Anúncio

Collapse
No announcement yet.

VW Tiguan 2,0 TDI com problema no fap

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
    Se o custo da alteração for esse vou avançar ou compro a tal máquina para ir apagando os erros.

    Falei com a esposa e ela prefere manter o carro, e infelizmente sai todos os dias com ele.

    Obrigado
    existem muitos curiosos que gostam de mandar bitaites sem nunca terem tido na mão um FAP de um TDI como eu já tive, vários até!
    os 900eur incluem os 375eur da alteração do ficheiro.
    o restante é para pagar a mão de obra e os tubos e curvaturas especificas para preencher devidamente o espaço deixado pelo FAP.
    tem de recolocar os 3 sensores de uma forma muito especifica e não são todos os que sabem fazer isso.
    o diâmetro e curvatura das tubagens é muito importante porque a secção colocada imediatamente a seguir à junta e bracadeira de escape pode fazer partir o turbo se não tiver o fluxo de caudal de gases correcto.
    nunca se deve estragar o FAP original.
    existem muitos que estragam o FAP original metendo tubos directos lá dentro mas isso é um erro fatal.

    trocar de carro poderá sem uma hipótese a considerar porque se fizer esta alteração, quando vender o carro, o novo dono não vai achar piada descobrir que o antigo proprietário alterou algo tão delicado como o FAP.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
      Não vês lá a obrigatoriedade de uso intensivo, mas de certeza que lês que não se deve interromper as regenerações e por conseguinte ter de ir "passear o cão". Ora se tiveres uma utilização frequente do carro em percursos não muito curtos, deixas de ter esse problema.
      Dci80,

      Isto não é necessariamente assim, até porque quem faz um uso intensivo tambem pode fazer, cumulativamente, mesmo que ocasionalmente, percursos mais curtos.

      Por exemplo: Eu posso fazer 1000kms por dia e nada impede que amamnhã de manhã, a frio, vá à padaria de carro busvcar pão quentinho e que isso implique uma deslocação de 3 kms e pouco mais de um minuto... Se, por coincidência, a regeneração ocorrer nesta situação, também este utilizador intensivo, será obrigado a "ir passear o cão"...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
        Dci80,

        Isto não é necessariamente assim, até porque quem faz um uso intensivo tambem pode fazer, cumulativamente, mesmo que ocasionalmente, percursos mais curtos.

        Por exemplo: Eu posso fazer 1000kms por dia e nada impede que amamnhã de manhã, a frio, vá à padaria de carro busvcar pão quentinho e que isso implique uma deslocação de 3 kms e pouco mais de um minuto... Se, por coincidência, a regeneração ocorrer nesta situação, também este utilizador intensivo, será obrigado a "ir passear o cão"...
        duvido muito que isso aconteça, não é por fazeres um percurso de 3km que a FAP entope, uma vez que anteriormente fizeste uma grande viagem. Seria interessante saber qual a regularidade da regeneração. Ou seja, vou dar um exemplo. Ao comprar carro novo, em principio diesel, irei tipicamente, e por mês, fazer 15 dias em que cada dia faço 2x 4km e nos outro 15 dias 2x 50km. Será que a FAP irá aguentar esses 15 dias de percursos curtos???
        Editado pela última vez por dci80; 06 August 2012, 14:28.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
          duviso muito que isso aconteça, não é por fazeres um percurso de 3km que a FAP entope, uma vez que anteriormente fizeste uma grande viagem. Seria interessante saber qual a regularidade da regeneração. Ou seja, vou dar um exemplo. Ao comprar carro novo, em principio diesel, irei tipicamente, e por mês, fazer 15 dias em que cada dia faço 2x 4km e nos outro 15 dias 2x 50km. Será que a FAP irá aguentar esses 15 dias de percursos curtos???
          Então pronto, ok.

          Comentário


            #65
            Existindo possibilidade, negociar com a esposa e trocar para um a gasolina....essas invenções de tirar e modificar por vezes dão mau resultado....

