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    #91
    A questão do Diesel nao é poluir mais ou menos, mas pelo facto das partículas de NOx serem muito pequenas, nao filtradas nas vias respiratórias e daí serem muito prejudiciais e propicias a doenças respiratórias . Como alguém disse em Tom de gozo, se calhar nos Parques fechados deveria ser proibido o Diesel ou gasolina, face ao GPL , no entanto não faz sentido, pois os Parques têm sistemas de ventilação para estes gazes, no entanto o problema é que muitas vezes sente-se o monoxido de carbono no ar.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
      Não sei com que espirito leste o meu post para classificar o futuro do diesel como de "tendência descendente catastrófica".
      Eu o que escrevi foi:
      "o pico da % de vendas de Diesel já aconteceu, depois de anos sempre a subir; e agora a curva inverteu e vão descendo ano a ano.
      Na Alemanha já estavam 50/50 e na Europa em geral já se vendem mais Otto do que Diesel."


      Ou seja, eu não estou a dizer que para o próximo mês ou ano não vai haver diesel, falo é de descer ano a ano, tal como subiu.
      Repara que são já "30 anos" de Diesel a implementar-se na Europa chegando a superar Otto.

      De resto estava a tecer considerações a médio e longo prazo, não imediatistas.

      Se queres números (anos), em 10 anos já vais notar uma boa diminuição da % Diesel e em 20 anos a coisa já deve andar pelos 20/80, altura em que julgo já serão penalizados em termos de leis.
      Exemplo: não poderem circular em núcleos de cidades.

      Em 30 anos é que os ligeiros Diesel já devem ser residuais.
      Eu não arriscaria a ser tão concreto nestas previsões de quotas de mercado porque nem os estudiosos o são...

      Gostei de pegar no teu post porque parece em tudo muito lógico mas falta o exercício de contraditório que tentei fazer com alguns exemplos muito claros...

      1- A questão dos investimentos recentes em refinarias que eram deficitárias na produção de gasóleo;
      2- A confirmação recente e cada vez mais veloz das reservas durante muito tempo dadas apenas como prováveis de hidrocarbonetos - Brasil, Moçambique, Venezuela, shale gas nos USA, etc...;
      3- O Custo do combustível gasóleo
      4- O aparecimento de hibridos diesel vs hibrido gasolina
      5- A maior penetração da electricidade, hidrogénio?, LNG, etc...

      O que praticamente todos os estudiosos asseguram é que no futuro observar-se-á a um verdadeiro mix energético. Mas o custo será sempre o factor incontornável, infelizmente muito mais que o ambiente.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
        Não é um produto mais pesado e menos refinado?

        Não disse que não era mais solução ambiental do que as convencionais. Disse que não era perfeita. Falo da origem da produção de electricidade e obviamente do destino final das baterias.
        No processo de refinação podes puxar mais para o gasoleo ou para a gasolina, só pelo simples facto de precisares de menos temperatura para teres na coluna de destilação a gasolina torna-a muito mais barata de refinar.



        Estás a colocar a origem da eletricidade na equação dos combustiveis fosseis, também? Desde a exploração até às bombas? Ou achas que o gasoleo e a gasolina nasce nas bombas?
        A eletricidade pode ser a solução ambiental perfeita, desde que feita como deve ser, podes ter essa energia com emissões zero, a questão das baterias sejam de lítio ou outro elemento qualquer tem em termos de poluição um valor muito baixo desde que as nanotecnologias tomaram conta dos processos de fabrico, são 100% recicláveis, um veículo eletrico tem muito menos peças do que um veiculo com motor CI, ele é com cada argumento...
        Ficheiros anexados
        Editado pela última vez por Afcivic; 08 October 2012, 17:38.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Volto a dizer : se tens essa paranoia com carros a gasole, tambem tens que ter com carros a gasolina, além de carros com mais de 20 anos, etc etc.

