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Revista Auto Hoje: Sugestões de testes e comparativos

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    #31
    Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post

    - VW Passat Alltrack 2.0 TDI 170cv DSG 4 Motion;
    - Comparativo entre a VW Passat Alltrack DSG e a A4 Allroad 177cv com a caixa auto (caixa auto essa só disponível recentemente para a versão 177cv).
    É um comparativo possível, mas que nem sempre faz sentido. Em Portugal os carros são olhados com objeto de imagem. Ou seja, o cliente de um A4 dificilmente olha para um VW.


    Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
    Gostaria de ver um comparativo entre hot hatchbacks, ou seja, o novo Opel Astra OPC, o já conhecido Renault Mégane RS e o Ford Focus ST (que penso que só possa ser testado quando estiver disponível em Portugal).
    Já agora, já está agendada a chegada em Portugal, ou já se aceitam encomendas?
    O Focus ST ainda não está disponível para teste. Quando estiver, quem sabe.


    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
    Tudo o que seja mastertest, em qualquer tipo de categoria ou tema (consumos, conforto, performance...) é sempre bem vindo.
    Isso já se fez muitas vezes, com idas à Alemanha.

    Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
    Logo que possível, o comparativo entre o Porsche Boxster e o novíssimo Jaguar F-Type seria interessante.

    Num universo mais terreno, um comparativo entre os novos compactos premium do segmento C iria ser do interesse de muita gente que anda de olhos neles. A saber:
    Alfa Giulietta
    Audi A3
    BMW Série 1
    Mercedes Classe A
    Volvo V40
    O Jaguar ainda falta muito. É futurologia.

    Já houve dois comparativos com esses carros, com exceção do A3, que ainda não está disponível.

    Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
    O comparativo entre outros modelos do segmento C, desta vez generalistas, seria bem interessante:
    Ford Focus
    Honda Civic
    Hyundai i30
    Kia Ceed
    Opel Astra
    Seat Leon III
    VW Golf VII

    Outro deveras interessante seria o confronto dos novos Mazda 6 x Ford Mondeo x VW Passat.

    Também no segmento B existem confrontos interessantes a analisar:
    Ford Fiesta (facelift)
    Peugeot 208 (nova geração)
    Renault Clio IV (nova geração)
    VW Polo
    Esses comparativos sempre existiram e continuarão a existir.

    Comentário


      #32
      Por acaso eu em comparativos só gosto de ler entre 2 carros. Já com 3 e em especial a partir daí, as descrições dos vários carros fica muito aligeirada.

      Mas o que eu gosto mesmo é de ver testes de 1 só carro.

      Comentário


        #33
        A ideia que deram atrás de testar a potência em banco de todos os carros testados é muito interessante e marca um factor diferenciador da concorrência, o que é muito importante hoje em dia.

        Aliás, na minha opinião falta algo à AH que me faça adquirir essa revista, em vez de qualquer outra da concorrência. Geralmente, numa semana vou comprando a AH, na outra já compro a AF. É uma questão de folhear um pouco e ver qual delas tem maior interesse. Mas se a AH tivesse algo (ok, tem a parte da manutenção usando técnicas do detalhe que é importante, mas não chega) que a diferenciasse bastante da concorrência, penso que só teria a ganhar com isso, algo que fosse como uma lufada de ar fresco na imprensa automóvel em Portugal. Até porque a Autohoje é mais cara que a concorrência directa (pouco, mas é).

        Já agora, e a título de crítica "positiva", destaco o facto de já há imensos anos colocarem o preço base do modelo X e o preço da versão ensaiada. Nem todas fazem isso e é importante para o leitor, sobretudo quando se trata de marcas ditas premium onde muitas vezes na concorrência vemos um carro todo cheio de extras e no preço aparece 40.000€, quando na verdade, o que estamos a ver é um carro de 60.000€. Isto para os leitores mais distraídos/menos informados é muito útil e evita equívocos.