            Comentário


              #66
              Tira isso fora..já se faz por uns 300 euros. Sacam-te o miolo do fap e anulam na centralina. Tb tens a opção de recuperar o fap pelo mesmo preço numa boa casa de escapes.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                Aonde é que foste buscar essa informação?

                Podes comprar o 1.4 com DSG, o stand é que devia ter esse lá e deu-te essa informação.
                O actual tiguan foi comprado usado com cerca de um ano, mas passei por dois stands da marca e pedi essa versão.

                Nos dois disseram que em Portugal não importam esse modelo.

                Já vi na Alemanha mas importar um usado não compensa.

                Cumpts

                Comentário


                  #68
                  Na altura da decisão qual o modelo a comprar julgo que tinha referido a compra de um Yeti 1.2 Tsfi DSG. Ficava em termos de preço ela por ela....

                  Mas é passado. Por acaso julgo que fui eu que indiquei o Tiguan...

                  De qualquer modo julgo que ainda tirava a limpo a questão do FAP. Ia a uma oficina, substituia nem que ficasse em 1000€. É sempre mais barato que trocar por um carro.


                  PS. Por acaso o Audi Q5 branco a gasolina fica em Águas Santas, perto da minha casa....

                  Comentário


                    #69
                    Obtive a resposta do técnico da marca.

                    Segundo ele existem alguns casos em que a marca já reconheceu existir um erro no software.

                    Pediu para levar o carro á oficina onde será feito uma actualização do sistema.

                    Segundo ele é possível retirar o FAP mas não recomenda porque se um dia tiver algum problema a garantia não vale.

                    Assim sendo vou deixar o carro na oficina antes de ir de ferias e quando voltar vejo se resultou.

                    De qualquer forma e considerando que o carro faz poucos kms /dia vou ponderar a troca.

                    Já tive um sportge diesel de 2006 a fazer as mesmas voltas e nunca me deu qualquer problema em um ano.

                    Novas tecnologias para este tipo de utilização não vai dar certo.

                    É pena.

                    Quanto ao carro ser a gasolina não afeta á Maria, ate porque gasta pouco mais de 80 euros por mês em combustível ( e sou quem abastece... ).

                    Grato a todos.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                      Na altura da decisão qual o modelo a comprar julgo que tinha referido a compra de um Yeti 1.2 Tsfi DSG. Ficava em termos de preço ela por ela....

                      Mas é passado. Por acaso julgo que fui eu que indiquei o Tiguan...

                      De qualquer modo julgo que ainda tirava a limpo a questão do FAP. Ia a uma oficina, substituia nem que ficasse em 1000€. É sempre mais barato que trocar por um carro.


                      PS. Por acaso o Audi Q5 branco a gasolina fica em Águas Santas, perto da minha casa....
                      Acho que esta num stand no norte ou a caminho.

                      Infelizmente nem responderam ao e-mail até agora.

                      Paciência, devem vender muito e não se deram ao trabalho.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                        E então o que dono de um modelo com FAP pode fazer? Fazer KM que não necessita para regenerar? Levantar o carro em casa numas preguiças e deixar o carro a rolar?

                        As marcas cada vez licam mais os consumidores com estas supostas evoluções tecnologicas.
                        Concordo, para mim o FAP ainda tem muito que evoluir.

                        Comentário


                          #72
                          Tambem concordo. Estes FAP ainda dependem muito das atitudes e deslocações do condutor.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                            Obtive a resposta do técnico da marca.

                            Segundo ele existem alguns casos em que a marca já reconheceu existir um erro no software.

                            Pediu para levar o carro á oficina onde será feito uma actualização do sistema.
                            desde 2007 que os tdi com FAP são sempre alvo de actualizações na marca.
                            o meu foi logo antes de chegar à primeira revisão.
                            isto partindo do principio que o carro é comprado novo e assistido na marca.
                            quando o meu levou a actualização ficou lá 3 dias e deram-me carro de substituição igual sem qualquer custo acrescido.

