Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Enganado em Km do carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Enganado em Km do carro

    Originalmente Colocado por Jesusilva Ver Post
    Bom dia
    Fui enganado na compra de um carro em Agosto de 2016 em Braga a um Sr.Jorge Renato Machado, um Mercedes c220, o carro tem 217000 km e depois de uma avaria fui investigar o seu passado e vim a saber que o carro em Janeiro de 2016 na sua vistoria tinha 401000 km. Agora ligo para ele e ele disse-me que foi o antigo dono. Liguei ao antigo dono e ele diz que foi ele! Agora estou à espera ,dei uma semana para eles se decidirem, senão vou apresentar queixa na policia . Alguém pode me ajudar a ver a melhor maneira de resolver este caso?
    A compra foi a particular ou a stand?

    Em stand tens a possibilidade de durante 2 anos, acertar valor da compra, reparação da viatura (não se aplica) ou anulação do negócio. A lei da garantia automóvel não precisa que se saiba quem alterou kms. Pagaste por um carro com 217 mil kms e agora sabes que tem 400 mil kms, o stand vendeu um produto não conforme com a descrição que fez e é obrigado a aceitar uma das possibilidades. Eu avançava para a anulação do negócio. Manda carta registada com aviso de recepção a comunicar a tua intenção e dá um prazo curto para a resposta do stand (15 ou 30 dias).

    Se foi comprado a particular, a lei prevê, por analogia à lei da garantia (apesar de não se aplicar) um prazo de 6 meses desde a compra, para a anulação do negócio em caso de uma não conformidade grave como será o caso.

    Isto no que diz respeito a direito Civil e ao teu direito se ser restituído pelo dano que sofreste.

    De todo o modo, quando avançares e paralelamente fazes a queixa no ministério público de crime de burla. Aqui é direito penal. Não vale a pena ir pela via dos kms porque alterar kms, por si só, não é crime. Vender sem comunicar os kms reais, sim é crime.

    O anterior dono não terá grande interesse para ti nem vale a pena ires por essa via, porque quem é chamado a responsabilidade para uma anulação de negócio é quem fez negócio contigo. Quem te vendeu o carro que depois se entenda com o anterior dono, se for esse o caso.

    Na investigação de crime de burla isso pode acabar por acontecer, mas menos que tenham atuado em conjunto, quem vai responder pelo negócio feito é quem te vendeu o carro. Não importa em que fase ou quem fez a alteração.
    Editado pela última vez por dtv; 05 October 2016, 09:50.

    Comentário


      tenho uma dúvida genérica em relação ao método de alteração dos kms..

      actualmente (carros nacionais) com as inspecções periódicas não fica mais difícil alterar os Kms reais sem deixar rasto ?

      por exemplo

      se um manhoso quiser alterar os Kms de uma viatura de 2005 inspeccionada em 2016 (com por ex 250.000kms) e mudar para 120.000km,

      se por exemplo eu comprar o carro este ano (2016) e em 2017 quando for fazer a inspecção, o centro de inspecção não detecta logo o problema ? independentemente do local aonde fizer a inspecção ?

      Comentário


        Se tiverem o cuidado de tirar os km antes de ir à inspeção não há hipótese de saber, a não ser que na marca tenham alguma maneira de extrair essa informação das centralinas...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Cartman777 Ver Post
          tenho uma dúvida genérica em relação ao método de alteração dos kms..

          actualmente (carros nacionais) com as inspecções periódicas não fica mais difícil alterar os Kms reais sem deixar rasto ?

          por exemplo

          se um manhoso quiser alterar os Kms de uma viatura de 2005 inspeccionada em 2016 (com por ex 250.000kms) e mudar para 120.000km,

          se por exemplo eu comprar o carro este ano (2016) e em 2017 quando for fazer a inspecção, o centro de inspecção não detecta logo o problema ? independentemente do local aonde fizer a inspecção ?


          Os centros de inspecção, só se limitam a inscrever os kilometros que constam no odometro.

          Comentário


            os inspetores passam o carro na mesma e na maioria dos casos nem reparam se têm mais ou menos kms...

            basta dizeres que mudaste o quadrante porque avariou (apesar de ser sempre a mesma peta) e passa na mesma sem mais perguntas.


            ao autor do tópico, segue os conselhos do dtv. entende-te com o anterior dono e se não foi mesmo ele, que se entenda numa fase posterior com o anterior dono. já agora, de que ano é a viatura?

