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Maserati GranSport (Shamal?) 2015: anti 911 confirmado!
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Especificações:
- 4.59m comprimento/ 1.93 largura/ 1.28m altura
- Motor 4.7 V8 460cv
- Caixa MC Shift 6v
- Menos de 1400kg
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Maserati Alfieri
The Alfieri is based on the GranTurismo MC Stradale chassis with a 24 centimetre shorter wheelbase, giving it the proportions of a genuine supercar. Alfieri is 4,590mm long with a 2,700mm wheelbase, 1,930mm wide and 1,280mm high.
Under the sleek body lies the transaxle platform of the Maserati GranTurismo. This 4.7 litre, naturally aspirated, V8 engine from Maranello develops 460bhp at 7,000rpm and 520Nm at 4,750rpm and gives the Alfieria real driving force. Thanks to a special exhaust layout, this thoroughbred V8 also produces a breath-taking sound.
A six-speed, electro-actuated gearbox (MC Shift) is mounted in a single unit with the limited slip rear differential and connected to the engine via a rigid torque tube. The transaxle layout gives the Alfieri an optimised front-rear weight distribution with a slight predominance to the rear axle.
The Alfieri's carbon ceramic disc brakes come directly from the GranTurismo MC Stradale and are combined with blue Brembo brake callipers.
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No geral muito apetitoso, sem dúvida!
Da mesma forma que o Granturismo "endireitou" o estilo do anterior Quattroporte, com superfícies melhor resolvidas e elementos mais assertivos e integrados, também este Alfieri põe o dedo nas feridas visuais de que os novos sedans da marca padecem. E, repetindo-me, caímos na definição das superfícies e elementos, com o Alfieri a conseguir integrar de forma bastante superior as partes, como óticas e grelhas e supefícies bem mais assertivas e decididas.
Apesar da beleza do concept, algumas das criticas que apontei ao F-Type quando este foi apresentado, aplicam-se aqui. Ou seja, um desenho no geral muito bem resolvido, mas sobretudo evolucionário, sem pisar os calos de ninguém, mais do que necessariamente um verdadeiro passo em frente, mais arrojado, como a Maserati tomou nos anos 70.
Consegue ser evocativo de um passado referencial, como foram os coupes das décadas de 50-60, mas não deixa de ser perfeitamente contemporâneo. É certo que se trata ainda de um concept, e faltam ali umas quantas linhas de corte que serão futuramente chamadas de criminosas em cortar tão belas superfícies ininterruptas. Mas deveremos ter aqui 85-90% do produto final.
A frente do Alfieri é bastante conseguida, revelando-se mais tridimensional e orgÂnica (pelo menos quando comparada com a do F-Type, bastante mais convencional), evoluindo e resolvendo de forma bastante decidida temas que têm caracterizado o GranTurismo. É agressiva q.b., mas tudo surge de forma mais natural que nos sedans da marca, com melhor integração de todos os elementos, sobretudo a interacção entre a grelha principal e a entrada de ar inferior.
As dimensões mais compactas do Alfieri relativamente ao GranTurismo deveria favorecer as proporções, mas de alguns Ângulos o carro até parece que tem mais corpo que o desejado para lá das rodas. Seja a frente ou a traseira. Não consegue aquele belo efeito de um corpo pequeno em tensão relativamente Às rodas, como podemos observar no Aston Martin Vantage.
Na traseira fazia uma série de ajustes. A roda traseira tem uma polegada a mais que a roda da frente e o volume à volta da roda também parece ter ... heh... volume a mais. Retiraria um bocadinho desse volume e depois focaria nos grupos óticos.
Considerando a solução geral usada na traseira, seria este o carro ideal para se assistir ao regresso dos boomerangs do 3200 GT dos anos 90, acompanhando o formato das saídas de ar. E considerando a tecnologia LED que agora temos, poderiam ter limpo ainda mais a traseira, com tal solução. Seria mais distintiva e arrojada, e a meu ver, mais intemporal. Não que a solução apresentada seja boa, evoluindo positivamente as genéricas óticas dos sedans, mas falta ali uns toques.
Tal como o F-Type, tem apelo e magnestismo enorme, mas estava à espera de algo mais ambicioso.
Dúvido que o 4.7 V8 NA do Alfieri encontre lugar no modelo de produção derivado deste concept, e é uma pena...
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Originalmente Colocado por Fatalit14 Ver PostEra o menos interessado por automóveis dos cinco, salvo erro. Ficando para ele as funções de desenhar, mecânicas e mesmo os próprios automóveis.
É que tenho precisamente essa ideia.
Se não me engano o mais velho (Carlo?) tinha a empresa de motocicletas e morreu antes da fundação da Maserati.
Depois sei que havia um pintor ou escultor, não me recordo.
O Alfieri foi aquele que trabalhou logo na Isotta-Fraschini e mais tarde fundou a Maserati.
A própria oficina chamava-se "Oficine Alfieri Maserati" e ele chegou a competir.
Resumidamente: o pintor nada tinha a ver com automóveis. O Carlo(?) tinha a empresa de motocicletas e acho que nem fundou a Oficina Maserati, restando o Ernesto, Bindo, Alfieri e Ettore, os 4 fundadores.