                            lado negativo da actualização:
                            como depois o FAP ficou com rotinas de regeneração diferentes, principalmente quando o carro é desligado, a bateria, que é o que alimenta a regeneração após desligar a ignição, foi à vida quando o carro estava quase a fazer 5 anos de vida.

                            Comentário


                              #74
                              Vou tentar dar a minha opinião a algumas coisas que aqui li.

                              Antes queria dizer que tenho uma Astra 1.7 ecoflex com FAP e aprendi muito depois de a comprar, e passo a explicar: neste caso (isto porque os sistemas diferem de marca para marca) é o próprio gasóleo que faz o aumento da temperatura para o FAP regenerar, e mesmo que não se aborte a regeneração, a contaminação do óleo acontece, já que algum gasóleo escorre pelo carter. Se abortarmos, será em maior quantidade. Portanto, não é preciso substituir o óleo sempre que se aborta uma regeneração. O que temos é o indicador da qualidade do óleo (ou Kms até à próxima revisão) e teremos aqui a referência. Com muitas regenerações abortadas, diminuimos a qualidade do óleo e encurtamos os espaços entre revisões. Depois não é preciso ir "passear o cão", podemos ficar ao ralenti, com o conselho de subir as rpms para 2200/2300 para a regeneração ser mais efectiva e mais rápida. Mas o melhor é sempre em andamento neste regime de rpms.

                              Com percursos curtos citadinos, o FAP satura mais depressa, o que promove mais ciclos e mais desgaste nesta peça. E como já vi alguém dizer, pode acontecer, mesmo para quem ande muito (o meu caso), estar a chegar a casa e regeneração a dar-se (para quem se pergunta como é que eu sei, é fácil, no caso dos Opel, o consumo instantâneo sobe 2 a 3L/100Kms, além de ficar com as 2 ventoinhas em funcionamento, o que parado se sente, mas nunca senti falta de força ou qualquer transtorno na condução). Os percursos fazem diferença no espaço entre ciclos. E já agora, o gasóleo aditivado faz aumentar este espaço (pelo menos no meu caso faz).

                              É óbvio que estas explicações deviam ser dadas pelos vendedores, mas não sei até que ponto estão informados sobre isto (pelo menos por agora). E claro que não é só o FAP que sofre com trajectos curtos em que o motor nem chega à temperatura normal de funcionamento.

                              As regenerações forçadas nunca precisei, pelo que a minha experiência é zero. Mas sei que dá para fazer com o software e também na oficina e resulta bem....durante algum tempo, depois a continuar o uso, volta-se ao mesmo.

                              E este sistema, ainda vai evoluir, a começar por ter uma luz avisadora para se saber que está a regenerar, de modo a que não se desligue o motor.

                              Também não sou a favor de retirar o FAP, mas sim trocar (havendo essa disponibilidade) por outro carro a gasolina ou hibrido. Assim ficas com o problema resolvido de raiz. Não acho que gastares 1000 € a trocar o FAP e daqui a 2 anos estás na posição que estás hoje (provavelmente).

                              Comentário


                                #75
                                Só para completar (esqueci-me no post anterior), actualmente o ciclo do FAP da Astra está a fazer-se cada 350/400 Kms. Mas já consegui 600Kms, em que o ciclo "atravessou" uma viagem de 500 Kms a rolar nos 140 Kms/H. Já leva 185 mil Kms e ainda não fez nenhuma regeneração forçada na minha mão (nos últimos 25 mil Kms), nem vi a luz do FAP, mas o percurso é maioritariamente estrada, tenho muita atenção com as regenerações e gasóleo 95% das vezes, é aditivado.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                  Acho que esta num stand no norte ou a caminho.

                                  Infelizmente nem responderam ao e-mail até agora.