            Comentário


              Originalmente Colocado por nto Ver Post
              Os centros de inspecção, só se limitam a inscrever os kilometros que constam no odometro.
              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
              Se tiverem o cuidado de tirar os km antes de ir à inspeção não há hipótese de saber, a não ser que na marca tenham alguma maneira de extrair essa informação das centralinas...
              Obrigado...

              pensei que existi-se um sistema informático central dos centros de inspecções com todo o histórico do carro !! sendo assim tá bom para os artistas

              Comentário


                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                os inspetores passam o carro na mesma e na maioria dos casos nem reparam se têm mais ou menos kms...

                basta dizeres que mudaste o quadrante porque avariou (apesar de ser sempre a mesma peta) e passa na mesma sem mais perguntas.


                ao autor do tópico, segue os conselhos do dtv. entende-te com o anterior dono e se não foi mesmo ele, que se entenda numa fase posterior com o anterior dono. já agora, de que ano é a viatura?
                pois já percebi a ideia..

                eu não comprei nenhum carro foi só um exemplo

                Comentário


                  Originalmente Colocado por DiogoTav21 Ver Post
                  Isso é daquelas coisas que convém verificar antes de fazer a compra. Ainda por cima em Braga.
                  Mas agora que está feito, apresenta queixa e boa sorte. Não deixes esses criminosos a rir.

                  Como é que consegues verificar os km reais antes da compra?

                  Comentário


                    Há 2 maneiras possíveis, vais à marca com a matrícula explicas a situação e pedes para eles verem o registo de manutenções lá feitas, podes ter a sorte de lá terem sido feitas sempre as manutenções, ou alguma avaria mais grave com mais km do que os que ele tem agora, ou vais ao site dos registos online do imt registas-te e pedes um registo de todas as inspecções periódicas feitas por aquele carro. Pagas, e obtens uma folha com todas as inspecções feitas por esse carro, kms com que foi fazer, etc.

                    Quanto aos inspectores verem se o carro tem - kms na inspecção, no meu caso foi o facto de eles não verem que me tramou. No meu caso aqui à uns anos eu não reparei, eles também não, e a mudança de kms foi feita entre a inspecção antes de eu comprar o carro, e a inspecção que eu já fiz com o carro. Quando vi a folha verde antes de comprar o carro apenas vi se tinha anotações, nem reparei nos kms..

                    De qualquer maneira antes de me ter apercebido disso foi das 2 maneiras que expliquei atrás que vi os kms alterados, aliás, foi quando o carro avariou e eles na Renault falaram nos kms que o carro tinha e na avaria não costumar ser com aqueles kms, que eles foram ver os registos e viram que tinha uma manutenção à uns anos com mais kms do que o carro tinha na altura..

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por tiagooliveira20 Ver Post
                      Há 2 maneiras possíveis, vais à marca com a matrícula explicas a situação e pedes para eles verem o registo de manutenções lá feitas, podes ter a sorte de lá terem sido feitas sempre as manutenções, ou alguma avaria mais grave com mais km do que os que ele tem agora, ou vais ao site dos registos online do imt registas-te e pedes um registo de todas as inspecções periódicas feitas por aquele carro. Pagas, e obtens uma folha com todas as inspecções feitas por esse carro, kms com que foi fazer, etc.

                      Quanto aos inspectores verem se o carro tem - kms na inspecção, no meu caso foi o facto de eles não verem que me tramou. No meu caso aqui à uns anos eu não reparei, eles também não, e a mudança de kms foi feita entre a inspecção antes de eu comprar o carro, e a inspecção que eu já fiz com o carro. Quando vi a folha verde antes de comprar o carro apenas vi se tinha anotações, nem reparei nos kms..

                      De qualquer maneira antes de me ter apercebido disso foi das 2 maneiras que expliquei atrás que vi os kms alterados, aliás, foi quando o carro avariou e eles na Renault falaram nos kms que o carro tinha e na avaria não costumar ser com aqueles kms, que eles foram ver os registos e viram que tinha uma manutenção à uns anos com mais kms do que o carro tinha na altura..
                      por curiosidade sabes quanto custa esse pedido ? pode ser útil no futuro ...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Cartman777 Ver Post
                        tenho uma dúvida genérica em relação ao método de alteração dos kms..