          Como já te foi explicado noutro post acima, tanto um como outro é perigoso para a saude, mas se acabasses com 1, tambem tinhas que acabar com outro.
          Claro que não, o indice de perigosidade dos dois é completamente diferente, não sou eu que o digo, é a OMS, não é um pasquim qualquer.
          E a ideia não é acabar com o gasoleo, talvez esteja em tirà-lo do centro das cidades, isso consegue-se facilmente deixando de ser o combustivel mais patrocinado pela maioria dos governos europeus. Talvez o devessem patrocinar como combustivel de trabalho.
          Editado pela última vez por Afcivic; 08 October 2012, 18:40.

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            #95
            Originalmente Colocado por callinas Ver Post
            A questão do Diesel nao é poluir mais ou menos, mas pelo facto das partículas de NOx serem muito pequenas, nao filtradas nas vias respiratórias e daí serem muito prejudiciais e propicias a doenças respiratórias . Como alguém disse em Tom de gozo, se calhar nos Parques fechados deveria ser proibido o Diesel ou gasolina, face ao GPL , no entanto não faz sentido, pois os Parques têm sistemas de ventilação para estes gazes, no entanto o problema é que muitas vezes sente-se o monoxido de carbono no ar.
            Podes cheirar qualquer coisa no ar, mas o monóxido de carbono não é de certeza.

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              #96
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              Nao é bem assim... para quem anda de mota (as minhas experiencias a andar de mota nao sao muito grandes) é um bocado pior ir atras de um carro a Diesel em aceleraçao que um Otto em aceleraçao. Isso dos 20 anos... um Diesel com 20 anos é bem pior que um Otto com 20 anos, logo para o ambiente, para que anda de mota etc prefere um Otto a um Diesel com 20 anos.

              Todos os dias de manha, atravesso uma avenida que como é logico, esta com transito parado, e sinto bem mais o cheiro a Diesel mesmo com carros recentes e alguns com FAP que nos Otto por exemplo.

              Os parques, é completamente utopico sim, a maioria dos carros num Colombo sao Diesel, esses carros estacionados na rua era o completo caos, e quem fala em Colombo fala de outros centros, mas os sistema de ar nao fazem milagres e para a saude nao era nada mau pensado, ate porque a constante saida e entrada de carros, carros a serem postos a trabalhar ja frios é imensa, mesmo 5 minutos que esteja la em baixo, vale 1 semana no Marques.
              Essa dos 5 min em baixo e 1 semana no marquês...tem que se lhe diga. Bem mas as pessoas estão muito menos tempo nos parques do que numa avenida ou numa rua da cidade, daí talvez os parques não serem tão maus talvez.

              Quanto aos carros de ha 20 anos, os de carburador acho que deitavam mais cheiro que os diesel da época....já que os gasolina hoje não cheiram a nada e os diesel de hoje continuam a deitar fedor.

              Comentário


                #97
                Eu sou de outra opinião, pois numa avenida os carros até podem ir no regime ideial do motor, num parque isso é completamente impossivel.
                Dizer que só trabalham poucos minutos não tem lógica vendo o panorama completo, pois se uns se desligam, outros ligam-se e nessa fase (motor frio) ainda é pior em termos de emissões, alem de que com uma ventilação que está projetada para retirar gases não é assim tão eficaz na remoção de particulas mais pesadas do ar, isso é notório nos parques pelo cheiro que por lá se vai mantendo.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                  A questão do Diesel nao é poluir mais ou menos, mas pelo facto das partículas de NOx serem muito pequenas, nao filtradas nas vias respiratórias e daí serem muito prejudiciais e propicias a doenças respiratórias . Como alguém disse em Tom de gozo, se calhar nos Parques fechados deveria ser proibido o Diesel ou gasolina, face ao GPL , no entanto não faz sentido, pois os Parques têm sistemas de ventilação para estes gazes, no entanto o problema é que muitas vezes sente-se o monoxido de carbono no ar.
                  Quais particulas de NOx? o Nox é igual seja diesel ou otto, as particulas são outras, particulas essas não produzidas num Otto!