                                  Paciência, devem vender muito e não se deram ao trabalho.
                                  O problema é que a venda desse modelo a gasolina já é minima e então com caixa automática só devem existir uma duzia deles a circular em Portugal (cá temos um, mas é um 2.0 TFSI que anda-me a tirar do sério...), logo a "preguiça" de o solicitar à casa mãe é pouca (terá a haver com cotas ou outro tipo de procedimento interno do importador, mas por exemplo aqui no forúm existe um Polo 1.2 TSI DSG que a SIVA também dizia que não importava e eu já tive uma Skoda Fabia Break 1.4 101 CV que também não "existia"), mas é sempre possível, tendo para isso que "insistir" com o vendedor e usando um pouco de "chantagem".

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                    Sempre trocaste o Auris? Nao és tu que tens um Prius ou é outro user?
                                    Ainda tenho o auris em casa, que está agora com a minha mãe.

                                    Prius não faz o meu género, mas gostei de andar com uns dias.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                      O problema é que a venda desse modelo a gasolina já é minima e então com caixa automática só devem existir uma duzia deles a circular em Portugal (cá temos um, mas é um 2.0 TFSI que anda-me a tirar do sério...), logo a "preguiça" de o solicitar à casa mãe é pouca (terá a haver com cotas ou outro tipo de procedimento interno do importador, mas por exemplo aqui no forúm existe um Polo 1.2 TSI DSG que a SIVA também dizia que não importava e eu já tive uma Skoda Fabia Break 1.4 101 CV que também não "existia"), mas é sempre possível, tendo para isso que "insistir" com o vendedor e usando um pouco de "chantagem".

                                      Ninguém me referiu qualquer entrave na encomenda da Superb 4x4, por mais esquisito que possa parecer...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                        Ninguém me referiu qualquer entrave na encomenda da Superb 4x4, por mais esquisito que possa parecer...
                                        É o que eu digo, depende do que for a "cota" do concessionário e o seu interesse em vender algo que esteja "parado".
                                        Por exemplo quando comprei o GTI, foi uma loucura para o concessionário e o mesmo deve ter-se passado com a tua carrinha. São peças "únicas" que dão visiblidade a quem vendeu, mas existe quem não pense assim.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Só para completar (esqueci-me no post anterior), actualmente o ciclo do FAP da Astra está a fazer-se cada 350/400 Kms. Mas já consegui 600Kms, em que o ciclo "atravessou" uma viagem de 500 Kms a rolar nos 140 Kms/H. Já leva 185 mil Kms e ainda não fez nenhuma regeneração forçada na minha mão (nos últimos 25 mil Kms), nem vi a luz do FAP, mas o percurso é maioritariamente estrada, tenho muita atenção com as regenerações e gasóleo 95% das vezes, é aditivado.
                                          Com base nesse principio o tiguan deve fazer regeneração a cada 200 kms e na maioria das vezes não acaba e é desligado.

                                          Mas quando faz acende sempre a luz correcto?

                                          Um abraço

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                            Com base nesse principio o tiguan deve fazer regeneração a cada 200 kms e na maioria das vezes não acaba e é desligado.

                                            Mas quando faz acende sempre a luz correcto?

                                            Um abraço
                                            Não!

                                            Quando acende a luz, já o mal está instalado! Isso já é uma "regeneração obrigatória de estrada" (as tais de 2000 RPM´s por X tempo).

                                            Uma regeneração normal pouco se nota, e se for em andamento, nem notas mesmo.

                                            Uma regeneração forçada (mais outro erro comum de desconhecimento) é um regeneração forçada por software em oficina, e essas geralmente ocorrem quando a de estrada já não apaga a "luz"... Essas então já são mesmo mau sinal, até que um dia o DPF deixa de funcionar e lá se vão uns milhares de euros

                                            Continuo na minha, se puderes, com essa utilização, troca de carro! Se não, pronto aprende a viver com isso sabendo que as regenerações (normais) não podem ser interrompidas muitas vezes!