                        actualmente (carros nacionais) com as inspecções periódicas não fica mais difícil alterar os Kms reais sem deixar rasto ?

                        por exemplo

                        se um manhoso quiser alterar os Kms de uma viatura de 2005 inspeccionada em 2016 (com por ex 250.000kms) e mudar para 120.000km,

                        se por exemplo eu comprar o carro este ano (2016) e em 2017 quando for fazer a inspecção, o centro de inspecção não detecta logo o problema ? independentemente do local aonde fizer a inspecção ?
                        Se não deres por nada, o Centro de IPO também não se importa. O Centro apenas regista os kms que carro apresenta no dia da IPO. Tanto lhes faz se aumentou, diminuiu ou está igual.

                        Alterar kms não é crime. Nem ilegal nem nada. Crime é vender carro com kms que não são os reais...

                        Eu posso por piada em 10 anos de IPO levar o carro ao IPO com o mesmo valor de kms. E centro de IPO não se importará mais nem menos porque carro é meu e o odómetro não é elemento de notação técnica nos ligeiros.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Cartman777 Ver Post
                          tenho uma dúvida genérica em relação ao método de alteração dos kms..

                          actualmente (carros nacionais) com as inspecções periódicas não fica mais difícil alterar os Kms reais sem deixar rasto ?

                          por exemplo

                          se um manhoso quiser alterar os Kms de uma viatura de 2005 inspeccionada em 2016 (com por ex 250.000kms) e mudar para 120.000km,

                          se por exemplo eu comprar o carro este ano (2016) e em 2017 quando for fazer a inspecção, o centro de inspecção não detecta logo o problema ? independentemente do local aonde fizer a inspecção ?
                          Posso aceder ao histórico de inspecções de um automóvel?

                          http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug.../Questao4.aspx


                          Comentário


                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            os inspetores passam o carro na mesma e na maioria dos casos nem reparam se têm mais ou menos kms...

                            basta dizeres que mudaste o quadrante porque avariou (apesar de ser sempre a mesma peta) e passa na mesma sem mais perguntas.


                            ao autor do tópico, segue os conselhos do dtv. entende-te com o anterior dono e se não foi mesmo ele, que se entenda numa fase posterior com o anterior dono. já agora, de que ano é a viatura?
                            quer então dizer que se pode passar um carro na inspecção com menos Kms do que a inspecção anterior !!!

                            imagina quem tenha connections nos centros de inspeção, nem precisa justificar nada...é só acrescentar + 25€/30€ ao preço da inspeção..

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Cartman777 Ver Post
                              quer então dizer que se pode passar um carro na inspecção com menos Kms do que a inspecção anterior !!!

                              imagina quem tenha connections nos centros de inspeção, nem precisa justificar nada...é só acrescentar + 25€/30€ ao preço da inspeção..
                              As vezes que tu quiseres. Não diz em lado nenhum da lei que é motivo de chumbo ter menos kms que na IPO anterior. Justifiques ou não justifiques o motivo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                Se não deres por nada, o Centro de IPO também não se importa. O Centro apenas regista os kms que carro apresenta no dia da IPO. Tanto lhes faz se aumentou, diminuiu ou está igual.

                                Alterar kms não é crime. Nem ilegal nem nada. Crime é vender carro com kms que não são os reais...

                                Eu posso por piada em 10 anos de IPO levar o carro ao IPO com o mesmo valor de kms. E centro de IPO não se importará mais nem menos porque carro é meu e o odómetro não é elemento de notação técnica nos ligeiros.

                                ah não sabia que se podia alterar os Kms.. mas já que fica registado no centro de inspecção os Kms todos os anos parece-me mais difícil para quem altera os Kms com objectivo de venda (devem ser 100% dos casos) conseguir não deixar rasto...

                                excepção serão sempre os carro que vão fazer inspecção pela primeira vez..

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                  Posso aceder ao histórico de inspecções de um automóvel?

                                  http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug.../Questao4.aspx


                                  Obrigado já tá nos favoritos caso precise...

                                  Os gajos do IMTT (estado) são cá uns xulos fdx 27€ para meter uma matricula no sistema informático e imprimir..
                                  acho que deviam meter 29,99€
                                  Editado pela última vez por Cartman777; 05 October 2016, 16:55.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Cartman777 Ver Post
                                    Obrigado já tá nos favoritos caso precise...

