boas gostava de saber qual o melhor gasóleo para o meu carro? espero respostas
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Originalmente Colocado por Karma Ver PostTeoricamente os gasóleos caros (premium) são melhores. Se valem a pena, isso já é outra questão.
Uma coisa é dizer que se acha que não vale a pena colocar o premium (seja por que motivo for), outra coisa é dizer que o melhor gasóleo é o mais barato.....mas este tópico não deveria estar dentro do tópico dos combustiveis? É que estamos a discutir o que já lá se discutiu por diversas vezes.
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Originalmente Colocado por cuica Ver PostO melhor gasóleo é o mais barato, tudo o resto são mitos por quem não sabe como o gasóleo é feito nem fez testes comparativos com um mínimo de exactidão científica.
Já agora podes partilhar os teus resultados? Exatidão científica dá sempre gosto ver!
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Originalmente Colocado por andantedodia Ver PostDevo entender que tu fizeste comparativos com um mínimo de exatidão cientifica claro, caso contrário não estarias a contradizer os marketeers da BP, Galp etc e os comentadores do top gear entre muitos outros programas e reportagens.
Já agora podes partilhar os teus resultados? Exatidão científica dá sempre gosto ver!
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Originalmente Colocado por andantedodia Ver PostDevo entender que tu fizeste comparativos com um mínimo de exatidão cientifica claro, caso contrário não estarias a contradizer os engenheiros da BP, Galp etc e os comentadores do top gear entre muitos outros programas e reportagens.
Já agora podes partilhar os teus resultados? Exatidão científica dá sempre gosto ver!
Mais tarde, no decorrer da minha vida profissional, pude verificar in loco como se faz gasóleo pois trabalho no sector e participei na construção de uma das últimas fábricas de gasóleo a ser feita no país.
Além disso pude comprovar a falsidade de outro mito no que diz respeito aos óleos de motor, mais uma vez escolha-se o mais barato (a primeira vez que ouvi isto foi pela boca de um professor que é Director Técnico de uma marca em Portugal: "nos meus carros meto óleo do Jumbo").
Alguns colegas de curso próximos trabalham para marcas de automóveis pelo que me posso considerar informado quanto a problemas nos motores e quanto a garantias devido a problemas variados.
Logo não estou aqui a mandar umas bujardas à sorte, acho que estou minimamente informado...
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Originalmente Colocado por cuica Ver PostNo decorrer do meu percurso académico fiz esses testes e acompanhei os resultados desses comparativos ao longo do tempo em motores em banco (GPL, gasolinas e gasóleos), recriando o mais exactamente as mesmas condições -critério de repetibilidade. Por semestre existiam cerca de 10 trabalhos académicos com 100-150 páginas a diferentes cargas a atestar isso...
Mais tarde, no decorrer da minha vida profissional, pude verificar in loco como se faz gasóleo pois trabalho no sector e participei na construção de uma das últimas fábricas de gasóleo a ser feita no país.
Além disso pude comprovar a falsidade de outro mito no que diz respeito aos óleos de motor, mais uma vez escolha-se o mais barato (a primeira vez que ouvi isto foi pela boca de um professor que é Director Técnico de uma marca em Portugal: "nos meus carros meto óleo do Jumbo").
Alguns colegas de curso próximos trabalham para marcas de automóveis pelo que me posso considerar informado quanto a problemas nos motores e quanto a garantias devido a problemas variados.
Logo não estou aqui a mandar umas bujardas à sorte, acho que estou minimamente informado...
Quanto aos testes acadêmicos não leves a mal mas não passam de testes acadêmicos. O que não falta são demonstrações das diferenças entre os combustíveis e nas descrição dos aditivos presentes e nas suas quantidades.
Uma coisa é se há uma boa relação custo/beneficio outra é se o combustível é melhor.
O que nunca se conseguiu demonstrar é que os combustíveis generalistas fazem qualquer mal à viatura.
Validar que os aditivos presentes nos combustíveis mais caros ajudam à mecânica do motor e injectores é bastante fácil, se essa ajuda faz diferença a longo prazo obviamente que depende de vários factores.
Alinhar no discurso generalista que os combustíveis são todos iguais e que as marcas querem todas enganar e que os inspetores e institutos que comprovam os combustíveis estão todos comprados é um erro, e sinceramente é das caracteristicas dos portugueses que mais me irrita
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Originalmente Colocado por andantedodia Ver PostRelativamente ao óleo não tenho conhecimento.
Quanto aos testes acadêmicos não leves a mal mas não passam de testes acadêmicos. O que não falta são demonstrações das diferenças entre os combustíveis e nas descrição dos aditivos presentes e nas suas quantidades.
Uma coisa é se há uma boa relação custo/beneficio outra é se o combustível é melhor.
O que nunca se conseguiu demonstrar é que os combustíveis generalistas fazem qualquer mal à viatura.
Validar que os aditivos presentes nos combustíveis mais caros ajudam à mecânica do motor e injectores é bastante fácil, se essa ajuda faz diferença a longo prazo obviamente que depende de vários factores.
Alinhar no discurso generalista que os combustíveis são todos iguais e que as marcas querem todas enganar e que os inspetores e institutos que comprovam os combustíveis estão todos comprados é um erro, e sinceramente é das caracteristicas dos portugueses que mais me irrita
Por exemplo, o gasóleo onde estive a fazer a tal fábrica (não é difícil adivinhar onde!) é feito através de um processo ligeiramente diferente do tradicional e tem uma rentabilidade bastante superior ao das colunas de fraccionamento "simples". O crackeamento térmico a vácuo (visbreaker) permite mais 30% de eficiência em relação ao processo "comum" (em PT, no resto do mundo ocidental já é +/- standard).
