Boa noite, peço desde já desculpa pelo post algo longo, mas gostava de pedir conselho e talvez alguém já tenha passado por situação semelhante que me possa esclarecer:
A bateria do meu carro (Fiat Punto) "morreu" quando peguei nele para ir trabalhar na 2ª de manhã. Chamei reboque pq n tinha cabos, deu carga e levei-o à oficina da marca pq a bateria já tinha dado problemas há cerca de 6 meses e ainda estava na garantia (que termina agora no próximo dia 4 de Novembro). Ficou lá para testes e substituiram-me a bateria por uma nova pq já n havia nada a fazer. Nesse dia trouxe só os papeis dos testes e como estava na garantia, n paguei nada. Fui trabalhar no dia seguinte (parei o carro às 7.30 da manhã) e ao fim do dia (por volta das 19h) qdo peguei nele, n tinha bateria novamente. N deixei nenhuma luz ligada ou algo do género; tive novamente de chamar a assistência p me dar carga e fui directamente para a Fiat, onde passou a noite e os 2 dias seguintes p fazerem testes e verem se descarregava novamente e etc. N detectaram nada. Mas desta vez pedi o certificado de garantia desta nova bateria, pq n sei se voltarei a ter problemas.... E o q me foi dito é que não há "garantia da garantia", e que como não paguei esta nova bateria, não tenho direito aos 2 anos de garantia do novo bem. Informei-me na direcção geral do consumidor onde me citaram a lei e que se aplica a todos os bens (disseram-me q n há excepções):
Quando é substituido o bem, qual a garantia do novo bem entregue ao consumidor?
O bem substituto goza de novo prazo de garantia (2 anos bem móvel e 5 anos bem imóvel) completamente autónomo da garantia do bem substituído. Em caso de substituição do bem, assegure-se que lhe é disponibilizado documento datado relativo à entrega do bem substituto. Só assim poderá provar o prazo de garantia caso o bem venha, também ele, manifestar qualquer desconformidade.
Mesmo dizendo isto, dizem-me na Fiat que os departamentos jurídicos das marcas automóveis n têm esta interpretação e que se assim fosse iam à falência, etc. e não me dão a garantia, só q se tiver algum problema eles resolvem e q tb n há-de acontecer mais nada.... Já tive eletrodomésticos avariados dentro da garantia, deram-me novos e estes novos têm uma garantia per si. Que vosparece? Alguém já teve este problema? Se sim, reclamaram? Valerá a pena reclamar?
Agradeço-vos já a ajuda.
A bateria do meu carro (Fiat Punto) "morreu" quando peguei nele para ir trabalhar na 2ª de manhã. Chamei reboque pq n tinha cabos, deu carga e levei-o à oficina da marca pq a bateria já tinha dado problemas há cerca de 6 meses e ainda estava na garantia (que termina agora no próximo dia 4 de Novembro). Ficou lá para testes e substituiram-me a bateria por uma nova pq já n havia nada a fazer. Nesse dia trouxe só os papeis dos testes e como estava na garantia, n paguei nada. Fui trabalhar no dia seguinte (parei o carro às 7.30 da manhã) e ao fim do dia (por volta das 19h) qdo peguei nele, n tinha bateria novamente. N deixei nenhuma luz ligada ou algo do género; tive novamente de chamar a assistência p me dar carga e fui directamente para a Fiat, onde passou a noite e os 2 dias seguintes p fazerem testes e verem se descarregava novamente e etc. N detectaram nada. Mas desta vez pedi o certificado de garantia desta nova bateria, pq n sei se voltarei a ter problemas.... E o q me foi dito é que não há "garantia da garantia", e que como não paguei esta nova bateria, não tenho direito aos 2 anos de garantia do novo bem. Informei-me na direcção geral do consumidor onde me citaram a lei e que se aplica a todos os bens (disseram-me q n há excepções):
Quando é substituido o bem, qual a garantia do novo bem entregue ao consumidor?
O bem substituto goza de novo prazo de garantia (2 anos bem móvel e 5 anos bem imóvel) completamente autónomo da garantia do bem substituído. Em caso de substituição do bem, assegure-se que lhe é disponibilizado documento datado relativo à entrega do bem substituto. Só assim poderá provar o prazo de garantia caso o bem venha, também ele, manifestar qualquer desconformidade.
Mesmo dizendo isto, dizem-me na Fiat que os departamentos jurídicos das marcas automóveis n têm esta interpretação e que se assim fosse iam à falência, etc. e não me dão a garantia, só q se tiver algum problema eles resolvem e q tb n há-de acontecer mais nada.... Já tive eletrodomésticos avariados dentro da garantia, deram-me novos e estes novos têm uma garantia per si. Que vosparece? Alguém já teve este problema? Se sim, reclamaram? Valerá a pena reclamar?
Agradeço-vos já a ajuda.
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