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                    Eu sou de outra opinião, pois numa avenida os carros até podem ir no regime ideial do motor, num parque isso é completamente impossivel.
                    Dizer que só trabalham poucos minutos não tem lógica vendo o panorama completo, pois se uns se desligam, outros ligam-se e nessa fase (motor frio) ainda é pior em termos de emissões, alem de que com uma ventilação que está projetada para retirar gases não é assim tão eficaz na remoção de particulas mais pesadas do ar, isso é notório nos parques pelo cheiro que por lá se vai mantendo.
                    Pois, é verdade, mas por outro lado as pessoas não estão nos parques mais do que 2 ou 3 min no maximo, ao contrário de uma qualquer rua da cidade. ( editado : repeti-me )

                    Mas aquela dica que tu deste do gasole profissional e etc, era muito bom, mas vontade politica não há, infelizmente.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                      No processo de refinação podes puxar mais para o gasoleo ou para a gasolina, só pelo simples facto de precisares de menos temperatura para teres na coluna de destilação a gasolina torna-a muito mais barata de refinar.
                      Errr, não... Quanto se destila crude, não se deixa o processo "a meio", i.e., só se destila até às gasolinas e depois pára. A destilação é completa, pelo que o custo é, de certa forma, igual (na realidade e a nível de destilação não, devido a fracções diferentes do gasóleo e dos "blends" para as gasolinas, bem como a diferentes densidades e por aí fora).

                      Em termos de complexidade de produção, a produção de gasolina é muito superior (a gasolina é um "blend" de diversos "streams" que saem da coluna de destilação, que ainda vão "sofrer" outros processos), apesar de, após se retirarem custos de investimento, o custo operacional fica bastante diluído.

                      O grande problema do gasóleo são, na realidade, dois: primeiro, o "diesel" tem de, por lei, ter um baixo teor de enxofre e o custo de dessulfurização para os níveis exigidos por lei é significativo; depois, o diesel "compete" com o gasóleo de aquecimento no inverno (são basicamente iguais, apesar dos níveis de enxofre no segundo serem maiores) e com os fuelóleos das centrais térmicas (principalmente em sítios sem gás natural, como China, India, etc...). Ou seja, o preço de mercado do refinado está inflacionado face à gasolina.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por cfduarte Ver Post
                        Errr, não... Quanto se destila crude, não se deixa o processo "a meio", i.e., só se destila até às gasolinas e depois pára. A destilação é completa, pelo que o custo é, de certa forma, igual (na realidade e a nível de destilação não, devido a fracções diferentes do gasóleo e dos "blends" para as gasolinas, bem como a diferentes densidades e por aí fora).

                        Em termos de complexidade de produção, a produção de gasolina é muito superior (a gasolina é um "blend" de diversos "streams" que saem da coluna de destilação, que ainda vão "sofrer" outros processos), apesar de, após se retirarem custos de investimento, o custo operacional fica bastante diluído.

                        O grande problema do gasóleo são, na realidade, dois: primeiro, o "diesel" tem de, por lei, ter um baixo teor de enxofre e o custo de dessulfurização para os níveis exigidos por lei é significativo; depois, o diesel "compete" com o gasóleo de aquecimento no inverno (são basicamente iguais, apesar dos níveis de enxofre no segundo serem maiores) e com os fuelóleos das centrais térmicas (principalmente em sítios sem gás natural, como China, India, etc...). Ou seja, o preço de mercado do refinado está inflacionado face à gasolina.

                        Claro que não se deixa o processo a meio, podes é ter o processo a tirar mais gasolina ou gasoleo, em portugal atualmente as refinarias estão a puxar para o lado do gasoleo, mesmo assim o gasoleo fica mais caro do que a gasolina, vê o grafico da galp de 2012.


                        Não vejo onde o custo é superior na gasolina. Vejo cerca de 39% para a gasolina e 47% para o gasoleo, será a galp que não sabe fazer contas? Isto com impostos iguais, para onde ia o preço do gasoleo?
                        Editado pela última vez por Afcivic; 08 October 2012, 20:25.

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                          Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                          Mas qual gozo?
                          Se te sentes gozado tens bom remédio, salta fora.

