Depois desses 200 km, a paragem numa área de serviço. O CB do BMW marcava uma média de 7,0 l/100 km, ao passo que o outro chegava aos 7,5 l/100 km. Ou seja, a aerodinâmica do Mitsubishi arruinava-lhe os consumos e ainda tinha a desvantagem de ir com o cruise ligado. Ou seja, numa situação em que o condutor não faz grande diferença, o ASX gastava consideravelmente mais que o 320d.

                                  Seguem-se 100 km de IP3 e chegada ao destino. Olha-se para os computadores de bordo e o BMW tinha passado para os 7,5 e o ASX para os 7,0 l/100 km. Ou seja, inverteu-se tudo. As velocidades continuaram a ser desfavoráveis ao ASX, mas como a estrada tem muito declives, curvas e ultrapassagens, a forma como foi conduzido reduziu imenso os consumos.
                                  Falamos de uma diferença superior a 1 litros, neste percurso.

                                  No dia seguinte, mais quase 200 km por estradas nacionais e de serra. No final do dia, o BMW já marcava 7,7 na média geral, ao contrário do ASX, que já ia nos 6,6.

                                  Isto aconteceu porque o SUV entrava depressa nas curvas e aproveitava as descidas, ao passo que o BMW travava muito nas curvas e depois pisava bastante nas retas e subidas, ainda que nunca se afastasse.

                                  Resumindo, este exemplo serve para provar que não há mais importante do que a condução para os consumos. Não falo de condução económica ou de andar a pastar, falo apenas de ter uma abordagem inteligente e que tire o melhor proveito das circunstâncias.

                                  Não adianta ter um carro económico, se depois não sabemos conduzir de forma eficiente.
                                  post muito interessante...mais assuntos do genero agradecem-se pk são mt uteis.um abraço FZ e bons KMS

                                  Comentário


                                    Vou devolver o Civic à Honda. A 180 vai com instantâneo acima de 15. Está estragado, de certeza...


                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                      Vou devolver o Civic à Honda. A 180 vai com instantâneo acima de 15. Está estragado, de certeza...


                                      O meu tb deve estar estragado... A subir aqui para minha casa numa 3ª a fundo ao cimo da subida vai a 21/22L instantâneo...

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X