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Os carros são feitos para durarem quanto ? (artigo especialista pg 6)

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    #31
    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
    A verdade é que os padrões de consumo mudaram, um carro já não se quer para a vida e nenhuma fábrica poderia ser competitiva a fabricar carros como antigamente.

    Eles eram duráveis porque eram feitos para durar mas isso tem custos. Ao fim de uns milhões de unidades vendidas, a diferença de custo entre um carro pensado para durar e outro pensado para "durar" é abismal.
    Os carros não eram feitos de propósito para durar, no entanto, devido à sua simplicidade as avarias que surgiam (e não eram poucas) eram facilmente consertadas. Isto, lá está, não era propositado, era algo inerente aos carros daquela época.

    Nos últimos tempos tem havido um grande investimento na durabilidade da "carcaça" (tratamentos anti corrosão, melhores sistemas de pintura, melhores tintas, etc), coisa que antigamente também não havia.

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      #32
      Hoje em dia os carros são muito mais estandardizados do que os de outrora.

      Antigamente a diferença de qualidade num carro fiável e boa marca para outro pouco fiável era imensa, hoje é bem menor.
      Os actuais fazem também muito mais kms, um carro banal dos anos 70 com 100 mil kms estava já cheio de folgas na direcção, caixa, etc. Era um carro velho, hoje não. Bastava subir um passeio e desalinhavam, eram muito mais frágeis a todos os níveis.

      Não podemos é pois claro tomar o exemplo dos Mercedes como se antigamente fossem todos assim porque não eram, um MB dos tempos dourados fazia os carros do seu tempo parecerem uma sucata.

      Quanto às marcas conceberem os carros a pensar num limite de kms, ou colocarem um prazo de validade nos componentes, quero imaginar que isto não acontece. Um carro não é propriamente um electrodoméstico, prefiro pensar que as marcas fazem o melhor que podem, até porque o sucesso a longo prazo está intimamente relacionado com a fiabilidade dos modelos ao longo do tempo.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        Os carros não eram feitos de propósito para durar, no entanto, devido à sua simplicidade as avarias que surgiam (e não eram poucas) eram facilmente consertadas. Isto, lá está, não era propositado, era algo inerente aos carros daquela época.
        Desculpa, se estamos a falar das marcas que referi (Toyota, Honda, Datsun/Nissan, Ford, etc) os carros eram feitos para durar e acho que quanto a isto não há dúvidas, aliás, a fiabilidade que se atribui aos carros japoneses não é por acaso, a bandeira deles era precisamente a resistência dos seus produtos.

        E conheço quem tenha tido carros de todas as marcas que referi e não sei que avarias são essas que falas. Não eram poucas??

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          #34
          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
          Fazem. Mas a durabilidade não se vê só nos Kms. Repara que é frequente verem-se Toyotas, Fords, Nissans, Hondas, Mercedes, etc com 30 e 40 anos e não é só o motor que dura mas o conjunto no seu todo.

          Tenho um vizinho que é feirante e tem um furgão Isuzu de 80's que quase todos os dias sai carregado até a traseira fica "assapada". A minha rua tem uma inclinação considerável e não é que ele sobe a rua em 1ª velocidade, com o motor em esforço e não sai um bocado de fumo que seja? Sempre que o vejo fico espantado e pergunto-me como é que ao fim de tantos anos aquele carro continua a servir como no dia em que foi comprado.

          Além disso tenho ideia que hoje em dia os carros necessitam de mais manutenção. Aqui em casa mora uma Passat TDI que já vai em 400 000 Km e o único percalço sério que teve foi por má intervenção do mecânico, adiante.. Fora isso nunca houve nenhum problema grave, tem-se revelado fiável. O turbo é o de origem, mudou a embraiagem aos 310 000 Km, discos de travão também por essa altura (já me chamaram mentiroso aqui no fórum à custa disto) e os de trás são os de fábrica, etc, etc.

          Agora... Mafs? Já levou 4 pelo menos, kit de braços de suspensão também vai em 3 ou 4, levou uma ventoinha do radiador porque o sistema de embraiagem desfez-se, motor do tecto de abrir ainda em nova e recentemente o módulo do ABS.

