Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Já está! Fiesta 1.25 ghia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por paulasbrito Ver Post
    Fixe! O meu carro é o melhor de todos! E o mais dotado!
    Pensava que era zytec e não zetec...

    Como já referdio, a versão GHIA é a que trazia mais equipamento.

    As versões existentes no Fiesta eram (da menos equipada, para mais equipada):

    - STUDIO

    - TECHNO

    - GHIA

    Quanto à denominação do motor, é mesmo ZETEC.

    Comentário


      #62
      Foi o engenheiro que desenvolveu o motor... chamava-se José Tec.

      Comentário


        #63
        Ainda tenho uma "panca" pelos Fiestas Mk4 e Mk5.
        Tive um Mk4 de 96, anterior a este, e que máquinazinha...
        Construção sólida, motor bastante bom, chassis brilhante (capaz de ensinar muita coisa a carros de agora).
        Não tem muito espaço, mas também eu não precisava (agora conduzo um Mr2 que nem bagageira tem)
        Era um pouco guloso em cidade, pelo menos quando comparado com os Puntos 1.2 16v que também estavam em casa na altura.
        Mas para 75cv mexia-se bem.

        Infelizmente o meu foi um poço sem fundo de problemas, razão pela qual vendi-o.
        MAF, problemas de aquecimento (levando à substituição de vários componentes), até a porra da buzina tive de substituir...

        Ainda vejo bastantes Fiestas a circular dessas gerações, pelo que presumo que na generalidade é uma criatura fiável.
        Ter atenção a pontos de ferrugem na parte inferior da carroçaria (abrir as portas e espreitar para a carroçaria na sua parte inferior)

        As peças são caras.
        por exemplo, o chassis é brilhante, mas após passagem num buraco, em que fiquei com um dos amortecedores a babar, tendo-o de substituir, percebi que material de qualidade custa dinheiro.
        Não me recordo do preço, mas sei que custava o dobro de um amortecedor para um Fiat Stilo que recentemente tinha sido adquirido lá em casa.

        Deixou saudades, mesmo assim.
        Apreciava imenso a sua condução, o tacto da direcção, a progressividade do chassis. O facto de irmos sentados "dentro" do carro e não em cima dele. A contribuir para isso, era um carro baixo para os padrões actuais. É mais baixo que um Mini, por exemplo.

        Pequena grande máquina, sem dúvida

        Bons quilómetros com isso

        Comentário


          #64
          A minha Mãe teve um Ghia 1.2 de 1996 e era uma máquina além de ser lindo de morrer. Para a época e naquela cc, era dos melhores, senão mesmo o melhor, em performance. Gastava um pouco mais (a condizer com a resposta do motor), mas aquelas rpms a subir.......

          Fez quase 200mil Kms em 13 anos e avarias nem vê-las. Deixou muitas saudades. Belo carro.
          Editado pela última vez por Ecoflex; 05 August 2012, 12:42.

          Comentário


            #65
            Estou desejosa de lhe meter as mãos em cima! Lá para quarta feira estará pronto da revisão. Ah, e quanto ao espaço digo que até tem a bagageira maior que a do clio que morreu (clio II de 2002 16v expression) lá não cabia o carrinho da criança, e no fiesta cabe e ainda sobra espaço!

            Comentário


              #66
              Por acaso não seii qual sera o melhor motor, se esse 1.2 da ford ou o 1.2 da fiat com 85, 82 e 80cv, Sei que este ultimo dava bem conta de um fiat brava, imagino um Punto.

              Comentário


                #67
                Eu tenho-o no irmão Lancia Y. Muito bom.

                Se é melhor ou pior que o Fiesta Zetec? Who cares? Eu não ando a medir pilinhas, eu sei o carro que tenho e respectivas limitações.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                  Eu tenho-o no irmão Lancia Y. Muito bom.

