Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL - Que grande berbicacho...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ao contrario do que acontece com outros combustíveis a maioria do GPL vendido no nosso país é importado.
    Também ao contrário do que acontece com outros combustíveis há compras conjuntas de empresas.

    A tão famosa mistura da Repsol que hoje está longe de ser verdade, provinha essencialmente da sua proveniência. Neste caso Espanha. Ao contrário do que acima se diz, a legislação estabelece um mínimo de mistura, fá-lo indiretamente impondo um parâmetro apenas possível de atingir com pelo menos um minimo de um dos gases, que será sempre o Propano por ser de longe mais importante. A maior percentagem de butan propiciará mais kms por litro mas menor performance. Os níveis de mistura têm sempre a ver com questões de logística, estação do ano e preços do produto.

    Ao contrário dos combustíveis tradicionais, o que as grandes metem nos seus postos é igual ao que metem nos low-cost que abastecem. Embora mais uma vez refira que não acredito que se venda abaixo da especificação, aqui as diferenças essencialmente de pureza são superiores que nos outros combustíveis, pois o nível de pureza influencia o preço, e as contaminações são pecado daí que uma cisterna que trabalhe para a BP só trabalha para esta.

    Comentário


      Em mais de 10 anos, já abasteci GPL em praticamente todos os postos de GPL do Minho ao Algarve, e, nunca notei nada de especial...

      Comentário


        Eu tenho ideia que de facto alguns são diferentes , mas como nunca me dei ao trabalho de fazer contas .. e umas vezes o pé ta pesado outras vai por AE etc ...

        O que ja me aconteceu foi numa Galp meter mais gás do que o deposito em teoria levava ... ele é de 57L (sem contar com a margem de segurança 10%) , não estava vazio , já ia em 53 litros salvo erro sem sinal de parar ... eu proprio parei , e acabou por nem ficar bem cheio , devia la ter ido reclamar mas nunca mais se sucedeu.

        Comentário


          É verdade que o Gpl do Jumbo é todo proveniente de Espanha, e sendo assim é uma mistura de butano e propano ao contrario de por exemplo a Galp que é 100% propano? Ando tentado a atestar o meu carro com Gpl do Jumbo, mas por outro lado tenho medo do comportamento do carro.

          Comentário


            Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
            É verdade que o Gpl do Jumbo é todo proveniente de Espanha, e sendo assim é uma mistura de butano e propano ao contrario de por exemplo a Galp que é 100% propano? Ando tentado a atestar o meu carro com Gpl do Jumbo, mas por outro lado tenho medo do comportamento do carro.
            O Jumbo faz vários contratos ao longo do ano para comprar GPL-Auto. Tanto podes estar a comprar da OZ, da BP, da Galp, da Cepsa, da Repsol e mais algum que não me lembre. Não há, volto a dizer, não há ninguém que venda nenhum produto 100% propano ou 100% butano.
            O mito do gás da Repsol perdura mesmo que em 90% das vezes tal não se verifique, foi um bom trabalho que fizeram.
            Se o teu kit não for muito susceptivel a mudanças provavelmente não terás problemas.

            Comentário


              Tanto no clio ou no fiesta abasteço da galp (tenho cartao de desconto directo) ou quando passo no Jumbo também abasteço. Da ultima vez a 59.9 centimos. Em nenhum dos carros noto qualquer diferença entre combustiveis.

              Comentário


                Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                É verdade que o Gpl do Jumbo é todo proveniente de Espanha, e sendo assim é uma mistura de butano e propano ao contrario de por exemplo a Galp que é 100% propano? Ando tentado a atestar o meu carro com Gpl do Jumbo, mas por outro lado tenho medo do comportamento do carro.
                Já abasteci muitas vezes no Jumbo e não tive problemas, nem haveria razões para ter, visto que eles não fabricam o GPL, tem que vir de algum fornecedor. Se de facto tem mais Butano, isso seria melhor, mas eu não notei diferença no consumo.

                Comentário


                  Boas

                  Por acaso nunca notei diferença no comportamento quer usava GALP, REPSOL, BP ou Jumbo. Notava mais na carteira, quando tinha que colocar gasolina, agora no gás. ..

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                    É verdade que o Gpl do Jumbo é todo proveniente de Espanha, e sendo assim é uma mistura de butano e propano ao contrario de por exemplo a Galp que é 100% propano? Ando tentado a atestar o meu carro com Gpl do Jumbo, mas por outro lado tenho medo do comportamento do carro.
                    Tenho usado GPL do Jumbo (Famalicão) com alguma regularidade (quando passo lá por perto!), e, tal como já referi antes, nunca notei qualquer diferença relativamente a outros!

                    Tal como diz o ESPRIT, também não é verdade que o GPL da Galp seja 100% propano (principalmente no Verão)!
                    Editado pela última vez por ASAS; 17 November 2014, 05:32.

                    Comentário


                      Vou experimentar...depois logo deixo feedback.

                      Comentário


                        Olá amigo. A quantidade de GPL que entra na admissão é definida pelo tempo de abertura do injetor de GPL bem como o seu diâmetro.
                        O diâmetro é definido no momento da instalação, em função da potência do motor.
                        No seu caso pode acontecer um destes três problemas;
                        1º O diâmetro do injetor é demasiado grande, provavelmente para favorecer as altas rotações, compromentendo a gestão do combustivel a baixa rotação.

                        2º O mapa de carburação da centralina de GPL pode estar mal construido, aplicando tempos de injeção demasiadamente grandes a baixa rotação, provocando assim a mistura rica.

                        3º O injetor não tem capacidade para funcionar com tempos de injeção muito curtos a fim de reduzir a quantidade de combustivel a baixa rotação.

                        É mais frequente ocorrer o ultimo problema, isso deve-se à inercia mecânica do injetor, bem como ao tempo de descarga da bobina (clamping) feito através de um circuito de proteção dos transistores de saída que acionam a bobina dos injetores. Este circuito, quando ativado, acrescente cerca de meio milisegundo a mais ao tempo de injeção. Considerando que o tempo de injeção ao ralenti é cerca de 3 milisegundos, meio milisegundo a mais vai fazer grande diferença na quantidade de combustivel que entra.

                        O responsável por este circuito de proteção (clamping) costuma ser o circuito integrado VN380. Se a centralina utilizar este circuito integrado ou outro com a mesma função, é possivel que seja esse o problema da mistura rica.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por jppmarques Ver Post
                          Olá amigo...
                          qual deles?

                          Comentário


                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X