Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque não há mais carros de caixa automática? Preconceito ou escolha?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Depende da amostra de carros

    Mas de facto nunca fui (tal com o meu pai) meigo com as caixas que tive...como disse gosto bastante de conduzir um manual de maneira mais "agressiva", mas infelizmente a maioria (até em carros que supostamente deviam ter isso em atenção) são fracas em muitos aspectos.
    Fraca a caixa ou fraca a tua (vossa, já que também falas do teu pai) condução?

    A menos que uma caixa/embraiagem tenha defeito de fabrico, não vejo como poderá durar menos de 200.000 Km.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
      Se estás a falar de punta-taco, as automáticas fazem isso sozinhas.

      Se estás a falar em reduzir e ir "queimando" embraiagem até ela chegar à rotação final, as autos também fazem isso (sem "queimar") e bem mais rápido.

      Saltar de uma velocidade para 2/3 acima ou abaixo as autos também fazem.
      Punta-taco? Presumo que seja o que eu chamo de ponta-tacão... Não é isso.
      Também não é "saltar" velocidades.
      Presumo que seja isso a que chamas de ir "queimando" a embraiagem... E, sinceramente, não estou a ver como é que uma caixa automática faz isso... Tens sempre de ter um pedal de embraiagem para fazeres o que estou a dizer...

      Comentário


        #93
        Eu pessoalmente sou muito fã de caixas auto.

        Acho que conferem um conforto adicional e tornam-se facilmente indispensáveis a quem faz muitos kms em tráfego urbano.

        O contra para mim é, sobretudo, o desgaste mais acentuado de todos os componentes do sistema de travagem (pelo menos é o que sinto no meu Daily Drive - Volvo V70 T5 auto)

        Já agora aproveito para perguntar: já alguém experimentou a caixa auto de Dupla Embraiagem dos Mercedes Classe A ou B de 2012? Tenho curiosidade em conhecê-las e ter feedback de quem as tenha usado.

        Aproveito também para vos deixar a ordem decrescente de preferência das caixas auto que já experimentei:

        - DSG (Golf VI 2.0 TDI) + DKG (BMW Z3 35i) + PDK (911 Carrera 4 S);
        - ZF (Jaguar XJ 2011);
        - 7G tronic (MB E 320 CDI) + 8 Velocidades (Porsche Cayenne 3.0 TDI);
        - 5 V (Abarth 500 Tributo Ferrari);
        - 5 V (MB C 220 CDI);
        - 4 V (se não estou em erro - Chevrolet Trailblazer);
        - 5 V (Jaguar XJ 1996);
        - 5 V (Volvo V70 T5) - esta é mesmo péssima, hesitante em condução mais rápida e pouca fiável. Aposto que é a fonte de grande parte do preconceito lusitano contra as caixas auto. Só se safa a suavidade em condução relaxada....

        Comentário


          #94
          Respondendo muito rapidamente à pergunta do tópico: preconceito, puro e duro!

          Dou o exemplo do meu pai, nunca tinha tido um carro cx auto, aliás nem queria, desculpava-se com a eventual maior desvalozação na revenda por ser mais gastador, pela manutenção mais cara e bla bla...

          Um certo dia comprou um C4 I 1.6hdi 110 cx manual para carro de trabalho, a embraiagem deste era demasiado dura... (não por defeito, mas sim caracterísitca) como fazia muito pára-arranca chegou ao ponto de começar a sentir dores na perna esquerda...

          Recentemente, há cerca de um ano, surgiu uma boa proposta para o novo C4 II e-hdi CMP6... experimentou e ficou convencido, desde então só diz o seguinte: "nunca mais terei um carro com cx manual!"

          O conforto proporcionado pela cx auto é incomparávelmente superior... E atenção que a CMP6 nem é nada de especial, é uma caixa baratita que cumpre o que lhe é exigido apenas e só.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
            Fraca a caixa ou fraca a tua (vossa, já que também falas do teu pai) condução?

            A menos que uma caixa/embraiagem tenha defeito de fabrico, não vejo como poderá durar menos de 200.000 Km.
            Numa amostra de dezenas de carros, 4 são uma minoria. Por isso ou as caixas eram fracas ou vinham com defeito

            Tens de compreender que até as caixas manuais têm vários componentes por onde avariar para além da embraiagem. No caso do clio ganhou folgas de tal ordem que aquilo parecia uma piscina (na altura levou reconstruída). No 307 partiu o tirante (foi arranjada...na garantia) nos mercedes partiram mesmo (e neste caso é mesmo por as caixas serem fraquinhas...no E220 assumiram já fora da garantia e no segundo caso dentro garantia).

