Estava eu hoje a andar pela rua quando me deparo num semáforo, um ao lado do outro com um A8 4.2 TDI e um C250 CDI, ao olhar para o audi veio-me logo à memória que até não há muito tempo era o diesel mais potente do mercado, tendo sido depois, ultrapassado pela BMW.
Após isso comecei a pensar num hipotético comparativo de longa duração, olhando apenas para os motores e imaginando por exemplo que o mercedes apenas tenha percorrido 50 mil km e o Audi 100 mil poderá dizer se que ambos obtiveram o mesmo tipo de desgaste?
O que eu não sei é se se pode dizer que por exemplo um cilindro num V8 com a mesma quilometragem de um 4 cilindros fez menos "ciclos" ?
Qual a vossa opinião?
Após isso comecei a pensar num hipotético comparativo de longa duração, olhando apenas para os motores e imaginando por exemplo que o mercedes apenas tenha percorrido 50 mil km e o Audi 100 mil poderá dizer se que ambos obtiveram o mesmo tipo de desgaste?
O que eu não sei é se se pode dizer que por exemplo um cilindro num V8 com a mesma quilometragem de um 4 cilindros fez menos "ciclos" ?
Qual a vossa opinião?
Audi | ||
V 8 | ||
4.1 litre 4134 cc (252.272 cu in) |
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83 × 95.5 mm 3.27 × 3.76 in |
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0.87 | ||
DOHC 4 valves per cylinder 32 Total valves |
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326.5 PS (322 bhp) (240.1 kW) at 3750 rpm |
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77.9 bhp/litre 1.28 bhp/cu in |
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650 Nm (479 ft·lb) (66.3 kgm) at 1600-3500 rpm |
||
157.23 Nm/litre | ||
Wet sumped | ||
16.5:1 | ||
common rail direct diesel injection | ||
1975.8 kPa (286.6 psi) | ||
Water | ||
516.75 | ||
Turbo D. | ||
2 turbochargers |
Mercedes-Benz | ||
Straight 4 | ||
2.1 litre 2143 cc (130.774 cu in) |
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83 × 99 mm 3.27 × 3.9 in |
||
0.84 | ||
DOHC 4 valves per cylinder 16 Total valves |
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203.8 PS (201 bhp) (149.9 kW) at 4200 rpm |
||
93.8 bhp/litre 1.54 bhp/cu in |
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500 Nm (369 ft·lb) (51 kgm) at 1600 rpm |
||
233.32 Nm/litre | ||
cast iron block; aluminium head | ||
Wet sumped | ||
16.2:1 | ||
common rail direct diesel injection | ||
2932 kPa (425.2 psi) | ||
Water | ||
535.75 | ||
Turbo D. |
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