Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a melhor altura para trocar de caixa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Eu faço 30 km para o trabalho pela nacional e tenho reparado que quanto mais pressa tenho menos o carro gasta. Hoje estava relativamente atrasado e fui "a rasgar". Resultado, a média desceu! É claro que na nacional a velocidade máxima que atinjo anda nos 110-120 km/h, portanto o consumo não chega a subir exponencialmente, como a 160-180. A conclusão que tiro é que os motores diesel são mais eficientes em cargas maiores, logo compensa (nos consumos) andar mais depressa. Isto, claro, se não se o uso do travão for igual.

    Quanto ao tópico, as mudanças de caixa dependem de muita coisa, como já foi dito. A andar normalmente eu diria que se deve pôr uma acima por volta das 2000-2500 rpm. Se o carro tiver turbo, convém utilizar um regime onde o turbo esteja sempre presente. Rpms muito baixas (<1500) penalizam muito os consumos e a agradabilidade de condução.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Post
      na minha opinião andas mal, o motor anda em esforço, se vais a subir a menos de 1500 o carro não tem força nenhuma e está a prejudicar o motor. não é só em regimes altos que estraga o motor em regimes baixos também se estraga. o ideal é tentar andar sempre entre as 2000 e 2500 para mudar a relação, claro que em modo cruise não se verifica isto se fores nas 1800 a 90 Km/h não há problema.

      eu no meu carro mudo as mudanças assim
      em regime de aceleração
      1ª até as 2500, vai cair nas 2000
      2ª de 2500 até as 3000, vai cair entre as 2000 e as 2500
      3ª igual a 2ª
      4ª igual as anteriores
      e a minha 5ª a 90; 100 anda à voltas das 1900 a 2200.

      a travar só mudo abaixo das 2500, que é para a rotação não subir muito.

      utilizo este sistema porque o binário máximo do meu carro se situa entre as 1800 e as 3000.

      mais uma vez isto é a minha opinião.


      já agora desculpa a pergunta, quanto tempo tens a carta?
      Posso perguntar-te qual é o carro e o motor ?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Miguel00 Ver Post
        Eu faço 30 km para o trabalho pela nacional e tenho reparado que quanto mais pressa tenho menos o carro gasta. Hoje estava relativamente atrasado e fui "a rasgar". Resultado, a média desceu! É claro que na nacional a velocidade máxima que atinjo anda nos 110-120 km/h, portanto o consumo não chega a subir exponencialmente, como a 160-180. A conclusão que tiro é que os motores diesel são mais eficientes em cargas maiores, logo compensa (nos consumos) andar mais depressa. Isto, claro, se não se o uso do travão for igual.
        essa é boa...

        Comentário


          #34
          Não quero listar todos os factores a ter em conta para a troca de mudanças, porque são muito vastos. O mais importante (já o disseram) é o feeling que tens do carro, o que pode ser fácil se conheceres o carro e fores um condutor experiente, mas pode ser muito complicado se assim não for. Haverá sempre quem tem uma grande capacidade para se adaptar rapidademente a carros diferentes, mas a curva de aprendizagem para um regime poupado existe sempre.

          O meu exemplo (vale do que vale) para umas centenas de milhares de Kms, tive o meu 1º diesel em Agosto passado. Só ao fim de 2/3 meses é que consegui atingir as melhores médias de consumo (faço 2000Kms/mês), não quer dizer que gastasse muito, mas a utilização que dava ao carro não era a mais indicada para consumos.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por ATF Ver Post
            essa é boa...

            É, tem que haver outros factores que levaram à baixa de consumo.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Posso perguntar-te qual é o carro e o motor ?
              corsa c 1.7 dti

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                É, tem que haver outros factores que levaram à baixa de consumo.
                Pois, agora dizer-se que os diesel gastam menos em cargas maiores?! é absurdo

                Comentário


                  #38
                  Eu até postei um gráfico todo bonito e tudo...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Post
                    corsa c 1.7 dti
                    Portanto, trocas todas as mudanças às 3000rpm, à excepção da 1ª (2500rpms). Não te parece muito? No Corsa C 1.2 que tive fazia isso, mas era a gasolina.