                                            Eu ainda ontem interrompi uma, teve de ser, mas como o carro faz muitos quilómetros, uma ou outra não faz mal! Não podem é ser várias por semana...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              duvido muito que isso aconteça, não é por fazeres um percurso de 3km que a FAP entope, uma vez que anteriormente fizeste uma grande viagem. Seria interessante saber qual a regularidade da regeneração. Ou seja, vou dar um exemplo. Ao comprar carro novo, em principio diesel, irei tipicamente, e por mês, fazer 15 dias em que cada dia faço 2x 4km e nos outro 15 dias 2x 50km. Será que a FAP irá aguentar esses 15 dias de percursos curtos???
                                              Não por fazeres 3 km's. É por fazeres isso durante uma semana. Pode acontecer que entretanto numa dessas deslocações curtas a FAP regenere e depois começam os problemas.

                                              Se bem que percursos curtos fazem mal a muitos componentes, alguns presentes em motores a gasolina também. Se bem que o melhor para estes percursos é um motor a gasolina atmosférico.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                Não!

                                                Quando acende a luz, já o mal está instalado! Isso já é uma "regeneração obrigatória de estrada" (as tais de 2000 RPM´s por X tempo).

                                                Uma regeneração normal pouco se nota, e se for em andamento, nem notas mesmo.

                                                Uma regeneração forçada (mais outro erro comum de desconhecimento) é um regeneração forçada por software em oficina, e essas geralmente ocorrem quando a de estrada já não apaga a "luz"... Essas então já são mesmo mau sinal, até que um dia o DPF deixa de funcionar e lá se vão uns milhares de euros

                                                Continuo na minha, se puderes, com essa utilização, troca de carro! Se não, pronto aprende a viver com isso sabendo que as regenerações (normais) não podem ser interrompidas muitas vezes!

                                                Eu ainda ontem interrompi uma, teve de ser, mas como o carro faz muitos quilómetros, uma ou outra não faz mal! Não podem é ser várias por semana...
                                                Nunca dei por uma na Focus 1.6TDCi.

                                                Nem nos consumos nem ruído nada. Mas não sou eu que ando com o carro regularmente.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                  Não por fazeres 3 km's. É por fazeres isso durante uma semana. Pode acontecer que entretanto numa dessas deslocações curtas a FAP regenere e depois começam os problemas.

                                                  Se bem que percursos curtos fazem mal a muitos componentes, alguns presentes em motores a gasolina também. Se bem que o melhor para estes percursos é um motor a gasolina atmosférico.
                                                  O problema é que são apenas 2 semanas por mês com esse tipo de percurso. As outras semanas é quase 100km por dia, assim como pelo menos 1 fim de semana com viagens de 300km. Pelas minhas estimativas irei fazer entre 24 a 30 mil km por ano pelo que um carro a gasolina está fora de questão.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Fica claro que os FAP atuais não "jogam" bem com pequenos percursos e é pena que nem toda a gente tenha consciência disso, muito por culpa dos vendedores que (por ignorância ou medo de perder uma venda) também pouco informam os clientes.

                                                    No teu caso apenas vejo duas possibilidades:
                                                    1.º mudar de carro para um gasolina/híbrido/elétrico ou mesmo diesel mais antigo (sem fap, portanto);
                                                    2.º aceitar que, de vez em quando, o carro tem que fazer uma viagem maior e não apenas os percursos minorcas que faz.

                                                    Retirar o FAP não recomendo, não apenas pela questão dos custos, garantias... mas também porque estás a ajudar a degradar mais o ambiente e na venda do carro é algo que não me parece justo.

                                                    Já agora, falei há alguns dias com um amigo que é inspetor num centro de IPO e o que ele me diz é que, pelo menos por enquanto, se o trabalho for bem feito (sem luzes acesas no painel e com o fapa no local, ainda que sem miolo) nem detetam nada, mas já há casos em que por terem feito uma "linha direta" no escape os carros foram chumbados. Afinal de contas os inspetores não são parvos (bom, pelo menos alguns).

