Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida na condução de carro com caixa automática

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
    Mas se tirares o pé do travão o carro nao avança ?

    O meu carro (Saab) se tiver em D , mal tiro o pé do travão ele começa a andar. Alias as manobras faço sempre só usando o travão.
    o carro em questão é uma A6 das novas, com travão elétrico.

    com o auto hold, função que se aciona num botão da consola (não está activo por defeito), mal imobilizas completamente o carro, podes tirar o pé do travão mesmo em D e inclinado, só anda com ligeira pressão no acelerador. Se não tiver premido o botão começa a andar como qualquer carro com caixa auto.
    Nem sempre uso isto pois pelo o que percebi inibe a função start/stop...

    na imagem é o botão por baixo do travão elétrico:
    http://static.clickdealer.co.uk/vehi...ull/457991.jpg

    Comentário


      #32
      Ah ok ... desconhecia essas modernices

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
        A pergunta que faço é: Se paraste, sem ser em caso de estacionamento, porque meteste a caixa em P?

        P, significa Park, ou seja, é a posiçao que deves deixar a caixa quando estacionas (se o piso for plano, nem precisas de travao de mao porque nao estas a colocar stress na caixa/selector).

        Em caso de transito, numa descida, ou metes em N para ires descaindo o carro, ou continuas em D e alivias o travao que ele vai descaindo na mesma. Eu aconselho sempre usar o D, porque se o transito começa a andar nao podes mudar de N para D em andamento, vais ter que parar no meio da estrada para mudar o selector sem necessidade. Se nao quiseres estar a travar, colocas o carro em N e travao de mao, se o piso tiver direito e o carro nao descair, ai sim podes meter em P e largar o travao, que o carro mantem-se ligado claro está, mas travado.
        eu já andei em carros automaticos ( da velha guarda ) e a opinião de este user, esta mais que acertada.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
          o carro em questão é uma A6 das novas, com travão elétrico.

          com o auto hold, função que se aciona num botão da consola (não está activo por defeito), mal imobilizas completamente o carro, podes tirar o pé do travão mesmo em D e inclinado, só anda com ligeira pressão no acelerador. Se não tiver premido o botão começa a andar como qualquer carro com caixa auto.
          Nem sempre uso isto pois pelo o que percebi inibe a função start/stop...

          na imagem é o botão por baixo do travão elétrico:
          http://static.clickdealer.co.uk/vehi...ull/457991.jpg

          No e60 mal se alivia o pé do travão o carro anda logo. No cc com a dsg há ali um hiato. Se for numa subida, por certo vai dar azo a descair um pouco.

          Ou seja as robotizadas são um pouco diferentes. Aqui o auto hold vai dar um jeitão


          Cump.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por ice Ver Post
            No e60 mal se alivia o pé do travão o carro anda logo. No cc com a dsg há ali um hiato. Se for numa subida, por certo vai dar azo a descair um pouco.

            Ou seja as robotizadas são um pouco diferentes. Aqui o auto hold vai dar um jeitão


            Cump.
            qual é o CC que referes? Peugeot? VW?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
              qual é o CC que referes? Peugeot? VW?
              Equipado com dsg só podia ser o vw


              Cump.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                já não tens o A6?
                Não, foi para outras paragens no início do ano. Ainda mantive por alguns meses um velhinho 2.5TDI (ainda conviveu com o 3.0TDI), mas neste momento está tudo corrido a 4 cilindros lá em casa.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ice Ver Post
                  Equipado com dsg só podia ser o vw


                  Cump.
                  tens razão não li a parte da DSG
                  porque lhe chamas caixa robotizada? para mim é uma cx auto de dupla embraiagem

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                    Não, foi para outras paragens no início do ano. Ainda mantive por alguns meses um velhinho 2.5TDI (ainda conviveu com o 3.0TDI), mas neste momento está tudo corrido a 4 cilindros lá em casa.
                    desconhecia, é pena porque o A6 3.0tdi é um senhor carro... agora sei que sim, estou amplamente satisfeito e cada vez mais surpreendido pela positiva

