Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Travagem de emergência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
    Travagem de emergência a 190 só num Porsche os outros abrandam. Experimentem travar a fundo a 190... O abs nem dá sinal de vida.
    És amigo do pessoal a dar conselhos...

    EDIT: e já agora, os carros que tenho tido até hoje, travam tanto a 5 como a 190, e foram tudo coisas que não tem prestigio, e não são máquinas, e não vem do polo económico europeu. Agora para travar a 190 e a 5km/h é preciso saber travar. Se fores num astra, bravo, giu, golf, megane, c4, para não entrar no segmento a cima, pisa lá então o travão a fundo indo a 190, e verás que faz mais do que abrandar...
    Editado pela última vez por Cyfer; 17 June 2012, 09:23.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
      És amigo do pessoal a dar conselhos...

      EDIT: e já agora, os carros que tenho tido até hoje, travam tanto a 5 como a 190, e foram tudo coisas que não tem prestigio, e não são máquinas, e não vem do polo económico europeu. Agora para travar a 190 e a 5km/h é preciso saber travar. Se fores num astra, bravo, giu, golf, megane, c4, para não entrar no segmento a cima, pisa lá então o travão a fundo indo a 190, e verás que faz mais do que abrandar...
      Em uma travagem muito forte a altas velocidades e se tiver mesmo de imobilizar o carro, mal se para, tirar logo o pé do travão (meter travão de mão), porque as pastilhas coladas aos discos com essa temperatura origina empeno dos discos.
      Não é de admirar que muita gente diz que tem de mudar discos em carros novos com 20mil km.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Gabry Ver Post
        Um carro desembraiado, é um carro "solto". Antigamente ensinavam isto nas escolas de conduçao.
        Num camião pesado passa-se o mesmo.
        Claro, não é o caso de circular a 30, 40km/h

        Notem isto, um carro de caixa automatica, nunca desembraia numa travagem forte.
        Como é que é solto se está a ser aplicada a força máxima de travagem?
        O colocar o pé na embreagem é para não deixar o motor ir abaixo, não é para auxiliar nem prejudicar a travagem, nem tem nada a ver com esse assunto.
        O carro automático não o faz porque o carro automático também não vai abaixo se travares até ele se imobilizar.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
          Como é que é solto se está a ser aplicada a força máxima de travagem?
          O colocar o pé na embreagem é para não deixar o motor ir abaixo, não é para auxiliar nem prejudicar a travagem, nem tem nada a ver com esse assunto.
          O carro automático não o faz porque o carro automático também não vai abaixo se travares até ele se imobilizar.
          O poder de travagem não esta relacionado com segurança de estabilidade e direccional.
          Faz um teste: Vais a 100,120, trava a fundo e muda de trajectória com e sem embraiagem.
          Com o piso molhado, não tentes, só em pista muito larga.
          Um carro "solto" é sem travão motor.
          Ainda o ano passado na minha formação de CAM de pesados falou-se sobre este assunto devido as novas caixas automáticas mas aplica-se o mesmo a caixas manuais.
          E mais, um carro com eixo traseiro de torção sem ABS, a tendência para despiste é muito mais provável. ( O caso do 106 aqui mencionado é devido a isso)

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Gabry Ver Post
            O poder de travagem não esta relacionado com segurança de estabilidade e direccional.
            Faz um teste: Vais a 100,120, trava a fundo e muda de trajectória com e sem embraiagem.
            Com o piso molhado, não tentes, só em pista muito larga.
            Um carro "solto" é sem travão motor.
            Ainda o ano passado na minha formação de CAM de pesados falou-se sobre este assunto devido as novas caixas automáticas mas aplica-se o mesmo a caixas manuais.
            E mais, um carro com eixo traseiro de torção sem ABS, a tendência para despiste é muito mais provável. ( O caso do 106 aqui mencionado é devido a isso)
            Já estamos a misturar coisas. O meu entendimento de travagem de emergência não contempla mudanças de direcção. Aquilo de que penso que se está a falar são daquelas situações em que só tens uma reação; travar. Aquelas em que consegues fazer outras coisas, como consegues fazer outras coisas (óbvio) têm caracterísitcas diferentes.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
              És amigo do pessoal a dar conselhos...