          Conheço quem tenha carros antigos, eu incluído e isto é impensável. Seja pela força dos Kms seja pela força dos anos, é só meter combustível, revisões e está pronto.

          ---------------------------------------------------------------------------------

          Não é só nos automóveis que as coisas estão menos duráveis. Tive em casa um aspirador que durou +-23 anos e a máquina de lavar roupa quase 26 anos (prenda de casamento). O aspirador que veio substituir o outro durou 3 anos. Mas opiniões destas ouço muitas vezes, não é coincidência.
          E com o motor frio de certeza. Também conheço exemplos desses de Transits e Toyotas carregadas de km e sempre a levar lenha e lá andam elas.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
            E com o motor frio de certeza. Também conheço exemplos desses de Transits e Toyotas carregadas de km e sempre a levar lenha e lá andam elas.
            Toyota Dyna cá de casa, 16 anos e 280.000 Km de uma vida durinha e ainda pronta para as curvas...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Request Ver Post
              Toyota Dyna cá de casa, 16 anos e 280.000 Km de uma vida durinha e ainda pronta para as curvas...
              Um dos meus vizinhos tem uma, dura há uma eternidade, e até dá para ligar com uma chave de outro carro

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                #37
                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                Hoje em dia os carros são muito mais estandardizados do que os de outrora.

                Antigamente a diferença de qualidade num carro fiável e boa marca para outro pouco fiável era imensa, hoje é bem menor.
                Os actuais fazem também muito mais kms, um carro banal dos anos 70 com 100 mil kms estava já cheio de folgas na direcção, caixa, etc. Era um carro velho, hoje não. Bastava subir um passeio e desalinhavam, eram muito mais frágeis a todos os níveis.

                Não podemos é pois claro tomar o exemplo dos Mercedes como se antigamente fossem todos assim porque não eram, um MB dos tempos dourados fazia os carros do seu tempo parecerem uma sucata.

                Quanto às marcas conceberem os carros a pensar num limite de kms, ou colocarem um prazo de validade nos componentes, quero imaginar que isto não acontece. Um carro não é propriamente um electrodoméstico, prefiro pensar que as marcas fazem o melhor que podem, até porque o sucesso a longo prazo está intimamente relacionado com a fiabilidade dos modelos ao longo do tempo.

                Os automóveis assim como outras coisas têm obsolescência programada logo a começar pelo facto que desde inicio eles sabem perfeitamente os erros e as coisas que podem ser melhoradas num futuro facelift ou mesmo no futuro modelo.

                Também não existe o antigamente ou o atualmente porque a evolução foi faseada e normalmente as tecnologias andam ao dispor de todos, a grande diferença está nos compromissos e nas escolhas de investimentos.
                Uma coisa é certa e comum a todos, os patamares tecnológicos eram visíveis em todos os construtores ao longo dos anos porque normalmente existe uma tendência para andarem numa média e dentro dessa média existe espaço para uns avançarem mais numa área e outros noutra mas existe um certo padrão principalmente nos que são geograficamente próximos.

                O automóvel hoje em dia é bastante mais evoluído e bastante mais resistente do ponto de vista mecânico/estrutural e isso tem implicações nos desgastes estruturais e no desgaste dos interiores também o que dá a tal noção de novo durante mais tempo e mais kms. O que sucede é que hoje os automóveis têm muitos mais componentes quer seja para filtrar ruídos, vibrações ou mesmo tecnologias no campo da eletrónica que aumentam a segurança e o conforto.

                Hoje um automóvel chega a ter 10x a rigidez estrutural em relação ao modelo que tinha o mesmo papel à 30 anos atrás. Até em relação a modelos dos anos 90 chegam a ter o dobro.

                Isto é transversal a toda a industria, obviamente que apenas estamos a falar das durabilidades médias porque se alguns se focavam mais na questão da durabilidade outros focavam-se mais nas "performances" e nas novidades tecnológicas. Se a intenção é um carro durar 20 anos obviamente que há soluções mais adequadas para atingir essas metas mas perante um mercado onde o automóvel normalmente não durava tanto era óbvio que muitos não se preocupavam tanto com isso e poupavam muitos recursos nisso que podiam ser direcionados para performance ou para novas soluções.

