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Premium vs non-Premium, o fim?
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Originalmente Colocado por pedrolimma Ver PostO senhor da Ford Europeia que se preocupe em baixar os preços dos Fords porque se calhar esta na hora.
So em forma de comparaçao, o Focus 1.0 Ecoboost de 125cv base custa 19.000€, o 114i base custa 24.000€, acho que diz tudo em relaçao aos preços altos da Ford.
Agora, facilmente um Focus equipado fica 500€ mais barato que um S1 base, sem duvida, alias ca se metermos bom equipamento no Focus facilmente fica abaixo do 114i base.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostQueres mais barato? Daqui a pouco estao a dar Focus por exemplo
So em forma de comparaçao, o Focus 1.0 Ecoboost de 125cv base custa 19.000€, o 114i base custa 24.000€, acho que diz tudo em relaçao aos preços altos da Ford.
Agora, facilmente um Focus equipado fica 500€ mais barato que um S1 base, sem duvida, alias ca se metermos bom equipamento no Focus facilmente fica abaixo do 114i base.
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Independentemente da questão da qualidade ou o que quer que seja, não esquecer que´em causa, é o preço das viaturas em outros mercados, que não o português.
Como todos sabem, os preços são mais baixos. Isto sem entrar na questão das versões comercializadas em alguns países vs o comercilaizado em Portugal.
Porque como os próprios importadores já chegaram a referir, em Portugal atendendo ao preço elevado que as viaturas custam, as mesmas tem mais equipamento vs uma versão comercilizada em outros países, para "colmatar", o custo acrescido.
Tem-se sempre aquela questão, de porque é que em certos mercados se vê certas viaturas com jantes de ferro, ar condicionado manual, etc... quando em Portugal, nem é possível comprar nova assim e certos casos... ai de quem possa ter um carro assim.
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Esta parte é hilariante:
There are no premium brands any more, just rivals. That's the view of Ford of Europe's newly appointed head of quality, Gunnar Herrmann, who is working to try to close the gap against Audi, BMW and Mercedes-Benz.
É que estes fulanos ainda não perceberam que um carro não é um eletrodoméstico. Um carro desperta paixões.
Se começassem a temperar os seus modelos com um bocadinho de sal e pimenta era capaz de ser uma boa ideia para ajudar a "diminuir a diferença para a Audi, BMW e Mercedes".
Com imbecis destes que não entendem que os olhos também comem, não admira que a Ford ande a passar por dificuldades económicas.
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Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver PostEsta parte é hilariante:
E que tal a Ford começar primeiro por fazer carros atrativos.
É que estes fulanos ainda não perceberam que um carro não é um eletrodoméstico. Um carro desperta paixões.
Se começassem a temperar os seus modelos com um bocadinho de sal e pimenta era capaz de ser uma boa ideia para ajudar a "diminuir a diferença para a Audi, BMW e Mercedes".
Com imbecis destes que não entendem que os olhos também comem, não admira que a Ford ande a passar por dificuldades económicas.
Mas até a minha sogra nota que face ao Astra G que tinha, existe uma diferença nos acabamentos e materiais, a favor do Opel que era de 1999(Se bem que o raio do carro era mesmo bem construído).
Apesar de tudo o carro mantém-se sem ruídos até ao momento, excepto um algo irritante no banco do condutor que a cada curva começa a ranger. Mas tirando isto, está a portar-se bem.
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Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver PostEsta parte é hilariante:
E que tal a Ford começar primeiro por fazer carros atrativos.
É que estes fulanos ainda não perceberam que um carro não é um eletrodoméstico. Um carro desperta paixões.
Se começassem a temperar os seus modelos com um bocadinho de sal e pimenta era capaz de ser uma boa ideia para ajudar a "diminuir a diferença para a Audi, BMW e Mercedes".
Com imbecis destes que não entendem que os olhos também comem, não admira que a Ford ande a passar por dificuldades económicas.
Estamos a ser um pouco ingénuos, Blade.
E o "rival" do Focus, o série 1?
Desde quando é que é um carro atractivo? Nem nesta geração, nem na anterior.
Ou que emoção desperta um A3?
O A3 é um bom exemplo das razões que fazem dele algo de corte superior aos outros, e mais uma vez, entramos na questão da qualidade perceptivel.