        Comentário


          #34
          Gostava de ver um comparativo com os actuais diesel 2.0 litros mais arregaçados em carroçarias do segmento D.

          Gostava de um comparativo Porsche vs Ferrari com os custos associados ao fim de 100 mil km

          Gostava de um comparativo, como já foi feito há uns 4 anos, com todos os actuais grandes SUVs do segmento dos Q7, X5, etc. com motores 3 litros a gasoil.

          Gostava de um comparativo do actual 991 S com o 997 Gt3

          .......

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Gostava de ver um comparativo com os actuais diesel 2.0 litros mais arregaçados em carroçarias do segmento D.

            Gostava de um comparativo Porsche vs Ferrari com os custos associados ao fim de 100 mil km


            Gostava de um comparativo, como já foi feito há uns 4 anos, com todos os actuais grandes SUVs do segmento dos Q7, X5, etc. com motores 3 litros a gasoil.

            Gostava de um comparativo do actual 991 S com o 997 Gt3

            .......
            Não vejo grande sentido nisso, são carros de elite e para essa elite não é uma diferença de centenas ou milhares (poucos) de euros que faz mossa. Aliás, creio que nem seria fácil de executar.

            Por outro lado, se falares nesse mesmo comparativo, mas com algumas viaturas do seg. B, C e eventualmente D, aí já me parece que faça todo o sentido, uma vez que são segmentos - sobretudo os 2 primeiros - onde a poupança não costuma ser descurada

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Gostava de ver um comparativo com os actuais diesel 2.0 litros mais arregaçados em carroçarias do segmento D.

              Gostava de um comparativo Porsche vs Ferrari com os custos associados ao fim de 100 mil km

              Gostava de um comparativo, como já foi feito há uns 4 anos, com todos os actuais grandes SUVs do segmento dos Q7, X5, etc. com motores 3 litros a gasoil.

              Gostava de um comparativo do actual 991 S com o 997 Gt3

              .......
              Outro aqui que tinha interesse neste comparativo...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Gostava de ver um comparativo com os actuais diesel 2.0 litros mais arregaçados em carroçarias do segmento D.

                Gostava de um comparativo Porsche vs Ferrari com os custos associados ao fim de 100 mil km

                Gostava de um comparativo, como já foi feito há uns 4 anos, com todos os actuais grandes SUVs do segmento dos Q7, X5, etc. com motores 3 litros a gasoil.

                Gostava de um comparativo do actual 991 S com o 997 Gt3

                .......
                Qual o interesse do custo de manutenção nos Porsches e Ferraris ? Quem os compra não tem isso como prioridade...penso eu de que.

                Ou era para dar vantagem ao Porsche, pelo facto de tanto amares as marcas alemãs ?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                  É um comparativo possível, mas que nem sempre faz sentido. Em Portugal os carros são olhados com objeto de imagem. Ou seja, o cliente de um A4 dificilmente olha para um VW..
                  Em tempos já se falou disto e não continuo a não entender isso. Em Espanha (e até acrescento que no resto da Europa), um comparativo entre um VW passat alltrack e um A4 Allroad faz todo o sentido.

                  E até muito possivelmente até metiam ainda ao barulho uma Skoda Octavia Scout (mesmo não sendo do mesmo segmento) e uma Subaru Outback.

                  E as revistas nacionais deveriam ter como uma espécie de obrigação desmitificar estes mitos e efetuar comparativos que podem chocar. Possivelmente venderiam até mais...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                    Em tempos já se falou disto e não continuo a não entender isso. Em Espanha (e até acrescento que no resto da Europa), um comparativo entre um VW passat alltrack e um A4 Allroad faz todo o sentido.

                    E até muito possivelmente até metiam ainda ao barulho uma Skoda Octavia Scout (mesmo não sendo do mesmo segmento) e uma Subaru Outback.

