Eu faço 30 km para o trabalho pela nacional e tenho reparado que quanto mais pressa tenho menos o carro gasta. Hoje estava relativamente atrasado e fui "a rasgar". Resultado, a média desceu! É claro que na nacional a velocidade máxima que atinjo anda nos 110-120 km/h, portanto o consumo não chega a subir exponencialmente, como a 160-180. A conclusão que tiro é que os motores diesel são mais eficientes em cargas maiores, logo compensa (nos consumos) andar mais depressa. Isto, claro, se não se o uso do travão for igual.
Quanto ao tópico, as mudanças de caixa dependem de muita coisa, como já foi dito. A andar normalmente eu diria que se deve pôr uma acima por volta das 2000-2500 rpm. Se o carro tiver turbo, convém utilizar um regime onde o turbo esteja sempre presente. Rpms muito baixas (<1500) penalizam muito os consumos e a agradabilidade de condução.
Quanto ao tópico, as mudanças de caixa dependem de muita coisa, como já foi dito. A andar normalmente eu diria que se deve pôr uma acima por volta das 2000-2500 rpm. Se o carro tiver turbo, convém utilizar um regime onde o turbo esteja sempre presente. Rpms muito baixas (<1500) penalizam muito os consumos e a agradabilidade de condução.
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