                Depois também convém ter em atenção o tipo de uso e o tipo de trato padrão que certos segmentos de automóvel sofrem e outros não por questões económicas ou de prestigio.
                Normalmente carro mais pequenos ou mais baratos são mais abusados e isto é esquecido porque muitas vezes mostram padrões de durabilidade bastante bons para os tratos que sofrem por comparação a modelos caros normalmente estimados e mimados.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                  Um dos meus vizinhos tem uma, dura há uma eternidade, e até dá para ligar com uma chave de outro carro
                  Tive uma Hiace que volta e meia andava a procura da chave para desligar o carro, caia da ignição.

                  Comentário


                    #39
                    " Os Bentley são feitos para durar uma vida inteira, no entanto os seus donos trocam de modelo anualmente "

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                      Tive uma Hiace que volta e meia andava a procura da chave para desligar o carro, caia da ignição.
                      E continuava ligado ? Máquina de guerra!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                        E continuava ligado ? Máquina de guerra!
                        conheci um range rover do início de 90's assim

                        Comentário


                          #42
                          Curiosamente no sitio onde trabalho havia uma hiace com apenas 10 anos e uns 60 mil km e só dava chatisses.

                          Tratei de a vender e substituí-a por um Opel Combo com o motor 1.25 da fiat com 70 cv que tem sido bonzinho até ver.

                          Isto mais para dizer que até as regras têm excepções.

                          Já as mencionadas transit também são verdadeiros tanques.

                          De qualquer forma e apesar das excepções, há uma altura que até do ponto de vista económico pode não fazer sentido continuar a gastar dinheiro com um carro, porque o seu valor já não o justifica.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Request Ver Post
                            Toyota Dyna cá de casa, 16 anos e 280.000 Km de uma vida durinha e ainda pronta para as curvas...
                            Andei com uma durante um dia devido a mudanças de casa, e aquilo era uma máquina autêntica.. Burro de carga que levou imensa mercadoria, tinha muita força e potência nenhuma.. já para não falar que, apesar da idade se "mantinha de pé" e pegava à primeira

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                              Desculpa, se estamos a falar das marcas que referi (Toyota, Honda, Datsun/Nissan, Ford, etc) os carros eram feitos para durar e acho que quanto a isto não há dúvidas, aliás, a fiabilidade que se atribui aos carros japoneses não é por acaso, a bandeira deles era precisamente a resistência dos seus produtos.

                              E conheço quem tenha tido carros de todas as marcas que referi e não sei que avarias são essas que falas. Não eram poucas??
                              Claro que os carros antigos avariavam. Compra um carro antigo (< 1990) em 2ª mão por catálogo e depois vê se não precisa de ser arranjado.

                              Comentário


                                #45
                                Isso das chaves das hiaces não era defeito, era feitio.

                                também conheci uma que tirava a chave da ignição para ir abrir a mala, sempre com o motor a trabalhar...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                  Andei com uma durante um dia devido a mudanças de casa, e aquilo era uma máquina autêntica.. Burro de carga que levou imensa mercadoria, tinha muita força e potência nenhuma.. já para não falar que, apesar da idade se "mantinha de pé" e pegava à primeira
                                  Possivelmente a melhor definição que já vi para aquele carro...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Houve uma altura em que se construíam automóveis, hoje constroem-se electrodomésticos com validade e não só...

                                    Com isto da globalização e aumento do consumo leva a que as marcas aumentem as produções, gastem cada vez mais recursos energéticos e materiais para o fabrico dos automóveis...

                                    Um dia fabrica-se o carro, compra-se o carro, usa-se o carro e manda-se reciclar o carro ao fim de 5 anos, é a realidade ...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Comercialmente, são feitos para durar aproximadamente 6 anos, que é em média o tempo que uma marca lança um novo modelo.

                                      Mecanicamente, muito acima do que o consumidor quer ficar com ele, basta ver que em alguns países a barreira dos 100 mil km, noutros a barreira é de 100 mil milhas, ora um Astra vendido na Inglaterra ganha logo 60 mil km de fiabilidade.