            Também tens de compreender que no mundo real ao contrário de alguns "puristas" que populam o forúm há quem dê muito uso à caixa e as esprema bem e com frequência...se há umas poucas que não aguentam umas centanas de milhares de kms se calhar o problema está mesmo do lado da mecânica.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
              Punta-taco? Presumo que seja o que eu chamo de ponta-tacão... Não é isso.
              Também não é "saltar" velocidades.
              Presumo que seja isso a que chamas de ir "queimando" a embraiagem... E, sinceramente, não estou a ver como é que uma caixa automática faz isso... Tens sempre de ter um pedal de embraiagem para fazeres o que estou a dizer...
              Sim ponta-tacão.

              Então estou como o outro user, não estou a perceber o que queres dizer com

              não consegues seleccionar uma mudança e levantares o pé da embraiagem ao nível e durante o tempo que entenderes para controlares a rotação do motor em desaceleração.

              Comentário


                #97
                Tambem porque as marcas ainda disponibilizam poucos modelos (algumas nem sequerem têm disponiveis para o nosso mercado) com este tipo de caixa, e se é por encomenda bem podes esperar no minimo 2 a 3 meses pelo "bicho"

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                  Numa amostra de dezenas de carros, 4 são uma minoria. Por isso ou as caixas eram fracas ou vinham com defeito

                  Tens de compreender que até as caixas manuais têm vários componentes por onde avariar para além da embraiagem. No caso do Clio ganhou folgas de tal ordem que aquilo parecia uma piscina (na altura levou reconstruída . No 307 partiu o tirante (foi arranjada...na garantia) nos Mercedes partiram mesmo (e neste caso é mesmo por as caixas serem fraquinhas ..no E220 assumiram já fora da garantia e no segundo caso dentro garantia).

                  Também tens de compreender que no mundo real ao contrário de alguns "puristas" que populam o fórum há quem dê muito uso à caixa e as esprema bem e com frequência...se há umas poucas que não aguentam umas centenas de milhares de Kms se calhar o problema está mesmo do lado da mecânica.
                  "No mundo real ao contrário de alguns "puristas" que populam o fórum" para mim é o mundo fora do FAHO, é a minha vida, e nela não vive ninguém (tirando casos pontuais de mau uso das caixas ou defeitos de fabrico) que ao fim de meia dúzia de dezenas de quilometros troque de embraiagem, nem isso me pareceria correcto, eu nunca tive um carro durante >= 200.000 Km, portanto também não posso falar com experiência própria, mas o meu pai teve um Passat PD130 durante 190.000 Km (+/-) e nunca trocou a embraiagem, nem patinava.

                  Portanto 4 exemplos com as mesmas pessoas parece-me mau uso da caixa.

                  Comentário


                    #99
                    eu só posso falar por mim, mas não me imagino a voltar a comprar um carro apenas com caixa manual hoje dia. não percebo as pessoas que dizem que "gostam de mete-las" ou ainda de "senti-las a entrar" (LOL) até porque por norma, todos os carros que teem caixa auto, tambem teem o modo sequencial. percebo se me disserem que existem carros em que a caixa auto nao vale um peid#, (tenho 2 carros automaticos, num a caixa, axo-a optima, no outro uso-o apenas em modo sequencial para nao ir ao desespero). para mim faz todo o sentido ter caixa automatica, principalmente se andamos no meio do transito, ate porque quando nos quisermos "esticar" é só passar do D para o M!! se os custos com uma caixa auto sao maiores... n sei, um dos carros tem 20.000km e o outro mais de 200.000km, e problemas nas caixas ZERO. sao mais caras na altura da compra... sao, mas na minha opiniao valem cada centimo.

                    Comentário


                      caixa automatica é para mulheres

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Portanto, quem não gosta de caixas automáticas é preconceituoso e desinformado? Vocês não se poupam nos adjectivos...
                        Acho que não entendeste onde "a malta" quis chegar.

                        Claro que há quem não goste de automáticas com conhecimento. Mas isto costumam ser petrol heads, no geral. Não todos claro, mas alguns. Os mais purista então é certo.

                        O problema é as pessoas no geral afirmarem não gostar sem terem conhecimento, isso sim é o que é aqui criticado. Ou conhecerem por o tio do primo do avô ter tido que era mau baseado na experiência de um Mercedes com 20 anos. Percebes ?

                        Até podiam experimentar boas caixas e não gostar, mas regra geral quem experimenta (o tal average joe que aqui já falaram) gosta. E mesmo que não seja o average joe, também gostam.