Já tive oportunidade de ver um dos novos A3 de perto. É a coisinha mais sem sal à face do planeta no que toca a qualidades estilisticas, mas a qualidade de execução e os pormenores subtis são simplesmente referenciais.
Temos intervalos entre paineis minimos, alinhamentos entre estes sem falha e subtilezas na modelação da superficie. Sobretudo a variação relativamente discreta na profundidade do vinco lateral, e os ângulos apertados do mesmo, que revela grande mestria no dominio da técnica.
A meu ver, o A3 acaba por estar até 1 passo acima dos seus rivais mais directos na qualidade de execução da carroçaria, mesmo que o desenho seja "deja vu".
Na rua onde vivo, um dos vizinhos comprou um dos novos série 1, pelo que tornou-se habitual ter que lidar com esta criatura esteticamente desafiadora.
Mas não consegue passar a mesma percepção de superioridade.
Até nas opções estéticas, acabamos por ter um conjunto de soluções mais grosseiras, mais em linha com o que se passa e se vê com criaturas não-premium. Mesmo comparando com o antecessor, perdeu bastante. Sobretudo na modelação das superfícies, que no anterior série1 conseguia transmitir uma muito maior tensão visual.
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crash, concordo com os designs pouco inspirados desses premium.
Mas há uma diferença. Os Ford são incarcterísticos. Falta-lhes presença e individualidade. O estilo Kinetic Design nunca convenceu.
No interior são uma amálgama algo futurista, mas cheio de bicos e proeminências num conjunto de partes que não formam um todo coeso e agradável.
Goste-se ou não (e nota que eu não aprecio nem o S1 nem o A3) estes têm uma presença forte, marcante que os define à distância, e apresentam interiores mais "limpos" e agradáveis do que os Ford.
Depois, quanto ao tal minimizar da distância entre os premium e os generalistas, esta vai muito além da estética e da qualidade dos materiais.
Fiabilidade, qualidade de construção, prazer de condução, qualidade de materiais (comprovada pelo desgaste do tempo), performances e imagem conquistada ao longo de anos, criaram uma imagem de marca creditada aos olhos dos consumidores.
Não é por uma marca elevar a sua qualidade de materiais e até um ou outro pormenor, que o mercado se vai virar para ela de um momento para o outro.
A imagem de uma marca demora muitos anos a construir.
E não aparece apenas com a apresentação de novos produtos. Estes têm de comprovar a sua qualidade e mostrar-se fiáveis ao longo dos anos no período pós-compra.
Se o fosso entre estes 2 mundos está a diminuir? É claro que sim, mas este processo ainda irá demorar muitos anos a revelar resultados visíveis.
Por agora quem quiser comprar um premium de um segmento semelhante a um generalista terá de pagar mais, na maior parte das vezes para levar menos equipamento.
Mais do que o tão falado estatuto, o que está a compra é um património de fiabilidade que uma marca leva muitos anos a construir.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostE as partilhas que é o modus-operandi da industria actual, dá resultados curiosos, como o 1.5 dci escondido sob a tampa de plástico com o simbolo Mercedes. Estamos a pagar mais pelo quê, afinal?
Um Audi é melhor que o Volkswagen tal como um Mercedes é melhor que um Renault.
O que se pode discutir é se o preço a pagar pelos premium vale ou não essa diferença qualitativa. Mas isso já fica ao critério de cada um, é subjectivo.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostConcordo que ainda seja cedo para falar no fim dos premium/non-premium, mas aquilo que referes resume-se a um diferencial de preço.
Fim dos premium/non-premium?? Em todas as áreas de negócio existem marcas que valem mais do que outras. Nos automóveis é igual, existem marcas que construíram tal imagem que conseguem facilmente vender carros acima dos 100.000€, casos da BMW, Porsche, Audi, Mercedes, etc..
A Ford até poderia lançar um carro tão bom como um Serie 6, mas nem 1/10 iria vender. A imagem de marca é algo dificílimo de construir no mercado e leva décadas a ser delineada. Veja-se a Lexus que já tem mais de 20 anos de mercado e ainda nem sequer consegue fazer comichão às alemãs fora dos EUA e do Japão e tem automóveis absolutamente fabulososEditado pela última vez por Olimpo; 30 October 2012, 09:56.