                                      Comentário


                                        #49
                                        v7, quanto ganhas por cada tópico criado?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                          v7, quanto ganhas por cada tópico criado?
                                          É graças a pessoas como ele, que o Fórum vai tendo tópicos "frescos" que costumam levar a discussões interessantes.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Mas qual é a lógica da questão?

                                            É óbvio que um carro dura dependendo de como for tratado e se o dono tiver disponibilidade de substituir as peças de longa duração.

                                            O meu carro tem quase 210k km e fará outros tantos iguais se tiver disponibilidade para tal, senão despacho-o e digo para mim mesmo que o tempo de vida útil dele já acabou.

                                            Tanto se pode dizer que o carro já passou à história como ainda tem muita vida pela frente...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                              Mas qual é a lógica da questão?

                                              É óbvio que um carro dura dependendo de como for tratado e se o dono tiver disponibilidade de substituir as peças de longa duração.

                                              O meu carro tem quase 210k km e fará outros tantos iguais se tiver disponibilidade para tal, senão despacho-o e digo para mim mesmo que o tempo de vida útil dele já acabou.

                                              Tanto se pode dizer que o carro já passou à história como ainda tem muita vida pela frente...
                                              Aparentemente tem toda a lógica, pois têm estado a aderir ao tópico.

                                              Estás a ver como até acabaste por dar o teu contributo.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                                Os automóveis assim como outras coisas têm obsolescência programada logo a começar pelo facto que desde inicio eles sabem perfeitamente os erros e as coisas que podem ser melhoradas num futuro facelift ou mesmo no futuro modelo.

                                                Também não existe o antigamente ou o atualmente porque a evolução foi faseada e normalmente as tecnologias andam ao dispor de todos, a grande diferença está nos compromissos e nas escolhas de investimentos.
                                                Uma coisa é certa e comum a todos, os patamares tecnológicos eram visíveis em todos os construtores ao longo dos anos porque normalmente existe uma tendência para andarem numa média e dentro dessa média existe espaço para uns avançarem mais numa área e outros noutra mas existe um certo padrão principalmente nos que são geograficamente próximos.

                                                O automóvel hoje em dia é bastante mais evoluído e bastante mais resistente do ponto de vista mecânico/estrutural e isso tem implicações nos desgastes estruturais e no desgaste dos interiores também o que dá a tal noção de novo durante mais tempo e mais kms. O que sucede é que hoje os automóveis têm muitos mais componentes quer seja para filtrar ruídos, vibrações ou mesmo tecnologias no campo da eletrónica que aumentam a segurança e o conforto.

                                                Hoje um automóvel chega a ter 10x a rigidez estrutural em relação ao modelo que tinha o mesmo papel à 30 anos atrás. Até em relação a modelos dos anos 90 chegam a ter o dobro.

                                                Isto é transversal a toda a industria, obviamente que apenas estamos a falar das durabilidades médias porque se alguns se focavam mais na questão da durabilidade outros focavam-se mais nas "performances" e nas novidades tecnológicas. Se a intenção é um carro durar 20 anos obviamente que há soluções mais adequadas para atingir essas metas mas perante um mercado onde o automóvel normalmente não durava tanto era óbvio que muitos não se preocupavam tanto com isso e poupavam muitos recursos nisso que podiam ser direcionados para performance ou para novas soluções.

                                                Depois também convém ter em atenção o tipo de uso e o tipo de trato padrão que certos segmentos de automóvel sofrem e outros não por questões económicas ou de prestigio.
                                                Normalmente carro mais pequenos ou mais baratos são mais abusados e isto é esquecido porque muitas vezes mostram padrões de durabilidade bastante bons para os tratos que sofrem por comparação a modelos caros normalmente estimados e mimados.
                                                Não é que saibam sempre os erros e os deixem lá para futuramente fazerem um facelift. Até porque muitas vezes o facelift passa ao lado dos aspectos mais criticados.
                                                Eu acredito que ao conceber um carro a marca tente fazê-lo o mais perfeito possível com os recursos disponíveis e que se não o fizer estará a subestimar o mercado e a concorrência. Não digo que não ocorra mas não deverá ser o usual, lembro-me por exemplo da questão da segurança passiva e do aparecimento do icónico Tucker Torpedo. Os grandes de Detroit dispunham da tecnologia para tornar o carros mais seguros mas por razões menos nobres não aplicavam essas evoluções nos modelos de forma vender as novidades aos poucos, a cada novo modelo. Isto acontecia porque o mercado era muito mais monopolizado. A obsolescência programada tenderá a tornar-se obsoleta por si mesmo à medida que o tempo passa e os carros ficam globalmente melhores.
                                                Editado pela última vez por FernandoAc; 01 October 2012, 23:02.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Um carro dura até ir para a sucata