                    Comentário


                      #40
                      É por estas e outras que a maior parte da malta tem relutância em conduzir um carro com uma caixa auto.É que é tão complicado,mas tão complicado.Será por isso que se chama automática?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                        É por estas e outras que a maior parte da malta tem relutância em conduzir um carro com uma caixa auto.É que é tão complicado,mas tão complicado.Será por isso que se chama automática?
                        complicado

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                          tens razão não li a parte da DSG
                          porque lhe chamas caixa robotizada? para mim é uma cx auto de dupla embraiagem
                          Atrofiei-me todo lol

                          Mas a ideia é ressalvar que numa automática à antiga, o carro começa a andar assim que se alivia o travão, à semelhança da tua multitronic.

                          Na dsg não, há um curto espaço de tempo até o carro começar a andar. E aqui o auto hold dá uma grande ajuda


                          Cump.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                            complicado
                            Para algumas cabeças parece que sim.É que como eu arranco com o meu em drive,e nunca mais penso na dita cuja até ao momento de estacionar.Mas isto devo ser eu que sou um descontraido.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                              É por estas e outras que a maior parte da malta tem relutância em conduzir um carro com uma caixa auto.É que é tão complicado,mas tão complicado.Será por isso que se chama automática?
                              Eu que aqui há meia dúzia de anos não queria sequer ouvir falar em caixas auto, após ter tido contacto a sério com uma, e ter experimentado várias, já penso num próximo carro auto

                              Complicado? Muito pelo contrário. Convém é ver o que melhor se adequa a nós e com a actual oferta do mercado, há muita escolha


                              Cump.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                Eu que aqui há meia dúzia de anos não queria sequer ouvir falar em caixas auto, após ter tido contacto a sério com uma, e ter experimentado várias, já penso num próximo carro auto

                                Complicado? Muito pelo contrário. Convém é ver o que melhor se adequa a nós e com a actual oferta do mercado, há muita escolha


                                Cump.
                                em carros de dia-a-dia se puder só tenho com cx auto...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                  desconhecia, é pena porque o A6 3.0tdi é um senhor carro... agora sei que sim, estou amplamente satisfeito e cada vez mais surpreendido pela positiva
                                  Era um senhor carro, sem dúvida.

                                  Deixou saudades, mas dentro da conjectura atual... aquele foi o momento certo, não pensei 2x.

                                  Talvez volte ao mundo dos V6 ou 6L, mas para já fica assim.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                    Era um senhor carro, sem dúvida.

                                    Deixou saudades, mas dentro da conjectura atual... aquele foi o momento certo, não pensei 2x.

                                    Talvez volte ao mundo dos V6 ou 6L, mas para já fica assim.
                                    compreendo que na conjuntura faça mais sentido carros mais comedidos, não só pela economia como pela imagem que passa

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                      tens razão não li a parte da DSG
                                      porque lhe chamas caixa robotizada? para mim é uma cx auto de dupla embraiagem
                                      Não é uma caixa auto normal, será mais uma manual robotizada com 2 embraiagens, 1 para as mudanças par, outra para as ímpar. Uma caixa automática 'normal' tem uma arquitectura diferente e não tem embraiagem de discos mas sim de fluido.
                                      Depois há variações como no caso da Mercedes que tem uma caixa de arquitectura automática com disco de embraiagem robotizada por exemplo.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                        compreendo que na conjuntura faça mais sentido carros mais comedidos, não só pela economia como pela imagem que passa
                                        Curiosamente algumas pessoas ficaram com o pensamento inverso, e já o disseram frontalmente.

                                        A explicações passam "carro novo?"... "ainda é recente... custou bastante de certeza" e o "bolas, que carrão, muito melhor que o outro!!!"

                                        O carro é um Passat CC, lol.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Não vejo qual o problema de colocar em P antes de travar o carro com o travão de mão.