                    Tenho uma Astra 1.7 de 110cv e troco por volta das 2000-2200rpms, na grande maioria das vezes, e tenho uma caixa longa. Não gosto de andar a esforçar, até porque sei dos maleficios que trás ao carro.

                    Esse carro é muito ágil, seguro e bom, e tem um excelente motor, o que dá um grande gozo de condução.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Portanto, trocas todas as mudanças às 3000rpm, à excepção da 1ª (2500rpms). Não te parece muito? No Corsa C 1.2 que tive fazia isso, mas era a gasolina.

                      Tenho uma Astra 1.7 de 110cv e troco por volta das 2000-2200rpms, na grande maioria das vezes, e tenho uma caixa longa. Não gosto de andar a esforçar, até porque sei dos maleficios que trás ao carro.

                      Esse carro é muito ágil, seguro e bom, e tem um excelente motor, o que dá um grande gozo de condução.

                      eu disse que mudava entre as 2500 e as 3000. não me parece muito, se eu mudar as 2000 o carro morre porque as rotações vão cair nas 1500 o que é mau (esforçar um motor não é só necessariamente a altas rotações, não só o motor mas também o turbo sofre bastante se andar-mos a baixa rotação).

                      Faço 60 kms por dia, com com cruzamentos que vão dar a subidas, se colocasse às 2000 ele não se mexia e era sofrer.

                      o teu carro tem 110 cv, o meu só tem 75cv.

                      mesmo mudando assim as mudanças, já o tenho à 7 anos e tem 230.000 kms, nunca tive problemas de motor com ele, continua com força e continua a chegar aos 170 km/h com a mesma facilidade que tinha no inicio.

                      P.S. - Quando o carro está frio mudo ás 2500, uma vez que o óleo ainda não está na temperatura ideal.

                      P.S.2 - não quer dizer que esta é a maneira certa para todos os carros a gasóleo. como alguém disse mais acima tem de se conhecer bem o carro.
                      Editado pela última vez por RicardoDTI; 22 June 2012, 23:23.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                        essa é boa...

                        Como é obvio, puxar por um diesel nao significa poupar (era bom era ) mas certamente o user usou mais a faixa onde o binario esta disponivel, dai acelerar menos para o carro recuperar. Agora um Diesel a fundo, gasta imenso claro, a fundo o carro vai injectar o maximo de combustivel possivel.

                        Acima de tudo, usar o maximo a caixa, evitar travar sem necessidade, e quanto menos se carrega no pedal da direita melhor para os consumos, para alem de outras coisas que nao podemos interferir (aerodinamica do carro, propria eficiencia do motor, relaçao de caixa etc).

                        Comentário


                          #42
                          no outro dia andei a pensar nisso e voltei a lembrar-me de um truque que com o tempo fui esquecendo

                          trocar de mudanças no ponto em que se sente menos "solavanco" ao soltar a embraiagem.
                          ou seja, sem que o motor trave o carro,ou perca andamento.

                          no meu, que tem o binario maximo as 2000rpm e uma caixa muito curta, isto da qualquer coisa como:

                          em subidas, passar das 3800 para as 2500 com a mudança seguinte
                          em plano, passar das 3200 para as 2100
                          em descidas,vale tudo lol

                          quando se muda de mudança, ha sempre um solavanco. quanto menor ele for,melhor estamos a mudar de relaçao

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
                            no outro dia andei a pensar nisso e voltei a lembrar-me de um truque que com o tempo fui esquecendo

                            trocar de mudanças no ponto em que se sente menos "solavanco" ao soltar a embraiagem.
                            ou seja, sem que o motor trave o carro,ou perca andamento.

                            no meu, que tem o binario maximo as 2000rpm e uma caixa muito curta, isto da qualquer coisa como:

                            em subidas, passar das 3800 para as 2500 com a mudança seguinte
                            em plano, passar das 3200 para as 2100
                            em descidas,vale tudo lol

                            quando se muda de mudança, ha sempre um solavanco. quanto menor ele for,melhor estamos a mudar de relaçao
                            Solavanco? Isso depende mais do condutor que o carro, no meu caso e seja qual for o carro, faço reduçoes que so se sente o motor a travar e meter mudanças tambem, claro de vez em quando la sai um solavanco mas isso é porque a coisa esta tao automatizada...