                          Ninguém está a gozar, nem ninguem entrou a matar.
                          Quando se não tem dúvidas não se começa com "acho que". Ou é ou não é!
                          Isto não é gozo?: "Cheers" ; "terás de viver com isso" (referindo o facto de não usares smiles)

                          Isto não é entrar a matar?: "Errado"

                          Por aquilo que depreendo das tuas palavras é: se não se tem a certeza, simplesmente não se pode postar. Ou se sabe do que se está a falar e dá-se uma opinião, ou não se sabe e abdica-se de todo e qualquer opinanço. Dizer: acho que; penso que; ou não sei se será bem assim, mas..., etc; não é algo que faças ou gostes de ver nos outros. Ok, é a tua opinião, com a qual sou completamente discordante, não fosse isto um fórum onde se debatem ideias. Aliás, o curioso é que se todos tivéssemos as mesmas certezas absolutas, não havia atritos, e infelizmente é em todos os tópicos e em dose múltipla. Mas a questão nem é essa, é apenas a forma como nos dirigimos uns aos outros, respeitando um "código" que devia existir nestes fóruns. Mas a tua solução é o que é: "se me sinto gozado, salto fora". Sem comentários, passaste e continuas a passar, completamente ao lado da questão que levantei.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                            Claro que não se deixa o processo a meio, podes é ter o processo a tirar mais gasolina ou gasoleo, em portugal atualmente as refinarias estão a puxar para o lado do gasoleo, mesmo assim o gasoleo fica mais caro do que a gasolina, vê o grafico da galp de 2012.


                            Não vejo onde o custo é superior na gasolina. Vejo cerca de 39% para a gasolina e 47% para o gasoleo, será a galp que não sabe fazer contas? Isto com impostos iguais, para onde ia o preço do gasoleo?
                            O preço do produto refere-se ao preço de mercado do refinado, não ao preço de refinação. As margens de refinação no diesel são actualmente maiores que na gasolina (i.e. as refinarias ganham mais a fazer diesel do que gasolina). Como eu disse em cima, o diesel tem pressões sobre o preço que não existem na gasolina (e agora vamos entrar no tempo frio no hemisfério norte).

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Olha lá esse macaco é em Gibraltar ?
                              Claro!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                No processo de refinação podes puxar mais para o gasoleo ou para a gasolina, só pelo simples facto de precisares de menos temperatura para teres na coluna de destilação a gasolina torna-a muito mais barata de refinar.



                                Estás a colocar a origem da eletricidade na equação dos combustiveis fosseis, também? Desde a exploração até às bombas? Ou achas que o gasoleo e a gasolina nasce nas bombas?
                                A eletricidade pode ser a solução ambiental perfeita, desde que feita como deve ser, podes ter essa energia com emissões zero, a questão das baterias sejam de lítio ou outro elemento qualquer tem em termos de poluição um valor muito baixo desde que as nanotecnologias tomaram conta dos processos de fabrico, são 100% recicláveis, um veículo eletrico tem muito menos peças do que um veiculo com motor CI, ele é com cada argumento...
                                O gráfico que trazes para aqui é tão fail. Informa-te como são formados os preços que estão nessas barrinhas. Começa por um bom site: Oil Prices - Crude Oil Price Assessments & Benchmarks | Platts


                                Que mais seria se não a origem da energia eléctrica e a produção e reciclagem das baterias quando falo que não uma alternativa ambientalmente perfeita? Sim, emissões zero podes ter mas nunca vais ter pela mesma razão que não a tens hoje. A geotérmica, solar, hidráulica etc têm as suas intermitências e limites, portanto...não há mundo ideal.

                                As baterias é quase uma questão central no ciclo energético dos eléctricos nesta fase e tu vens dizer que é um problema que quase não existe. Ambientalmente o processo é cada vez mais salvaguardado (imagino a que custos!) com a crescente reciclagem de componentes mas haverá sempre uns que não se reciclam (jamais 100%!). Passa-se o mesmo com a bateria dos telemóveis, porém a uma escala 1:10^6 ...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                  Eu não arriscaria a ser tão concreto nestas previsões de quotas de mercado porque nem os estudiosos o são...