              EDIT: e já agora, os carros que tenho tido até hoje, travam tanto a 5 como a 190, e foram tudo coisas que não tem prestigio, e não são máquinas, e não vem do polo económico europeu. Agora para travar a 190 e a 5km/h é preciso saber travar. Se fores num astra, bravo, giu, golf, megane, c4, para não entrar no segmento a cima, pisa lá então o travão a fundo indo a 190, e verás que faz mais do que abrandar...
              ok....
              if you say so

              um carro "normal" a 190kmh demora uns bons 170m a imobilizar, se isso é travar, eu diria abrandar.
              Editado pela última vez por JDEM; 17 June 2012, 10:29.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                ok....
                if you say so

                um carro "normal" a 190kmh demora uns bons 170m a imobilizar, se isso é travar, eu diria abrandar.
                Eu não estava a pensar em imobilizar, estava a pensar em reduzir drasticamente a velocidade. E estava também a pensar que a 190 meter o pé a fundo no travão compromete a estabilidade do carro.

                Claro esta que se for a 190 levo mais metros a imobilizar o carro do que se for a 120. E claro esta que se for a 190 demoro mais tempo a imobilizar o carro se não for travando com o motor também...

                Comentário


                  #38
                  E a suspensão? Ninguém fala?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Vino Ver Post
                    E a suspensão? Ninguém fala?
                    O quê, ajusta-la enquanto se trava?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                      O quê, ajusta-la enquanto se trava?
                      Não, rebaixar ao máximo para as rodas irem travando a bater na cava... :p

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                        Eu não estava a pensar em imobilizar, estava a pensar em reduzir drasticamente a velocidade. E estava também a pensar que a 190 meter o pé a fundo no travão compromete a estabilidade do carro.

                        Claro esta que se for a 190 levo mais metros a imobilizar o carro do que se for a 120. E claro esta que se for a 190 demoro mais tempo a imobilizar o carro se não for travando com o motor também...
                        com ABS e EBD não compromete a estabilidade, mas não trava, abranda.
                        Os carros normais não foram feitos para travagens de emergência a 190/200, e para mim a maioria trava muito mal a essas velocidades

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                          com ABS e EBD não compromete a estabilidade, mas não trava, abranda.
                          Os carros normais não foram feitos para travagens de emergência a 190/200, e para mim a maioria trava muito mal a essas velocidades
                          Epah mas é muita força feita, e o caro fica todo virado para a frente... Se tiveres um pneu menos bom (o estado actual dele, não me refiro a marcas) ou uma suspensão com mais folga é o suficiente para algo correr mal...

                          EDIT: Ok, agora dizes, mas quem tem assim o carro não se vai por a andar a essas velocidades. E eu digo que tens razão, o problema é que muita gente não sabe se tem assim o carro ou não... E falo por mim...
                          Editado pela última vez por Cyfer; 17 June 2012, 10:53.

                          Comentário


                            #43
                            Das duas, uma.

                            Ou as vossas (de alguns) travagens de emergência são em camara lenta ou então são algo do género: "eh pá, esqueci-me de comprar as carcaças para a Maria...", travam, dão meia volta ao cavalo e vão à padaria.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                              ok....
                              if you say so

                              um carro "normal" a 190kmh demora uns bons 170m a imobilizar, se isso é travar, eu diria abrandar.
                              Qualquer carro independente da velocidade a que vá, abranda até se imobilizar,percorrendo mais ou menos metros;agora embraiado quer me parecer que os travões têem que suportar e vencer a força extra que o motor fornece ás rodas

                              Comentário


                                #45
                                A ultima travagem de emergência foi porque alguém decidiu parar antes de entrar numa rotunda deserta... para piorar tinha estado a chover.
                                Reação: Travar a fundo e desviar o carro para a esquerda, isto pela saúde do condutor da frente que seguia num smart novo... já eu ia num C220, dá para ver a diferença.

                                EDIT: não estou a dizer que seja melhor, é apenas o tamanho. so o capot do meu é quase do tamanho do smart

                                Comentário


                                  #46
                                  Bem é com cada "petardo" neste tópico que penso que muito gente aqui, ou não tem carta, ou a tirou no mesmo dia que o socrates tirou a licenciatura dele

                                  Travagem de emergência não existe tempo para nada, é pé a fundo na embraiagem e travão e rezar que corra tudo bem..
                                  Editado pela última vez por REDLINER; 17 June 2012, 12:18.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Eu quando fiz essa pergunta à minha instrutora de condução, se tinha que ir reduzindo enquanto fazia uma travagem de emergência, ela só me disse que nesse caso é travão a fundo e esquecer as reduções.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                      com ABS e EBD não compromete a estabilidade, mas não trava, abranda.
                                      Os carros normais não foram feitos para travagens de emergência a 190/200, e para mim a maioria trava muito mal a essas velocidades
                                      Quando pego pela 1ª vez num carro de casa, a 1ª coisa que faço é levar o dito ao limite e fazer tudo para ver se em circunstâncias normais, o animal se porta bem.