                                          Afinal o P não passa de um "trinco mecanico" da caixa. Existirá algum stress na caixa? Penso que não será superior a deixar engatada uma mudança numa caixa manual.

                                          Eu pessoalmente, não vejo a necessidade da passagem de D para N e viceversa em andamento. Primeiro não vejo o porque de fazer tal coisa (tirando manobras a baixa velocidade) e depois até que ponto a caixa está preparada para saber qual a mudança a engrenar no momento que se passa para de N para D (velocidades mais elevadas).

                                          Mas tambem só tenho experiência em caixas auto de conversor de binário. Pode ser que as dupla embraiagem sejam diferentes...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                            Curiosamente algumas pessoas ficaram com o pensamento inverso, e já o disseram frontalmente.

                                            A explicações passam "carro novo?"... "ainda é recente... custou bastante de certeza" e o "bolas, que carrão, muito melhor que o outro!!!"

                                            O carro é um Passat CC, lol.
                                            o valor comercial do Passat devera ser superior ao A6 não? Compraste novo?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                              Curiosamente algumas pessoas ficaram com o pensamento inverso, e já o disseram frontalmente.

                                              A explicações passam "carro novo?"... "ainda é recente... custou bastante de certeza" e o "bolas, que carrão, muito melhor que o outro!!!"

                                              O carro é um Passat CC, lol.
                                              Podias fazer uma mini review do carro


                                              Cump.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                A pergunta que faço é: Se paraste, sem ser em caso de estacionamento, porque meteste a caixa em P?

                                                P, significa Park, ou seja, é a posiçao que deves deixar a caixa quando estacionas (se o piso for plano, nem precisas de travao de mao porque nao estas a colocar stress na caixa/selector).

                                                Em caso de transito, numa descida, ou metes em N para ires descaindo o carro, ou continuas em D e alivias o travao que ele vai descaindo na mesma. Eu aconselho sempre usar o D, porque se o transito começa a andar nao podes mudar de N para D em andamento, vais ter que parar no meio da estrada para mudar o selector sem necessidade. Se nao quiseres estar a travar, colocas o carro em N e travao de mao, se o piso tiver direito e o carro nao descair, ai sim podes meter em P e largar o travao, que o carro mantem-se ligado claro está, mas travado.
                                                Apenas um reparo

                                                Conheço que fizesse isto tão à letra, com uma S202, que quando foi à IPO o travão de parque não funcionava, teve que levar bombitos, maxilas e penso que aproveitou e meteu discos.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                                  Drifter, vais desculpar-me, mas não existe qualquer tipo de problema mecânico, mesmo se a viatura estiver a circular (desde que o motor a funcionar), passarmos da posição "D/Drive" para a "N/Neutral" e vice-versa. O único problema que poderá surgir (e mencionado no manual de uma caixa DSG) é que mesmo que circules em "ponto morto/Neutral" e com o motor desligado durante algum tempo, poderá danificar a própria caixa devido a um aquecimento excessivo (por o motor estar desligado, entre outros "componentes"). Dou-te um exemplo: A viatura ser rebocada com as rodas a circularem/rodarem (eixo/eixos motriz) mesmo na posição "N/Neutral" e com o motor desligado (durante algum tempo, distância), agora se nesse mesmo caso o motor estiver a funcionar não existirá problema algum.
                                                  Eu disse que nao se podia mudar de N para D, porque ha caixas que se têm de estar com o pé no travao para isso acontecer, ou seja, ja nao me lembro se a DSG era preciso isso, mas a Tiptronic da VW (Golf IV) so muda de N para D com o pé no travao (acho que abaixo dos 5km/h ou algo do genero), e a Easytronic da Opel da para mudar de N para A (o mesmo que D) mas a mudança nao fica engrenada (o selector de mudança fica a piscar ate colocar o pé no travao e voltar a colocar em N e passar para A. Falo claro de velocidades abaixas, de transito

                                                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                  Quando estão parados um pouco no transito, colocam em N?
                                                  Eu depende, tenho dois auto, um tem start /stop por isso deixo em D já que o motor desliga, no outro às vezes coloco em N tenho algum receio que em D parado algum tempo esteja a forçar a caixa...
                                                  Regra geral estou sempre em A (o mesmo que D na Easytronic), nao vejo o que podera fazer de mal à caixa ja que o carro esta embraiado, so se tiver muito tempo em transito é que passo para N e travao de mao.