                  Se é melhor ou pior que o Fiesta Zetec? Who cares? Eu não ando a medir pilinhas, eu sei o carro que tenho e respectivas limitações.
                  O que interessa é que são 2 grandes motores, na época e naquele escalão não havia melhor

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Por acaso não seii qual sera o melhor motor, se esse 1.2 da ford ou o 1.2 da fiat com 85, 82 e 80cv, Sei que este ultimo dava bem conta de um fiat brava, imagino um Punto.
                    Tive a oportunidade de ter os 2 em casa simultaneamente, com o Punto a servir de anfitrião para o 1.2.
                    O motor do Fiesta responde melhor em baixas que o do Punto. No dia-a-dia, com pára-arranca acaba por ser melhor companheiro.
                    Mas o motor do Punto acaba por ser o mais viciante.
                    A partir das 3000 acorda verdadeiramente, e depois parece não querer parar, apesar de a potência máxima surgir logo às 5000, bem que ele continua a trepar, e fá-lo com uma sonoridade bem mais cativante.
                    O corte aparecia apenas às 6900rpm... . E sempre com energia, o sacaninha...

                    E o bónus é que conseguia consumos mais baixos que o 1.25 do meu Fiesta, para os mesmos trajectos.

                    O motor do Fiesta era muito bom, respondia bem melhor em baixas e não se fazia rogado quando se apertava com ele (excepto quando a p*ta da MAF foi ao ar, e o gajo recusava-se passar das 4000). Mas a experiência em si não cativava da mesma forma. Era um pouco mais "áspero".
                    No final acaba por ser mais uma questão de preferência, já que são motores bastante próximos nos valores e performances que oferecem.

                    O 1.2 da Fiat também tinha uma outra vantagem. Na versão Sport do Punto, tinha agarrado a si uma caixa de 6vel, em vez da de 5vel. dos outros Puntos.
                    Tornava o conjunto todo mais espevitado, pois acabávamos com uma caixazinha mais curta nas 5 primeiras relações, com o Sport a conseguir melhorias nas acelarações e recuperações, comparativamente aos de 5.

                    O Fiesta também tinha caixa de 5vel. Casava bastante bem com o motor.

                    Mas a preferência pelo Punto da minha parte acaba no motor.
                    O resto do carro parecia um monte de gelatina com rodas quando comparado com a solidez dos comandos e construção geral do Fiesta. E dinamicamente nem vale a pena comparar.
                    Ok, os bancos do Punto eram mais confortáveis e tinham melhor suporte. Mas "prontos"... fica-se por aí

                    Comentário


                      #70
                      Sao apenas os melhores 1.2 atmosfericos , o 1.25 do fiesta que saiu com injectores azuis saidos em 96 / 97 declaravam em banco 82 cvs +/- , e o punto com o seu 1.2 16v de 85 cvs muito bons

                      Comentário


                        #71
                        De facto esses "Fiestas" de 97, tinham a fama de ter mais potência do que os 75 Cv declarados pela marca.

                        Comentário


                          #72
                          Aos users que têm um destes MK4 sabem qual é a medida do volante? É que vou comprar uma capa visto o volante estar um pouquito queimado pelo sol. Há de 38cm que parece ser o standard, mas o meu fiesta dá ideia que o volante é mais pequeno que isso. Agora como está na oficina para a revisão não consigo medir... se algum de vocês me dissesse eu punha-me já a escolher a capa.
                          Obrigada!

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por paulasbrito Ver Post
                            Aos users que têm um destes MK4 sabem qual é a medida do volante? É que vou comprar uma capa visto o volante estar um pouquito queimado pelo sol. Há de 38cm que parece ser o standard, mas o meu fiesta dá ideia que o volante é mais pequeno que isso. Agora como está na oficina para a revisão não consigo medir... se algum de vocês me dissesse eu punha-me já a escolher a capa.
                            Obrigada!
                            Eh pá isso funciona um pouco como os preservativos, compra-se sempre o maior... Se estiver grande, corta-se um pouco...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por paulasbrito Ver Post
                              Aos users que têm um destes MK4 sabem qual é a medida do volante? É que vou comprar uma capa visto o volante estar um pouquito queimado pelo sol. Há de 38cm que parece ser o standard, mas o meu fiesta dá ideia que o volante é mais pequeno que isso. Agora como está na oficina para a revisão não consigo medir... se algum de vocês me dissesse eu punha-me já a escolher a capa.
                              Obrigada!
                              Como a ideia é ficares com o carro uns bons tempos, vê a possibilidade de mandares estofar o volante em pele genuína. É mais confortável e duradouro.