                                      E já fiz travagens de emergência a velocidades superiores a essa e excepto uma situação, tudo correu nos conformes.

                                      É simples. Agarrar bem no volante e carregar no travão a fundo. Não é preciso carregar no pedal da embraiagem nem outras coisas de camião pesado, que se diz por aí.

                                      Não se pode ter medo, pois isto é para homens....

                                      A vez que não correu tão bem, nem deu para assustar, apenas constatar que deixava um rasto na AE de uns 15 mts de 50 em 50 mts. Era um sensor que tinha massa consistente.

                                      Claro que o mecânico quando confrontado com a situação e fazer o mesmo teste ficou em pânico. Não estava ali para arriscar a vida.... Mariquinhas.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Suponho que estejam todos a falar em carros com ABS quando dizem que têm que travar a fundo.

                                        Eu ainda tenho a carta à pouco tempo mas penso que faz mais sentido não carregar na embraiagem (só no final se tiverem reacção para isso).
                                        Imaginem que iam por exemplo com o carro nas 2000 rotações, quando tiram o pé do acelerador e o estão a passar para o travão o carro reduz a velocidade só com o motor, coisa que não acontece com o pé na embraiagem.
                                        Além de que se depois for preciso fazer alguma manobra evasiva convém ter o carro engatado.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Resumindo e concluindo para podermos travar em segurança é necessário:

                                          Um carro com caixa automática (para estar sempre engatado) + ABS (para não bloquear as rodas) + ESP (para podermos dar uma guinada no volante sem capotar) + Travões de Cerâmica (para não sobreaquecerem e colar)

                                          Tudo o resto acaba por bater no da frente

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Freekill Ver Post
                                            Suponho que estejam todos a falar em carros com ABS quando dizem que têm que travar a fundo.

                                            Eu ainda tenho a carta à pouco tempo mas penso que faz mais sentido não carregar na embraiagem (só no final se tiverem reacção para isso).
                                            Imaginem que iam por exemplo com o carro nas 2000 rotações, quando tiram o pé do acelerador e o estão a passar para o travão o carro reduz a velocidade só com o motor, coisa que não acontece com o pé na embraiagem.
                                            Além de que se depois for preciso fazer alguma manobra evasiva convém ter o carro engatado.
                                            Mesmo sem ABS a reacção "natural" é só travar. Depois pode ou não vir o reflexo/consciência de que se tem de ganhar novamente capacidade de manobrar o veículo. A diferença com o ABS é que não precisas de ter essa clareza mental porque o carro faz isso por ti e continuas a poder desviar.
                                            O que referes na segunda frase acontece na mesma, porque o reflexo natural é que o pé direito acciona o travão antes do pé esquerdo activar a embreagem. Quando o esquerdo vai ao pedal da embreagem já estás a travar.
                                            Em relação à última frase, sim, mas também precisas de ter o motor ligado, o que pode não acontecer se não accionas o pedal da embreagem. Além disso dificilmente estarás numa mudança que permita despacho para a manobra evasiva. Todas essas coisas surgem depois da acção inicial e precisam de tempo e capacidade de raciocínio.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Por isso é que gosto de carros Auto ...

                                              Emergencia ou nao ... ele reduz sempre com a caixa.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por DuQ Ver Post
                                                A ultima travagem de emergência foi porque alguém decidiu parar antes de entrar numa rotunda deserta... para piorar tinha estado a chover.
                                                Reação: Travar a fundo e desviar o carro para a esquerda, isto pela saúde do condutor da frente que seguia num smart novo... já eu ia num C220, dá para ver a diferença.

                                                EDIT: não estou a dizer que seja melhor, é apenas o tamanho. so o capot do meu é quase do tamanho do smart


                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                                  Resumindo e concluindo para podermos travar em segurança é necessário:

                                                  Um carro com caixa automática (para estar sempre engatado) + ABS (para não bloquear as rodas) + ESP (para podermos dar uma guinada no volante sem capotar) + Travões de Cerâmica (para não sobreaquecerem e colar)

                                                  Tudo o resto acaba por bater no da frente
                                                  Mais uma ou 2 paginas ja se fala em para-quedas para ajudar a reduzir a velocidade e tal.