                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Apenas um reparo

                                                  Conheço que fizesse isto tão à letra, com uma S202, que quando foi à IPO o travão de parque não funcionava, teve que levar bombitos, maxilas e penso que aproveitou e meteu discos.
                                                  E nao sabes a razao para isso? Em P o carro esta imobilizado, no meu caso se meter em A e sem travao de mao, e o empurrar (muitas vezes na garagem para nao ligar e passado 2seg voltar a desligar, vai de empurrao) ele simplesmente nao mexe, a caixa suponho que bloqueia as rodas
                                                  Editado pela última vez por Drifter; 17 September 2012, 17:49.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                    o valor comercial do Passat devera ser superior ao A6 não? Compraste novo?
                                                    Comercialmente vale mais, mas são carros diferentes. Claro que a estética dá ali um empurrãozinho e o comum dos mortais tende a avaliar mal a situação, mesmo sendo um Audi vs VW.

                                                    Não comprei novo, já abandonei esse "capricho" há alguns anos, pois farto-me depressa dos carros... os carros ainda vão trabalhando para mim, caso contrário só trabalhava eu para eles.

                                                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                    Podias fazer uma mini review do carro


                                                    Cump.
                                                    Abre um DB do teu, posso lá colocar algumas impressões.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Não é meu, mas quando chegar abro um db


                                                      Cump.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                        E nao sabes a razao para isso? Em P o carro esta imobilizado, no meu caso se meter em A e sem travao de mao, e o empurrar (muitas vezes na garagem para nao ligar e passado 2seg voltar a desligar, vai de empurrao) ele simplesmente nao mexe, a caixa suponho que bloqueia as rodas
                                                        A razão foi a falta de uso do sistema de travão de parque, uma vez que a caixa actua a nível dos orgãos de transmissão e não de travões, pelo menos falando da S202.

                                                        Pessoalmente a existência de caixa automática é factor eliminatório na compra de um carro, excepto se não houver alternativa.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                          Abre um DB do teu, posso lá colocar algumas impressões.
                                                          Esta foi linda !!

                                                          Mas voltando ao tema, escreve lá meia dúzia de linhas sobre o CC em comparação com o A6.

                                                          Eu gosto muito do A6 3.0 como tu tinhas, cheguei a ponderar debruçar-me mais a sério sobre a possibilidade de comparar um.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Esta foi linda !!

                                                            Mas voltando ao tema, escreve lá meia dúzia de linhas sobre o CC em comparação com o A6.

                                                            Eu gosto muito do A6 3.0 como tu tinhas, cheguei a ponderar debruçar-me mais a sério sobre a possibilidade de comparar um.
                                                            A ideia era concentrar alguma informação, neste tópico ficará "perdida". Mas vou escrever algumas linhas.

                                                            A comparação é quase sempre ingrata para o lado do CC.

                                                            Tem a vantagem de ser um carro/projeto mais recente, com uma aparência rara num VW. Outra vantagem (com desvantagem nas performances) são os consumos.

                                                            Este é manual (o A6 era auto) e embora goste de caixas auto (continuo a ter um auto em casa) convivo bem com as caixas manuais, e não tenho problemas em ir revezando, nunca coloco a obrigatoriedade de ser auto.

                                                            A qualidade do CC é mais baixa do que o A6, mas existe ali rigor QB que me mantém satisfeito. Outro ponto que gosto é a insonorização e ruído do rolamento. O espaço interior é inferior, mas cumpre bem, pois o Passat está longe de ser acanhado. A mala tem cerca de 530L, mais 10L que o A6, embora tenha uma entrada ligeiramente mais pequena. A altura do tejadilho é baixa, mas não compromete.

