A revista americana Fortune fez uma reportagem a respeito do sucesso das empresas alemãs no ramo automóvel. Na matéria, a publicação propunha-se a desvendar os segredos da boa reputação de companhias como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porche e Volkswagen. Concluiu-se, em análise de mercado, que há 10 motivos para tamanho respeito do quinteto.
OS 10 MOTIVOS
1 – Tradição. A Alemanha trabalha no ramo automóvel há muito mais tempo que a maioria dos países. Em 1879, Karl Benz registou o primeiro projeto de motor de combustão
interna. Em 1886, recebeu a patente do primeiro automóvel.
2 – Automobilismo. As marcas deste país têm tradição em competições automóveis, especialmente as que levam os veículos ao limite. Além disso, autódromos míticos como o de Nürburgring, o “Inferno Verde”, ficam lá.
3 – Autobahn. Com quase 13 mil quilômetros de rodovias sem limite de velocidade, não é difícil que o público demande produtos que correspondam ao rendimento permitido.
4 – Imagem. As marcas alemãs construíram uma posição sólida ao longo do tempo, sendo consideradas principalmente autênticas. A BMW, por exemplo, prima por trações traseiras, mas com distribuição de peso de 50%.
5 – Tecnologia. As empresas dão todas as condições para que os engenheiros desenvolvam produtos avançados, primando pela tecnologia e pela qualidade.
6 – Adaptabilidade. Apesar de a maioria delas atuar no segmento premium, as marcas alemãs fazem bastante sucesso em países emergentes. Os seus veículos são objetos de culto e desejo, ganhando consumidores não apenas onde o poder aquisitivo é alto.
7 – “Arrogância”. As alemãs sabem que seus veículos têm qualidade e fazem questão de frisá-la em seus slogans. A Mercedes, por exemplo, usa o “The best or nothing”, traduzido em “O melhor ou nada”.
8 – Preço. Os modelos germânicos contam com preços finais “no alvo”. Eles são altos, mas não chegam a ser exagerados, criando a vontade de comprar nos consumidores.
9 – Exclusividade. Pelo alto preço final, os produtos acabam tendo certa dose de exclusividade. No entanto, aí que se criam os desejos de ter ainda mais restrição, com modelos como Série 5 x M5 ou Classe E x E63 AMG.
10 – Liderança. Elas são aclamadas por estarem sempre à frente. As outras sempre correm atrás das alemãs, o que as deixa como referência do mercado
OS 10 MOTIVOS
1 – Tradição. A Alemanha trabalha no ramo automóvel há muito mais tempo que a maioria dos países. Em 1879, Karl Benz registou o primeiro projeto de motor de combustão
interna. Em 1886, recebeu a patente do primeiro automóvel.
2 – Automobilismo. As marcas deste país têm tradição em competições automóveis, especialmente as que levam os veículos ao limite. Além disso, autódromos míticos como o de Nürburgring, o “Inferno Verde”, ficam lá.
3 – Autobahn. Com quase 13 mil quilômetros de rodovias sem limite de velocidade, não é difícil que o público demande produtos que correspondam ao rendimento permitido.
4 – Imagem. As marcas alemãs construíram uma posição sólida ao longo do tempo, sendo consideradas principalmente autênticas. A BMW, por exemplo, prima por trações traseiras, mas com distribuição de peso de 50%.
5 – Tecnologia. As empresas dão todas as condições para que os engenheiros desenvolvam produtos avançados, primando pela tecnologia e pela qualidade.
6 – Adaptabilidade. Apesar de a maioria delas atuar no segmento premium, as marcas alemãs fazem bastante sucesso em países emergentes. Os seus veículos são objetos de culto e desejo, ganhando consumidores não apenas onde o poder aquisitivo é alto.
7 – “Arrogância”. As alemãs sabem que seus veículos têm qualidade e fazem questão de frisá-la em seus slogans. A Mercedes, por exemplo, usa o “The best or nothing”, traduzido em “O melhor ou nada”.
8 – Preço. Os modelos germânicos contam com preços finais “no alvo”. Eles são altos, mas não chegam a ser exagerados, criando a vontade de comprar nos consumidores.
9 – Exclusividade. Pelo alto preço final, os produtos acabam tendo certa dose de exclusividade. No entanto, aí que se criam os desejos de ter ainda mais restrição, com modelos como Série 5 x M5 ou Classe E x E63 AMG.
10 – Liderança. Elas são aclamadas por estarem sempre à frente. As outras sempre correm atrás das alemãs, o que as deixa como referência do mercado
Comentário