                              Comentário


                                #75
                                Mas para isso tenho de sacar fora o volante, não? Acho que consegui encontrar uma capa que gosto, não é fácil a maior parte é com coisas à racing com cores berrantes! e logo vejo se gosto de conduzir com aquilo. Se for muito mau penso nessa hipótese.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Por acaso não seii qual sera o melhor motor, se esse 1.2 da ford ou o 1.2 da fiat com 85, 82 e 80cv, Sei que este ultimo dava bem conta de um fiat brava, imagino um Punto.
                                  Este motor do Fiesta ficou bastante acima da concorrência na altura em que saíu.

                                  A participação da Yamaha na concepção do motor era muito notória, e a mistura de suavidade com resposta linear era algo que até aí não era visto muito para além dos japoneses, e normalmente no segmento acima.

                                  O Renault Clio (por exemplo) tornava-se numa peça de museu depois de se fazer uns poucos km nestes Fiestas (eu tinha o clio nessa altura), e de lembrar que a PSA andava com os 1.1 de 8v que já vinham de trás e se iriam arrastar para além do ridículo, e na cilindrada abaixo de 1.4 não havia muito mais digno de nota.

                                  O Fiat seria (apesar de tudo) o motor de baixa cilindrada que mais piada conseguia ter, embora julgue que as versões de 8x cv vieram mais tarde.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por paulasbrito Ver Post
                                    Mas para isso tenho de sacar fora o volante, não? Acho que consegui encontrar uma capa que gosto, não é fácil a maior parte é com coisas à racing com cores berrantes! e logo vejo se gosto de conduzir com aquilo. Se for muito mau penso nessa hipótese.
                                    Penso que em muitos sítios eles fazem o trabalho até no próprio sítio. É só procurares um estofador.

                                    Mesmo que necessitem de tirar o volante, não é nada do outro mundo.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Este motor do Fiesta ficou bastante acima da concorrência na altura em que saíu.

                                      A participação da Yamaha na concepção do motor era muito notória, e a mistura de suavidade com resposta linear era algo que até aí não era visto muito para além dos japoneses, e normalmente no segmento acima.

                                      O Renault Clio (por exemplo) tornava-se numa peça de museu depois de se fazer uns poucos km nestes Fiestas (eu tinha o clio nessa altura), e de lembrar que a PSA andava com os 1.1 de 8v que já vinham de trás e se iriam arrastar para além do ridículo, e na cilindrada abaixo de 1.4 não havia muito mais digno de nota.

                                      O Fiat seria (apesar de tudo) o motor de baixa cilindrada que mais piada conseguia ter, embora julgue que as versões de 8x cv vieram mais tarde.
                                      Havia os 1.2 de 8v com 75cv nos Puntos 1ª geração. Também passaram desses lá por casa. ´
                                      Nessa altura, o Fiesta estava em vantagem mecânica. Era um motor pequeno bastante sofisiticado para a altura.
                                      Acho que só mesmo o pequeno 1.0 que equipava o Nissan Micra apresentava os mesmos argumentos tecnológicos.

                                      O 1.2 8v do Punto já apresentava o grosso das caracteristicas que veríamos no 16v, que ainda apareceria na 1ª geração com os 86cv, quando o modelo foi refrescado 4 anos depois de ter sido lançado (apareceu 1 ano depois que o Fiesta).
                                      Só experimentei os 1.2 16v no Punto 2ª geração, que já era evolução do primeiro. Potência alcançada a 1000rpm mais cedo, menos 6cv, e apesar do binário se manter inalterado, também aparecia mais cedo.
                                      Comparado com o 75, notava-se maior fulgor em altas rotações (8v vs 16v), e uma maior diferença de comportamento entre baixas e altas. Como já tinha dito, o 16v só se mostrava quando a agulha passava das 3000rpm.
                                      O 75 era mais linear na subida de regime.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        No caso do 75 cv da fiat ainda é como " o outro " agora no renault, está desajustado. Na altura creio que já havia o motor 16v da FIAT mas talvez fosse apenas na versão Sport...ou talvez não, havia um Punto que de lado dizia 16v,mas não sei em que ano saiu
                                        Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                        o punto 85 16v penso que só saiu em 1998 e o comparativo em questão penso que seja de finais de 95 principio de 96

                                        O comparativo colocado, saiu na revista de Janeiro de 1996, logo ainda feito em 1995.

                                        Quanto ao Fiat e o seu 16V, o mesmo surgiu no decorrer de 1997 (se bem me recordo, meados/fim desse ano).