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Deixemo-nos de puritanismos. O FAP pouco poupa o ambiente! Só uma pequena percentagem do total de partículas é apanhado. E então, que dizer dos carros do mesmo modelo? Uns com fap outros sem...o único problema da retirada do fap é a garantia. Quanto à IPO , se o miolo for retirado não se nota nada visualmente. A IPO não mede partículas... Conheço vários carros sem FAP. Pouco fum fazem... fazem o que faziam todos antes de 2009.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                        Deixemo-nos de puritanismos. O FAP pouco poupa o ambiente! Só uma pequena percentagem do total de partículas é apanhado. E então, que dizer dos carros do mesmo modelo? Uns com fap outros sem...o único problema da retirada do fap é a garantia. Quanto à IPO , se o miolo for retirado não se nota nada visualmente. A IPO não mede partículas... Conheço vários carros sem FAP. Pouco fum fazem... fazem o que faziam todos antes de 2009.
                                                        Concordo com tudo, excepto com o que está a bold, pela diferença notória do cheiro dos gases de escape do carro com ou sem FP...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Só para completar (esqueci-me no post anterior), actualmente o ciclo do FAP da Astra está a fazer-se cada 350/400 Kms. Mas já consegui 600Kms, em que o ciclo "atravessou" uma viagem de 500 Kms a rolar nos 140 Kms/H. Já leva 185 mil Kms e ainda não fez nenhuma regeneração forçada na minha mão (nos últimos 25 mil Kms), nem vi a luz do FAP, mas o percurso é maioritariamente estrada, tenho muita atenção com as regenerações e gasóleo 95% das vezes, é aditivado.
                                                          O gasóleo aditivado influencia o FAP?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                            Deixemo-nos de puritanismos. O FAP pouco poupa o ambiente! Só uma pequena percentagem do total de partículas é apanhado. E então, que dizer dos carros do mesmo modelo? Uns com fap outros sem...o único problema da retirada do fap é a garantia. Quanto à IPO , se o miolo for retirado não se nota nada visualmente. A IPO não mede partículas... Conheço vários carros sem FAP. Pouco fum fazem... fazem o que faziam todos antes de 2009.
                                                            Errado e muito errado. Um dos resultados do FAP vê-se logo na inspecção. Na inspecção e ao contrário do que já disseram aqui, não se mede o CO2, mas sim precisamente a quantidade de partículas. Enquanto que num carro sem FAP, temos valores na casa dos 2 a 2,5, quando o inspector foi medir os valores no meu até ficou espantado: 0.0 .

                                                            Já agora, para o ecoflex:

                                                            Não deves deixar o carro a fazer a regeneração parado ao ralanti. Ele vai acabar por abortar. Nos corsa é assim, por isso suponho que no teu astra também seja assim

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                              Concordo com tudo, excepto com o que está a bold, pela diferença notória do cheiro dos gases de escape do carro com ou sem FP...
                                                              Noto isso em motores identicos e sobretudo na garagem.
                                                              Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                              Errado e muito errado. Um dos resultados do FAP vê-se logo na inspecção. Na inspecção e ao contrário do que já disseram aqui, não se mede o CO2, mas sim precisamente a quantidade de partículas. Enquanto que num carro sem FAP, temos valores na casa dos 2 a 2,5, quando o inspector foi medir os valores no meu até ficou espantado: 0.0 .

                                                              Já agora, para o ecoflex:

                                                              Não deves deixar o carro a fazer a regeneração parado ao ralanti. Ele vai acabar por abortar. Nos corsa é assim, por isso suponho que no teu astra também seja assim
                                                              No livro de instruções da Focus diz que até o não acelerar faz com que a FAP não regenere.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X