                                                            O conforto é bom e os bancos desportivos ajudam, mas deviam ter mais 1 ou 2 regulações que os 100% elétricos teem. Neste aspeto o A6 (mesmo com bancos confort, mas 100% eletricos) era superior. A suspensão ("sport") está virada para o conforto, mas além de nem sempre digerir bem algumas falhas na estrada (especialmente atrás) é por vezes demasiado bamboleante a ritmos despachados. O A6 era mais eficaz nestes 2 aspetos.

                                                            Na manutenção e consumos também existem algumas diferenças. As revisões do A6 alinhavam-se pelos 400/500€, e as do Passat 200/300€. Em cidade o A6 bebia mais 2 a 3L nos mesmos trajetos/horários, e cerca de mais 1 a 2L em AE a velocidades em torno dos 150/160km/h. O A6, como era pré 2007/07 tinha um IUC mais amigável.

                                                            O equipamento de série dos CC em Portugal é muito completo, e embora tenha perdido alguns extras que valorizava (adorava o sistema de som Audi, por exemplo) não desilude no geral.

                                                            Para finalizar, tem um design atraente, que ainda vira cabeças e as portas sem moldura dão sempre aquele charme extra.

                                                            Basicamente, ainda é um carro que gosto de parar um pouco a olhar para ele.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                              A ideia era concentrar alguma informação, neste tópico ficará "perdida". Mas vou escrever algumas linhas.

                                                              A comparação é quase sempre ingrata para o lado do CC.

                                                              Tem a vantagem de ser um carro/projeto mais recente, com uma aparência rara num VW. Outra vantagem (com desvantagem nas performances) são os consumos.

                                                              Este é manual (o A6 era auto) e embora goste de caixas auto (continuo a ter um auto em casa) convivo bem com as caixas manuais, e não tenho problemas em ir revezando, nunca coloco a obrigatoriedade de ser auto.

                                                              A qualidade do CC é mais baixa do que o A6, mas existe ali rigor QB que me mantém satisfeito. Outro ponto que gosto é a insonorização e ruído do rolamento. O espaço interior é inferior, mas cumpre bem, pois o Passat está longe de ser acanhado. A mala tem cerca de 530L, mais 10L que o A6, embora tenha uma entrada ligeiramente mais pequena. A altura do tejadilho é baixa, mas não compromete.

                                                              O conforto é bom e os bancos desportivos ajudam, mas deviam ter mais 1 ou 2 regulações que os 100% elétricos teem. Neste aspeto o A6 (mesmo com bancos confort, mas 100% eletricos) era superior. A suspensão ("sport") está virada para o conforto, mas além de nem sempre digerir bem algumas falhas na estrada (especialmente atrás) é por vezes demasiado bamboleante a ritmos despachados. O A6 era mais eficaz nestes 2 aspetos.

                                                              Na manutenção e consumos também existem algumas diferenças. As revisões do A6 alinhavam-se pelos 400/500€, e as do Passat 200/300€. Em cidade o A6 bebia mais 2 a 3L nos mesmos trajetos/horários, e cerca de mais 1 a 2L em AE a velocidades em torno dos 150/160km/h. O A6, como era pré 2007/07 tinha um IUC mais amigável.

                                                              O equipamento de série dos CC em Portugal é muito completo, e embora tenha perdido alguns extras que valorizava (adorava o sistema de som Audi, por exemplo) não desilude no geral.

                                                              Para finalizar, tem um design atraente, que ainda vira cabeças e as portas sem moldura dão sempre aquele charme extra.

                                                              Basicamente, ainda é um carro que gosto de parar um pouco a olhar para ele.
                                                              boa review!

                                                              achei interessante dares boa nota à insonorização, pois sendo um 4 cil vs 6 cil o Audi deveria ter vantagem.
                                                              Felicidades com o CC

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X