                                    Os gajos do IMTT (estado) são cá uns xulos fdx 27€ para meter uma matricula no sistema informático e imprimir..
                                    acho que deviam meter 29,99€


                                    Já agora, já não é IMTT mas sim, IMT há uns poucos anos.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Cartman777 Ver Post
                                      por curiosidade sabes quanto custa esse pedido ? pode ser útil no futuro ...
                                      Já vi que já encontras-te o preço. Por acaso tinha a ideia que era 25€ mas não tinha a certeza por isso é que não meti o preço no post que fiz. Mas afinal ainda é mais caro.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Cartman777 Ver Post
                                        Obrigado já tá nos favoritos caso precise...

                                        Os gajos do IMTT (estado) são cá uns xulos fdx 27€ para meter uma matricula no sistema informático e imprimir..
                                        acho que deviam meter 29,99€

                                        Pagar 27 euros para evitar pagar avultadas quantias num carro que teve 500000 kms que se transformaram em 120000 kms, até acho que vale a pena

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Jesusilva Ver Post
                                          Bom dia
                                          Fui enganado na compra de um carro em Agosto de 2016 em Braga a um Sr.Jorge Renato Machado, um Mercedes c220, o carro tem 217000 km e depois de uma avaria fui investigar o seu passado e vim a saber que o carro em Janeiro de 2016 na sua vistoria tinha 401000 km. Agora ligo para ele e ele disse-me que foi o antigo dono. Liguei ao antigo dono e ele diz que foi ele! Agora estou à espera ,dei uma semana para eles se decidirem, senão vou apresentar queixa na policia . Alguém pode me ajudar a ver a melhor maneira de resolver este caso?
                                          Infelizmente isso deve acabar em nada, pois senão conseguires tu provar quem foi que alterou os kms a queixa acaba por não ter pés para andar.
                                          Pode até ser óbio ver quem alterou os kms, mas daí a provar é outra coisa.

                                          Tu sabes que em Janeiro tinha 401k kms e o carro pertencia a certa pessoa em Agosto tinha 217k kms, o problema é que pelo meio houve intermediários ou donos, o caso era diferente se fosse o próprio dono da altura da inspecção de Janeiro que te vende-se directamente aí podias culpar e provar que foi ele.

                                          O mais certo é teres comprado a "biscateiro" e o carro nem ter passado pelo nome dele.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                            Pagar 27 euros para evitar pagar avultadas quantias num carro que teve 500000 kms que se transformaram em 120000 kms, até acho que vale a pena
                                            sim claro..

                                            Comentário


                                              o IMT teria a obrigação de não passar a inspecção e até denunciar o caso as autoridades,
                                              o IMT não deixa de ser uma entidade fiscalizadora e atendendo que tem acesso ao historico do automovel e logo que tenham suspeita que se cometeu um crime, porque perante a lei estamos perante um crime, teria que ter actuado em conformidade e no minimo dos minimos reprovar o carro.

                                              quanto à venda em si, pode sempre anular a venda por motivo de fraude, mas aí aconselha-se a meter um advogado a tratar do caso, não fica assim tao dispendioso, ao menos a situação não irá te consumir algumas noites de sono.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                                o IMT teria a obrigação de não passar a inspecção e até denunciar o caso as autoridades,
                                                o IMT não deixa de ser uma entidade fiscalizadora e atendendo que tem acesso ao historico do automovel e logo que tenham suspeita que se cometeu um crime, porque perante a lei estamos perante um crime, teria que ter actuado em conformidade e no minimo dos minimos reprovar o carro.

                                                quanto à venda em si, pode sempre anular a venda por motivo de fraude, mas aí aconselha-se a meter um advogado a tratar do caso, não fica assim tao dispendioso, ao menos a situação não irá te consumir algumas noites de sono.
                                                Alterar kms não é crime. IPO não pode nem deve chumbar um carro que tenha menos kms do que na IPO anterior.

                                                Eu posso alterar os kms do meu carro 500xs... E nada me acontece. Se vender carro s/dizer kms reais, aí sim, é crime de burla. Se nunca o vender, tanto fez.