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Originalmente Colocado por Olimpo Ver PostIsso não faz grande sentido. Um automóvel vai muito para além do motor. Lá por um Mercedes ter o mesmo motor de um Renault ou um Audi o mesmo de um Volkswagen isso não quer dizer que sejam dois carros iguais. Nada a ver mesmo.
Um Audi é melhor que o Volkswagen tal como um Mercedes é melhor que um Renault.
O que se pode discutir é se o preço a pagar pelos premium vale ou não essa diferença qualitativa. Mas isso já fica ao critério de cada um, é subjectivo.
Só um acrescento, os premium, agora cada vez menos, não cobrem todas as especificidades do mercado nos segmentos mais baixos. Por exemplo, quando comprei o Megane Coupé apenas considerava o C30, como um modelo 3 portas, realmente diferenciado esteticamente do 5 portas, como opção premium. (Podia acrescentar o SCi, mas não tinha motorização equivalente). O S1 é igual 3 ou 5 portas, o A1 idem, o C e o Giullieta não tem 3 portas. Ou seja, a opção pelos premiuns, ou não, não era, até à pouco tempo, apenas escolher ou não a marca, era tb saber se tinha um modelo, realmente equivalente...
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Originalmente Colocado por JoelM Ver PostUma coisa que reparo nos chamados premium é capacidade que têm em resistir aos anos, ruídos no interior ou até coisas como a pintura.
É raro ver Audi's, Bm's, Mercedes com a pintura toda "lixada" como se vê noutras marcas, mesmo aqueles que dormem na rua.
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Originalmente Colocado por Olimpo Ver PostO que se pode discutir é se o preço a pagar pelos premium vale ou não essa diferença qualitativa. Mas isso já fica ao critério de cada um, é subjectivo.
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Originalmente Colocado por neoalfa Ver PostVisualmente não concordo. A3 e A4 todos escafiados é o que não falta. O mesmo para S3... Mercedes, realmente não. Se têm efetivamente melhor chapa e pintura, não sei.
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Originalmente Colocado por Olimpo Ver PostIsso não faz grande sentido. Um automóvel vai muito para além do motor. Lá por um Mercedes ter o mesmo motor de um Renault ou um Audi o mesmo de um Volkswagen isso não quer dizer que sejam dois carros iguais. Nada a ver mesmo.
Um Audi é melhor que o Volkswagen tal como um Mercedes é melhor que um Renault.
O que se pode discutir é se o preço a pagar pelos premium vale ou não essa diferença qualitativa. Mas isso já fica ao critério de cada um, é subjectivo.
Cumpz.
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Isso não faz grande sentido. Um automóvel vai muito para além do motor. Lá por um Mercedes ter o mesmo motor de um Renault ou um Audi o mesmo de um Volkswagen isso não quer dizer que sejam dois carros iguais. Nada a ver mesmo.
Um Audi é melhor que o Volkswagen tal como um Mercedes é melhor que um Renault.
O que se pode discutir é se o preço a pagar pelos premium vale ou não essa diferença qualitativa. Mas isso já fica ao critério de cada um, é subjectivo.
Em que os carros que compramos na realidade nada têm a ver com o simbolo ostentado, pois são fundamentalmente outro carro, apenas com vestes distintas.
Então porque é que estamos dispostos a pagar mais por um do que pelo outro, se é o mesmo produto?
A hierarquia fica confusa.
Originalmente Colocado por Olimpo Ver PostFim dos premium/non-premium?? Em todas as áreas de negócio existem marcas que valem mais do que outras. Nos automóveis é igual, existem marcas que construíram tal imagem que conseguem facilmente vender carros acima dos 100.000€, casos da BMW, Porsche, Audi, Mercedes, etc..
A Ford até poderia lançar um carro tão bom como um Serie 6, mas nem 1/10 iria vender. A imagem de marca é algo dificílimo de construir no mercado e leva décadas a ser delineada. Veja-se a Lexus que já tem mais de 20 anos de mercado e ainda nem sequer consegue fazer comichão às alemãs fora dos EUA e do Japão e tem automóveis absolutamente fabulosos
Não digo o contrário.
Sei que o mercado está disposto a pagar mais por certos produtos, mesmo que isso não tenha reflexo na qualidade real da coisa.
Haverá sempre diferenciação, nem que daqui a uns anos a mesma acabe por ser fundamentalmente subjectiva, sem correspondência real.