                            Mas meter mudanças as 3800rpm? Ou tens um carro bastante fraco ou gostas de gastar gasoleo

                            Comentário


                              #44
                              sim,é a esse travar do motor que me refiro quando digo solavanco.
                              nao tem a ver com largar a embraiagem de repente
                              por exemplo, se sigo as 3000 e ao meter uma a cima ele cair para as 1800, sinto um "solavanco", porque nao so perdi velocidade,perdi força de repente, que tenho de compensar com mais acelerador.
                              se por outro lado reduzi e ele saltou das 2500 para as 3500, sinto o "solavanco" porque o motor travou o carro (sim,as vezes é essa a intençao), e mais uma vez terei de compensar com o acelerador

                              quanto aos regimes que referi, epa, é um jimny a diesel de 65cv com uma caixa muito curta...a 1ºa ao redline nao passa dos 30kmh, e a segunda para entrar acima das 2000, tenho de levar a primeira acima das 3500
                              com o subir das mudanças,a relaçao vai alongando,mas mesmo assim...
                              basicamente,para conduzir suave,sem esses "solavancos" das mudanças, tenho de o esticar um bocadinho,para que a mudança seguinte acerte ja mt confortavelmente dentro do binario maximo
                              e isto nao me afecta particularmente os consumos, porque acabo ter menos alturas daquelas em que temos de dar mais acelerador porque as rotaçoes nao permitem desenvolver.
                              normalmente em autoestrada gasto perto dos 7.5, e no outro dia,e tambem para lhe esticar as pernas fui a dar uma esfregazinha e ele baixou-me para os 6.7
                              muito por culpa de ja nao ter de dar tanto gas nas subidas, basta manter a rotaçao alta

                              Comentário


                                #45
                                Vou voltar a dar o exemplo da bicicleta

                                Para entender um carro é preciso saber andar de bicicleta!!

                                Como é que trocamos de mudança? Quando começamos a pedalar muito, cansamo-nos e sentimos que não rende mais, mas também não trocamos muito cedo porque numa mudança pesada fazemos um esforço enorme e a bicicleta não anda, existe uma rotação de pedalagem ideal, é nessa faixa que devemos andar.

                                Penso que é por isso que falam que em andamento rápido os consumos desceram, provavelmente antes andavam nas rotações baixas (1500 ou menos) a pensar que faziam condução económica, basta ver o gráfico que postaram antes que se ve os consumos a descer conforme a rotação sobe e quando começa a subir a rotação demasiado os consumos voltam a subir.

                                Quem tem computador de bordo que faça a experiencia, mantenham uma velocidade constante tipo 50 km/h, coloquem varias mudanças e vejam qual é a que tem o consumo instantaneo menor, vai ser a que tem a rotação perto das 2000, não vai ser a que anda nas 2500, ou 3000 e muito menos 1500 ou 1000 (como já vi muitos a andar a 1000 rpm para "poupar" combustivel)

                                Comentário


                                  #46
                                  pelo que percebi vou gastar menos gasóleo se andar com o motor entre 2000 e as 2500 r.p.m.
                                  fiz uma pesquisa e o binário do meu motor entra as 1750r.p.m.
                                  a minha média por deposito é 4,7, então quere dizer se andar nesse regime vou gastar menos?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Quem é que se lembra de vir perguntar a que rotação deve trocar de mudança.

                                    Além de isso ser completamente relativo, é de alguém que não sabe conduzir e não tem a mínima noção do que é um motor.

                                    É assim tão difícil ouvir o motor? Ou no mínimo olhar para o ponteiro das rotações?

                                    O motor tem que ir sempre numa rotação em que esteja à vontade, tenha força e não vá aos soluços.

                                    O que falta a alguns é ter conduzido chassos, são autênticos professores.Não há cá conta rotações, mudanças duras, motor sempre sem força, etc. Aí aprendiam quando se troca de mudança.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                      Quem é que se lembra de vir perguntar a que rotação deve trocar de mudança.

                                      Além de isso ser completamente relativo, é de alguém que não sabe conduzir e não tem a mínima noção do que é um motor.

                                      É assim tão difícil ouvir o motor? Ou no mínimo olhar para o ponteiro das rotações?

                                      O motor tem que ir sempre numa rotação em que esteja à vontade, tenha força e não vá aos soluços.

