Originalmente Colocado por Insekt77
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2 - Dúbio, no minimo. Mal "nasceu" o automóvel, competição automóvel apareceu um pouco por toda a parte. Nestes tempos pioneiros, a competição era a única forma de separar o trigo do joio. E tanto se pode falar na Alemanha, como nos EUA, Italia, FRança ou UK.
3 - O único ponto que realmente concordo. A Alemanha foi a pioneira das auto-estradas. E os seus produtos tiveram de dar um salto evolutivo grande para garantir os ritmos que estas super-estradas permitiam. E falo em integridade estrutural como também real qualidade e fiabilidade dos componentes para aguentarem ritmos elevados durante longos períodos. A autobahn foi dos principais motivadores para a caracteristica tradicional de robustez do típico carro alemão. Facto.
Não significa que outros o conseguissem fazer. A checoslovaca Tatra deu sem dúvida algo para os alemães pensarem nos anos 20, 30.
4 - A questão da imagem pode ter sido consequência do ponto 3. A necessidade de ter algo que aguentasse os ritmos da Autobahn, permitiu aumento geral da qualidade de construção, começando a criar bases sólidas para uma imagem de superioridade, qualidade, robustez.
5 - Muito discutivel. Historicamente, temos visto os alemães a pegar nas boas ideias dos outros e executá-las melhor. Mas a nivel criativo, os italianos arrumam-nos a um canto. Não falo de styling, mas avanços tecnológicos. Mesmo os americanos têm bastante mais contribuições para a evolução do automóvel, e na primeira metade do séc XX eram a referência a seguir.
6 - Não entendo bem este ponto. Fala-se em adaptabilidade e contrapõe-se com culto e desejo. E culto e desejo não tem muito a ver com adaptabilidade. Mas mais com um certo conjunto de características, misturados com imagem forte. Na realidade, os carros alemães são dos que menos se adaptam aos diversos mercados (apesar de hoje em dia, dado a sua expansão por todos os segmentos e nichos, demonstrar essa necessidade de se adaptar a qualquer gosto ou fetiche do mercado), mantendo um ponto de vista absolutista em como deve ser o automóvel. Têm produtos verdadeiramente globais, que ultrapassam todos os códigos sociais e culturais, não necessitando de alterações para vingar em qualquer mercado. É uma das suas melhores caracteristicas.
7 - Também concordo. E trata-se mais de uma questão cultural. É natural que transpareça da sociedade alemã para os produtos que concebem.
8 - Acho que aqui é brincar com a "psique" do consumidor. Se é caro, deve ser melhor, apesar de nem sempre corresponder à realidade.
9 - Exclusividade talvez o fosse no passado. Com a entrada nos segmentos mais populares, torna-se cada vez menos um clube restrito e exclusivo.
10 - Aqui poderíamos separar a coisa por construtores. Talvez o arquétipo do que é o automóvel lider alemão seja melhor personificado pela Mercedes na maior parte do séc. XX. Sem dúvida, tornou-se a lider, universalmente conhecida e desejada, o que os outros construtores pretendiam alcançar. Durante muito tempo foi considerada a melhor marca do mundo e com razão. Perdeu o rumo no final dos anos 90, quando iniciou o caminho de dinamização da sua imagem, de modo a ir atrás de um target mais jovem, e decidiu começar a entrar em segmentos mais baixos e outros nichos. E o facto da engenharia ter perdido a liderança conceptual nos projectos deu origem a coisas como o "alce" classe A (apesar da excelência conceptual do mesmo) ou os problemas de fiabilidade/qualidade que afectaram o ínicio da década passada na Mercedes. Felizmente está a recuperar, mas actualmente a marca como que banalizou-se em excesso. Até nas opções estilisticas tomadas.
Mas sim, hoje em dia todos tentam ser como os alemães. E ver a evolução de uma VW, que nos anos 70 vendia apenas coisas obsoletas com tecnologia dos anos 30, chegar onde chegou é realmente um percurso notável. Um sintoma revelador do que caracteriza o povo alemão. Metódico, profissional, incansáveis...
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