Originalmente Colocado por Drifter
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É que a "traseira a ganhar vida" eu vejo em todo o tipo de carros, aliás, tenho uma AE a 3min de casa onde passo todos os dias e é mais uma onde para se poupar em terrenos se fez uma bela porcaria em termos de traçado, com curvas com o "relevé" a cuspir para fora da curva e coisas assim. Resumindo, com piso molhado é raro passar lá e não estar um carro batido e adivinha: 80% dos acidentes que lá vejo acabam com os carros virados contra-mão e encostados ao separador central. Ou então com a frente lá metida. Depois ainda há os que vão bater no muro da direita mas quase sempre depois de baterem no separador central primeiro. E arrisco a dizer que tem tantos clientes fwd como rwd.
Portanto, ali todo o tipo de carros fogem de traseira fruto da estrada medíocre (que está muito bem sinalizada, ao menos isso) mas acima de tudo fruto da indiferença das pessoas relativamente às condições meteorológicas e presumo eu, a movimentos bruscos do volante a meio da curva.
Por outro lado, já tive a oportunidade de testar ou um 120d ou um 123d em duas situações distintas: travagem a fundo num "cotovelo" a cerca de 80 Km/h com o piso totalmente molhado; experimentar acelerar a fundo à saída de outro cotovelo também com o piso molhado, neste caso com e sem ajudas electrónicas.
Posso dizer que fiquei boquiaberto com o que fiz no caso da travagem em piso molhado, só de pensar como eram as coisas há 20 anos atrás. Pré-história.
E o que concluo sem grandes dúvidas é:
- É um carro muito mais seguro do que qualquer FWD sem as respectivas ajudas mas é que nem se compara uma coisa com a outra;
- Quando um S1 fugir de traseira em condução normal já a maioria dos seus equivalentes FWD estavam na mesma situação;
- Duvido que hoje em dia e em carros onde se aposta forte na segurança, os RWD sejam mais susceptíveis a acidentes devido ao layout da transmissão.
Comigo e pegando neste caso, isso do RWD não pega. Conduzir um S1 não é bem a mesma coisa do que conduzir um e30...
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