                                      O que falta a alguns é ter conduzido chassos, são autênticos professores.Não há cá conta rotações, mudanças duras, motor sempre sem força, etc. Aí aprendiam quando se troca de mudança.
                                      Bom post !

                                      de facto este tópico é no mínimo "tonto" e com pouco sentido.

                                      É importante ter em mente que o tipo de condução que se faz varia e tem objectivos diferentes, provavelmente uma condução muito focada nos consumos não é das mais saudáveis. È bom utilizar as rpms todas pelo menos de vez em quando.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Bom post !

                                        de facto este tópico é no mínimo "tonto" e com pouco sentido.

                                        É importante ter em mente que o tipo de condução que se faz varia e tem objectivos diferentes, provavelmente uma condução muito focada nos consumos não é das mais saudáveis. È bom utilizar as rpms todas pelo menos de vez em quando.
                                        Tinha um senhor idoso (infelizmente já morreu) que era imigrante (sim com "i" porque era mesmo francês e veio para Portugal) e ia uma vez por ano à sua terra natal.

                                        Deixava-me a chave do carro e carta verde para andar com ele e como ele dizia "mete-lhe umas vitesses no vermelho".

                                        Ele estava lá cerca de um mês e entretanto eu às vezes andava com o carro.

                                        Escusado será dizer que ele andava sempre muito devagar, 1ª, 2ª e pouco mais.

                                        Quando pegava no carro ele estava completamente preso (a propósito era um Opel Corsa 1.2). Eu tirava-o da garagem, deixava-o aquecer um bocadinho e depois lá ia eu dar-lhe uma cocita para o soltar. O carro chegava a uma certa rotação e tinha muita dificuldade em passar dali, estava nitidamente preso. Depois de umas puxadelas começou a correr a faixa toda de rotação com muito mais avontade.

                                        De facto, deve-se de vez enquanto pelo menos ir "lá cima", senão os componentes internos acamam de uma maneira (e ganham calo) que depois o motor fica preso, e se se puxar demais ele pode inclusivamente ir à vida.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                                          essa é boa...

                                          Não é assim tão estranho. As vezes, se tento ter cuidado com os consumos, acabo por gastar mais do que quando vou teoricamente a velocidades mais elevadas.

                                          A conclusão a que cheguei, é que quando vou mais depressa, deixo o carro "deslizar" mais, isto ém acelero mais, mas depois pressiono o acelerador menos vezes.

                                          Está um bocado confuso, mas acho que se entende.

                                          O binómio carro/motor também entra muito. No meu caso, o C220 CDI sente-se particularmente à vontade dos 120 Km/h para cima..
                                          Editado pela última vez por Indigo; 23 June 2012, 09:35.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                            Como é obvio, puxar por um diesel nao significa poupar (era bom era ) mas certamente o user usou mais a faixa onde o binario esta disponivel, dai acelerar menos para o carro recuperar. Agora um Diesel a fundo, gasta imenso claro, a fundo o carro vai injectar o maximo de combustivel possivel.

                                            Acima de tudo, usar o maximo a caixa, evitar travar sem necessidade, e quanto menos se carrega no pedal da direita melhor para os consumos, para alem de outras coisas que nao podemos interferir (aerodinamica do carro, propria eficiencia do motor, relaçao de caixa etc).
                                            A fundo o motor injecta o máximo de combustível possível...por rotação. E ainda há o factor tubo, o máximo com o turbo em standby não é o máximo com o turbo a fazer pressão.

                                            A velocidade do motor depois diz a frequência com que é injectado. Falando de motores turbinados a fundo às 1500rpm garanto-te que gasta menos (em consumo horário) que a meio acelerador às 3000.

                                            Há uma "zona" de funcionamento em que se consegue o melhor compromisso dos dois, porque o consumo não é uma simples questão de cilindrada*rotação, há outras coisas que afecta. Num mapa de eficiência do motor está tudo contabilizado, são resultados medidos em funcionamento, é só olhar para lá. Naquele caso particular a zona mais eficiente do motor é das 1500 às 2100rpm e de 70% a 100% de acelerador.

                                            Comentário


                                              #52
                                              "Qual a melhor RPM para trocar de mudança" é uma pergunta algo subjectiva.