                                                  Noto aqui muita gente que nunca fez uma travagem de emergencia.
                                                  Editado pela última vez por Drifter; 17 June 2012, 14:50.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    Mais uma ou 2 paginas ja se fala em para-quedas para ajudar a reduzir a velocidade e tal.
                                                    Que exagero!

                                                    Basta abrir as portas e a bagageira...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Se for uma travagem mesmo de emergência, é no travão apenas que toda a nossa atenção se concentra. Se tiveres travado quase até parar e ficares nesse momento livre de perigo, carregas na embraiagem e segues a tua vida. Se o perigo continuar iminente, então é continuar a travar a fundo e caso no fim, o carro vá abaixo, coloca-se de novo a trabalhar.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                        Que exagero!

                                                        Basta abrir as portas e a bagageira...
                                                        É verdade, eu faço sempre isso.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                          Mesmo sem ABS a reacção "natural" é só travar. Depois pode ou não vir o reflexo/consciência de que se tem de ganhar novamente capacidade de manobrar o veículo. A diferença com o ABS é que não precisas de ter essa clareza mental porque o carro faz isso por ti e continuas a poder desviar.
                                                          O que referes na segunda frase acontece na mesma, porque o reflexo natural é que o pé direito acciona o travão antes do pé esquerdo activar a embreagem. Quando o esquerdo vai ao pedal da embreagem já estás a travar.
                                                          Em relação à última frase, sim, mas também precisas de ter o motor ligado, o que pode não acontecer se não accionas o pedal da embreagem. Além disso dificilmente estarás numa mudança que permita despacho para a manobra evasiva. Todas essas coisas surgem depois da acção inicial e precisam de tempo e capacidade de raciocínio.
                                                          Antes pelo contrário, na minha opinião nunca se deve travar a fundo num carro sem ABS.
                                                          Já tive que fazer algumas travagens bastante bruscas em condições de piso molhado devido a outros condutores e se tivesse carregado a fundo no travão provavelmente já não cá estava pois o carro simplesmente iria deslizar até embater.
                                                          Quanto ao precisar do motor ligado concordo, mas o motor também só vai abaixo com o carro perto de parar.
                                                          E se se tem reacção para uma manobra evasiva também "automaticamente" se põem uma mudança mais abaixo quase que por reflexo e numa fracção de tempo bastante pequena.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Freekill Ver Post
                                                            Antes pelo contrário, na minha opinião nunca se deve travar a fundo num carro sem ABS.
                                                            Já tive que fazer algumas travagens bastante bruscas em condições de piso molhado devido a outros condutores e se tivesse carregado a fundo no travão provavelmente já não cá estava pois o carro simplesmente iria deslizar até embater.
                                                            Quanto ao precisar do motor ligado concordo, mas o motor também só vai abaixo com o carro perto de parar.
                                                            E se se tem reacção para uma manobra evasiva também "automaticamente" se põem uma mudança mais abaixo quase que por reflexo e numa fracção de tempo bastante pequena.
                                                            Não disse que a reacção "natural" é a correcta. Porque não é Muitas vezes nem o travar é o correcto porque pode bastar desviar.
                                                            Numa travagem muito brusca o motor pode ir abaixo durante a travagem Acredita, que eu já passei por isso.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              O ideal será travar apenas com o travão, sem carregar com o pé na embraiagem, e depois na parte final (ou quando o carro estiver a baixas rotações) carregar também nela. Agora, se na vida real conseguimos fazer isto? Provavelmente não ;) a nossa reacção é instintiva, e nem sequer há tempo para pensar.

                                                              Porque disse eu que se deve apenas carregar no travão (se o motor estiver com rotações elevadas)? Experimentem ir a uma velocidade constante (como é óbvio, NÃO O FAÇAM) e deixem-no rolar, retirando o pé do acelerador. Se o carro estiver desengatado vai percorrer mais metros. Se estiver engatado, aproveita o atrito do motor para reduzir mais rapidamente a velocidade, até chegar a um ponto em que o motor evita que o carro vá a baixo, injectando combustível.

                                                              Na travagem é igual. Deve-se aproveitar o atrito (lembrem-se do aviso "Trave com o motor"), para reduzir mais facilmente a velocidade, para além de se carregar a fundo no travão. Depois irá ser necessário carregar na embraiagem para o motor não injectar gasolina, de forma a evitar que na parte final a travagem se prolonge.

                                                              O problema é, como disse, ter reacção para fazer isto tudo. E provavelmente não temos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X