                    E as revistas nacionais deveriam ter como uma espécie de obrigação desmitificar estes mitos e efetuar comparativos que podem chocar. Possivelmente venderiam até mais...
                    Pois mas a tacanhez das modas exageradas não afectam os outros países...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      É um comparativo possível, mas que nem sempre faz sentido. Em Portugal os carros são olhados com objeto de imagem. Ou seja, o cliente de um A4 dificilmente olha para um VW.
                      Tendo em conta que já vi um comparativo de um Chevrolet Cruze com um BMW 320d, acho que faz todo o sentido.

                      Além do mais, pode servir para dar uma visão alternativa de dois carros com muito em comum: mesmo segmento; motor do mesmo grupo com potência semelhante; 4WD; e níveis de qualidade bastante semelhantes.

                      Seria sobretudo interessante do ponto de vista qualidade/preço/espaço/conforto, "quadrinómio" cada vez mais importante em épocas de crise...

                      Quanto aos comparativos de 4 ou mais concorrentes, há muito que não os vejo...

                      Será que esta 5.ª feira teremos um comparativo Astra OPC vs Megane RS? Eu aposto que sim e 5.ª feira logo veremos se ganho a aposta.

                      Seria também interessante ter os dados de potência das viaturas testadas.

                      Comentário


                        #41
                        Eu gostava de ver um comparativo diferente, por exemplo carros de 35 mil euros premium e generalistas, já toda a gente sabe que os premium são superiores, mas a que custo? eu por 35 mil euros compro um generalista segmento D, e um premium segmento C, será que um premium C é melhor que um generalista D??

                        Comentário


                          #42
                          Algo que também seria engraçado seria uma espécie de batalha dos Continentes, onde se poria frente a frente carros do mesmo segmento mas originários de diferentes zonas do globo, daria para ver e comparar diferentes estilos e filosofias de construção.
                          Como exemplos:
                          -Navara vs Amarok vs Ranger
                          -GTR vs M5 vs CTV
                          -c´eed vs Focus vs Golf
                          etc etc...

                          Comentário


                            #43
                            Eu gosto é dos comparativos "diferentes", mas não menos interessantes e oportunos, que se fazem nas revistas alemãs (que são as que melhor conheço).

                            Exemplos meramente indicativos:

                            - Testar um BMW 320d vs. BMW 520d: valerá a pena a diferença de preços?
                            - Testar entre 2 carros da mesma marca, um de segmento superior ao outro, mas o superior com motor mais fraco e preço equivalente ao mais pequeno. Exemplo: carrinhas Mercedes C250 CDI vs. Mercedes E220 CDI.
                            - Testar carros com mecânicas equivalentes, dentro do mesmo grupo automóvel. Exemplo: VW Golf vs. Skoda Octavia vs. Audi A3 vs. Seat Leon, todos com motor 1.6 TDI.
                            - Comparar 2 exemplares da mesma gama, em que temos de um lado a versão de topo em termos de equipamento e do outro lado uma versão mais simples, mas em que se escolhem os extras que realmente se desejam e ver qual compensa mais em termos de preço final.

                            Basta um pouco de imaginação. Com os comparativos que se lêem em Portugal, temos constantemente uma sensação de déjà-vu!

                            Comentário


                              #44
                              Mais do que sugerir que automóveis devem ser comparados, o AutoHoje devia de melhorar e muito a informação que transmite ao leitor.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                Em tempos já se falou disto e não continuo a não entender isso. Em Espanha (e até acrescento que no resto da Europa), um comparativo entre um VW passat alltrack e um A4 Allroad faz todo o sentido.

                                E até muito possivelmente até metiam ainda ao barulho uma Skoda Octavia Scout (mesmo não sendo do mesmo segmento) e uma Subaru Outback.