                                              Num Clio dCi tanto pode ser às 1500 como às 2500, depende de muita coisa, desde se sobe ou desce, se é para grandes velocidades ou "relax", se levamos o carro cheio ou vou só eu (por exemplo).

                                              É tudo muito relativo e nenhuma resposta é óbvia.

                                              O meu antigo Corsa 1.2 tanto podia trocar às 2000 como ir numa subida e para não perder força trocar aos 4000

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Bom post !

                                                de facto este tópico é no mínimo "tonto" e com pouco sentido.

                                                É importante ter em mente que o tipo de condução que se faz varia e tem objectivos diferentes, provavelmente uma condução muito focada nos consumos não é das mais saudáveis. È bom utilizar as rpms todas pelo menos de vez em quando.
                                                A primeira afirmação é errada, é claro que se fizermos uma condução poupada, o carro sofre menos, aliás como o consumo o indica. O que querias dizer devia ser "uma condução a muito baixa rotação......."
                                                A segunda afirmação é correcta e nada tem a ver com a primeira, são compativeis. Nada me impede de, em cada depósito, dar um esticãozito ao motor, sem grande prejuizo para os consumos.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                  Não é assim tão estranho. As vezes, se tento ter cuidado com os consumos, acabo por gastar mais do que quando vou teoricamente a velocidades mais elevadas.

                                                  A conclusão a que cheguei, é que quando vou mais depressa, deixo o carro "deslizar" mais, isto ém acelero mais, mas depois pressiono o acelerador menos vezes.

                                                  Está um bocado confuso, mas acho que se entende.

                                                  O binómio carro/motor também entra muito. No meu caso, o C220 CDI sente-se particularmente à vontade dos 120 Km/h para cima..
                                                  Tem tudo a ver com o tipo de condução que fazes, quando estás preocupado com consumos (às tantas não é a mais indicada para esse carro e estás em esforço, fazendo gastar mais). Depois, como dizes, sentes que gasta menos, mais depressa, porque provavelmente usas uma faixa de utilização menos esforçada.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Tem tudo a ver com o tipo de condução que fazes, quando estás preocupado com consumos (às tantas não é a mais indicada para esse carro e estás em esforço, fazendo gastar mais). Depois, como dizes, sentes que gasta menos, mais depressa, porque provavelmente usas uma faixa de utilização menos esforçada.
                                                    Tambem perco facilmente a paciência a conduzir para consumos, daí também alguma nabice da minha parte. É frequente chatear-me e acabar por acelerar depois para "descomprimir"

                                                    O que acaba por tornar inutil a condução para consumos. Ainda hoje, fiz 100 km com médias em torno dos 5.5 L/100 km e bem sei o que me custou.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                      Tambem perco facilmente a paciência a conduzir para consumos, daí também alguma nabice da minha parte. É frequente chatear-me e acabar por acelerar depois para "descomprimir"

                                                      O que acaba por tornar inutil a condução para consumos. Ainda hoje, fiz 100 km com médias em torno dos 5.5 L/100 km e bem sei o que me custou.
                                                      Não é fácil, dou-te razão nisso

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Post
                                                        eu disse que mudava entre as 2500 e as 3000. não me parece muito, se eu mudar as 2000 o carro morre porque as rotações vão cair nas 1500 o que é mau (esforçar um motor não é só necessariamente a altas rotações, não só o motor mas também o turbo sofre bastante se andar-mos a baixa rotação).

                                                        Faço 60 kms por dia, com com cruzamentos que vão dar a subidas, se colocasse às 2000 ele não se mexia e era sofrer.

                                                        o teu carro tem 110 cv, o meu só tem 75cv.

                                                        mesmo mudando assim as mudanças, já o tenho à 7 anos e tem 230.000 kms, nunca tive problemas de motor com ele, continua com força e continua a chegar aos 170 km/h com a mesma facilidade que tinha no inicio.

                                                        P.S. - Quando o carro está frio mudo ás 2500, uma vez que o óleo ainda não está na temperatura ideal.

