O motor a gasolina funciona com uma taxa de compressão que varia de 8:1 a 12:1, no motor diesel esta varia de 15:1 a 25:1.
- Enquanto o motor a gasolina admite (admissão - 1º tempo) a mistura ar/combustível para o cilindro, o motor Diesel aspira (aspiração 1º tempo) apenas ar.
- A ignição dos motores a gasolina dá-se a partir de uma faísca elétrica fornecida pela vela de ignição antes da máxima compressão na câmara de combustão (explosão) . Já no motor Diesel ocorre a combustão do combustível pelas elevadas temperaturas (500 ºC a 650ºC) do ar comprimido na câmara de combustão.
Ou seja, basicamente, o motor Diesel, funciona pelo princípio (antigo) das máquinas a vapor.
Agora pergunto: Som igual aonde?
- Enquanto o motor a gasolina admite (admissão - 1º tempo) a mistura ar/combustível para o cilindro, o motor Diesel aspira (aspiração 1º tempo) apenas ar.
- A ignição dos motores a gasolina dá-se a partir de uma faísca elétrica fornecida pela vela de ignição antes da máxima compressão na câmara de combustão (explosão) . Já no motor Diesel ocorre a combustão do combustível pelas elevadas temperaturas (500 ºC a 650ºC) do ar comprimido na câmara de combustão.
Ou seja, basicamente, o motor Diesel, funciona pelo princípio (antigo) das máquinas a vapor.
Agora pergunto: Som igual aonde?
Comentário