                        Falta é experimentarem !

                        Eu confesso, só conduzi um auto Golf VII CR105 DSG 7v. Acho que para o comum dos mortais é muito melhor que a versão manual. E mesmo para alguém que goste de conduzir, acho que também é melhor. Até porque não é propriamente um drivers car.

                        E até consta que a DSG 7v é pior que a de 6v. E realmente achei lenta a passar algumas mudanças a puxar no modo manual, tal como não gostei do modo D ser demasiado para os consumos.

                        Consta também que noutras motorizações, nomeadamente no 1.4 TSi, a rapidez é melhor, mas continua a ser demasiado para os consumos em D.

                        Cumps
                        Editado pela última vez por ClioIIIRS; 04 December 2012, 21:56.

                        Comentário


                          Nunca conduzi carros com caixa automática, mas presumo que seja interessante de se conduzir.

                          Pode ser que um dia experimente depois digo o que acho

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                            Eu tambem tinha preconceito quanto as caixas automaticas Mas passou no dia que tive que andar com um carro de caixa automatica
                            Mais um aqui. Tinha um certo preconceito com caixas auto até me meterem uma tiptronic nas mãos.

                            Comentário


                              É um pouco a estoria do ovo e da galinha.
                              As marcas não têm muita oferta, as pessoas compram menos... E por isso há menos oferta no nosso mercado.

                              Depois de 2 smart (1 deles brabus) comprei um passat CC com DSG 6v.
                              É lógico que esta caixa é outro mundo, mesmo assim não digo que não à caixa do F2 que deverá ser do pior que por aí anda.

                              Tentar comprar carro com cx auto em Portugal é desesperante. Por exemplo um Qasqai de cx. auto custa 45.000 euro; não pelo preço da caixa, mas por esta só estar disponível numa motorização/versão!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por baguitos Ver Post
                                É um pouco a estoria do ovo e da galinha.
                                What?

                                História!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                  What?

                                  História!
                                  Ai esse português!

                                  Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - Significado de estória

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por baguitos Ver Post
                                    É um pouco a estoria do ovo e da galinha.
                                    As marcas não têm muita oferta, as pessoas compram menos... E por isso há menos oferta no nosso mercado.

                                    Depois de 2 smart (1 deles brabus) comprei um passat CC com DSG 6v.
                                    É lógico que esta caixa é outro mundo, mesmo assim não digo que não à caixa do F2 que deverá ser do pior que por aí anda.

                                    Tentar comprar carro com cx auto em Portugal é desesperante. Por exemplo um Qasqai de cx. auto custa 45.000 euro; não pelo preço da caixa, mas por esta só estar disponível numa motorização/versão!
                                    O QQ têm 2 tipos de caixas auto em 2 tipos de motorizaçao: tens o 2.0 a gasolina de 140cv com a CVT que custa 31.000€ na versao 4x2 e 36.000€ na versao 4x4, e o 2.0 dCi de 150cv com uma automatica tradicional na versao 4x4 (o 2.0 dCi so esta disponivel no 4x4 tambem) e ai é que o preço começa nos 45.000€

                                    Mas sim, em muitos veiculos a oferta de caixa auto é muito fraca.

                                    Comentário


                                      Puro e desportista e com liberdade : Caixa manual

                                      Conforto , comodismo : Caixa automatica

                                      Comentário


                                        Pelos vistos, e pela amostra aqui, parece que para o "português" cada semáforo é uma prova de arranque e que a conduzir é sempre de faça nos dentes , irra que numa condução diária até já de ponta tacão se falou.
                                        Anda por aqui muita gente que já não deve ter espaço em casa para os troféus.
                                        Será por estas e por outras que Portugal aparece em tudo o que é tops de sinistralidade automóvel?
                                        Não admira vê todos os dias as barbaridades que vejo na estrada

                                        Comentário


                                          Confundes o facto de haver barbaridades com a paixao automovel .

                                          Pelos vistos nao sabes o que é a paixao automovel de sentir o carro de sentir o motor pois se nao nao estavas a falar de trofeus nem a relacionar o facto de a malta que tem esta paixao , ao facto de fazer as passagens de caixa e de sentir que a caixa manual nos transmite o feeling do motor a sinistralidade da estrada .

                                          Eu tambem vejo muitas barbaridades mas em nada está relacionado com "caixas"

                                          Tens de rever os teus conceitos e de fazer relaçoes em condiçoes .

                                          Comentário


                                            só por necessidade terei um carro de cx manual para o dia-a-dia o conforto no transito é da noite para o dia.