                                                        P.S.2 - não quer dizer que esta é a maneira certa para todos os carros a gasóleo. como alguém disse mais acima tem de se conhecer bem o carro.
                                                        Bem, vamos lá:

                                                        A utilização que dás ao carro é boa (os Kms que tens e a ausência de problemas é espelho disso mesmo), mas podia ser melhor, na minha opinião (e terias provavelmente o mesmo desfecho em avarias). É simples, eu conheço muito bem esse motor nesse carro, e nem de longe nem de perto, o carro está em esforço e a "estragar" às 1500rpms. Pode muito bem ser uma sensação subjectiva que tens, mas em esforço, nem pensar. Estamos e sempre estive, a falar de regimes normais, nada de subidas nem descidas, nem despiques com outros condutores, etc. Até posso admitir que a 5ª a essas rpms possa eventualmente não ser a melhor relação, mas mais nada.

                                                        Disseste que trocas as mudanças todas, a partir da 2ª, entre as 2500-3000rpms. Como é que consideras que um carro tenha esse tipo de linearidade ? Se todas as mudanças cairem, mais ou menos na mesma faixa de rpms, achas que uma 5ª terá a mesma "relação de esforço" que uma 3ª ? Se vais em 3ª a 1500rpms, não existe esforço, mas em 5ª se calhar já. O que eu estou a dizer é que numa primeira fase (de mudanças mais baixas) podes trocar mais cedo, e depois podes alongar um pouco mais, sem prejuizo para o carro.

                                                        Diria que de um modo geral e simplista, podias ter uma condução 500-750rpms mais baixa, sem maleficio para o carro, e com um bónus na carteira (consumo inferior).

                                                        A questão de a minha carrinha ter 110 cv e o teu carro ter 75cv é quase piada. E o peso e a relação da caixa (para não falar noutros factores), onde é que entram ? O teu carro tem uma caixa muito mais curta que a minha carrinha e sai de baixas com uma rapidez que inveja a minha carrinha, especialmente se tiveres em atenção que é a versão ecoflex com caixa muiiiiiiiiito longa, e com grande fosso entre as mudanças. A 1500rpms em 3ª eu vou a 45Kms/H, e não estou minimamente em esforço. Em 6ª a 3000rpms vou a 180Kms/H, só para teres uma noção de quão longa é a caixa.

                                                        E, só para terminar, claro que temos que conhecer o carro, porque não existe uma chapa 7, e muda de carro para carro. Mas isso foi o que eu já tinha dito.

                                                        P.S. Esse motor ainda vai a meio (ou menos) do que pode durar. Conheço casos de 600mil Kms com o mesmo motor, sem "abrir".

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
                                                          sim,é a esse travar do motor que me refiro quando digo solavanco.
                                                          nao tem a ver com largar a embraiagem de repente
                                                          por exemplo, se sigo as 3000 e ao meter uma a cima ele cair para as 1800, sinto um "solavanco", porque nao so perdi velocidade,perdi força de repente, que tenho de compensar com mais acelerador.
                                                          se por outro lado reduzi e ele saltou das 2500 para as 3500, sinto o "solavanco" porque o motor travou o carro (sim,as vezes é essa a intençao), e mais uma vez terei de compensar com o acelerador

                                                          quanto aos regimes que referi, epa, é um jimny a diesel de 65cv com uma caixa muito curta...a 1ºa ao redline nao passa dos 30kmh, e a segunda para entrar acima das 2000, tenho de levar a primeira acima das 3500
                                                          com o subir das mudanças,a relaçao vai alongando,mas mesmo assim...
                                                          basicamente,para conduzir suave,sem esses "solavancos" das mudanças, tenho de o esticar um bocadinho,para que a mudança seguinte acerte ja mt confortavelmente dentro do binario maximo
                                                          e isto nao me afecta particularmente os consumos, porque acabo ter menos alturas daquelas em que temos de dar mais acelerador porque as rotaçoes nao permitem desenvolver.
                                                          normalmente em autoestrada gasto perto dos 7.5, e no outro dia,e tambem para lhe esticar as pernas fui a dar uma esfregazinha e ele baixou-me para os 6.7
                                                          muito por culpa de ja nao ter de dar tanto gas nas subidas, basta manter a rotaçao alta
                                                          Eu não tenho conhecimento desse motor nesse carro (acho que é o dci da renault), mas parece-me um regime alto de utilização e os consumos dizem isso mesmo.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por truck Ver Post
                                                            pelo que percebi vou gastar menos gasóleo se andar com o motor entre 2000 e as 2500 r.p.m.
                                                            fiz uma pesquisa e o binário do meu motor entra as 1750r.p.m.
                                                            a minha média por deposito é 4,7, então quere dizer se andar nesse regime vou gastar menos?
                                                            Pois não sei, se achas que o carro não anda em esforço da forma que conduzes, continua assim que estás no bom caminho. Mas podes sempre testar (num depósito) esta subida de rpms e fazes a média de consumo e logo tiras as conclusões, se vale ou não a pena mudar o teu estilo de condução.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                              A fundo o motor injecta o máximo de combustível possível...por rotação. E ainda há o factor tubo, o máximo com o turbo em standby não é o máximo com o turbo a fazer pressão.