                                E as revistas nacionais deveriam ter como uma espécie de obrigação desmitificar estes mitos e efetuar comparativos que podem chocar. Possivelmente venderiam até mais...
                                Em Espanha os carros não custam o mesmo que em Portugal e eles também ganham muito mais. Ou seja, a forma como abordamos os automóveis é diferente da deles. As revistas produzem conteúdos que os leitores possam gostar.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                  Não vejo grande sentido nisso, são carros de elite e para essa elite não é uma diferença de centenas ou milhares (poucos) de euros que faz mossa. Aliás, creio que nem seria fácil de executar.

                                  Por outro lado, se falares nesse mesmo comparativo, mas com algumas viaturas do seg. B, C e eventualmente D, aí já me parece que faça todo o sentido, uma vez que são segmentos - sobretudo os 2 primeiros - onde a poupança não costuma ser descurada
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Qual o interesse do custo de manutenção nos Porsches e Ferraris ? Quem os compra não tem isso como prioridade...penso eu de que.

                                  Ou era para dar vantagem ao Porsche, pelo facto de tanto amares as marcas alemãs ?
                                  Mau !

                                  Mas isto é um tópico sobre sugestões para testes e comparativos, ou para criticar as sugestões dos outros ?

                                  Eu gostava de ver um teste desses, se as potenciais diferenças fazem ou não mossa é pormenor, insiste-se na ideia de que quem tem dinheiro não liga a certas coisas e a mim não me parece que seja bem assim.

                                  2 Testes que achei deliciosos foram :

                                  - Feito pelo jornal Auto Sport (!?) um Lisboa-Porto e um Porto-Lisboa feitos à meia-noite o mais rápido que conseguiam num 300ZX e num Sierra Cosworth

                                  - Paris-Nice num 996 GT3 e num 740d também o mais rápido que conseguiram

                                  EM ambos os casos com relato das velocidades e estatisticas de consumos, velocidades, etc.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                    Em Espanha os carros não custam o mesmo que em Portugal e eles também ganham muito mais. Ou seja, a forma como abordamos os automóveis é diferente da deles. As revistas produzem conteúdos que os leitores possam gostar.
                                    Como andam por lá as coisas (aumento IVA, combustivel, corte salários), aliado ao desemprego elevado, isso já começa a não ser bem assim.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Eu gosto é dos comparativos "diferentes", mas não menos interessantes e oportunos, que se fazem nas revistas alemãs (que são as que melhor conheço).

                                      Exemplos meramente indicativos:

                                      - Testar um BMW 320d vs. BMW 520d: valerá a pena a diferença de preços?
                                      - Testar entre 2 carros da mesma marca, um de segmento superior ao outro, mas o superior com motor mais fraco e preço equivalente ao mais pequeno. Exemplo: carrinhas Mercedes C250 CDI vs. Mercedes E220 CDI.
                                      - Testar carros com mecânicas equivalentes, dentro do mesmo grupo automóvel. Exemplo: VW Golf vs. Skoda Octavia vs. Audi A3 vs. Seat Leon, todos com motor 1.6 TDI.
                                      - Comparar 2 exemplares da mesma gama, em que temos de um lado a versão de topo em termos de equipamento e do outro lado uma versão mais simples, mas em que se escolhem os extras que realmente se desejam e ver qual compensa mais em termos de preço final.

                                      Basta um pouco de imaginação. Com os comparativos que se lêem em Portugal, temos constantemente uma sensação de déjà-vu!
                                      Subscrevo na íntegra.

                                      Sobretudo quanto a comparativos do mesmo modelo em versões diferentes de equipamento.

                                      Eu deverei ser dos poucos em Portugal que preferiria sempre um C Classic a um Avantgarde, pois prefiro o conforto da suspensão standard ao acréscimo de estabilidade da versão mais sporty (os níveis de aderência e o comportamento em geral do Classic já são mais do que suficientes para mim numa condução "empenhada").

                                      Seria interessante ver a comparação entre estas 2 versões no mesmo teste, pelos mesmos jornalistas. Isso permitiria ao leitor ter uma noção mais aproximada das reais diferenças entre as 2 versões e seria sobremaneira útil na escolha de carro, pois, em muitos casos, os stands só têm disponível para test drive as versões de equipamento mais elevado (no caso da MB, a Avantgarde).