                                        Mas ambos os motores, eram muitos bons e acimas dos rivais da altura.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                                          De facto esses "Fiestas" de 97, tinham a fama de ter mais potência do que os 75 Cv declarados pela marca.
                                          Na altura falava-se em 82cv. Mas muito ou pouco, naquela altura não havia mais (lembrar que saiu 1995/1996), só depois o 1.2 do punto saiu com 86 cv (acho que em 1997/1998), e eram muito esforçados e potentes, estes 82cv.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Mas já sabem quem tiver um fiesta destes metam os injectores azuis que debitam os tais 82 cvs , os que tem os injectores cinza sao versoes de 75 cvs

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              Mas já sabem quem tiver um fiesta destes metam os injectores azuis que debitam os tais 82 cvs , os que tem os injectores cinza sao versoes de 75 cvs
                                              É... os injetores até costumam ser baratos...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Vai comparar com os preços dos injectores diesel

                                                Mas é uma questao de ir passear ás sucatas e se vires la uns azuis trazes a preço em conta claro

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Eu não vou comparar nada, pois tive um desses carros em 97 (há 15 anos portanto).
                                                  O que quis dizer, é que por uma diferença de 7Cv, não compensa o investimento, que aliás, teria sempre de começar pela gestão eletrónica do motor...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Nada disso , apenas metes os injectores e pronto , e injectores estes baratos.

                                                    No proprio fiestaclube um user fez assim e meteu os azuis e tá feito

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Estes homens só pensam na potência. Quero lá saber dos injectores azuis ou às bolinhas amarelas. Raramente vou a mais de 120km/h.
                                                      E um autocolante a dizer turbo não chega?
                                                      Editado pela última vez por paulasbrito; 07 August 2012, 10:56.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                        Eu tenho-o no irmão Lancia Y. Muito bom.

                                                        Se é melhor ou pior que o Fiesta Zetec? Who cares? Eu não ando a medir pilinhas, eu sei o carro que tenho e respectivas limitações.
                                                        Precisamente.

                                                        Era apenas curiosidade

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Este motor do Fiesta ficou bastante acima da concorrência na altura em que saíu.

                                                          A participação da Yamaha na concepção do motor era muito notória, e a mistura de suavidade com resposta linear era algo que até aí não era visto muito para além dos japoneses, e normalmente no segmento acima.

                                                          O Renault Clio (por exemplo) tornava-se numa peça de museu depois de se fazer uns poucos km nestes Fiestas (eu tinha o clio nessa altura), e de lembrar que a PSA andava com os 1.1 de 8v que já vinham de trás e se iriam arrastar para além do ridículo, e na cilindrada abaixo de 1.4 não havia muito mais digno de nota.

                                                          O Fiat seria (apesar de tudo) o motor de baixa cilindrada que mais piada conseguia ter, embora julgue que as versões de 8x cv vieram mais tarde.
                                                          A PSA estava agarrada ao 1.1 de 8v que era rapidíssimo num AX e tambem andava bem num Saxo e 106 mas infelizmente trouxe-o até aos dias de hoje

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por paulasbrito Ver Post
                                                            Estes homens só pensam na potência. Quero lá saber dos injectores azuis ou às bolinhas amarelas. Raramente vou a mais de 120km/h.
                                                            E um autocolante a dizer turbo não chega?
                                                            A Quem uma das paixoes é o mundo automovel é normalissimo falar disso

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                              A PSA estava agarrada ao 1.1 de 8v que era rapidíssimo num AX e tambem andava bem num Saxo e 106 mas infelizmente trouxe-o até aos dias de hoje
                                                              A grande diferença para o que existe actualmente, é que estamos a falar de carros que pesavam relativamente pouco.
                                                              Eram criaturas para pouco mais de 900kg, e rodas modestas. Pneus 175 na maior parte dos casos agarrados a jantes 14.
                                                              Hoje em dia, maior parte dos carros de segmento B com estes 75cv/80cv já passam alegremente da tonelada, e as rodas no minimo são de 15 com pneu 185 e as relações de caixa tiveram tendência para alongar, para favorecer consumos (pelo menos nos testes de homologação).

                                                              No caso do AX, os 60cv do 1.1 nem precisavam de mover 700kg. Um pouco diferente da realidade actual.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X