                                                              A velocidade do motor depois diz a frequência com que é injectado. Falando de motores turbinados a fundo às 1500rpm garanto-te que gasta menos (em consumo horário) que a meio acelerador às 3000.

                                                              Há uma "zona" de funcionamento em que se consegue o melhor compromisso dos dois, porque o consumo não é uma simples questão de cilindrada*rotação, há outras coisas que afecta. Num mapa de eficiência do motor está tudo contabilizado, são resultados medidos em funcionamento, é só olhar para lá. Naquele caso particular a zona mais eficiente do motor é das 1500 às 2100rpm e de 70% a 100% de acelerador.
                                                              Concordo com tudo, so nao percebi a parte a bold, as 1500rpm vendo que o binario esta as 2000rpm, se carregarmos a fundo nao estamos a injectar mais combustivel que o desejado ja que o carro tem prai 50 ou 60% do binario total? Acima das 2000rpm com a entrada do turbo, menos esforço o carro faz para subir rotaçao logo precisa de menos acelerador logo precisa de menos combustivel injectado - estou errado?

                                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                              Bem, vamos lá:

                                                              A utilização que dás ao carro é boa (os Kms que tens e a ausência de problemas é espelho disso mesmo), mas podia ser melhor, na minha opinião (e terias provavelmente o mesmo desfecho em avarias). É simples, eu conheço muito bem esse motor nesse carro, e nem de longe nem de perto, o carro está em esforço e a "estragar" às 1500rpms. Pode muito bem ser uma sensação subjectiva que tens, mas em esforço, nem pensar. Estamos e sempre estive, a falar de regimes normais, nada de subidas nem descidas, nem despiques com outros condutores, etc. Até posso admitir que a 5ª a essas rpms possa eventualmente não ser a melhor relação, mas mais nada.

                                                              Disseste que trocas as mudanças todas, a partir da 2ª, entre as 2500-3000rpms. Como é que consideras que um carro tenha esse tipo de linearidade ? Se todas as mudanças cairem, mais ou menos na mesma faixa de rpms, achas que uma 5ª terá a mesma "relação de esforço" que uma 3ª ? Se vais em 3ª a 1500rpms, não existe esforço, mas em 5ª se calhar já. O que eu estou a dizer é que numa primeira fase (de mudanças mais baixas) podes trocar mais cedo, e depois podes alongar um pouco mais, sem prejuizo para o carro.

                                                              Diria que de um modo geral e simplista, podias ter uma condução 500-750rpms mais baixa, sem maleficio para o carro, e com um bónus na carteira (consumo inferior).

                                                              A questão de a minha carrinha ter 110 cv e o teu carro ter 75cv é quase piada. E o peso e a relação da caixa (para não falar noutros factores), onde é que entram ? O teu carro tem uma caixa muito mais curta que a minha carrinha e sai de baixas com uma rapidez que inveja a minha carrinha, especialmente se tiveres em atenção que é a versão ecoflex com caixa muiiiiiiiiito longa, e com grande fosso entre as mudanças. A 1500rpms em 3ª eu vou a 45Kms/H, e não estou minimamente em esforço. Em 6ª a 3000rpms vou a 180Kms/H, só para teres uma noção de quão longa é a caixa.

                                                              E, só para terminar, claro que temos que conhecer o carro, porque não existe uma chapa 7, e muda de carro para carro. Mas isso foi o que eu já tinha dito.

                                                              P.S. Esse motor ainda vai a meio (ou menos) do que pode durar. Conheço casos de 600mil Kms com o mesmo motor, sem "abrir".
                                                              Andar as 1500rpm nao faz mal, recuperar as 1500rpm ja...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X