                                  Gostei de pegar no teu post porque parece em tudo muito lógico mas falta o exercício de contraditório que tentei fazer com alguns exemplos muito claros...

                                  1- A questão dos investimentos recentes em refinarias que eram deficitárias na produção de gasóleo;
                                  2- A confirmação recente e cada vez mais veloz das reservas durante muito tempo dadas apenas como prováveis de hidrocarbonetos - Brasil, Moçambique, Venezuela, shale gas nos USA, etc...;
                                  3- O Custo do combustível gasóleo
                                  4- O aparecimento de hibridos diesel vs hibrido gasolina
                                  5- A maior penetração da electricidade, hidrogénio?, LNG, etc...

                                  O que praticamente todos os estudiosos asseguram é que no futuro observar-se-á a um verdadeiro mix energético. Mas o custo será sempre o factor incontornável, infelizmente muito mais que o ambiente.
                                  Estou a concretizar uma previsão.
                                  Não uma lei.

                                  Atenção que da % de veículos ligeiros de passageiros Diesel para o consumo de Diesel vai uma certa distancia, pois muitos outros veículos e máquinas gastam gasóleo.

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                                    Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                    O gráfico que trazes para aqui é tão fail. Informa-te como são formados os preços que estão nessas barrinhas. Começa por um bom site: Oil Prices - Crude Oil Price Assessments & Benchmarks | Platts


                                    Que mais seria se não a origem da energia eléctrica e a produção e reciclagem das baterias quando falo que não uma alternativa ambientalmente perfeita? Sim, emissões zero podes ter mas nunca vais ter pela mesma razão que não a tens hoje. A geotérmica, solar, hidráulica etc têm as suas intermitências e limites, portanto...não há mundo ideal.

                                    As baterias é quase uma questão central no ciclo energético dos eléctricos nesta fase e tu vens dizer que é um problema que quase não existe. Ambientalmente o processo é cada vez mais salvaguardado (imagino a que custos!) com a crescente reciclagem de componentes mas haverá sempre uns que não se reciclam (jamais 100%!). Passa-se o mesmo com a bateria dos telemóveis, porém a uma escala 1:10^6 ...
                                    Então achas que em termos ambientais os combustiveis fosseis, são maios perfeitos do que a electricidade e as baterias?
                                    Então e a electricidade gasta na exploração, transporte, refinação, armazenagem e distribuição de combustiveis fosseis, não conta na equação deles? Essas emissões poluentes estão inseridas na poluição gerada pelos combutiveis?
                                    A origem da energia eletrica que coloco no carro pode ser 100% limpa, basta colocar um painel solar em casa e carregá-lo dessa maneira, coisa que não posso é abrir um poço no quintal e procurar por gasoleo ou gasolina.
                                    Em relação às baterias nunca disse que não existia problema, a questão é que se tu tens um carro que muda de baterias em cada 100 000 km's, e com a evolução basta mudares de baterias para umas melhores, não precisas de mudar de carro, pois ele anda a electrões, porque num carro a gasoleo é o combustivel que polui, já num electrico a poluição não vem do combustivel, vem do fabrico, mas parece que o fabrico dos carros a gasoleo ou gasolina não poluem. Se estás tão bem informado, vê lá a poluição que é gerada no fabrico dos fap's e a poluição que eles emitem também ao longo da sua vida.
                                    O problema do pessoal é que para os electricos serem viàveis têm que ter poluição zero, já os a gasoleo até podem ser considerados classe 1 em termos de emissões cancerigenas pela OMS, mas isso não é nada, ...
                                    Quanto aos graficos, continuo na minha, a galp declara essas percentagens para os custos, até pode ser porque deu uma borreira ao Sheik, mas tu não me mostraste ainda nada que prove o contrário, pois já agora gostava de ver esse menor custo para a refinação do gasoleo, é que por mais que procure vai dar sempre a perto destes valores, seja em portugal ou na china.
                                    Editado pela última vez por Afcivic; 09 October 2012, 17:25.

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