                                            mesmo desportivos dificilmente escolheria manual, basta ver as cx's do M3 DKG ou a PDK da Porsche, são alucinantes em velocidade, resposta e suavidade.

                                            respeito quem não goste de cx auto, mas neste momento é carolice e na maioria dos casos desconhecimento

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              Numa amostra de dezenas de carros, 4 são uma minoria. Por isso ou as caixas eram fracas ou vinham com defeito

                                              Tens de compreender que até as caixas manuais têm vários componentes por onde avariar para além da embraiagem. No caso do clio ganhou folgas de tal ordem que aquilo parecia uma piscina (na altura levou reconstruída). No 307 partiu o tirante (foi arranjada...na garantia) nos mercedes partiram mesmo (e neste caso é mesmo por as caixas serem fraquinhas...no E220 assumiram já fora da garantia e no segundo caso dentro garantia).

                                              Também tens de compreender que no mundo real ao contrário de alguns "puristas" que populam o forúm há quem dê muito uso à caixa e as esprema bem e com frequência...se há umas poucas que não aguentam umas centanas de milhares de kms se calhar o problema está mesmo do lado da mecânica.


                                              Isso deve ter sido mau uso da caixa.
                                              Editado pela última vez por m4nn1pul0; 05 December 2012, 07:57.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                só por necessidade terei um carro de cx manual para o dia-a-dia o conforto no transito é da noite para o dia.

                                                mesmo desportivos dificilmente escolheria manual, basta ver as cx's do M3 DKG ou a PDK da Porsche, são alucinantes em velocidade, resposta e suavidade.

                                                respeito quem não goste de cx auto, mas neste momento é carolice e na maioria dos casos desconhecimento
                                                Concordo, mas a compra de um M3 ou de um Porsche já costuma ser uma carolice por si só, pelo que a validade é similar.

                                                Em conforto a caixa auto nem dá hipótese, e nem me refiro apenas à questão da embraiagem/engrenar mudanças, mas até à forma habitualmente mais suave como as passagens são feitas.

                                                Pessoalmente, continuo a ter de analisar cada conjunto 'carro/motor/caixa' antes de dizer qual prefiro.

                                                Na tua A6 não veria uma caixa manual a fazer grande sentido, mas se falarmos numa A4 2.0 já não tenho a mesma 'certeza' - dependendo imenso do que se pretende fazer com este último carro/motor.

                                                Comentário


                                                  Hoje de manhã lembrei-me, porque me aconteceu, daquele que eu acho ser o grande handicap das caixas automáticas, não deixar descair o carro de imediato. Hoje num cruzamento de fraca visibilidade e em ligeira subida, saí um pouco mais fora para ver se vinham carros, como lá vinha um carro tive que recuar um pouco, num carro com caixa normal bastaria carregar no pedal de embraiagem para obter esse efeito, no meu carro tive que meter a marcha atrás, como a caixa não é um exemplo de rapidez (mercedes w203 cdi, com caixa auto de 5 vel.) ainda deu para apanhar um susto.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                    Hoje de manhã lembrei-me, porque me aconteceu, daquele que eu acho ser o grande handicap das caixas automáticas, não deixar descair o carro de imediato. Hoje num cruzamento de fraca visibilidade e em ligeira subida, saí um pouco mais fora para ver se vinham carros, como lá vinha um carro tive que recuar um pouco, num carro com caixa normal bastaria carregar no pedal de embraiagem para obter esse efeito, no meu carro tive que meter a marcha atrás, como a caixa não é um exemplo de rapidez (mercedes w203 cdi, com caixa auto de 5 vel.) ainda deu para apanhar um susto.
                                                    A caixa não tem "N"? Bastava engatar o "N" e largar o travão...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      Concordo, mas a compra de um M3 ou de um Porsche já costuma ser uma carolice por si só, pelo que a validade é similar.

                                                      Em conforto a caixa auto nem dá hipótese, e nem me refiro apenas à questão da embraiagem/engrenar mudanças, mas até à forma habitualmente mais suave como as passagens são feitas.

                                                      Pessoalmente, continuo a ter de analisar cada conjunto 'carro/motor/caixa' antes de dizer qual prefiro.

                                                      Na tua A6 não veria uma caixa manual a fazer grande sentido, mas se falarmos numa A4 2.0 já não tenho a mesma 'certeza' - dependendo imenso do que se pretende fazer com este último carro/motor.
                                                      Um A4 2.0tdi fazes a mesma utilização que um A6 3.0tdi, a diferença é mais requinte, espaço e melhor motor
                                                      Mas tanto o A4 como A6 são familiares e o que se faz é utilização quotidiana.