Não estou a querer afirmar que o sr. da Ford está certo.
Achei interessante aquilo que ele disse, e que se pode reflectir em gerações futuras de modelos, pois o mercado do correcto value/money está a ficar distorcido e a mirrar, já que os segmentos B/C premium estão também a roubar vendas aos não premium.
É bom que tragam real valor acrescentado.
Relativamente À Ford, o seu foco, desde a sua génese, tem sido o de motorizar as massas, acaba por ser dificil construir uma imagem de marca como uma Mercedes, é óbvio.
Esse exemplo do série 6 levou-me a pensar noutro.
A Ford, já neste século, teve o excelente GT. Exercicio nostálgico que seja, não teve dificuldades em vender acima desses 100 mil euros mais de 4000 unidades, e trata-se de um ... Ford. Claro que não é um Ford como os outros, mas têm estofo para o conseguir.
Apesar de não ter imagem premium (também nunca a procurou ter) tem também uma história riquissima, e quando chegou a altura de puxar por esses créditos, conseguiu impôr-se com um produto convincente, rivalizando "sem medos" com as referências da altura no mercado, e nessa altura, os alemães não tinham nada para rivalizar com aquilo, tendo antecipado-se ao não tão bom e flop SLR, e anos antes de ter aparecido o excelente R8.
Ou seja, o cenário pode mudar. Claro que obriga a uma consistência qualitativa de produto para tal, e acho que a Ford de momento ainda não está nesse ponto.
Basta ver a percepção que se tinha dos coreanos e aquela que temos hoje. E estamos a falar de uma década de evolução, mais coisa, menos coisa.
É uma questão de investimento. Não são premium, mas também estão a dar passos nesse sentido. Já tÊm uma plataforma RWD, motores V8, o que ajuda a dar outra percepção da marca.
E como os produtos base continuam a evoluir ao ponto de já serem tão bons como outros estabelecidos no mercado faz tempo, se continuarem este caminho, não deverá ser estranho, a médio/longo prazo, ver uma Hyundai ou Kia a ser um rival natural, do ponto de vista do mercado, de criaturas lançadas por uma Audi ou BMW.
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No meu entendimento, as ditas marcas premium tem vindo a aproximar-se das generalista, com a apresentação de produtos mais baratos.
De igual forma, as generalistas tem apostado numa melhor qualidade interior e também há aqui uma aproximação.
A diferença das premium é a possibilidade de aceder a melhores materiais no interior do carro (por ex. melhores peles), equipamentos extras e melhores motores.
Mas na gama dos normais carros com motores diesel de 2l, a diferença é quase nenhuma.
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Concordo que tenha havido uma aproximação entre os premmium e os non-premmium, mas esta barreira irá sempre existir. Não tenho dúvida nenhuma disto, todos nós acabamos por nos sentirmos mais atraidos (uns mais, outros menos) pelos premmium, pela que se diz deles, pela identidade da marca, pela publicidade, pela fama que geram, pelo status, por um sem fim de razões. Já aqui disse isto, mas este fenómeno acontece em quase todos os tipos de produtos, como por ex Apple vs Samsung.
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Originalmente Colocado por WildChild Ver PostPercebeste o que quis dizer no post ou tenho de explicar?
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Originalmente Colocado por asjesus Ver PostNo meu entendimento, as ditas marcas premium tem vindo a aproximar-se das generalista, com a apresentação de produtos mais baratos.
De igual forma, as generalistas tem apostado numa melhor qualidade interior e também há aqui uma aproximação.
A diferença das premium é a possibilidade de aceder a melhores materiais no interior do carro (por ex. melhores peles), equipamentos extras e melhores motores.
Mas na gama dos normais carros com motores diesel de 2l, a diferença é quase nenhuma.
Mas na realidade, nem 11/12 anos depois essa é a realidade que se verifica.
Claro que, e há quem pense que não (estão no seu direito) a VW, e em tempos a Opel, criaram uma linha de divisão entre o nível "premium" e "generalista".
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Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostEu acho que importa mais esclarecer o que é generalista do que o que é premium, pelos comentários que tenho lido por aqui.