                                                O negócio pode e deve ser anulado. Não interessa quem alterou. Interessa quem recebeu dinheiro da venda. Quem recebeu é que é o responsável por resolver a não conformidade (kms a mais) e anular negócio e devolver dinheiro. O dono anterior não interessa. Ele não pode devolver o dinheiro que não recebeu.
                                                Editado pela última vez por dtv; 06 October 2016, 00:19.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post

                                                  basta dizeres que mudaste o quadrante porque avariou (apesar de ser sempre a mesma peta) e passa na mesma sem mais perguntas.
                                                  Sempre sempre não é... um familiar meu já teve um carro em que isso aconteceu mesmo. E até ficámos preocupados em arranjar um quadrante com km parecidos. Como dizia o scolari "o burro sou eu"

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                                    Alterar kms não é crime. IPO não pode nem deve chumbar um carro que tenha menos kms do que na IPO anterior.

                                                    Eu posso alterar os kms do meu carro 500xs... E nada me acontece. Se vender carro s/dizer kms reais, aí sim, é crime de burla. Se nunca o vender, tanto fez.

                                                    O negócio pode e deve ser anulado. Não interessa quem alterou. Interessa quem recebeu dinheiro da venda. Quem recebeu é que é o responsável por resolver a não conformidade (kms a mais) e anular negócio e devolver dinheiro. O dono anterior não interessa. Ele não pode devolver o dinheiro que não recebeu.
                                                    a legislação europeia endereça estes aspectos nas novas directivas de 2014, agora se a transcrição das leis tem a inercia propria à burocracia quer seja portuguesa como europeia, isso já é outra historia. outros estados membros aplicaram essas directivas e transcreveram-a em conformidade.

                                                    http://ec.europa.eu/transport/road_s...release_en.htm


                                                    Key elements of the new directives include:
                                                    - Improving the quality of vehicle tests by setting common minimum standards for equipment, training of inspectors and assessment of deficiencies.
                                                    - Control of cargo securing during roadside inspections of goods vehicles above 3,5 t.
                                                    - Rendering electronic safety components (such as ABS, ESC and air-bag) subject to mandatory testing.
                                                    - Clamping down on mileage fraud, with registered mileage readings.
                                                    - Compulsory EU wide testing for heavy motorbikes unless a Member State reaches equivalent road safety enhancement by other measures. Motorbike riders are the highest risk group of road users.

                                                    Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                    Sempre sempre não é... um familiar meu já teve um carro em que isso aconteceu mesmo. E até ficámos preocupados em arranjar um quadrante com km parecidos. Como dizia o scolari "o burro sou eu"
                                                    pode aparecer nas anotações que o quadrante está avariado ou foi substituido.

                                                    Comentário


                                                      A maior asneira foi ter comprado o carro em Braga. E não é Braga centro, é mesmo distrito!
                                                      Devem contar-se pelos dedos de uma mão os vendedores honestos.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                                        a legislação europeia endereça estes aspectos nas novas directivas de 2014, agora se a transcrição das leis tem a inercia propria à burocracia quer seja portuguesa como europeia, isso já é outra historia. outros estados membros aplicaram essas directivas e transcreveram-a em conformidade.

                                                        http://ec.europa.eu/transport/road_s...release_en.htm


                                                        Key elements of the new directives include:
                                                        - Improving the quality of vehicle tests by setting common minimum standards for equipment, training of inspectors and assessment of deficiencies.
                                                        - Control of cargo securing during roadside inspections of goods vehicles above 3,5 t.
                                                        - Rendering electronic safety components (such as ABS, ESC and air-bag) subject to mandatory testing.
                                                        - Clamping down on mileage fraud, with registered mileage readings.
                                                        - Compulsory EU wide testing for heavy motorbikes unless a Member State reaches equivalent road safety enhancement by other measures. Motorbike riders are the highest risk group of road users.



                                                        pode aparecer nas anotações que o quadrante está avariado ou foi substituido.
                                                        Então mas isso só diz que centros devem registar kms. E centros já faziam (e fazem) isso. Uma coisa é registar os kms, outra é fazer algo perante sinais de fraude

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                                          Então mas isso só diz que centros devem registar kms. E centros já faziam (e fazem) isso. Uma coisa é registar os kms, outra é fazer algo perante sinais de fraude

                                                          não, "clamping down on mileage fraud" vai mais além do que registar quilometros, é actuar perante a fraude.
                                                          coisa que não fazem, a prova está patente na abertura deste topico.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                                            A maior asneira foi ter comprado o carro em Braga. E não é Braga centro, é mesmo distrito!
                                                            Devem contar-se pelos dedos de uma mão os vendedores honestos.
                                                            Estou a ver que vou estar lixado quando quiser vender o meu carro!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X