                                                      Quanto ao M3 ou 911, sem dúvida, a compra é em sim uma loucura... para uns uma loucura total para outros um capricho, mas mesmo assim preferia ter um destes modelos (ou semelhante) com uma boa cx auto que permitisse explorar todas as qualidades dinâmicas do bicho, e a PDK, DKG, etc permitem isso na sua plenitude.

                                                      Claro que prefiro cx auto no dia-a-dia, mas naturalmente depende do carro em si e da cx auto, há segmentos/modelos que nem há oferta ou a que há é demasiado fraca, e nestes casos prefiro a cx manual!

                                                      Mas deixei de ter calos no pés esquerdo desde que me desfiz da E61 com cx manual

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                        Punta-taco? Presumo que seja o que eu chamo de ponta-tacão... Não é isso.
                                                        Também não é "saltar" velocidades.
                                                        Presumo que seja isso a que chamas de ir "queimando" a embraiagem... E, sinceramente, não estou a ver como é que uma caixa automática faz isso... Tens sempre de ter um pedal de embraiagem para fazeres o que estou a dizer...
                                                        depende das cx auto.

                                                        neste momento tenho 2 carros com cx auto, uma de conversor de binário moderna (sem ser a última novidade) de 2008 e uma moderna CVT de 2012. Gosto das duas mas por razões diferentes, a CVT é fantástica em recuperações/ condução dia-a-dia, sendo muito suave e rápida. A de conversor de binário é a que melhor feeling transmite, em especial no modo sequencial.

                                                        Ambas reduzem por exemplo numa descida se travares, fazendo o que se designa uma redução (na CVT aumenta a rotação), caso queiras reduzir numa travagem ambas tem patilhas no volante permitindo reduzir rapidamente e em qualquer situação (mesmo em D), a velocidade de reação é sempre superior a uma cx manual.
                                                        Em recuperações são imbatíveis pois colocam sempre o regime do motor no ponto ótimo (binário e CV's), ultrapassando facilmente as versões de cx manual.

                                                        Em condução empenhada/acelerada ambas têm modo sequencial, permitindo conduzir sem tirar as mãos do volante usando as patilhas. O feeling é pior que na cx manual? talvez para alguns... ou então é habituação, eu inclino-me mais para o 2º caso. Como disse anteriormente a cx de conversor de binário (e a dupla embraiagem) é melhor para conduzir em modo manual/sequencial que a CVT, no meu caso acho o feeling da CVT demasiado artificial por isso circulo mais de 90% do tempo em D ou S.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                          só por necessidade terei um carro de cx manual para o dia-a-dia o conforto no transito é da noite para o dia.

                                                          mesmo desportivos dificilmente escolheria manual, basta ver as cx's do M3 DKG ou a PDK da Porsche, são alucinantes em velocidade, resposta e suavidade.

                                                          respeito quem não goste de cx auto, mas neste momento é carolice e na maioria dos casos desconhecimento
                                                          Não acredito nisso.

                                                          Isso seria o mesmo que dizer que num jogo virtual, quem não usa cx auto ou assistência à travagem é por carolice. Afinal todas as ajudas estão lá, não têm custos adicionais e facilitam muito a condução.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                            Não acredito nisso.

                                                            Isso seria o mesmo que dizer que num jogo virtual, quem não usa cx auto ou assistência à travagem é por carolice. Afinal todas as ajudas estão lá, não têm custos adicionais e facilitam muito a condução.
                                                            No jogo da consola podes usar manual ou auto, tal como uma cx auto, usas 100% auto (D ou S) ou sequencial/ manual... qual é a dúvida?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                              No jogo da consola podes usar manual ou auto, tal como uma cx auto, usas 100% auto (D ou S) ou sequencial/ manual... qual é a dúvida?
                                                              Usar "ajudas" ou não usar.

                                                              Se nunca usas as "ajudas", na vida real, em muitos casos, não justifica o preço superior da caixa auto. Se compras uma caixa auto para andar sempre no modo manual, qual é o sentido?

                                                              Apenas quis dizer que acredito que nem todos deixam de comprar caixas auto por desconhecimento. Conheço pessoas que compraram caixas auto por puro comodismo e outras por necessidade de auto, ou seja, onde a função auto é essencial, e continuam "fieis", apesar de maior custo. Outros que já tiveram auto e voltaram às manuais, uma vez que a função auto não era de todo importante e na hora da compra ainda havia dif€rença.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X