Daí para a frente o processo é igual, fazem batches de material para expedição onde tens pipelines de produto acabado e se misturam os diferentes aditivos conforme o tanque onde se vai armazenar.
Tal como o exemplo dos óleos, os combustíveis e todas as outras matérias primas que saem de uma refinaria têm controlos de qualidade apertados e estão padronizados por normas internacionais!
Os testes que eu fiz (e os alunos do meu curso ainda fazem) são com motores em banco e essencialmente avaliam-se parâmetros de potência, consumo, recuperações, etc na forma de comparação com o ciclo Termodinâmico ideal (logo com maior rendimento) em valores de temperatura, pressões médias efectivas, pressões nos pontos de inflexão do ciclo, volumes (perfeitamente conhecidos), etc.
Daí resulta uma avaliação em termos económicos, desgaste de material, rendimento, outros factores interessantes como o comprimento da conduta de ar de admissão variável e o resultado a que todos chegamos ao longo deste anos todos é que, para o diferencial de preço (o estudo foi feito para diferentes quilometragens mas já não me lembro de cabeça), simplesmente o investimento não tem retorno! É importante não nos esquecermos que os materiais com que são feitos os motores mudaram qualquer coisita nos últimos anosEditado pela última vez por cuica; 16 October 2012, 16:24.
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Originalmente Colocado por cuica Ver PostO que eu te quis dizer
Por exemplo, o gasóleo onde estive a fazer a tal fábrica é feito através de um processo ligeiramente diferente do tradicional e tem uma rentabilidade bastante superior ao de colunas de fraccionamento "simples". O crackeamento térmico a vácuo (visbreaker) permite mais 30% de eficiência em relação ao processo "comum" (em PT, no resto do mundo ocidental já é +/- standard).
Daí para a frente o processo é igual, fazem batches de material para expedição ond se peg no produto acabado e se misturam os diferentes aditivos conforme o tanque onde se vai armazenar.
Os testes que eu fiz (e os alunos do meu curso ainda fazem) são com motores em banco e essencialmente avaliam-se parâmetros de potência, consumo, recuperações, etc na forma de comparação com o ciclo Termodinâmico ideal (logo com maior rendimento) em valores de temperatura, pressões médias efectivas, pressões nos pontos de inflexão do ciclo, volumes (perfeitamente conhecidos), etc.
Daí resulta uma avaliação em termos económicos, desgaste de material, rendimento, outros factores como a coluna de ar de admissão variável e o resultado a que todos chegamos ao longo deste anos todos é que, para o diferencial de preço (o estudo foi feito para diferentes quilometragens mas já não me lembro de cabeça), simplesmente o investimento não tem retorno! É importante não nos esquecermos que os materiais com que são feitos os motores mudaram qualquer coisita nos últimos anos
Percebo a tua explicação embora não concorde com ela, agora da tua explicação não podes assumir o que escreveste em cima que estás certo e todos os outros estão errados. Facilmente os institutos independentes que viabilizaram e confirmaram a comercialização dos combustíveis aditivados iriam apresentar os seus testes e desmentir os teus.
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Originalmente Colocado por andantedodia Ver PostDevo entender que tu fizeste comparativos com um mínimo de exatidão cientifica claro, caso contrário não estarias a contradizer os engenheiros da BP, Galp etc e os comentadores do top gear entre muitos outros programas e reportagens.
Já agora podes partilhar os teus resultados? Exatidão científica dá sempre gosto ver!Originalmente Colocado por cuica Ver PostNo decorrer do meu percurso académico fiz esses testes e acompanhei os resultados desses comparativos ao longo do tempo em motores em banco (GPL, gasolinas e gasóleos), recriando o mais exactamente as mesmas condições -critério de repetibilidade. Por semestre existiam cerca de 10 trabalhos académicos com 100-150 páginas a diferentes cargas a atestar isso...
Mais tarde, no decorrer da minha vida profissional, pude verificar in loco como se faz gasóleo pois trabalho no sector e participei na construção de uma das últimas fábricas de gasóleo a ser feita no país.
Além disso pude comprovar a falsidade de outro mito no que diz respeito aos óleos de motor, mais uma vez escolha-se o mais barato (a primeira vez que ouvi isto foi pela boca de um professor que é Director Técnico de uma marca em Portugal: "nos meus carros meto óleo do Jumbo").
Alguns colegas de curso próximos trabalham para marcas de automóveis pelo que me posso considerar informado quanto a problemas nos motores e quanto a garantias devido a problemas variados.
Logo não estou aqui a mandar umas bujardas à sorte, acho que estou minimamente informado...Originalmente Colocado por andantedodia Ver PostRelativamente ao óleo não tenho conhecimento.
Quanto aos testes acadêmicos não leves a mal mas não passam de testes acadêmicos. O que não falta são demonstrações das diferenças entre os combustíveis e nas descrição dos aditivos presentes e nas suas quantidades.
Uma coisa é se há uma boa relação custo/beneficio outra é se o combustível é melhor.
O que nunca se conseguiu demonstrar é que os combustíveis generalistas fazem qualquer mal à viatura.
Validar que os aditivos presentes nos combustíveis mais caros ajudam à mecânica do motor e injectores é bastante fácil, se essa ajuda faz diferença a longo prazo obviamente que depende de vários factores.
Alinhar no discurso generalista que os combustíveis são todos iguais e que as marcas querem todas enganar e que os inspetores e institutos que comprovam os combustíveis estão todos comprados é um erro, e sinceramente é das caracteristicas dos portugueses que mais me irrita
Aconselho o tópico abaixo, que é o indicado para tal discussão:
http://forum.autohoje.com/forum-gera...vidas-640.html
E até tens aqui um post, com um estudo, em vídeo, mais umas "reportagens". Vou esperar pelas tuas... ok?
#19173
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