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                        Mais do que sugerir que automóveis devem ser comparados, o AutoHoje devia de melhorar e muito a informação que transmite ao leitor.
                                        Discordo por completo. Sobretudo após a renovação de há cerca de 2 anos (acho eu) no layout e na forma de comunicação da versão impressa da revista. Acho que é claramente a líder a nível nacional na qualidade da informação transmitida e na forma personalizada como o faz. Não conheço revistas lá fora que nestes 2 aspectos sejam melhores.

                                        Fogem claramente ao mainstream ao abordarem aspectos práticos dos carros que só nos apercebemos numa utilização quotidiana, não deixando de analisar outros aspectos a que utilizadores comuns dão uso em 2% do tempo em que conduzem (comportamento nos limites, etc..) - info essa também útil para termos melhor noção do que compramos.

                                        A ideia do tópico não é apontar críticas à revista ou ter a presunção de que a vamos melhorar - isso fica para os profissionais que nela trabalham; é um singelo espaço onde, como digo no início, nós, quais treinadores de bancada a ver a nossa equipa jogar, podemos deixar os nossos bitaites.

                                        Se quiserem é uma forma da revista ter um feedback do utilizador comum (free of charge)

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          2 Testes que achei deliciosos foram :

                                          - Feito pelo jornal Auto Sport (!?) um Lisboa-Porto e um Porto-Lisboa feitos à meia-noite o mais rápido que conseguiam num 300ZX e num Sierra Cosworth

                                          - Paris-Nice num 996 GT3 e num 740d também o mais rápido que conseguiram

                                          EM ambos os casos com relato das velocidades e estatisticas de consumos, velocidades, etc.
                                          Isso era de facto fantástico!

                                          Contudo, o "politicamente correcto" hipócrita dos dias de hoje impede isso. Aparecia logo a brigada dos santos a apresentar queixas crime contra os jornalistas...

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                                            #51
                                            Após ver a capa de revista de amanhã, penitencio-me por ter perdido a aposta.

                                            Edição interessante com o comparativo do Evoque. Às vezes pergunto-me se o Evoque não é mais concorrente do Q3 do que do Q5. Nestes novos segmentos as fronteiras não são fáceis de delinear (sobretudo tendo em conta que, até há pouco tempo, o GLK era concorrente do X3 e, fruto do crescimento deste, há quem já diga que é concorrente do X1).

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                                              #52
                                              Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                              Após ver a capa de revista de amanhã, penitencio-me por ter perdido a aposta.

                                              Edição interessante com o comparativo do Evoque. Às vezes pergunto-me se o Evoque não é mais concorrente do Q3 do que do Q5. Nestes novos segmentos as fronteiras não são fáceis de delinear (sobretudo tendo em conta que, até há pouco tempo, o GLK era concorrente do X3 e, fruto do crescimento deste, há quem já diga que é concorrente do X1).
                                              A unica coisa que dá para comparar com um Evoque é outro Evoque de cor diferente...

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                                                #53
                                                Nos modelos testados devia vir a informação relativamente aos decibeis produzidos pelo motor a várias velocidades.

                                                Nos modelos testados deveria vir o valor aproximado da primeira revisão na marca.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Sugestão de teste à consideração da Auto Hoje retirada de outro tópico, usurpando ideia do Topspeed.

                                                  Audi A4 TDIe 163cv.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                                    Concordo com isto! Numa revista de amantes de automóveis faz falta! Pegar por exemplo num VW Corrado que custava na altura 5500contos e comparar com um desportivo dos dias de hoje que custa à volta de 27500€.