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Apesar do que se vai lendo por aqui, tenho ideia que os carros actualmente fazem muito mais km que há uns 20 ou 30 anos.

                                                    é normal, estás a te esquecer de uma dos problemas mais graves que os carros dos anos 70 e 80 tinham e mesmo dos anos 90: a carroçaria e a chapa, incluindo por vezes chassis.
                                                    o material de que eram feitos, não tinham nem a resistência dos materiais actuais nem a protecção contra os agentes corrosivos.
                                                    em vários casos acabava primeiro o carro do que o motor.

                                                    hoje em dia as carroçarias aguentam muito mais, mesmo ao nível de pequenos toques.
                                                    por outro lado o aumento das vias de comunicação e a velocidade com que se viaja aumentou em muito os kms medios que cada veículo efectua.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Acho que são feitos para durar muito mais do que na realidade os usamos, um bocado como a maior parte das coisas, sapatos roupa etc, são substituídos porque podemos comprar outro.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Eu penso que antigamente duravam mais tempo que agora a nivel mecânico, porque têm maior tecnologia passível de avariar:
                                                        Nenhum 220CDI durará tanto tempo imune a problemas como um 2.5D
                                                        Da mesma forma, um 1.2 TSI estará mais propicio a problemas que um 1.4i de "boa raça".

                                                        É a evolução, actualmente os motores são mais eficientes, económicos, ecológicos e andam melhor, mas para conseguirem isso foi introduzida nova electrónica e nova tecnologia que não existia nos motores antigos e por isso está mais vulnerável a falhar.

                                                        Quanto ao mais fiável, se forem atmosféricos o diesel será mais fiável porque está sujeito a menor desgaste (rotação) e produz menos potencia especifica, se o diesel for turbo o motor a gasolina atmosférico será mais fiável, só não é se não for bom já de fábrica.

                                                        Tudo o que andar só com o ar da admissão é mais fiável, para além dos componentes internos estarem sujeitos a menor desgaste, mesmo que sejam concebidos para ser sobrealimentado o turbo é sempre menos um componente passível de avariar.
                                                        Editado pela última vez por RicardoAndre; 01 October 2012, 23:36.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post

                                                          hoje em dia as carroçarias aguentam muito mais, mesmo ao nível de pequenos toques.
                                                          por outro lado o aumento das vias de comunicação e a velocidade com que se viaja aumentou em muito os kms medios que cada veículo efectua.
                                                          Os carros hoje fazem mais Kms mas são Kms muito melhores que antigamente.

                                                          Não esquecer que há 25 anos atrás Porto - Lisboa só pela Nacional, a maioria das nacionais eram em paralelo e as municipais eram em terra muitas vezes. Então no interior do país era certinho.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                                            Aparentemente tem toda a lógica, pois têm estado a aderir ao tópico.

                                                            Estás a ver como até acabaste por dar o teu contributo.
                                                            O que eu quero dizer é que tanto pode aparecer uma pessoa a dizer que o carro é feito para durar 100k km, outro aparece a dizer que dura 150k km, outro 200k km, outro 250k km e por aí adiante...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                                              O que eu quero dizer é que tanto pode aparecer uma pessoa a dizer que o carro é feito para durar 100k km, outro aparece a dizer que dura 150k km, outro 200k km, outro 250k km e por aí adiante...
                                                              E depois?

                                                              É a opinião de cada um.

                                                              Desde que seja bem fundamentada, deve ser a ter em conta.

                                                              Comentário

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