Premium: Produtos caros, que se fazem valer de inovação, qualidade superior, e imagem de marca mais exclusiva estando os seus clientes dispostos a pagar mais por isso
Luxo: este segmento é aquele que considero "irracional", no sentido em que os compradores estão-se lixando para o dinheiro gasto é querem é qualidade/exclusividade levada ao extremo, estando dispostos a pagar muitas vezes por carros totalmente personalizados e com materiais exóticos/caros.
Em termos financeiros vejo estes segmentos algo assim:
Gereralista
Valor custo: 10.000€
Valor de venda: 10.500€
5% lucro
Premium
Valor de custo: 20.000€
Valor de venda: 22.000€
20% lucro
Luxo
Valor de custo: 50.000€
Valor de venda: 90.000€
80% de lucro
É apenas uma análise superficial para ilustrar...
Comentário
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Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostEu acho que importa mais esclarecer o que é generalista do que o que é premium, pelos comentários que tenho lido por aqui.
Premium: Produtos caros, que se fazem valer de inovação, qualidade superior, e imagem de marca mais exclusiva estando os seus clientes dispostos a pagar mais por isso
Luxo: este segmento é aquele que considero "irracional", no sentido em que os compradores estão-se lixando para o dinheiro gasto é querem é qualidade/exclusividade levada ao extremo, estando dispostos a pagar muitas vezes por carros totalmente personalizados e com materiais exóticos/caros.
Em termos financeiros vejo estes segmentos algo assim:
Gereralista
Valor custo: 10.000€
Valor de venda: 10.500€
5% lucro
Premium
Valor de custo: 20.000€
Valor de venda: 22.000€
20% lucro
Luxo
Valor de custo: 50.000€
Valor de venda: 90.000€
80% de lucro
É apenas uma análise superficial para ilustrar...
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A Ford até está a trocar os simbolos antigos estragados por simbolos novos de borla a qualquer Ford ... Sinais dos tempos
https://www.facebook.com/fordportuga...29331140450154
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Originalmente Colocado por mcabral Ver PostGeneralista: produtos baratos, que ainda assim têm de ter boa qualidade para se imporem
(...)
Marca Generalista por (minha) definição é um marca com produtos que consegue chegar a todo o tipo de público na sua gama. Basicamente... o preço não é aqui a questão. O trio germânico é generalista em minha opinião (cada vez mais).
Ser premium é gozar de uma imagem de marca forte (claro que construída com base nalguma coisa) e pode conviver com produtos generalistas, claro que pode.Editado pela última vez por AMGfan; 30 October 2012, 12:09.
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Acho que há coisas que têm de ser definidas logo no primeiro post para todos andarmos pelo mesmo caminho.
Falamos de Alemães Vs Opel, Franceses, Italianos, Americanos e Asiáticos ? E quais os segmentos ?
Estamos a entrar em linha de conta com modelos da Lexus ou então com os da Infiniti / Hyundai (Equus) / Kia (K9) que não são vendidos cá, nomeadamente os segmentos E e F MY2012/2013?
Ou vai tudo resumir-se ao paradigma BMW/AUDI/Mercedes Vs o resto do mundo.
É que a resposta muda consoante a abordagem feita.
No entanto, a minha opinião pessoal, para o panorama Europeu, é de que ainda existem diferenças.
Claro que estas muitas vezes estão longe do olhar, mas não significa que não existam. Assim como existem excepções como, por exemplo, o RCZ. Mas, em produtos "main stream" elas estão lá e são palpáveis. É tudo uma questão de €
Onde eu noto uma aproximação, e talvez isto é que anda a baralhar muita gente, é na tecnologia disponibilizada. Mas mesmo aqui há diferenças nítidas, como, por exemplo, o tamanho / resolução / cores dos ecrãs multimédia, assim como na exclusividade de algumas itens, apesar de só os irmos encontrar nos segmentos D / E / F.
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Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostNão é o meu conceito de generalista...
Marca Generalista por (minha) definição é um marca com produtos que consegue chegar a todo o tipo de público na sua gama. Basicamente... o preço não é aqui a questão. O trio germânico é generalista em minha opinião (cada vez mais).
Ser premium é gozar de uma imagem de marca forte (claro que construída com base nalguma coisa) e pode conviver com produtos generalistas, claro que pode.
Uma marca generalista, para mim, é aquela que consegue chegar ao maior número de pessoas. É aquela que, independentemente do segmento, consegue vender muito e com preços baixos (acessível a qualquer um).
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