                                                    Outra coisa que gostava mesmo de ver era a Revista + uma casa de alterações pegarem todas as semanas em carros diferentes e alterarem vários componentes e verificar quais as suas vantagens/desvantagens. Por exemplo, pegar num A3 e na primeira semana alterar suspensões. Testar várias marcas e várias alturas diferentes - Analisar em situações diferentes (pista, cidade, montanha,etc.) e dar veredicto. Na semana seguinte alterar sistema de travagem, ou só apenas pastilhas ou até colocar óleo de competição e analisar. Depois, testar Admissões, filtros variados, escapes,etc.

                                                    Isso seria de valor

                                                    Na altura o corrado g60-o base era de 8.615.112$00

                                                    Por falar nesses comparativos houve quem empresta-se um para ensaios, limpinho, deposito cheiinho e esmifraram-no bem, e no fim entregaram-no bem sujinho e deposito cheio de ar...mas foi bom porque saiu numa revista

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Mais uma proposta de teste que deixo à consideração da Autohoje.

                                                      BMW 330d face a MB 350 CDI e Audi A4 3.0 TDI - tal como fez a Auto Motor und Sport: BMW 3er Touring, Audi A4 Avant, C-Klasse T: Kombis im Test - AUTO MOTOR UND SPORT

                                                      Imagino que possa ser difícil ter os 3 disponíveis nas respectivas marcas, mas seria sem dúvida interessante ter comparativos deste segmento nas motorizações de 6 cilindros.

                                                      Para quando um comparativo da F31 com a concorrência?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                                        Mais uma proposta de teste que deixo à consideração da Autohoje.

                                                        BMW 330d face a MB 350 CDI e Audi A4 3.0 TDI - tal como fez a Auto Motor und Sport: BMW 3er Touring, Audi A4 Avant, C-Klasse T: Kombis im Test - AUTO MOTOR UND SPORT

                                                        Imagino que possa ser difícil ter os 3 disponíveis nas respectivas marcas, mas seria sem dúvida interessante ter comparativos deste segmento nas motorizações de 6 cilindros.

                                                        Para quando um comparativo da F31 com a concorrência?
                                                        Além de ser difícil ter esses carros, para não dizer impossível, são versões com vendas muito residuais no nosso país.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post

                                                          - Feito pelo jornal Auto Sport (!?) um Lisboa-Porto e um Porto-Lisboa feitos à meia-noite o mais rápido que conseguiam num 300ZX e num Sierra Cosworth
                                                          Acho que foi o artigo mais fantástico e mais mediático de sempre da imprensa automóvel

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            Além de ser difícil ter esses carros, para não dizer impossível, são versões com vendas muito residuais no nosso país.
                                                            Não obstante essa (grande) dificuldade logística e pese embora as vendas sejam residuais, acho que era um óptimo comparativo, não tanto na lógica de "suporte" à compra de potenciais interessados, mas mais de "sonho" da generalidade dos leitores.

                                                            Acho que a revista deve cumprir essa dupla função: ter comparativos de carros de "grande" consumo e ter comparativos de carros de "sonho" dos admiradores dos automóveis.

                                                            E tentar arranjar um desses carros num concessionário Espanhol fronteiriço, via concessão Portuguesa da respectiva marca?

                                                            Outro interessante (e mais exequível) seria comparar, frente a frente, a F31 20d auto com a F31 30d auto e tentar fazer um juízo (necessariamente pessoal) acerca da racionalidade da diferença de preço.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Ainda hoje vi numa revista Auto Hoje na secção "Há 20 anos atrás" os "Supercomparativos" que eram feitos na altura, lembro-me que se referiam à chegada do Nissan Micra ao mercado nacional (na altura claro) e no comparativo, os "concorrentes" eram Renault Clio, Fiat Uno, Toyota Starlet, Ford Fiesta, Peugeot 106, Citroen AX, Opel Corsa (não sei se me falta mais algum).
                                                              Gostava que agora com a chegada do novo Clio pudessem realizar um novo "supercomparativo", mas é só uma sugestão minha

                                                              Comentário

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