Mais tarde (já quando o Alfieri tinha facelido) fundaram a OSCA.
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Originalmente Colocado por Fatalit14 Ver PostErro meu. Era o Ernesto, o mais novo que não morria de amores por mecânica.
É um irmão de outra era.
Tenho ideia que ele só geria o negócio Maserati e não estava envolvido propriamente nos automóveis.
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Adoro a traseira e lateral desse concept. Adoro os faróis traseiros a fazer lembrar outros tempos da Maserati.
A frente não gosto muito... porque é que as marcas no geral gostam de azeitar nos faróis dianteiros? Porque não algo mais clássico?
Espero que não aconteça como no mercedes s coupe... Espero que o carro de produção seja ainda melhor que este concept.
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Sem sombras de dúvidas a melhor surpresa de Genebra, ninguém antevia algo deste género.
Se mantiverem o empenho e a qualidade na produção deste Alfieri que tiveram com o Quatrroporte e com o Ghibli, será sem sombras de dúvidas um belo brinde para a comemoração dos 100 anos.
É fantástico este carro
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Eu até fui dos que critiquei a Maserati por não fazer no lugar deste carro um Maserati com base no Alfa Romeo 4C, uma espécie de 6C, com prestações ao nível de carros muito mais potentes por um preço bem mais baixo mas este concept mostra que esta opção por um GT/sports car 2+2 é também muito boa.
Está muito bonito sem dúvida. A frente está muito bem resolvida na minha opinião, a lateral também a evidenciar a traseira muito curta e a frente comprida. Quanto à traseira está muito boa mas acho que a zona inferior aos faróis podia estar um pouco mais bem resolvida. Mas muito bom sem dúvida. Espero que pouco se perca para o modelo de produção porque de momento em termos de concorrentes o único que está próximo em termos estéticos deste Alfieri é o F-Type. Os novos motores V6 e V8 devem garantir a performance e se o comportamento for ao nível da concorrência penso que será um sucesso de vendas se o preço para o V6 não ultrapassar muito os 100000 euros e se o comportamento estiver à altura o que acredito que estará. Será também muito importante controlar o peso para que fique próximo dos 1400kg. A configuração 2+2 garante uma versatilidade a um bom nível.
Agora este segmento está ao rubro, 911, Corvette, F-Type, R8, este Maserati e os futuros Mercedes e Mclaren.
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Segundo Sergio Marchionne a produção do Alfieri poderá avançar dentro de 24-28 meses
He also said the production of the two-door coupe Maserati Alfieri model, whose prototype was unveiled at the car show, could commence within 28 months."The platforms and motors are there, technically production could start in 24-28 months," he said.
He did not specifically say if the Alfieri would also be produced at Mirafiori, but added that the Turin factory was one of its production platforms for luxury brands.
Fonte: Autonews
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Originalmente Colocado por KZD Ver PostEu até fui dos que critiquei a Maserati por não fazer no lugar deste carro um Maserati com base no Alfa Romeo 4C, uma espécie de 6C, com prestações ao nível de carros muito mais potentes por um preço bem mais baixo mas este concept mostra que esta opção por um GT/sports car 2+2 é também muito boa.
Está muito bonito sem dúvida. A frente está muito bem resolvida na minha opinião, a lateral também a evidenciar a traseira muito curta e a frente comprida. Quanto à traseira está muito boa mas acho que a zona inferior aos faróis podia estar um pouco mais bem resolvida. Mas muito bom sem dúvida. Espero que pouco se perca para o modelo de produção porque de momento em termos de concorrentes o único que está próximo em termos estéticos deste Alfieri é o F-Type. Os novos motores V6 e V8 devem garantir a performance e se o comportamento for ao nível da concorrência penso que será um sucesso de vendas se o preço para o V6 não ultrapassar muito os 100000 euros e se o comportamento estiver à altura o que acredito que estará. Será também muito importante controlar o peso para que fique próximo dos 1400kg. A configuração 2+2 garante uma versatilidade a um bom nível.
Agora este segmento está ao rubro, 911, Corvette, F-Type, R8, este Maserati e os futuros Mercedes e Mclaren.
Os Cayman e 911 conseguem andar entre os 1350-1450kg.
Prevendo que o Alfieri ou o modelo que derivar do concept recorra ao hardware já visto no Quattoporte e no Ghibli, e estes são pesadotes, conseguir algo à volta da tonelada e meia ou menos seria excelente.
Absorver o know-how da Ferrari no domínio do alumínio será essencial para cortar na massa adiposa deste sports-car.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostSaliento este aspecto. O F-Type, apesar de ser todo em aluminio é bastante pesado, com pesos a rondar os 1600kg para cima.
Os Cayman e 911 conseguem andar entre os 1350-1450kg.
Prevendo que o Alfieri ou o modelo que derivar do concept recorra ao hardware já visto no Quattoporte e no Ghibli, e estes são pesadotes, conseguir algo à volta da tonelada e meia ou menos seria excelente.
Absorver o know-how da Ferrari no domínio do alumínio será essencial para cortar na massa adiposa deste sports-car.
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